Publicidade

segunda-feira, 11 de agosto de 2014 História, Jornalismo, Política | 09:42

Quem está mentindo sobre tortura: Dilma ou os generais?

Compartilhe: Twitter

Ex-assessor da Comissão Nacional da Verdade, o jornalista Luiz Cláudio Cunha fez recentemente o que poucos jornalistas se atreveram a fazer: leu as 155 páginas do relatório da Comissão Nacional da Verdade, comprovando mortes e torturas em sete instalações militares da ditadura, e as confrontou com a resposta das Forças Armadas, exibidas em outras 455 páginas. Nestas os militares negam tudo o que aquelas apontavam.

Ao ler o que leu, Cunha ficou indignado. Escreveu que o resultado da sindicância militar é “um palavroso, maçante, insolente, imprestável conjunto de 455 páginas que não relatam, de sindicâncias que não investigam, de perguntas não respondidas, de respostas não perguntadas e de conclusões nada conclusivas, camufladas em um cipoal de decretos, leis, portarias, ofícios e velhos recortes de jornais falecidos”.

E se pergunta: “Afinal, quem mente? Dilma ou os generais?”

Dilma é interrogada no tribunal militar em 1970, aos 22 anos

Dilma é interrogada no tribunal militar em 1970, aos 22 anos

Se um diz a verdade, o outro mente

A questão formulada por esse jornalista tinhoso encontra-se num alentado artigo publicado originalmente pelo JornalJá, de Porto Alegre. São quase 20 mil palavras nas quais ele expõe muito mais do que hipérboles, adjetivos e frases de efeito. Luiz Claudio Cunha apresenta dados, mostra contradições, tira dúvidas, acrescenta outras e coloca sobre a mesa do debate questões certas sobre um tema ainda muito mal resolvido no País.

O seu raciocínio central escancara as feridas abertas de uma contradição crônica entre um Exército que nega hoje o que o Exército fez ontem, segundo a própria presidente Dilma Rousseff, hoje comandante suprema das Forças Armadas brasileiras: a tortura que sofreu nas dependências do DOI-Codi em São Paulo, quando era uma jovem estudante de 22 anos e integrante do grupo guerrilheiro Vanguarda Armada Revolucionária-Palmares (VAR-Palmares), onde era conhecida pelos codinomes de Estela ou Vanda.

Ou por distração ou por canalhice dos militares, argumenta Cunha: os depoimentos na Justiça, a prisão de três anos que sofreu após julgamento na Justiça Militar e os 22 dias de tortura na Tutoia mostram que os dois lados não podem ter razão. “Um está certo, outro está errado. Um diz a verdade, outro não. Um mente de forma deslavada. Quem será?”, disse Cunha à coluna.

O jornalista mostra no artigo documentos do Exército, entre os quais a monografia do então major Freddie Perdigão, homem da Casa da Morte, do Riocentro e da morte de Zuzu Angel, que reconhece 51 mortes na Tutoia. Os generais responsáveis pela sindicância de resposta à Comissão Nacional da Verdade parecem não ter visto documentos como esse. Defendem, ao contrário, a tese de que “nunca houve tortura, nunca aconteceu nenhuma grave violação aos direitos humanos nos quartéis”.

Avanços, negaças e perguntas

O pedido da CNV foi enviado ao Ministério da Defesa no dia 18 de fevereiro deste ano. Era um relatório com documentos, testemunhos e laudos periciais sobre a ocorrência de graves violações de direitos humanos em sete endereços de instalações militares, em São Paulo, Rio, Minas Gerais e Pernambuco. Quatro meses depois, o maçudo relatório militar foi discretamente encaminhado à Comissão pelo ministro da Defesa, Celso Amorim. Era a Copa do Mundo.

Cunha põe o dedo em riste contra os militares, a quem se refere com palavras como “silêncios, omissões e covardias”. Acha que Exército, Marinha e Aeronáutica se mobilizam para um desastrado ataque combinado à verdade, à história e ao País.

Elogia o trabalho da Comissão Nacional da Verdade, onde enxerga “avanços incômodos”.

E abre um questionamento pertinente à presidente Dilma: “Enredada numa dura campanha de reeleição, ela não deve querer marolas à direita. Mas deveria estar mais preocupada com a biografia do que com a eleição. A eleição passa, a biografia fica”, diz à coluna.

No artigo, Cunha faz uma cobrança à presidente, ao dizer que a nação merece um esclarecimento da principal ocupante do Palácio do Planalto, “que um dia circulou como presa pela sucursal do inferno, levou soco na cara, perdeu dente, sofreu hemorragia, passou frio, teve fome e sentiu medo, muito medo”.

Para ele a testemunha mais notável da tortura imposta pelo regime militar e agora negada pelos generais deveria vir a público para dizer, enfim, quem está mentindo: seu depoimento ou o relatório assinado pelos chefes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica, que estão sob seu comando? Ou, nas palavras de Cunha, “os generais, que juram inocência, ou Dilma, que jura penitência?”

Leia o artigo de Luiz Claudio Cunha na íntegra aqui. Vale a pena.

Mais pensatas sobre a ditadura:

Por que os militares não admitem os crimes cometidos pela ditadura?

De um torturador para uma jovem: “Você vai sofrer como Jesus Cristo”

“Torturador é humano, cruel e consciente do que faz”

Golpe militar ou civil-militar?

 

Autor: Tags: , , , , , , , ,

103 comentários | Comentar

  1. 153 Carlos Lima 16/08/2014 12:38

    Militar não mente. Isto o desqualifica para a profissão. Um mentiroso jamais seria general. Pena que a Dita não tenha sido dura. Se fosse esses corruptos, sequestradores, ladrões do erário público, do dinheiro do povo não teriam tantos direitos, com liberdade condicional, embargos infringentes, devolveriam o dinheiro furtado e as leis aprovadas com a compra de votos seriam anuladas. No mínimo teriam vergonha e temiam a lei. Por outro lado não teriam leis só para beneficiar malandros e desonestos ou seus acólitos.

  2. 152 Marcus Xavier 12/08/2014 10:22

    Essa ‘presidentazinha’ está querendo desviar a atenção, dando uma de vítima(aliás as pessoas vitimas sempre atraem a atenção para sí mesmo), Este artifício usado por ela é uma mentira. Com relação a violência o que ela diz sobre o ROBOCOPA (Lula), Os PTralhas, e um pais com violência que mata mais que as guerras no oriente ou em outro lugar.
    Pergunto: Quem dentre eles deveria ser julgado por violar os direitos humano???

  3. 151 warner.vanderlei 12/08/2014 8:21

    Não aprendemos realmente nada com nossa experiência do passado. Que ranço miserável, vamos tocar a vida. O que vale é daqui pra frente.

  4. 150 PAULO ROBERTO MACHADO 12/08/2014 8:13

    Concordo com tudo que o ROGÉRIO falou, e digo mais, do jeito que a coisa vai, com certeza, ja estou vendo esta tal de CININHO, como futura PRESIDENTA DO BRASIL. Mas o ditado é certo, CADA POVO TEM A PRESIDENTA QUE MERECE.

  5. 149 joão 12/08/2014 7:36

    É fato que houve violação dos direitos humanos. Existe até um documento publicado pelo DIRETORA DO ARQUIVO Público do Estado do Rio Grande do Sul, na internet. Edital nº- 01, de 24 de julho de 2013.

  6. 148 joao 12/08/2014 7:31

    É fato que houve violações dos direitos humano. Existe até documento público da DIRETORA DO ARQUIVO Público do Estado do Rio Grande do Sul publicado na internet Edital nº- 01, de 24 de julho de 2013.

  7. 147 Ricardo 12/08/2014 5:13

    a persistência é a alma do negocio: lula tanto bater, pois, hoje, ele está milionário.

  8. 146 Gêis Cipriano 12/08/2014 2:45

    Posso ser uma voz quase solitária más, jamais serei um covarde! verdade seja dita: 99% dos políticos Brasileiros, são (LADRÕES). Sem exceção, sai governo e entra governo más, a forma nefasta de governar e as ideologias são as mesmas! é como se trocar (seis) por (meia dúzia). E, com um povinho deste que temos, não tem jeito de mudar nada pois, a grande massa de manobras, incauta, não sabem nem o nome correto do nosso País. Para mim chega, não agüento mais! País de décima categoria, povo despreparado, desqualificado pelo analfabetismo político e cultural, não tem nenhuma condições de escolher democraticamente seu (presidente) senão, dá na merda que está dando desde que os militares fizeram a abertura política no Brasil, e os bananas do Zé Povinho entregaram o Brasil nas mãos destes crápulas que estão espoliando, defraudando nossa (PÁTRIA BRASILEIRA),deixando o povo na miséria, arrancando o morador de sua terra, e de sua casa, a exemplo das desapropriações de moradores ao arredores dos Estádios construídos para esta vergonhosa copa do Mundo! Patriotas; fica meu apelo e minha torcida pela intervenção militar no Brasil. Ninguém mais nesta altura de campeonato, consegue mais salvar o BRASIL! Portanto, (SOCORRO FFAAs E FORÇAS AUXILIARES DO BRASIL) sabemos da ingratidão do povo, quando vocês salvaram o Brasil da saga vermelha comunista no ano de 1964, más ser militar é mesmo um sacerdócio, portanto esperamos mais uma vez, que juntamente com os milhares de patriotas, salvem novamente nosso amado (BRASIL), e desta vez, nada de lei de anistia, quem escapar da lei marcial e fugir, nunca mais poderá voltar aqui. Portanto (Comandantes das nossas FFAAs, Senhores Generais, Almirantes, Brigadeiros) por favor, a Pátria Brasileira geme e clama por socorro que, só acreditamos vir por meio de uma intervenção militar, que possa prender e punir de forma exemplar, sem nenhuma complacência, todos estes terroristas, sanguessugas canalhas e traidores da nação brasileira. Nossa bandeira em lágrimas, nosso sagrado chão, nossa Pátria hoje aos prantos, lhes serão eternamente gratos no amanhã que se desponta. Contudo, mesmo que, quase sem forças por, estarmos vivenciando tantas coisas terríveis e nocivas à dignidade de nosso povo, mesmo assim, ainda mantemos a esperança e confiança de que nossa Pátria um dia voltará a ser livre! ( OU FICAR A PÁTRIA LIVRE, OU MORRER PELO BRASIL)!

    • fatima longo 13/08/2014 2:21

      OU FICAR A PÁTRIA LIVRE, OU MORRER PELO BRASIL!!!!!!!!!!

      É isso aí Gêis Cipriano,estou contigo,estamos juntos!!!!!!!!!

    • fatima longo 13/08/2014 2:17

      OU FICAR A PÁTRIA LIVRE OU MORRER PELO BRASIL!!!!!!!!!!

      É ISSO AÍ GÊIS CIPRIANO,ESTOU CONTIGO.

  9. 145 maia 11/08/2014 23:18

    Gente o Cunha só quer saber quem mente, a presidente diz que foi torturada o exercito que por acaso é subordinado a ela diz que não torturou, basta ela dizer a verdade???
    Tem tantas evidencias ( onde esta a foice e o martelo da bandeira do PT).
    O PM morto a foiçada na praça da matriz combatendo os anarquistas e foi escondido na Prefeitura que casualmente o prefeito era Olívio Dutra.

  10. 144 marco 11/08/2014 22:48

    Boa Noite
    Tenho uma pergunta, essa comissão vai investigar os ‘GUERRILHEIROS’, também ou não,
    vejam bem pq o sr José Dirceu não esta devidamente preso, ou o Sr genuino, se fosse na época da ‘DITADURA’ eles estariam, são ladroes e a presidente via ser investigada, vai ter punição entao nao gastem nosso dinheiro a toa, invistam em educação, saude, segurança, nao conheço ninguem que foi torturado que estivesse trabalhando e cuidado de sua vida

  11. 143 oscar rois 11/08/2014 22:22

    Pior que a ditadura militar ; hoje esta sendo a ditadura civil que só da direito para vagabundo, vai passear na periferia, só tem vagabundo dependendo do bolsa esmola, bolsa presidio, para o consumo de crack (cracudos), tem mãe que bota filho na escola só para receber a gratificação, pois o safado não quer saber de aprender e sim tumultuar na escola, e a querida mamãe fica livre da peça rara enquanto recebe o benefício daqueles que trabalham e pagam impostos; não há necessidade d e questionamento, basta enxergar a realidade e ver como estão dirigindo o País.

    • fatima longo 13/08/2014 2:29

      Oscar Rois,parabéns vc disse tudo,estou de saco cheio de ver esses sanguessugas vagabundos,e ainda ficam se esnobando,sem um pingo de humildade,pura ostentação com o nosso dinheiro, que devia ser para se alimentar somente.REVOLTADA!!!!!!!!!!!!!!!

  12. 142 Rogério 11/08/2014 22:15

    Se aquela época TODOS os militares, digo todos porque foram apenas alguns, fizessem o que lhes foi determinado, essas porcarias não estariam aí agora enchendo o saco e roubando nosso dinheiro de todo lado. Vamos julgar esse bando de políticos corruptos e que aquela época eram terroristas, mataram muita gente e que não se fala nada.

    • SILVIO LOPES ABELLA 12/08/2014 2:40

      cara, em poucas palavras voce falou tudo.

    • dudu 11/08/2014 22:41

      Muito bom seu comentário Rogério!!! parabéns.

  13. 141 João Padilha 11/08/2014 22:07

    Quem mentiu mesmo neste Brasil foi o Joquim Barbosa no dito “Mentirão 470” que, de tanto mentir, criou vergonha na cara, pediu as contas, botou o rabo no meio das pertas e sumiu para os EUA……

  14. 140 Lambiazzi 11/08/2014 21:26

    Li muitos comentários, uns prós outros contra, muito bem agora é o meu: Vivi o governo Militar meu vizinho foi preso julgado e inocentado, foi acusado de comunista e contra o regime, hoje ele está aqui no fim da vida muito velho e não foi TORTURÁDO.Em 1966 precisei de uma cirurgia de reparação para minha filha que foi atendida no Hospital das Clinicas em S.P. tudo de grassa, hoje tem isso???governo civil! cade a saúde???cade a educação cade otransporte???? e não vote para ver! multa de R$3,50, ora o voto não é livre??? e tem muito mais por aí…

    • sobraldarci 12/08/2014 8:17

      Você está certo.Os tais que aí estão no poder da podridão,estão querendo revanche.Eles querem mais indenizações milionária,paga com os pesados Impostos de todos nós contribuintes.Digo mais,também sofri um tentativa de roubo(eles comunistas,queriam roubar uma arma(fuzil),quando servia numa Unidade Militar da Baixada Santista).Sofri uma depressão por causa daquele ataque.Infelizmente os jovem antes de 1.963,sofrem lavagem cerebral,desconhecem a ralidade e a pura maldade que esses comunistas infames e corruptos queriam impor ao BRASIL. Viva a Democracia livre.Fora essa corjas de comunistas corruptos vendedores de ilusões,além de corruptos e mentirosos.

    • Luiz 12/08/2014 2:55

      Estude a história do avô dos coxinhas, o Carlos Lacerda, que tanto fez para instalação da ditadura no país e obterás as respostas.

  15. 139 marco antonio munhoz 11/08/2014 20:59

    quem quer militar no governo novamente não conhece a historia de Zuzu Angel. o Brasil é um pais de medrosos, e o nosso maior medo é de sair nas ruas para revindicar nossos direitos e tomar porrada dos policias “militarizados”. há uma ferida aberta do passado que precisa ser explicada, sem isso não caminharemos para frente. e vejo também uma ditadura velada dos nossos dirigentes a quem se posiciona contra.

    • sobraldarci 12/08/2014 8:23

      Infelizmente,você deve ser uma comunistas que querem mais indenizações indevidas .Vc. deveria

      se mudar para cubas,ou outro pais onde seus habitantes são escravizados.Fora todos os malditos comunistas vendedores de ilusões.

  16. 138 joao renato martin 11/08/2014 20:58

    Tem pessoas que ouviram o galo cantar e não sabe aonde e vem me falar de ditadura ,volta ao anos sessenta e vocês vão beijar os pes dos MILICOS que nos salvaram deste bando de vagabundos.

  17. 137 Alfredo Ventura Filho 11/08/2014 20:47

    O Presidente da República em 1964 era o Sr. João Goulart, eleito pelo povo, ninguém tinha o direito de tirá-lo do poder.

    • TheTruth 12/08/2014 3:34

      Foi eleito para ser vice, não para presidir. Num tempo em que as votações eram independentes, o vice e o Presidente não compunham necessariamente uma chapa – total absurdo, claro.

    • José Raimundo 12/08/2014 1:00

      CONCORDO SR. ALFREDO ! SÓ QUEM PODERIA TIRAR-LO DO PODER É QUEM JUROU FIDELIDADE À NOSSA PÁTRIA… O COLLOR FOI ELEITO PELO POVO E VEJA A M… QUE FEZ!!!
      QUEM O TIROU DO PODER??? O POVO CONSCIENTE…
      UM DETALHE: TENHO 72 PRIMAVERAS… COM ESTE SISTEMA DE SAÚDE E COM ESSA SEGURANÇA E COM UMA POPULAÇÃO SEM EDUCAÇÃO E SUBORNADA COM AS BOLSAS, NÃO SEI SE VOCÊS CHEGARÃO À MINHA IDADE…

    • José Raimundo 12/08/2014 0:49

      Concordo Sr.Alfredo, tenho 72 primaveras sou um arquivo vivo!
      Só quem poderia tirar o Jango do poder eram aqueles que juraram fidelidade à nossa PÁTRIA!!!
      NADA MAIS A DECLARAR…

  18. 136 wanderley apparecido vieira 11/08/2014 20:44

    Do jeito que essa Terra vai,nem merece comentários,não ha adjetivos adequados para qualificar essa situação.

  19. 135 antonio barbosa 11/08/2014 20:19

    Até para esclarecimento, hoje em dia existe sim governo militares ditatoriais e não estão somente na África branca e negra. Temos a China, a Coréia do Norte, Cuba e a Rússia que finge que é democracia, mas na verdade continuam a calar a boca de quem se atreve a lhes contrariar. Mas o interessante é que esta comessão da inverdade somente esta olhando para um único lado e esquecendo que a guerrilha comunista também matou, torturou, sequestrou e roubou. Só que esta gente enxerga estes atos como lícitos pela ideologia marxista. Tudo vale pelo partido e pela causa. O contrário jamais. O comunismo matou mais de 100 milhões de pessoas no mundo que nem juntando todas as guerras já existentes da humanidade chega a este número abjeto. Qualquer um que defenda esta comissão só pode ser comunista. E enquanto essa gente fica olhando para trás os brasileiros vão amargando um governo incipiente, decadente, desorganizado e mal-intencionado. Parecem mais o Palmeiras que ao invés de se preocupar com o time atual fica revindicando títulos passados e afundando na tabela, assim como os brasileiros estão afundando na inércia deste governo de corruptos e amantes do comunismo.

  20. 134 Azus 11/08/2014 20:15

    Saudades da epoca dos militares no poder..Sou a favor da volta dos militares ao poder Já

  21. 133 carlos antonio 11/08/2014 20:08

    Dilma era estudante ou guerrilheira? Só aí já se tem uma mentira da comissão da Verdade(?).

  22. 132 eli pedraza 11/08/2014 19:54

    A Dilma foi única dentre esses políticos que aí estão, que pegou em armas para defender o Brasil, os demais, só papo.

    • dudu 11/08/2014 22:44

      Eu me lembro dela matando e roubando!!! eli!! sabe de nada inocente!!

    • gilberto de andrade 11/08/2014 22:05

      Pegou em armas porra nenhuma, senão tinha morrido, igualzinho aos que tentaram enfrentar as forças armadas.Foi uma pena não ter morrido naquela época, era menos uma merda no poder brasileiro.

    • gilberto de andrade 11/08/2014 22:03

      não foi eleito presidente, era um vice de merda, comunista de carteirinha, entrou graças ao cusão do Jânio Quadros que não teve peito de encarar os comunistas de plantão.

    • luiz 11/08/2014 21:21

      Defender o Brasil do que? Sequestrando, assaltando banco, roubando e lutando para implantarem o comunismo e transformar o brasil em uma cuba, com controle total sobre o povo.

    • Marcello Castellani 11/08/2014 20:10

      Ahn?!? Dilma queria uma república comunista no Brasil. Nada de lutar pelo país. Falastes besteira.

  23. 131 JOSE MENDES 11/08/2014 19:25

    OS GENERAIS NÃO MENTEM! PORTANTO…

    • VEVE 11/08/2014 20:05

      ….quem vive de passado é museu…..será q não vamos sair disso nunca???????????e o futuro de milhões de jovens??????como ficam???p.favor ….e sigam em frente, pensando sempre o melhor….

  24. 130 hiperboria 11/08/2014 19:17

    tem um documentário chamado hercules 56 é o avião que levou os sequestradores do embaixador americano assistam esta no yuotube e vejam o que eles contam . vale apena

  25. 129 Carlos Roberto Almeida de Jesus 11/08/2014 19:08

    Na revolução de 1964, os militares entraram na condição de regime de guerra, contra guerrilheiros armados que tentaram implantar um governo semelhante ao de Cuba com apoio da Rússia. Hoje, Dilma Rousseff, Lula, os mensaleiros presos na Papuda e parte substancial da base aliada, conseguiram provar que os militares tinham razão. Os guerrilheiros assumiram o poder e como consequência temos hoje o maior volume de corrupção, roubos e falcatruas da história deste país. Fora Dilma Rousseff, fora LULA e leve o PT e os mensaleiros juntos.

  26. 128 Antonio Torres 11/08/2014 18:33

    Concordo plenamente com você Vilson Soares! É bem o papel da “Elite ” levantar esses debates que só para eles é Dúvida ou pior; querem voltar com um assunto que está mais que esclarecido, onde todas as atrocidades da Ditadura miltitar foram evidenciadas e ‘so quem é cego que nào querem ver e ficam pipocando essas bobagens, para conflitar as cabeças dos menos esclarecidos.

    • SILVIO LOPES ABELLA 12/08/2014 2:52

      com todo respeito Antonio, voce conhece ou ouviu falar de alguma pessoa torturada no regime militar do seu curriculo? algum trabalhador? pai de familia? eu estou vendo aparecer na midia só guerrilheiros armados que queriam transformar o Brasil numa Cuba e com auxilio da Rússia.

  27. 127 Rui Toffanelli 11/08/2014 18:32

    Com o monte de mentiras que os petralhas contam, você tem alguma dúvida de quem está mentindo. Tenho 65 anos, morei em São Paulo de 1971 a 2001, nunca tive problemas nenhum, porque só eles tiveram?? São Mentirosos de marca maior.

  28. 126 Anibal 11/08/2014 18:21

    Quanta idiotice, falta de inteligência e senso crítico nesses comentários. Pra que serviria um governo militar no Brasil de hoje ?
    Quais são os países do mundo que são governados por militares ?
    Republiquetas de bananas na áfrica ?
    Ditaduras comunistas na ásia ?
    Quem tem um mínimo de inteligência não aceita a tese imbecil de voltar à ditadura.
    Os calhordas que fizeram merda quando estavam no poder, podem ser vistos nas fotografias tapando seus rostos, como em uma das fotografias da Dilma sendo interrogada.
    São essas pessoas que devem governar o país ?
    Escondendo seus rostos ?

    • SOARES 11/08/2014 18:58

      Esqueceu da Ditadura comunista DE CUBA?

  29. 125 Vilson Soares 11/08/2014 17:58

    Estranho essa dúvida ser levantada justo agora, em plena campanha eleitoral….”estranho” para não dizer outra coisa…

  30. 124 silva 11/08/2014 17:45

    É fácil de saber usando como base a maioria da população e vendo de fato toda a historia do Pais, Minha família toda passou pela ditadura e ninguém foi preso e nem torturado assim como milhares também passaram, veja bem temos uma democracia hoje, Estamos bem? Se caso você acha que sim parabéns no minimo você tem um excelente salario um forte plano de saúde, um carro blindado um porção de segurança e vai a qualquer lugar sem se preocupar com com nada, se é desta forma que coloquei que vivemos estamos de parabéns, do contrario estamos nós toda a população brasileira entrando no novo signo do horoscopo (OTARIANO)

    Vamos ver se podemos entender se houve realmente uma tortura na época da ditadura entende-se que toda a população foi torturada concordam? Então porque só a dona Dilma ou (dona valdívia buffet ) E SUA TURMA TEM DIREITO DE RECEBER INDENIZAÇÕES MILIONÁRIAS E A POPULAÇÃO NÃO, uma vez que a ditadura foi para todos, que culpa tem seus netos que ainda não nasceram e vai ter que pagar esta conta

    NÃO ADIANTA DE NADA TROCAR DE PRESIDENTE POIS NADA VAI MELHORAR UMA VEZ QUE ELE NÃO PODE FAZER NADA SOZINHO SEM CONSULTAR O NOBRE SENADO, que tem como líder remam calheiros e a câmara dos deputados nem precisa falar que ele é Henrique Eduardo Alves o que tem que mudar povo gigante pela própria natureza é o SISTEMA DE GOVERNO QUE ESTE QUE AI ESTÁ NUS ESCRAVIZA NUS ROUBA NUS MATA .

    E PARA O BOLSA MISÉRIA TENHO QUE FALAR QUE É BOM QUE A POPULAÇÃO FIQUE ATENTO POIS NO DIA QUE UM POLITICO ACABAR QOM ESTA VERME QUE É AI MUITA GENTE VAI REALMENTE FAZER MINHA CASA MINHA VIDA NOS VIADUTOS DAS GRANDES CIDADES

    • Carlos Eduardo 11/08/2014 20:26

      Realmente…ver tentar ajudar o povo…mesmo sendo com bolsa miseria etc e tal…incomoda os idiotas…Governo é para o Povo…e não para uma minoria elitizada…Militar so é bom na guerra e mesmo assim são os homens sem poder de decisão que vão a luta…De que adianta eleger um partido e eleger um Senado..um Parlamento cheio de imbecis burocratas…A Dilma foi sim torturada…ela foi eleita pelo governo Lula…e está dando continuidade…ao projeto Brasil…em vez de criticar…vote certo da proxima vez…elegendo uma camara com gente responsavel…Vc ta ganhando pouco??? mas ta vivo…acredito que talvez em um outro governo ja estaria debaixo da ponte a muito mais tempo…pode ter a certeza….

  31. 123 Marcos 11/08/2014 17:36

    Dilma esta mentindo até Hoje

    • Vilson Soares 11/08/2014 18:01

      Tá não…

  32. 122 JOÃO VITORINO ZARDIN 11/08/2014 17:25

    A Dilma não atuou na guerrilha, nunca sequestrou nem assaltou, Carlos Marighella muito menos, Lamarca era um inocente capitão do nosso GLORIOSO EB que caiu em desgraça e veio a falecer de morte natural em casa junto aos seus.
    Os opositores do regime militar nunca oferecerão resistência alguma.
    A Dilma era uma freira.
    Esta comissão falcatrua deve averiguar os dois lados pois ambos cometeram barbaridades.
    Este presidente da comissão da verdade fala como fosse um profundo conhecedor daqueles tempos duros onde o Brasil escapou por um fio de cabelo de ser hoje um pais atrasado e podre como Cuba de Fidel de Fidel por que ele é o dono daquela ilha onde vivem miseráveis de um lado e exploradores poderosos de outro. e é no que o partido da atual presidenta quer tornar o Brasil.
    Houve anistia ou não? Foi ampla geral e irrestrita OU NÃO FOI?
    Se querem voltar ao passado que seja para os dois lados.
    OU VOLTAREMOS AO FERRO E FOGO, LHES GARANTO QUE ISTO NÃO É BOM PARA SOCIEDADE NENHUMA EM QUALQUER TEMPO OU LUGAR.

    • José Raimundo 12/08/2014 1:04

      Ô JOÃO VITORINO RESERVE MINHA VAGA DE GRAÇA!

      NÃO PRECISO DE “SOLDO”

    • emcolera 11/08/2014 19:03

      Ok, porém os civis já foram torturados, presos, mortos, expulsos, e os militares?

      • luciano amaral 12/08/2014 0:30

        os militares? e os civis que também torturaram, prenderam, sequestraram, mataram e expulsaram os que não compartilhavam mais sua ideologias? ora faça-me um favor.
        Os militares estavam cumprindo o seu dever constitucional. Se vc não gosta daqui, vai morar em CUBA. Lá sim, tem muitos camaradas iguais aos que os militares tentaram impedir.

    • Toninho 11/08/2014 18:39

      É isso aí Sr. João Vitorino,
      e o Povim Bunda esquece de tudo que ocorreu mesmo,
      vivendo nesse oba oba sócio-comuno-democrata que irá destrutir o Brasil.

      Incrível como a patrulha ideológica está impregnada em todos os meiosde comunicação.
      Dá pra perceber o estado policialesco atuando diretamente por aqui.

    • Vilson Soares 11/08/2014 18:04

      Quanta besteira…

  33. 121 JOÃO VITORINO ZARDIN 11/08/2014 17:11

    Se os militares mentem então não houve terrorismo nem assassinatos e sequestros por parte dos que faziam oposição no Araguaia nem em São Paulo,Rio de Janeiro em lugar nenhum.
    O Carlos Lamarca o Marighela a Dilma o ex marido da Dilma o gaúcho todos estes nunca mataram nunca assaltarão eles não existiram é isto. O BRIZOLA NÃO PEGOU DINHEIRO COM O FIDEL CASTRO PARA FINANCIAR GRUPOS TERRORISTAS NÃO HOUVE OPOSIÇÃO ARMADA AO REGIME MILITAR
    Por que a comissão da “verdade” só vê de um lado se houve crime. a VERDADE É QUE ESTA COMISSÃO NÃO QUER A VERDADE ELA QUER É REVANCHE.
    E REVANCHE SE DÁ A INIMIGOS E É NO CAMPO DE BATALHA, QUEREM COMEÇAR O JOGO NOVAMENTE SEM PROBLEMAS.
    A ANISTIA FOI AMPLA E IRRESTRITA REVANCHISTAS, ESTE PALHAÇO QUE OCUPA O CARGO DE PRESIDENTE DESTA COMISSÃO FAJUTA É UM OTÁRIO COM CARA DE MALVADO E DE BRABO QUE ESTA SENDO USADO PELOS PT, PCB,PCdo B E OUTROS ANÕES DE ONDE SURGIU ESTA FIGURINHA QUE ESTA MAIS PARA lady….

  34. 120 sombradaweb 11/08/2014 17:11

    Se houve tortura com certeza houve dos dois lados, como o estado era mais poderoso ela ficou mais evidente, Se as forças armadas não tivessem agido hoje não teríamos a liberdade aqui de opinar sem sermos censurados presos e lavados a campos de trabalho ou mesmo ao paredão como aconteceu em Cuba, China, antiga União Soviética, Camboja, Laos, e outros países que nas mãos dos tiranos comunistas exterminaram a sua própria população.
    Se hoje somos democracia foi graças ao regime militar que depois com o Figueiredo devolveu nossas liberdades livre de possíveis golpes comunistas. SE BEM QUE AINDA TEM UNS IMBECIS AINDA QUE ESTÃO TENTANDO ISSO.

    • Carlos Roberto Almeida de Jesus 12/08/2014 0:45

      Sombradaweb, valeu! Perguntem a Dilma Rousseff onde foi parar o dinheiro roubado por ela e um grupo de guerrilheiros da esquerda tupiniquim, comunismo caboclo ou esquerda caviar- da casa de Ademar de Barros? Até hoje ninguém sabe onde foi parar milhões de dólares. Fora Dilma Rousseff, fora Lula, fora Mensaleiros, fora André Vargas, fora petralhas ligados ao PCC, fora corruptos…

    • JOÃO VITORINO ZARDIN 11/08/2014 17:29

      Concordo plenamente, houve uma anistia ampla geral e irrestrita se querem voltar ao passado que seja para ambos os lados mas com o único intuito de escrever a história, se não for assim e revanche e revanche se da à inimigos e este é no campo de batalha.

  35. 119 Carlos fc 11/08/2014 17:09

    Tortura é coisa séria.Quem enfrentou uma,seja psicológica ou física,ou as duas,jamais será a mesma pessoa.O sobrevivente da tortura torna-se,via de regra,um suicida potencial ou um frequentador compulsório de clínicas psiquiátricas.Tem muita gente confundindo violência com tortura. Ambas são abomináveis,mas não são a mesma coisa.Uma coisa é levar um safanão ou uma resposta mal educada de um policial.Outra, bem diferente, é ser levado algemado e encapuzado para um porão fétido e lá, amarrado a uma cadeira, ficar horas sem ter a mínima noção de tempo e espaço.Às vezes,passos se aproximam e somem.Conversas e risadas são ouvidas, mas o teor jamais é compreensível.Enquanto isso, a sensação de que o local está infestado de ratos e baratas é um capítulo tétrico à parte.Sem entrar no mérito da tortura física, que vai de eficientes tapões na orelha a cabo de vassoura introduzido no ânus,passando pelos tradicionais choques elétricos,a tortura psicológica já seria suficiente para abalar os espíritos mais brutos.
    Portanto,acho que tem muita gente por aí brincando com coisa séria,mais interessada em ganhar indenizações milionárias do que apurar a verdade dos fatos.

    • JOÃO VITORINO ZARDIN 11/08/2014 17:31

      Quem entra em uma guerra suja esta sujeito a qualquer coisa, se quer falar Fc não use codinome.
      mostre a tua cara.

      • Carlos fc 11/08/2014 18:12

        Não entendi? Apenas dei uma opinião.Acho que concorda comigo.Tem muito espertinho por aí, se passando por torturado, que nunca saiu nem em passeata.

  36. 118 Ronaldo 11/08/2014 17:05

    Ausência de evidência nunca significou ou significará evidência de ausência. Se vivemos em uma democracia significa que todos tem o direito de manifestar suas opiniões, respondendo por elas, quando for o caso, junto a justiça. Qualquer situação diferente responde pelo nome de ditadura ou regime de exceção. Se alguns mataram, esfolarem, estupraram, torturaram e feriram, não interessa ou é relevante o local onde o ato se consumou, pois, o ato é criminalizado, não o local do mesmo e se alguém acredita que não é o caso de se levar tais pessoas a justiça, espero que esteja pronta a conviver com os similares que estão atrás das grades, pois, a coerência social e a equidade judicial tornariam passível exigir que todos os meliantes condenados por tais crimes fossem soltos e voltassem ao seio da sociedade. Já pensou, um cara do PCC morando ao lado de um torturador, que final feliz! ! ! ! !

  37. 117 mara 11/08/2014 17:04

    Sabemos que o nosso povo é emotivo….basta algumas lagrimas…insistir em dizer que lutou em prol da democracia……pronto! Ja ganhou os bestas.
    Lembro quando pequena, tinhamos segurança, sim. A violência Hoje está cada vez mais feroz, as leis, não funcionam, pois antes eram para ladrões de galinha…hoje a policia prende e a justiça solta assassinos, traficantes, etc. Mandam em nossas vidas.

    • JOÃO VITORINO ZARDIN 11/08/2014 17:32

      É isto ai !

  38. 116 braga 11/08/2014 17:03

    Quem é Luiz Claudio Cunha, que idade tem, teve por acaso envolvimento com alguma das partes????. Sabe por acaso o alcance da frase , por a DEUS, devemos parar de alimentar tanto ódio entre as pessoas que participaram do período negro da vida brasileira……..

  39. 115 braga 11/08/2014 16:48

    , esta frase já diz tudo, o ódio não acrescenta e nem enobrece qualquer um, pelo amor a Deus devemos es

  40. 114 FERNANDES 11/08/2014 16:38

    …É, NASCI EM 1965, LEMBRO-ME MUITO BEM DE UM COMISSÁRIO DE POLÍCIA QUE ANDAVA NAS RUAS COM UM CHICOTE DE COURO, ACOMPANHADO DOS SEUS ARAQUES, PARA PRENDER OU CASTIGAR PESSOAS, MALANDROS, SUBVERSIVOS, INIMIGOS, VADIOS, ETC.
    SERÁ QUE A TORTURA AINDA EXISTE EM NOSSO PAÍS?, NO MUNDO?

    GRAÇAS A DEUS, NÃO SOU UM TOMADOR DE YORGUTE QUE EMPENOU PIPA EM VENTILADOR, SENTADO NO COLINHO DA TITIA OU DA VOVÓ. TAMBÉM NÃO SOU POLITIQUEIRO NEM EGOÍSTA.

    SERVI AO EXÉRCITO NOS ANOS 80, QUANDO AINDA NOS QUARTÉIS HAVIA TREINAMENTOS PESADOS, TORTUOSOS, COM O OBJETIVO DE PREPARAR A TROPA PARA O COMBATE. VI MUITOS DESISTIREM, DESABAREM NO CHORO, EXTERNAR SUAS FRAQUEZAS..

    AFIRMO COM TODA CERTEZA QUE 90% OU MAIS, DOS POLÍTICOS DA ATUALIDADE NUMA SITUAÇÃO DE CRISE, DE GUERRA, DE SOFRIMENTO, DE ESCRAVIDÃO, DE TORTURA, COMO ACONTECEU COM ALGUNS DOS NOSSOS MÁRTIRES DA NOSSA HISTÓRIA: EX: TIRADENTES, FREI CANECA, ANTÔNIO CONSELHEIRO, ETC,ETC..”COM TODA CERTEZA”
    AGIRIAM IGUAL OU PIOR QUE O “JUDAS”…(QUE DEUS ABENÇOES NOSSOS MÁRTIRES!)

    • JOÃO VITORINO ZARDIN 11/08/2014 17:36

      Concordo.

  41. 113 Ibsen Marques 11/08/2014 16:33

    Caramba, o pessoal aqui do IG está precisando estudar um pouco de história, meu deus, quanta desinformação!
    As fontes consultadas pela Comissão da Verdade são os documentos das próprias FFAA, de generais, presos políticos e familiares. Seu dever constitucional (o das FFAA) é, exatamente, defender a Constituição e não descumpri-la como fez quando a golpeou. O mais próximo que estivemos do comunismo na época foi o marketing fraudulento promovido pela inteligência estadunidense, pelos comandantes militares, na figura do Golbery e pela grande mídia (que apoiou o golpe e depois se arrependeu).
    Como muitos aqui, eu também vivi aquela época. Período de muita alienação e desinformação. Muitas pessoas viviam vida de Cinderela, desconectados da realidade do período em que SUDAN, SUDENE e Transamazônica eram uma vala que consumia dinheiro do contribuinte e não acrescentava nada à vida dos miseráveis do norte e nordeste. É poca em que surgiram, ACM, Sarney, Orestes Quércia e Jader Barbalho. A imprensa não denunciava por conivência ou por censura. Não dá prá simplesmente esquecer e deixar de lado um período em que pais e filhos desapareceram sem deixar vestígios e, bastava discordar deles abertamente para simplesmente desaparecer. Não se tinha liberdade para expressar concordância ou discordância como fazemos agora.
    Alguém se lembra do Riocentro? A bomba que deveria ter explodido no interior do local onde ocorria um show em comemoração ao aniversário de Chico Buarque? As outras bombas que falharame forma desarmadas e retiradas de lá? Imaginam quantos teriam morrido se o atentado promovido pelo ESTADO ( e não por traficantes) tivesse dado certo?
    Precisamos decidir se queremos ser tutelados ou se vamos decidir nosso futuro e caminhos. Não dá prá viver o saudosismo de um período que não existiu como as pessoas desinformadas acreditam. Se não deixarmos a barra da saia dos nosso pseudo tutores, nunca vamos crescer e formar uma nação competente e dirigida por quem de direito, isto é, nós. Vamos errar muito até que aconteçamos, mas vamos crescer com cada erro que cometermos, diferente de quem vive de fazer o que mandam e como mandam. Vocês não conseguem mesmo imaginar de onde vem toda essa violência que vivemos? É só olhar a História, incluindo a formação e as bases teórico-filosóficas que organizam nossas polícias.

    • joao renato martin 11/08/2014 20:46

      Golpe?nos salvaram de virarmos uma cuba comunista que explora a população e este bando vagabundos que ai estão dirceu ,genuino,dilma ,lula deveriam morar la e não ficar aqui usufruindo do dinheiro roubado do mensalão e mais um tanto furtado por mais um bando de deputados e senadores do P T e da base aliada e deste larapio dos nove dedos que sem trabalhar ficou bilionario.

  42. 112 Jose 11/08/2014 16:19

    Vivi e trabalhei tranquilamente no periodo todo do governo militar. Nunca achei que fosse ditadura, pois, houve muita paz e desenvolvimento naquela aportunidade. As coisas não foram boas apenas para aqueles que queriam a toda forca implantar um regime comunista no Brasil.

    • Edu 11/08/2014 17:31

      Verdade.
      Também vivi naquela época
      E confirmo que quem fosse obediente, submisso e, principalmente, tivesse sorte, não tinha muito o que temer.
      O meu problema é que eu nunca fui muito obediente e submisso.

    • JOSE BALDINI 11/08/2014 17:22

      eU TBEM TRABLHEI TRANQUILO pq so pensava em mim minha familia e mjnhas responsabilidades eu não tinha tempo pra almejar a politicagem como todos esses que nã gostam de trabalhar fazem foi uma epoca de paz sem bandidismo sem medo de andar nas ruas e bandido não ficava famoso morria pra nossa tranquilidade mas (hoje) Deus me livre

    • Fernando 11/08/2014 16:51

      Vai pra turquia lá ta legal

  43. 111 julio franco 11/08/2014 16:04

    PSDB, NEM CANDIDATO TEM, NO DESESPERO, COLOCOU UM CHEIRADOR E TRAFICANTE
    DE COCAINA COMO SEU CANDIDATO,

    • dartagnan 11/08/2014 17:34

      aonde estão meus comentários???????

    • sombradaweb 11/08/2014 17:16

      Pois é do outro lado tem sequestradora assaltante de banco que agora quer roubar a liberdade do povo implantando um regime semelhante aquele que estão forçando na Venezuela, aquele regime mesmo que o verme Fidel implantou em Cuba.

  44. 110 Clécio Braga Junqueira 11/08/2014 15:44

    Participei como militar na Revolução de 64, estava na tomada de cidade de Porto Alegre, quando da posse do Gal. Popi, no comando do 3º Exército. Após ao retorno à unidade de Santa Cruz do Sul, vigiávamos os sargentos presos, aqueles do ‘grupo dos 11’, que pretendiam tomar o comando das unidades militares pelo sangue. Dos presos, em torno de 25, nunca receberam uma represália, foram tratos normalmente, nunca houve tortura. Diferentemente da presidente mentirosa, que na época não era tratada nem por seu nome, chama-se, Estela ou Vanda. Qual é credibilidade de alguém que não honra nem o seu nome, esconde-se atrás de apelidos. Alguém pode acreditar nela? Não acredito.

    • Barroso 12/08/2014 1:25

      a comissão está trabalhando com base em documentos da Fa que não foram destruídos, além de relatos e depoimentos de quem participou ou presenciou os fatos. Opiniões isoladas como a sua não tem qualquer valor histórico, apenas mostra um ponto de vista de acordo comuas convicções.

    • Fernando 11/08/2014 16:55

      Alguém pode acreditar que não houve, tortura, morte , covardia? acho q só vc.

      • EDNA 13/08/2014 18:45

        “EU” acredito,*EU* só não acredito é nessa Senhora que hoje chama – se DILMA:ou será VANDA,MARIA,SEBASTIANA….sei lá qual é nome verdadeiro dessa Senhora.

    • Adriano 11/08/2014 16:32

      Clécio, sua pergunta é ingênua demais para ser levada a sério. Na luta de desiguais as armas são desiguais!

  45. 109 Jaime Edmundo Dolce Edmundo 11/08/2014 15:36

    meu pai cardenio jayme dolce,delegado aposentado,foi assassinado,friamente,durante assalto da aln,na casa de saude dr eiras,no rio,em 1971,e foram executados mais dois seguranças demerval ferreira dos santos e silvino amancio dos santos e balearam um medico e um enfermeiro,na epoca dos militares,o brasil,era um pais seguro,em plano desenvolvimento,hoje esses ex terroristas,deixaram o brasil,violento,desemprego,drogas,voltem pelo amor de deus.

    • Adriano 11/08/2014 16:35

      Jaime, Jonhny Walker já dizia, não existe recomeçar. Nós estamos sempre andando para frente.
      Militares, nunca mais.

  46. 108 ANTENOR 11/08/2014 15:15

    DE UM LADO UM GRUPO TENTANDO A QUALQUER PREÇO SE MANTER NO PODER, DE OUTRO A OPOSIÇÃO, SE NUTRINDO DOS PODRES DA SITUAÇÃO, PARA QUE BEM
    ALIMENTADO TRAVE A FORTE BATALHA. APÓS TODOS OS TIPOS DE FALÁCEAS, DEFAMAÇÕES, GRITOS E BERROS, IRÃO SE UNIR E FESTEJAREM JUNTOS E SABOREAREM EM UM DELICIOSO BANQUETE ONDE SERÁ FATIADO UM GRANDE BOLO ATÉ A PRÓXIMA BATALHA… E O POVO JAMAIS SERÁ LEMBRADO… HAHAHA

  47. 107 neide 11/08/2014 15:01

    Acreditaria no depoimento da Dilma se a Unicamp comprovasse que ela esteve nos bancos daquela universidade, pois segundo consta nunca esteve.Verdade é verdade, seja na ditadura seja na Presidencia da Republica. Se mentiu num caso, como saber se nao no outro?

    • João do Rio 11/08/2014 16:40

      Dilma se formou pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Quem não tem diploma é José Serra, que diz que é economista.

    • Adriano 11/08/2014 16:37

      Essa é fácil. Pergunte a Unicamp.

  48. 106 Hamilton J. Santiagoário 11/08/2014 14:57

    Boa tarde.

    Sou do tempo da Ditadura nunca tive problema nenhum, muito pelo contrario vivia muito bem. Acho que o PT. mente como sempre mentiu é uma maneira de encobri sua incapacidade de governa,nunca houve tantos escândalos e tanta corrupção.

    Grande abraço a todos.

    • dimas tobias 11/08/2014 16:46

      Hamilton concordo com você de A á Z, o PT e sua trupe nunca falou a verdade, apenas frases de efeito para assumir o poder e eternizar-se nele, alias atitudes de Comunistas mesmo, pois na verdade dão migalhas aos pobres sobre o pretesto de estarem retirando dos ricos, mas no fundo é apenas um pano de fundo. O Brasil e os brasileiros precisam acordar dessa farsa chamada PT, pois essa gente tem um fim único alinhado com os comunas de plantão Cuba, Venezuela, Bolivia, Russia e outras mais, para assim instalarem uma nova ideologia que não a Democracia que tantos lutamos, sobre a batuta de que a classe opressora são os ricos e a classe média no Brasil.

  49. 105 Elisbão C. da Silva 11/08/2014 14:52

    Um regime humanitário nos pilares do amor incondicional da tolerância e humildade, onde a cristianização fosse uma rotina todos os dias, viveríamos nos melhores mundo sem fronteiras sem ideologias políticas e sem religiões. onde o ódio seria substituído pelo amor, a discórdia; pela união, a ofensa pelo perdão.

  50. 104 Fábio 11/08/2014 14:45

    CHEGA dessa conversa,foi uma época muito dificil?Sem duvida,porem ficar tentando achar um culpado não irá resolver e nem trazer ninguem de volta a vida,o que devemos TODOS fazer é zelar pela nossa sociedade para que jamais isso retorne.

  51. 103 ari busanello 11/08/2014 14:44

    VIVI NA ÉPOCA DA DITADURA, NÃO TIVE PROBLEMA , COM OS MILITARES, TINHA
    SEGURANÇA, SAÚDE, EDUCAÇÃO, SE OLHA AS OBRAS QUE FORAM FEITAS NA E´POCA DOS MILITARES, VEJA QUE EM 30 ANOS DE DEMOCRACIAS NÃO FIZERAM SEM 50%,
    OS MILITARES ESTÃO DANDO RESPOSTA DO QUE FIZERAM NA ÉPOCA, NEM DEVEM
    JUSTIFICAR NADA.

  52. 102 AC 11/08/2014 14:40

    Não é muito diferente hoje em dia. Os traficantes (terroristas), tomaram conta do país, e o que é pior, se agregaram aos donos do poder central e a qualquer hora do dia, ou noite, voce está sujeito a ser assaltado, assassinado. Afinal eles não queriam tomar o poder para mudar? Pioraram e muito. O auxilio miséria que dão nada mais é do que um cala boca aos ignorantes de votos e com isto se locupletam às nossas custas, suor e trabalho.

  53. 101 Edna 11/08/2014 14:29

    “Na minha opinião ambos *NÃO* falam a verdade”.
    Cabe a cada *um dos dois supervalorizar essa história*.
    A Sra.Dilma não tem perfil de quem foi digamos…tão torturada,na minha opinião *ELA* foi torturada com o Sr.LULA foi.rsrsrsrs….

  54. 100 nelson 11/08/2014 14:24

    Àqueles que concordam com essa tal comissão, perguntem à sociedade como era viver naquela época e como é hoje. Perguntem se o que os membros dessa comissão conquistou até hoje não foi graças a liberdade e garantias proporcionadas pelo Estado. Estou farto dessa conversa hipócrita. Por que não escolhem viver nos países onde existe a mesma ideologia deles?

  55. 99 claudionor ferreira 11/08/2014 14:11

    O jornalista quer provocar sai justa entre a Presidente e os milicos. Atitude rasteira !

  56. 98 sergio g. silva 11/08/2014 14:03

    GOZADO ESSE JORNALISTA VIR A PÚBLICO PARA ENALTECER A COMISSÃO DA VERDADE – DIGO COMISSÃO DA MENTIRA, POIS JÁ ESTÁ APURANDO UM LADO DAQUELES QUE SE ENVOLVERAM NUMA GUERRA. OU OS SENHORES ACHAM QUE OS GUERRILHEIROS FAZIAM CAMPANHA COM FLORES. AQUELA ERA UMA ÉPOCA DE CHUMBO COM SE COSTUMA DIZER, ERROS FORAM COMETIDOS PELOS DOIS LADOS, AGORA QUERER APEDREJAR APENAS OS MILITARES, ISSO É UMA COVARDIA. OS SENHORES QUEREM VER UM EXEMPLO DE VERDADE, BASTA VER O QUE ESSA CORJA DE BANDIDO ESTÁ FAZENDO HOJE NO PODER, ROUBANDO, MATANDO, DILAPIDANDO O PATRIMONIO PUBLICO, TRANSFERIDO BILHOES DE DOLARES PARA PAISES NADA DEMOCRÁTICOS. QUANDOS ESSES COMUNISTAS DE ARAQUE, JÁ QUE GOSTAM MUITO DE DINHEIRO, DOMINAREM A MAQUINA ESTATAL DE TAL FORMA, O POVO MAIS UMA VEZ VAI CHAMAR AS FORÇAS ARMADAS PARA GARANTIR O SEU MODO DE VIVER DEMOCRATICAMENTE, APESAR DE TUDO..

  57. 97 Gilmar brenga 11/08/2014 13:59

    Lógico que houveram torturas, ou vocês acham que em guerra se diz ao inimigo: por favor me conte os planos dos nossos adversários e eles contam tudo numa boa, sinceramente, se tratando da situação da época houveram até que poucas baixas dos dois lados, tortura maior temos nos dias de hoje no Brasil, os três poderes falidos, as importantes instituições públicas falidas, o povo não pode esperar um futuro melhor, os jovens sem um norte para seguir, as famílias sendo massacradas pelo crime organizado que está enraizado por todo o país e então vem os especialistas dizer que um dos lados está mentindo, o que está faltando no Brasil é vergonha na cara dos que estão no comando e do próprio povo que aceita perder a dignidade como perderam, vão ser sempre miseráveis e vão ver seus filho e netos também na miséria pois o que falta ao povo brasileiro é caráter, ética, personalidade e brio.

  58. 96 Regina 11/08/2014 13:46

    Vocês não tem vergonha de praticar esse tipo de jornalismo baixo, pobre e emburrecedor?
    Deveriam. É só dar uma lida nos comentários para ver o que vocês alçimentam. Depois não me venham reclamar da situação da cultura, pois vocês são grandes (i)responsáveis.

  59. 95 Gilberto 11/08/2014 13:46

    A pergunta é: “A quem interessa este retrocesso??!”
    A quem interessa esta comissão do ranço, do ódio, da vingança do revanchismo… A quem??!
    Ao país, à nação, é que não é, mas sim àqueles que na ocasião saíram derrotados, DERROTADOS PERANTE A VONTADE ESMAGADORA DO POVO BRASILEIRO, representada pelo SEU BRAÇO FORTE, as FFAA, que nada mais fez, do que cumprir seu DEVER CONSTITUCIONAL, na ocasião, previsto ou não, não sei… Mas com certeza, implícito!!!
    Pois este é o dever das FFAA, defender o País de ameaças, de intentos como este, que novamente ressurge, ressuscita, em sua SANHA comuna totalitária, hoje, em moldes muito mais nocivos perniciosos que aquele de outrora.

  60. 94 antonio 11/08/2014 13:28

    Se os q agora defendem a ditadura militar, tivessem ou lido um pouco da história ou mesmo vivido a época , ficariam ciente do que falam e escrevem é contra a democracia , eleições diretas e já, geral e irrestrita , uma nova constituinte etc..etc., deveriam quebrar os espelhos de casa ou por onde passarem porque a vergonha de suas idéias retrogradas lhes envergonhariam a sua psique pela estupidez estampada.

    • paulo sobral 11/08/2014 14:56

      Só vou lhe responder pelo fato de chamar-nos de estúpidos. Você é um idiota que deve ter chamado um vagabundo e corrupto como Lula de estadista, de homem brilhante. Deveria
      ficar de boca fechada, pois o povo já acordou, já sabe que é melhor morrer bandidos que
      sua família, trouxa.

  61. 93 Leopoldo Brentano 11/08/2014 13:23

    Como seria as torturas, se os comunistas tomassem o poder? Seria construído um edifício onde cada andar teria um tipo de expiação (como aquele que se mantém erguido na Rússia, e está aberto para visitação pelos turistas), desde o mais leve (arrancar as unhas?) até os mais pesados (que não sei qual o tipo de tortura; a Dilma deve saber).

  62. 92 Carlos 11/08/2014 13:21

    Nesse mundo de interesses ,uns não querendo o comunismo financiado pelos USA e CIA e outros querendo implantar a força uma ditadura bolivariana. Com as ações do seu tempo muitas mães choram até sempre o ato da intolerância a ganancia e a ideologia fajuta desses militares de merda e guerrilheiros picaretas.

  63. 91 JJ 11/08/2014 13:05

    Acreditar na dilMANTA? Vc são inocentes. A dupla, dillANTA e muLLA a maior quadrilha de bandidos , ladrões discarados.
    Senhores, na semana passada o Dellegado PF TUMA JR teve o seu escritório invadido por agentes da PF , a arbitrariedade foi por conta das denúncias feitas. Os agentes são ligados ao PT. Este fato indica o que vai acontecer com que contrariar o sistema.

  64. 90 Mara 11/08/2014 12:54

    Ninguém comenta do número de soldados que morreram, ou seja foram assassinados covardemente ,por esses que dizem terem lutado pela democracia . Um bando de desocupa dos, isso sim, cade o dinheiro dos roubos dos bancos, e os sequestros? E os passeios feito pelas paris pelados ….porque tanta ajuda a Cuba?……muitas perguntas. Mas quando precisam de comando de verdade, recorrem ao exército, as forças armadas, não e mesmo?

  65. 89 Paula Simoes 11/08/2014 12:51

    se não houvesse terrorista ,tipo LULA, DILMA, DIRCEU, JOSÉ GENOINO, ETC…. não haveria tanta bandidagem, do meu relacionamento não houve NEM TERRORISTA MUITO MENOS TORTURADOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • julio franco 11/08/2014 15:32

      BANDIDAGEM VEM DAS DROGAS, COISA QUE SEU CANDIDATO O CHEIRADOR DE COCAINA E O MAIOR TRAFICANTE DE COCAINA NO BRASIL, CONHECE MUITO BEM, SR AECIO NEVES

  66. 88 Gregue 11/08/2014 12:50

    Viví naquela época e comigo não aconteceu nada e eu tinha liberdade de ir e vir em segurança. O problema dos militares era com os comunistas. Hoje temos menos liberdade e os assassinatos ultrapassam 50.0000 pessoas por ano, e no regime militar não chegou a 1.000.

    • Antonio (58 anos ) 11/08/2014 15:04

      Assino em baixo, vivi essa época MARAVILHOSA. onde ladrões e, assassinos e todos eram condenados sem essa barbaridade de hoje. em mais ainda TODOS RESPEITAVAM AS LEIS, A CONSTITUIÇÃO.

      • julio franco 11/08/2014 15:42

        EM ROUBA, SEU CANDIDATO E SABIO, SO NA SAUDE EM MINAS FOI 4.300 BILHOES, ESSE CHEIRADOR DE COCAINA TRANFINTE AMIGO INTIMO DO BEIRA MAR DESVIOU BANDIDO CHAMADO AECIO NEVE

        • Dartagnan 11/08/2014 17:03

          O Sr Julio Franco, quanto o Se está ganhando do PT para detonar o Sr. Aécio?

    • paulo sobral 11/08/2014 14:52

      Quem dera que todos os brasileiro tivessem a sua capacidade de raciocínio.

    • Milton Guirao 11/08/2014 13:32

      Também vivi este período “negro” da nossa história, nunca fui tão feliz e consegui tantas coisas materiais( comprei casa, trocava de carro, empregado era disputado no mercado, office boy todas as empresas tinham pelo menos dois ou três. O que temos hoje? droga, crimes, programas “minha casa” bolsas misérias e emprego nem pensar, comecei trabalhar aos 14 anos e nunca deixei de estudar. Quem lembra da historia do soldado Mario Kosel filho? executado covardemente por estes pseudos terroristas e a família só a pouco tempo consegue receber algo enquanto os ditos perseguidos pelo regime militar recebem polpudas indenizações.

  67. 87 DILMA È ALDRABONA 11/08/2014 12:47

    PT SO SABE MENTIR. AINDA PERGUNTA ONDE ESTA A VERDADE SEU COXA?

    • lucas 11/08/2014 14:06

      Se é da verdade por que não apura essa corrupção toda que está aí?

    • elza bileu de amorim 11/08/2014 13:45

      DEPOIS DE SABER QUE O LULA ERA MENINO DE RECADO DO DELEGADO TUMA (falecido). NÃO ACREDITO EM MAIS NADA. TENHO 65 ANOS, VIVI ESSE PERÍODO NADA SOFRI POIS, NÃO ERA NEM COMUNISTA, NEM TERRORISTA NEM ANARQUISTA.
      ESTOU NOS MELHORES COLÉGIOS PUBLICOS DE SÃO PAULO, NUNCA FUI ASSALTADA NAQUELA ÉPOCA, ENTÃO NÃO SEI O QUE A PRESIDENTE PASSOU. SÓ SEI QUE O SEU GRUPO ERAM TERRIVEIS E MATAVAM, SEQUESTRAVAM ETC……………………..
      CONCORDO QUE HOUVE TORTURA, MAS, NINGUÉM FALA O QE OS TORTURADOS FAZIAM, SÓ CONTAM UM LADO. COMO O PT ÃO CUMPRE AS NORMAS JRÍDICAS E SEUS ALIADOS TAMBÉM É DIFICIL DEFENDÊ-LOS.

  68. 86 Orlando 11/08/2014 12:46

    Falar que não houve tortura , seria o mesmo que falar que o Holocausto não existiu, ambas as partes podem ampliar os fatos mas eles existiram.

    • paulo sobral 11/08/2014 14:59

      Por que você não pergunta às famílias que hoje perderam milhares de filhos,filhas, pais e mães trabalhadores, se eles gostariam de salvar os vagabundos para que perdessem mais entes da
      família, cabeçudo.

    • elza bileu de amorim 11/08/2014 13:47

      Orlando houve tortura sim> Só gostaria de saber o que porque a turma da Presidente Dilma, matavam e sequestravam. E o mentiroso Lula, que era menino de recado do Sr. Romeu Tuma, na época Delegado. Ok!!!!!!!!!Nem tudo que reluz é ouro

    • Valmir 11/08/2014 13:09

      Claro, também houve terrorismo, por parte dos que se dizem democratas ok?

  69. 85 Oriovaldo 11/08/2014 12:41

    Os militares mentiram desde o golpe e continuam a mentir e vivi essa época , essa história de comunismo era tudo mentira para enganar o povo, viva a Democracia – a Ditadura deve ser repudiada- viva os que lutaram por ela.

    • José Carlos 11/08/2014 15:02

      Oriovaldo, me desculpe, vc não viveu essa época, vc deve estar vivendo agora, e muito mal pelo jeito. Todo mundo sabe, e os terrorista que se separaram da Dilma eoutros, depois do exílio, veem a televisão dizer que o ato deles era mesmo o comunismo, financiado pela Russia e Cuba. Foram treinados em vários países , como China, Coreia do Norte, Russia, Cuba, e ai vai. Então você não viveu essa época, pois eu vivi, e não fui preso e torturado. Sabe porque? Não mexia com o comunismo, saia para escola e sabia que voltaria, mesmo tendo militares pelas ruas. E ponto final

  70. 84 Carlos Henrique 11/08/2014 12:38

    Tinha eu 10 anos quando do golpe militar de 31 de marco e nao entendia nada do que via na tv nesse dia mas me lembro de algumas coisas, era mais seguro andar nas ruas sim porque o medo fazia com que cidados normais e transgressores – que sempre existiram, de ambos os lados – nao se expusessem demais, o que nao se justifica, em nenhuma epoca e sob qualquer pretexto, a tortura e os desaparecimentos nao esclarecidos ate hoje, as estorias de plantao sobre comunismo iminente foram plantadas aqui, como hoje se sabe – e eles ate ja o admitiram – por nossos irmaos do norte, patrocinadores desse golpe e de outros pela america latina inteira, a proposito, se forem mais fundo, talvez descubram que poderiam estar por tras, inclusive, do que ocorreu dez anos antes, que culminou com o ” suicidio ” de Getulio Vargas que, a exemplo de Dilma e Lula, foram eleitos pelo povao, fato que incomoda as elites… tenho dito !

    • paulo sobral 11/08/2014 15:02

      Elite é quem estudou vários anos de sua vida e trabalhou feito um desgraçado, enquanto os vagabundos do PT viraram elite com ignorância de gente com você. Ignorante.

      • julio franco 11/08/2014 15:51

        OS CACHORROS LATEM, DILMA VENCE NO 1 TURNO, O POVO CANSOU DE SER OTORIO, SEU PAULO SOBRAL BURGUEZINHO DE BOSTA

        • Dartagnan 11/08/2014 17:08

          Seu Julio Franco, o Sr. é muito bobinho não? Ou então etá ganhando algum para derfender este Governo corrupto!!!

        • Anticorrupto 11/08/2014 16:34

          Dilma vence no primeiro turno? Só se for no quinto dos infernos. O Brasil já está no fundo do poço. Os únicos que dizem que não está, são os petistas de carteirinhas e a tropa, a guerrilha da internet paga com o dinheiro do contribuinte. Aguarde, o povão está deixando de ser otário.

  71. 83 carla 11/08/2014 12:38

    Até quando vão ocultar a verdade, ainda tem pessoas que acreditam que não houve tortura? esses “militares” deveriam já ter sido punidos, se hoje temos uma democracia viva aqueles que deram a vida por isso não eram comunistas como os “militares” fizeram muitos acreditarem eram pessoas que acreditavam na liberdade de expressão de voto … e não ficaram de braços cruzados como muitos, toda Ditadura deve ser repudiada , Acorda Brasil os militares mentiram desde o golpe e continuam a mentir.

    • Dartagnan 11/08/2014 17:10

      Sabe nada, Tolinha!!!!!!!!!!!!

    • TONY GLAIDES DE OLIVEIRA 11/08/2014 13:29

      CONCORDO QUE A VERDADE É QUE HOUVE SIM TORTURA E VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS E INDIVIDUAIS PELOS MILITARES, MAS NÃO PODEMOS FAZER VISTA GROSSA, IGNORAR, QUE HOUVE VIOLAÇÃO TAMBÉM POR PARTE DOS TERRORISTAS, GUERRILHEIROS QUE QUERIAM TOMAR O PODER À FORÇA….ENTÃO..,.PUNEM-SE OS MILITARES E PUNEM-SE OS GUERRILHEIROS E TERRORISTAS QUE AGORA GOVERNAM O PAÍS E QUEREM VINGANÇA…NÃO QUEREM SABER A VERDADE…QUEREM DESMORALIZAR OS MILITARES, ENFRAQUECER AS FORÇAS DE RESISTÊNCIA E VINGANÇA, SÓ VINGANÇA…SE NÃO…VAMOS VER QUANTOS DILMA, LULA, ZÉ DIRCEU, GENOINO E OUTROS TORTURARAM E MATARAM COVARDEMENTE..SOB O MANTO DE “TEREM UMA CAUSA”… A CAUSA É O COMUNISMO QUE QUEREM AGORA IMPLANTAR….AOS POUCOS E SORRATEIRAMENTE…TUDO QUE NÃO CONSEGUIRAM DEVIDO À AÇÃO DURA E EFICIENTE DAS FORÇAS ARMADAS…

      • julio franco 11/08/2014 15:34

        vamos ver quanto psdb, mataram de fome nos seu 8 anos com o maior desemprego da historia do Brasil, vamos ver quantos brasileiros, morreram com a cocaina traficada por seu candidato o sr AECIO NEVES,

        • Dartagnan 11/08/2014 17:16

          Meu Deus!!! Esse cara (Julio Franco) não conhece nada!!!!! É só você olhar os noticiários e ver quantas pessoas estão morrendo na porta dos Hospitais “SUS” e mais ainda dentro deles, por falta de atendimento, e material, Como diria o Chaves “Chapolin” não o “Hugo” ” Ai mas como você é burro”!!!!!!

      • Antonio ( 58 anos) 11/08/2014 15:06

        CONCORDO PLENAMENTE COM O QUE VOCE ESCCREVEU TONY.

  72. 82 carla 11/08/2014 12:32

    Nossa ainda existe esse tipo de dúvida? até quando a mentira vai permanecer tem pessoas que duvidam que não houve torturas? que pais esse , é um absurdo a declaração desses “militares” que torturaram mataram e agora negam, acorda Brasil – Democracia sempre.

    • Valmir 11/08/2014 13:13

      Minha cara! vai estudar história que endentedrá realmente o que aconteceu, não fale asneiras ok?

      • Moita 11/08/2014 15:23

        Por que vocêque é tão sábio não nos conta?

  73. 81 CRISTIANO MEDEIROS 11/08/2014 12:26

    MUITA GENTE QUE NÃO VIVEU NAQUELA ÉPOCA, ACREDITA NAS HISTÓRIAS CONTADAS HOJE, POR JORNALISTA QUE ESTÃO NA FOLHA DE PAGAMENTOS DO PT E PARTIDOS SUBMISSOS. EU VIVI E SEI COMO FOI. ERA UMA GUERRA, OS TERRORISTAS TREINADOS EM CUBA, COM O OBJETIVO DE IMPLANTAR O COMUNISMO SOVIÉTICO NO BRASIL , ATACAVAM QUARTÉIS, ASSALTAVAM BANCOS E EMPRESÁRIOS PARA ARRECADAR DINHEIRO PARA A LUTA ARMADA , MATAVAM MILITARES E COMPANHEIROS QUE ACHAVAM TRAIDORES. EM CONTRA PARTIDA OS MILITARES E AGENTES CIVIS PRENDIAM E ESPREMIAM OS TRAIDORES DA PÁTRIA PARA OBTER INFORMAÇÕES, ASSIM COMO É EM TODA A GUERRA E HOUVE MORTES E TORTURAS DOS DOIS LADOS. QUANTO A SOCIEDADE CIVIL, DESDE QUE NÃO TIVESSE NENHUM ENVOLVIMENTO COM OS TRAIDORES, SEGUIAM A SUA VIDA NORMAL. MUITA GENTE ESTUDOU, TRABALHOU E VENCEU NA VIDA , POIS OPORTUNIDADES HAVIAM PARA TODOS . A JUVENTUDE SE DIVERTIA E PODIA SAIR A NOITE COM SEGURANÇA POIS NÃO HAVIA TANTOS LADRÕES COMO EXISTE HOJE. HAVIA SEMPRE VIATURAS DA POLÍCIA NAS RUAS E A NOITE ELES NOS ABORDAVAM , PEDIAM DOCUMENTOS E PERGUNTAVAM O QUE ESTÁVAMOS FAZENDO AQUELA HORA NA RUA. DEPOIS DE TUDO EXPLICADO E VERIFICADO ELES NOS LIBERAVAM SEM QUALQUER PROBLEMA. FOI ASSIM , MUITO MELHOR DO QUE HOJE, ONDE VOCÊ SAI E NÃO SABE SE VOLTA VIVO E AINDA TEM QUE ASSISTIR O GOVERNO TE ROUBANDO DESCARADAMENTE.

    • Felipe 11/08/2014 13:50

      Caro CRISTIANO MEDEIROS, também vivi naquela época, mas hoje reconheço que a imprensa não mostrava de forma honesta os dois lados da história. Mulheres sendo estupradas, crianças forçadas a verem os pais torturados, práticas de tortura dignas de um Faces da Morte… São coisas aceitáveis em nome de uma pseudo-salvação da pátria??? O que existia era sadismo, não patriotismo. Pelo visto você é mais um marionete da Imprensa Parcial Brasileira.

      • Dartagnan 11/08/2014 17:33

        Caro Felipe, acho que você está se situando na época errada, eu vivi sim aquela época e não existiu o que você está dizendo, sumiram sim os que estavam determinados o implantar o comunismo em nosso País, propalando a mentira que estavam defendendo a Democracia, vide
        Fernando Gabeira que foi militante, e já declarou para quem quis ouvir e ver, que eles lutavam sim pela implantação do Comunismo em nosso País, infelizmente a imprensa comprada sim pelo Governo está tentando mudar a História, assim como nas escolas temos militantes infiltrados subvertendo a mente de nossos filhos, exemplo: Marilena Chaui, vide no Youtube, Marilena Chaui ” Eu odeio a classe média”, no entanto ela é professora de Faculdade e ganha um salário que deve beirar o R$ 22.000,00, Quem é classe média, acho que esses que defendem os terroristas daquela época deveriam sim pesquisar mais a História, por autores “isentos”, há muitos por ai, só para lembrar, quem duvidar que pesquise, o Sr José Genoino, hoje “dodoi” coitadinho, solicitando prisão domiciliar, ele mesmo junto com a sua quadrilha “militantes”, esquartejou um coitado de um lavrador de 19 anos no Vale do Ribeira, na frente dos pais e irmãos, começaram cortando as orelhas dedos mãos, com ele vivo, motivo, ter guiado um pelotão de soldados na mata, portanto Sr. Felipe, vá se informar, e tampouco acredito que tenha vivido aquela época a não ser que tenha 70 anos ou mais!!!

  74. 80 Alfredo Santa Rita 11/08/2014 12:23

    Princípio básico: não existe guerra ou guerrilha sem desrespeito as normas de convivência humana, isso vale para os dois lados. Desta forma no Brasil houve uma revolução que durou 21 anos e, neste período, houve confrontos armados nas áreas urbanas (assassinatos, assaltos, sequestros …) e na zona rural, diversas tentativas de apropriação de áreas com intenção de reconhecimento internacional (apoio com armas e recursos) de forma a desmembrar do restante do País. O Brasil possui uma cultura de integração desde época do Brasil-colônia, se manteve no Império e atravessa a república coesa, integra e pactuada federativamente. Diante de grupos ligados a novidade comunista, com ameaças sólidas, e a conjuntura socioeconômica da época, não teve outra saído: suspensão dos direitos individuais e formação de um governo militar para se garantir a integridade da nação e a democracia republicana, custe o que custar. Por si só dessa poucas palavras se deduz o que aconteceu com os jovens comunistas e oportunistas da épocas. Dos desaparecidos nada acharão, nem ossos ou qualquer vestígios, dos hoje ainda vivos guerrilheiros da época só resta se “lambuzarem” do poder, desviar recursos e enriquecerem. Ontem, hoje e sempre, os mesmos valores, princípios e ideais.

  75. 79 Alfredo Santa Rita 11/08/2014 12:21

    Princípio básico: não existe guerra ou guerrilha sem desrespeito as normas de convivência humana, isso vale para os dois lados. Desta forma no Brasil houve uma revolução que durou 21 anos e, neste período, houve confrontos armados nas áreas urbanas (assassinatos, assaltos, sequestros …) e na zona rural, diversas tentativas de apropriação de áreas com intenção de reconhecimento internacional (apoio com armas e recursos) de forma a desmembrar do restante do País. O Brasil possui uma cultura de integração desde época do Brasil-colônia, se manteve no Império e atravessa a república coesa, integra e pactuada federativamente. Diante de grupos ligados a novidade comunista, com ameaças sólidas, e a conjuntura socioeconômica da época, não teve outra saído: suspensão dos direitos individuais e formação de um governo militar para se garantir a integridade da nação e a democracia republicana, custe o que custar. Por si só dessa poucas palavras se deduz o que aconteceu com os jovens comunistas e oportunistas da épocas. Dos desaparecidos nada acharão, nem ossos ou qualquer vestígios, dos hoje ainda vivos guerrilheiros da época só resta se “lambuzarem” do poder, desviar recursos e enrriquecerem. Ontem, hoje e sempre, os mesmos valores, princípios e ideais.

  76. 78 Waldemar 11/08/2014 12:09

    Eu vivi minha juventude toda no período do regime militar (digo regime militar) e não ditadura pois entendo que ditadura é um regime como o de Cuba, onde aquele Filho da Puta do Fidel governou a merda da ilha por cinquenta anos é só deixou o poder pois já estava com um pé na cova e outro fora, e assim mesmo passou o bastão para o irmão, outro Filho da Puta de igual calibre. Então não venham com estas baboseiras de que esses putos (a Presid ANTA Dilma, Dirceu, Genoino e outros cretinos terroristas de igual calibre) pegaram em arma para restaurar a democracia no país. Ele pegaram em arma para implantar um regime comunista na poís, financiados pela antiga União Soviética e Cuba, onde eles seriam os mandatários no poder central, desfrutando das mais altas regalias que o poder pode proporcionar, enquanto o povo se fode trabalhando feito escravo para sustentá-los, coisa não muito diferente dos dias atuais, onde trabalhamos 5 meses por ano só para pagar impostos, e o que o governo faz com nossos impostos? constrói porto em Cuba. Tenha dó, não abusem da nossa inteligencia!

  77. 77 Roberto 11/08/2014 12:04

    Se mudarmos a forma de formular a pergunta fica mais claro e evidente: Quem mente a todo tempo, e a toda hora? Resposta: nem é preciso dizer. Portanto esses baderneiros- de ontem e de hoje- estão manipulando as respostas com a ajuda de repórteres comprados descaradamente.

  78. 76 NUNO PORTO DE SANTOS 11/08/2014 11:52

    Só a minha educação me impede de escrever o que eu penso sobre quem defende aqueles torturadores. No fundo, mesmo, eu tenho é pena desses infelizes. Aqueles monturos morais sabiam MUITO bem o que estavam fazendo. Vejam e vejam BEM, como os crápulas escondem suas faces. Comparem com a altivez de nossa heroína da pátria!!!

  79. 75 Barreto 11/08/2014 11:52

    Não existe verdade absoluta e sim versões da história.
    Normalmente, quem conta a história é o vencedor, que neste caso foram os generais, pessoas, empresas e parte da imprensa que colaborou ativamente com o regime.
    Ou seja, até o momento apenas sabemos uma versão da história, ou parte dela.
    Agora é a vez de quem perdeu, de quem foi torturado, teve parentes mortos ou foi perseguido.
    A comissão da verdade deve desvendar os crimes praticados pelo estado brasileiro, perpetrados por seus agentes.

  80. 74 nilson 11/08/2014 11:49

    o que, regime militar? olha e so prestarem atenção que agora sim no estamos vivendo uma ditadura civil- para estas pessoas estarem reunidas nesta tal comissão de verdade, o que eles querem e bolsa revolução.nos em 30e poucos anos ja atingimos 1 milhão de assassinatos.ate a lei de seguranças estes que estão no poder voltaram com ela.musica em certos lugares e proibida, comprar bebidas tem que mostrar documento. tem cidades que depois dez e proibido sair.a policia se tornou a mais violenta do mundo.tortura come solta.corrupção nem se fala.não temos saude.escolas creches.saneamento,o que eles querem e dinheiro.BOLSA REVOLUÇÃO.

  81. 73 Cesar Monteiro 11/08/2014 11:43

    Li quase todos os comentários e nenhum, repito nenhum a favor ou acreditando no passado fascista dos anarquista. Porque esses repórteres pagos não fazem uma reportagem mostrando que o povo não acredita nas baboseiras ditas pelos anarquistas do passado e agora do presente ! Acho que a comissão da verdade deveria mudar seu “target” para a Petrobras ! vai ver o quanto de R$ estão sendo desviados para o PT !!! apurem as debentures das faculdades e o roubo que foi feito nos planos de pensão da Petrus e Postales !! apurem !!!

  82. 72 joão Daniel 11/08/2014 11:35

    Se não fossem os militares, da ditadura, essa “comissão da verdade” de hoje não existiria porque os comunistas não iriam permitir.

  83. 71 RAYMUNDO ALMEIDA 11/08/2014 11:33

    Muito me admira este jornalista vir dizer que as Forças Armadas mentem em relação aos fatos que aconteceram nos anos em que Generais governaram esse país. se assim o fizeram foi em consequência do combate aos pés rapados que queriam fazer do Brasil um país socialista, pena que todos esses comunistas de merda não pereceram, ainda ficaram alguns pra produzir a merda em que hoje se encontra a nação brasileira. Esses vagabundos/facínoras que cometem atrocidades, principalmente essa que se diz presidente da república brasileira, além de guerrilheira, tem na sua ficha assassinato, roubo de banco, invasão domiciliar e agora quer porque quer, se apropriar indevidamente da nação brasileira. Fora cambada de FDP.

  84. 70 Fábio de Oliveira Ribeiro 11/08/2014 11:31

    A única maneira de resolver este impasse é pendurar os generais que ainda defendem a tortura num pau-de-arara, ligar Pimentinhas nos anus deles e girar as manivelas sem piedade por uma hora. Depois, eles podem ser submetidos a seções alternadas de Telefone e Submarino por mais uma hora. Por fim, os paus murchos e inúteis deles podem ser fechados a força em gavetas de escrivaninhas antigas usadas na década de 1960/1970.

    • Valmir 11/08/2014 13:07

      Deixa de ser ridículo, não sabe se expressar e fica utilizando palavras de baixo calão, vai estudar inocente.

      • Fábio de Oliveira Ribeiro 11/08/2014 14:37

        Quem foi que lhe concedeu o direito de me censurar?

        Você está até parecendo um milico borra-botas! Se for este o caso, vá lamber as bolas do seu superior e humilhar seus subalternos. SOU CIDADÃO E CIVIL. PORTANTO, NÃO ESTOU SUBMETIDO A SUA AUTORIDADE.

        Você entendeu isto seu bosta ou vai querer levar um tiro na cara tentando me pegar na rua?

  85. 69 José Victor 11/08/2014 11:27

    Meu avô era militar na época e contava que as pessoas eram presas só por estarem na rua a noite e depois torturadas e ele contava com os minimos detalhes e sempre deixavam um sem apanhar para contar o que aconteceu aos outros!!!
    HOJE SE PODEMOS FALAR SOBRE TUDO E GRAÇAS A CORAGEM DE QUEM NÃO ACEITOU E LUTOU CONTRA A FALTA DE DIREITOS!!!

    • Milton Gurao 11/08/2014 13:38

      Também vivi este período e cansei de frequentar as boates da Marques de Itu, a Rego Freitas, Bento Freitas. Pça. da Republica durante as madrugas de sexta, sábado e domingos e nunca fui parado ou siquer me pediram documentos e vi inúmeras viaturas da antiga Rota,Doi-codi erros houvem sim dos dois lados, exageros também,

  86. 68 Cesar Monteiro 11/08/2014 11:27

    Porque não apuram a grana que foi desviada da Petrobras ?? porque não apuram que o dono da refinaria que a Petrobras comprou nos EUA é amigo e um dos maiores financiadores da campanha do Lula e da Dilma ? porque não se apura as “debêntures” que foram emitidas para as faculdades Gama Filho e Universo e que foram vendidos para o fundo de pensão da Petros e Postales na casa de 50.000.000 para cada um e o dinheiro sumiu e as duas faculdades faliram ? e quem administrava ?? um vermelho do PT ? curioso não !! isso não tem comissão da verdade !

  87. 67 jayme alvares 11/08/2014 11:22

    Acho que Sr. Cunha, deseja apenas ser o executor , sem real interesse pela historia. Passional e sem isonomia alguma ele não representa uma pessoa séria a ser ouvida pelo povo. Se o Brasil deseja ou desejar saber a verdade historica, que não seja pelo revanchismo que até agora se atém.
    esperamos que ainda apareção pessoas interessadas realmente em escrever a historia do Brasil limpa, sem sinismo e demagogia e arrogância intelectual e sem ser um Deus da mentira ou Deus da verdade.

    Nós brasileiros que não pedimos e nem fomos ouvidos se o passado levantado vale o quanto se paga por ele. E ai estou escrevendo sobre as INDENIZAÇÔES, porque tenho que paga-la?

    Me diz, porque as pessoas que forão guerrilheiras, tão bandidos quanto os bandidos da lei da época deve receber meu dinheiro como recompensa, por sua ideias da qual não vivi e nem compartilhei e nem concordei.

  88. 66 Cesar Monteiro 11/08/2014 11:18

    O que eu acho engraçado nessa palhaçada de comissão da verdade, é que a apuração dos fatos é unilateral. Falam de prisões, torturas, fome, frio. Etc, mas conheço várias pessoas que viveram a época e não tiveram problema algum. Sabe porque ? porque eram trabalhadores, empregados e não um bando de vagabundo idiotizado querendo trazer o comunismo para o país ! Acho que se querem a verdade, porque não começar pelo relatos do lado dos terroristas, confessando os crimes, assaltos a bancos, sequestro de políticos americanos em solo brasileiro, roubo, atentado a bomba na porta de quartel onde morreu um soldado que prestava serviço militar , assassinatos em nome da VAR comunista chefiados pela comandante Estela ou Vanda ! é isso não vem na comissão da verdade !!! porque ? porque só levantar os crimes do Exército ? só porque agora a raça comunista do passado assumiu por burrice do povo o governo federal ? Acho que o povo deve e tem muito a gradecer ao exército, pois sem a intervenção deles, seriamos hoje uma Cuba. um pais decadente, com morte, fome, desemprego e um governante retardado milionário e subjugando o povo !!
    O povo precisa ler e entender um pouco mais o que foi a revolução de 64 e fazer seu julgamento e essa comissão de merda tem que ser bi lateral. se é erro que quer mostrar que seja dos dois lados !! e punir ambos !!!

    • Waldemar 11/08/2014 11:55

      Concordo plenamente. Esse bando de anencéfalos idiotizados não estavam lutando para restaurar a democracia no país e sim implantar uma ditadura comunista aos moldes de Cuba, país ao qual eles tanto defendem e investem o dinheiro de nossos impostos. Se esses putos Dilma, Dirceu, Genoino e outros canalhas do PT gostam tanto do comunismo, porque então não se mudam para Cuba ou Coreia do Norte e nos deixem em paz. Esse bando de Filhos da Puta deveriam sim ter sido fuzilados pelos militares e não exilados.

  89. 65 Fabio 11/08/2014 11:13

    Essa comissão é de meia verdade, só se investiga um lado da história, ou roubar bancos, sequestrar autoridades, assassinados de inocentes, os fins se justificam os meios, ou crime politico esse dever ser perdoado. O lado guerrilheiro também deve vir a tona, dona Dilma por exemplo poderia esclarecer muita coisa.

    • Fábio de Oliveira Ribeiro 11/08/2014 12:12

      Os militantes que cometeram crimes já foram processados, presos, torturados. Muitos dos que foram presos e torturados nem crimes haviam cometido.
      O PAPO RETO É O SEGUINTE MEU CHAPA: nós vamos meter na cadeia os cretinos que cometeram crimes na ditadura, e vamos começar a dar porrada nos cretinos que defendem aqueles criminosos porque estão incentivando ou acobertando aqueles crimes.

      • Reinaldo 11/08/2014 13:22

        Todo ditador ou assecla pensa assim: “vamos começar a dar porrada nos cretinos que defendem aqueles criminosos porque estão incentivando ou acobertando aqueles crimes”. Essa é a ideologia da turma do PT ninguém pode expressar o que pensa, estamos vivendo numa ditadura de novo.

      • Valmir 11/08/2014 13:19

        Eles que venham por aqui não passarão.

        • Fábio de Oliveira Ribeiro 11/08/2014 14:39

          Veremos quem é que vai passar ou não.

          Do CEMITÉRIO todos não passam, inclusive e principalmente os milicos traidores que deram um golpe de Estado a serviço da CIA. Vários já baixaram no CEMITÉRIO de velhos. Outros podem chegar lá na flor da idade. Ha, ha, ha…

  90. 64 Carlos 11/08/2014 11:09

    Tinha certeza que era mais uma panfletagem de repórter comunista infiltrado. Ao ler o texto, a confirmação. Se gostam tanto de comunismo, por que voces repórteres não pedem asilo à Cuba ou melhor à Coreia do Norte? Os militares fizeram um serviço ruim. Deixaram essa corja de terroristas vivos!

  91. 63 douglas 11/08/2014 11:09

    O que deve ser investigado e ninguem fala é quem começou essa encrenca, a imprensa na época causou o golpe militar por achar que o Brasil corria risco de comunismo só porque o Janio Quadros condecorou o Che, e a oposição da época, minoria, não gostava do Jango fizeram conspiração mandando informações a CIA que por sua vez precionou as Forças Armadas, se o Janio Quadros viesse a publico explicar as tais forças ocultas que o fizeram renunciar a história com certeza seria outra, hoje a imprensa ou mídia esta tentando de novo promover a desordem, só que esqueceram que as Forças Armadas estão bem informadas e não vão cair nessa fria de novo.

  92. 62 Django Helery 11/08/2014 11:04

    A Sininho(Ativista e desordeira) de hoje e a Dilma de Ontem.
    So um cego não ver…….

  93. 61 Taquinho 11/08/2014 11:00

    Texto mesquinho travestido de “jornalismo”. Parte de uma premissa correta do jornalista Luiz Cláudio Cunha, para fazer com o título, proselitismo oposicionista à presidenta e alimentar os sádicos fascistas e direitistas de plantão que aqui comentam, aliás, insultam. Se houvesse uma outra ditadura civil-militar (Deus nos livre), tenho certeza de qual lado esse Portal IG estaria. Vocês já foram desmascarados há muito tempo. Não passam de fascistas.

  94. 60 Azus 11/08/2014 10:58

    O ministério publico deveria abrir uma investigação para apurar quem esta recebendo essas vultuosas quantias pagas a titulo de “perseguidos politicos e torturados” são milhões $$$$ gastos com indenizações e pensões, sem contar com esses apadrinhados que foram escolhidos pela Vanda para compor essa tal comissão que esta investigando só um lado

  95. 59 Saint Clair 11/08/2014 10:57

    Quem está mentindo EXCELÊNCIAS? Excelências podem MENTIR? A MENTIRA FALADA OU ESCRITA E ASSINADA por Excelências é crime de lesa-pátria porque DESGRAÇA UMA NAÇÃO. Quem está mentindo EXCELÊNCIAS?

  96. 58 Jairo 11/08/2014 10:56

    A CV devia abranger também os atos dos que lutavam para implantação do comunismo no País. Os opositores ao regime, não eram os santinhos que aparentam. Lembro que na qualidade de estudantes do 2º grau em colégio público, eramos coagidos a deixar as salas de aula, sob violentas ameaças de elementos que invadiam os colégios para promover passeatas e paralisações, totalmente contrarias ao interesse da maioria dos estudantes.
    Isso acontecia aqui em Salvador-BA.

  97. 57 douglas 11/08/2014 10:52

    Se o ex-presidente Janio Quadros tivesse explicado a tal forças ocultas que o fez renunciar provavelmente mudaria a história desse caso.

  98. 56 Azus 11/08/2014 10:50

    Só vou acreditar nessa comissão da mentira quando tambem investigarem os que de dizem perseguidos e torturados inclusive a própria Vanda ou Estela

  99. 55 Pedrão Neto 11/08/2014 10:50

    Podemos fazer uma analogia entre a Cininha de hoje e a Dilma do ontem. Parece a cininha quer ser presidenta amanhã.

  100. 54 israel barbosa de campos 11/08/2014 10:37

    sou mais os militares do que a Dilma ,o unico erro dos militares foi ficar muito tempo no poder ,so isso , ja a Dilma e uma quadrilheira pegou em arma fizeram a maior anarquia ,morreu muitos coitados por conta desses guerrilheiros mas os mentores dessesterroristas morreram quantos ,,???nenhum estão todos hoje no poder de um jeito ou de outro,,porque uque que eles estavam certo de pegar em armas e hoje manifestantes não pode ,,o governo do PT cria em uma semana leis para por na cadeia manifestantes ,,por outro lado troca ministros do STF para tirar condenados do mensalão da cadeia ,,e uma quadrilha ou não e a turma do PT

    • julio franco 11/08/2014 15:28

      CARA VC É UM BABACA, PT UMA QUADRILHA, O PSDB DO CHEIRADOR DE COCAINA DO CONSTRUTOR DE AEROPORTO FANTASMA, O QUE É 😕 SE O PSDB ESTIVESSE NO PODER ATE HOJE, JA TINHA VENDIDO ATE A AMOZONIA, O DESEMPREGO JA ESTAVA N A CASA DOS 40 %

  101. 53 JC Tavares 11/08/2014 10:37

    Acho que não são só os militares que tentam esconder a verdade, mas também os países ocidentais que tem a função de examinar laudos periciais enviados pelos países vitimados, dando conclusões sempre negativas desses laudos, dificultando o indiciamento dos envolvidos e colocando uma pá de cal na polêmica, como agora no caso de Jango e de outros pelo mundo afora.

  102. 52 carlos h. ferreira 11/08/2014 10:36

    É claro que a Dilma é a grande mentirosa que até agora não assumiu as mortes que seu bando armado praticou, o Brasil precisa ser passado a limpo a começar pelas quadrilhas de terroristas que tentaram tomar o poder a força com auxilio das armas e matando indiscriminadamente inocentes com suas bombas e ações armadas. Comissão da verdade para estes vagabundos inclusive para devolver o dinheiro público que receberam pelo simples fato de serem terroristas e assassinos.

  103. 51 white paulista 11/08/2014 10:21

    Deve-se tambem investigar as mortes cometidas pelos tais “guarrilheiros”. Na verdade eles não lutavam por democracia e sim para transformar o Brasil num braço da União Soviética, ou seja, uma Cuba gigante. Quantas pessoas de bem foram mortas ou mutiladas no Araguaia por não concordarem com a guerrilha? Ah !!! deixo claro que não sou a favor dos militares tambem, sou a favor da verdade e não importa a quem doa.

    • Neide Fernandes 11/08/2014 13:24

      Só quem sabe o que é ditadura é quem viveu ou vive em países comunistas. Quem viveu ou vive no Brasil não sabe o que isso significa. O combate ao terrorismo deve ser feito sempre em qualquer época e em qualquer lugar. Os militares são os únicos capazes de realizar essa brava missão.
      Alguns jornalistas são “bem pagos'” por esses ex terroristas para divulgações mentirosas que favoreçam o PT.

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.