Publicidade

segunda-feira, 29 de setembro de 2014 Política | 10:01

Especialistas erraram previsões na campanha. Mas um alerta: eles costumam acertar quase tanto quanto o acaso

Compartilhe: Twitter

Dilma Rousseff vai perder a disputa pela reeleição e os petistas serão, enfim, removidos do poder. A economia brasileira está muito mal, obrigado, encontra-se à beira do abismo, e imerge de maneira trôpega numa tragédia iminente que dura alguns anos e parece que, em breve, repintará em cores muito mais sombrias a débâcle já sofrida pelo País em outros tempos. Fato. Líquido e certo.

Aécio Neves, o candidato tucano, vai comandar a oposição rumo a uma vitória difícil, mas inevitável “diante de tudo o que está aí”. Apesar das poucas nuances e diferenças, acrescente-se, entre ele e o outro oposicionista relevante, Eduardo Campos – o esperto, boa praça porém inerte nas pesquisas candidato do PSB, amigo do ex-presidente Lula e mordaz adversário da presidenta Dilma.

Opa! Um acaso trágico vindo dos céus, Eduardo Campos morreu. Marina Silva, de aura imaculada, agora é a candidata do pacto eleitoral PSB-Rede. Dispara nas pesquisas, é inevitável sua vitória. Será a conquista da esperança por uma “nova forma de fazer política”. Não há como, é uma questão de tempo – precisamente agora é esperar o 5 de outubro. A campanha de Aécio também morreu. A de Dilma agoniza.

Mas eis que Marina chafurda diante da “desconstrução” (para uns) ou das “agressões” (para outros). Era o tal novo, atribuído pela virtuosa combinação entre a rejeição ao PT, rescaldo de votações passadas, baixa identificação de Aécio e morte de Campos. Suas contradições a tornaram mais vulnerável, Aécio viu sua esperança ressurgir, Dilma subiu e tornou-se, mais uma vez, a favorita absoluta. Petistas graúdos atestam: é possível até mesmo ganhar no primeiro turno. Um assombro de conquista.

Biruta de aeroporto

A soma de previsões definitivas, transitividades, surpresas, acasos, mudanças de rota e – pasmem – reafirmações de mais previsões definitivas é um exemplo de um vício crônico do Brasil (embora não restrito a nós): o mito das previsões dos especialistas. Uma pena, pois o histórico os desabona.

Nada contra os especialistas. A coluna recorre a eles sempre. Coleciona amigos especialistas, entre economistas, cientistas políticos, historiadores, sociólogos, filósofos, jornalistas e psicanalistas. Produzem conhecimento, estendem os limites da interpretação das mudanças presentes e discutem caminhos e possibilidades em formação no horizonte futuro.

E é no futuro que mora o problema. Nada contra quando se tenta antecipar os passos futuros – numa disputa eleitoral ou nos rumos da economia brasileira, por exemplo. O nó cego aparece quando levamos a sério demais tais previsões, quando elas são taxativas demais, como se viu nesta campanha até aqui, ou quando a mídia, em especial, credita, com ares de verdade, o que não passa de hipótese de trabalho. É o caso do pessimismo reinante que paira sobre a economia brasileira, em que certos setores da imprensa insistem em antecipar um ocaso generalizado, um estado sombrio e desesperador sem amparo na realidade da maior parte da sociedade.

Livro mostra que não há método confiável de acerto

Expert_Political_JudgmentUm livro fantástico, publicado há quase dez anos nos EUA e, infelizmente, sem tradução no Brasil, ajuda a sustentar a falácia das previsões dos especialistas. Chama-se Expert Political Judgment (Princeton University Press, US$ 17 na Amazon). Seu autor é Philip E. Tetlock, um professor de psicologia de Berkeley, Califórnia. Ele passou quase 20 anos analisando previsões de centenas de especialistas sobre o destino de dezenas de países. Foram 28 mil previsões coletadas.

Os números são desabonadores para os especialistas, e as conclusões, edificantes para quem se irrita com previsões. Do livro, extraem-se três lições essenciais: primeiro, especialistas (e colunistas como o que assina esta Pensata) sabem menos do que parecem saber. Segundo, falham com bastante frequência. Terceiro, nunca são penalizados por seus equívocos. “Nenhuma sociedade criou ainda um método confiável de pontuação de acerto dos especialistas”, afirma Tetlock.

Aos números. Entre os analistas de maior pessimismo, 70% das previsões se revelaram mais sombrias. Delas, só 12% terminaram por ocorrer. Entre os mais otimistas, 65% dos cenários traçados foram mais rosados. Destes, 15% se materializaram. Ou seja, o grau de acerto é uma lástima, com leve vantagem para os otimistas (mas leve mesmo). Especialistas são péssimos no cálculo de probabilidades, e segundo o estudo de Tetlock não importa se as previsões dizem respeito a economia, política interna ou assuntos internacionais. Suas avaliações são igualmente equivocadas em todo o espectro de temas.

Previsões servem para sistemas não complexos

Se os especialistas se saem um pouco melhor do que o acaso (ou tanto quanto um macaco jogando uma moeda para cima), por que eles insistem em fazê-lo e nós em ouvi-los? Dan Gardner, no livro Future Babble (Balbucio sobre o futuro, US$ 12,79 na Amazon) arrisca algumas explicações. Para Gardner, nos habituamos a ver a ciência prevendo com enorme sucesso fenômenos como eclipses e marés. Só que esses são sistemas não complexos. Neles, o todo não difere da soma das partes, o que permite montar equações que resultam em predições bastante acuradas. O problema é que quase todas as atividades humanas constituem sistemas complexos, nos quais o todo é mais do que a soma das partes.

Se aprendêssemos bem essa lição, talvez só devêssemos levar a sério experts que expressassem suas previsões do seguinte modo: “Há x% de probabilidade de que o cenário y se materialize”. No mundo real, porém, não é o que ocorre. As manchetes seriam mais enfadonhas. O leitor fugiria. O cérebro humano procura tão avidamente por padrões que os encontra até mesmo onde não existem. Mesmo num mundo sempre mais complexo, queremos narrativas cada vez mais simples e explicações cada vez mais lógicas para nossas preferências. Queremos encontrar sentido nas coisas, mesmo onde não há sentido aparente.

Por essa razão a mídia tem sua responsabilidade adicional. Diz Tetlock: “A mídia não só não consegue eliminar as más ideias mas muitas vezes favorece ideias ruins, especialmente quando a verdade é muito confusa para ser embalada ordenadamente”. A propósito, quanto mais entrevistas os especialistas haviam concedido à imprensa, descobriu Tetlock, piores tendiam a ser suas previsões.

Tem vida longa, porém, a tendência de buscar chaves explicativas definitivas quando, muitas vezes, não resta outra saída se não jogar uma dúvida no ar. Pode resultar em frustração do leitor ou espectador, mas se trata de ser feita uma avaliação de custos e danos. (Blogueiros e colunistas públicos da mídia tradicional, à esquerda e à direita,  e suas certezas absolutas certamente discordarão dessa análise.)

Pensem como a raposa

Tetlock dividiu seus especialistas ao longo de um espectro entre o que batizou de “porcos-espinhos” e de “raposas”. A referência aos animais vem do título de um ensaio de Isaia Berlin sobre o romancista russo Lev Tolstói, chamado “O Porco-Espinho e a Raposa”.

Porcos-espinhos são personalidades de tipo A, que acreditam em grandes ideias, em certos princípios que regem o mundo com o rigor de leis da física e que sustentam praticamente todas as interações que ocorrem na sociedade. Karl Marx e Freud são dois exemplos.

Raposas, por outro lado, são criaturas que gostam de fragmentos, acreditam numa infinidade de pequenas ideias e adotam abordagens distintas para um mesmo problema. São mais tolerantes às nuances, às incertezas, à complexidade e às opiniões discordantes.

Porcos-espinhos são caçadores e estão sempre em busca de uma presa grande. Raposas são animais coletores. Raposas, diz Tetlock, são muito melhores em fazer previsões do que porcos-espinhos. Por essa razão, Tetlock pede que experts tenham mais humildade. Desse modo, diz ele, o debate político poderia soar menos estridente.

O problema é que, como diria o poeta irlandês William Butler Yeats, “falta convicção aos melhores, enquanto os piores estão cheios de apaixonada intensidade”.

 

Autor: Tags: , , , , , , , , ,

33 comentários | Comentar

  1. 83 claudio 29/09/2014 22:20

    Isto aqui é uma merda,só publica o que interessa ao partido da anta.

  2. 82 claudio 29/09/2014 22:18

    Esse espaço é dedicado aos pe tebas de plantão para defenderem,seu troco ou até podemos chamar de ganha pão. Mas é vergonhoso para um ser humano,ser antipatriota para ganhar uns trocados a mais. Nosso país precisa de nossa honestidade agora, é hora de mudar.

  3. 81 botelho pinto 29/09/2014 21:20

    É incrível, a legião de dependentes das bolsas oferecidas pelo governo,infestam os comentários com defesas das roubalheiras que o governo atual faz. Tudo isso só para não perder a boca?
    No Brasil qualquer pessoa que quiser de fato ganhar dinheiro é só trabalhar.O que não é caso dessa turma aqui.A casa está caindo e haverá um grande número de desempregados que atualmente mamam no governo vão ter que trabalhar ou viver só da bolsa que todos os candidatos
    ainda acham que tem que dar.

  4. 80 osvaldo jorge simoes buschi 29/09/2014 19:45

    Todos que conheço querem o PT fora do poder,pois chega de robalheira, quebraram a Petrobras., mandaram dinheiro nosso para Cuba., poderiam ir para la após eleições para nunca mais voltarem a esse Pais…..

    • douglas 29/09/2014 21:53

      Caro Osvaldo então não vai votar em ninguém né, seja coerente viu.

  5. 79 LulaMagal 29/09/2014 19:37

    O povo não é bobo e vai eleger a Dilma do PT de novo!

    • claudio 29/09/2014 21:04

      Só vota no PT quem não tem compromisso com a honestidade, ou faz parte dos dependentes das bolsas e comentaristas contratados. São a nossa vergonha, se vendem por muito pouco. No Brasil
      qualquer pessoa disposta a trabalhar não necessita disso. Estamos criando uma legião de párias.

  6. 78 Marcos 29/09/2014 19:25

    Um dos motivos de Aécio e outros candidatos do PSDB não estarem se saindo bem nas pesquisas é porque os candidatos do PT omitem a cor vermelha do partido, inserindo a cor azul e também muda o tamanho da estrela colocando-a bem pequenina nos materiais de propaganda política e que nas condições originais representam Cuba, a bandeira perfeita para mostrar a estrela do PT e a forte afinidade que o atual governo tem com aquele país ditador. Pois como Cuba financiou nos anos 60 a tentativa da tomada do poder pelos “companheiros”, hoje no comando eles devem isso a Cuba, por isso estão omitindo estrategicamente os originais da bandeira. E a cor vermelha e a estrela original também associam o PT à corrupção e manipulação de poder, vide autorização na segunda-feira passada, dia 22, para o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares a cumprir o restante de sua pena de prisão em casa. E o outro companheiro Genoíno?

  7. 77 javan 29/09/2014 18:30

    A verdade e seguinte. As redes sociais como aqui onde 95 e originaria da direita torta erraram pois acham qe o povo acredita neles. Fechados nas redes sociais. Sem fazer nada. Só se comunicando com suas comunidades e longe do povo como sempre foram acreditaram na própria mentira. La FOTA não representam 20%. Dançaram os novos excluídos ns web a estados não sabiam que no passado não se via corrupção porque a Policia federal só prendia da oleiros.

  8. 76 roberto 29/09/2014 18:21

    A Dilma só subiu nas pesquisas porque até agora a campanha é de candidato único. Ou vcs acham que 12 minutos contra 2 não fazem diferença na TV? No segundo turno a mascara da Dilma vai cair. É só esperar

  9. 75 jsvan 29/09/2014 18:15

    E a corrupção.. ….ora….sempre existiu….somos o pais dos corruptos……veja os caciques do congresso estão la faz décadas foi a direita que os plantou…….pior ninguém consegue governar sem eles……desde quando recebiam em terras do. Governo ….DEpoi com grana que fez falir os ex grandes bancos nacionais…..depois o mensalão para FHC se reeleger e as concessões fraudulentas onde deputados ganhavam radio e TV. Depois o mensalão DP para comprar a direita e. Lula fazer o melhor governo desde 1500. Dilma ganha e lula volta em 2019. Os miseráveis e os pobres nascidos e criados no seculo 20 sr coveryeram. A direita paga pelos seusccrimes o voto obrigatório os partidos de aluguel e tudo que há de ruim que plantaram.

    • claudio 29/09/2014 21:08

      Pela sua escrita da pra ver que não é chegado a uma leitura, logo fala besteira e defende essa raça de corruptos. Brasileiro decente não aceita corrupção. É o nosso país que está em jogo, não sua bolsa qualquer coisa.

  10. 74 ALCINDO 29/09/2014 17:51

    QUANDO SERÁ QUE VAMOS DEIXAR DE SER RIDÍCULOS COM ESSA ESTÓRIA DE DEUS PRA CÁ , DEUS PRA LÁ E NOS TORNARMOS UM PAÍS SÉRIO COMO A SUÉCIA QUE TEM 85% DE ATEUS , DE RACIONAIS, DE GENTE QUE VIVE A REALIDADE AO INVÉZ DESSA BOBAJADA DE RELIGIÃO ? ADORO O BRASIL , CONHEÇO MAIS DE 40 PAIZES E TENHO HORROR DE SER VISTO COMO BRASILEIROM QUE BARBNARIDADE ADREDITAM ATÉ NO CABOCO PAPAKÚ.

  11. 73 javan 29/09/2014 17:31

    Qual a novidade……… Estão a serviço do capital e da mídia marrom. Então escrevem o que seus chefes mandam……..Ou seriam burros mesmos………….Ou desconhecem as realizações do verno……ou esqueceram a miséria dos anos 90………O povo sabe do. Proune.do pronatec…do ciência. Se mm fronteiras…..do mais médico……..dos. 3. milhões. De casas…….das upad…… do crédito consignavel………das. Super. Creches……..do 20. mil ônibus escolares. Amarelinhos……..dos restaurantes. Populares………do. Pleno. Emprego…….dos. 380 bi de dólares em caixa……..dos pedágios baratos……..cancro.

  12. 72 kalifa 29/09/2014 17:29

    Tudo não passa de vontade pessoal de que as previsões fossem verdade, mas a verdade é outra e conspira contra o que a classe dominante queria!O Brasil melhorou e ninguém em sã consciência quer perder o que conquistou!Para desespero da direita troglodita e virulenta!

  13. 71 Edison Luiz Gonzalez 29/09/2014 17:03

    É bem provável que a Dilma ganhe ainda no primeiro turno, se utilizar a máquina (digo as máquinas) de votação como foram utilizadas nas últimas eleições, ou seja, já estão todas com os votos computados antes mesmo antes de chegarem às sua zonas eleitorais, e isto é o que tem sido feito para destruir nosso amada Pátria e transforma-la numa Cuba, Venezuela e sabemos lá mais o que, que este Partido Tranqueira está pretendendo, acabando até mesmo com nossas Forças Armadas, para que não possam combater o mal pela raiz, mas DEUS é muito justo, e feliz a nação que tem DEUS como seu verdadeiro governante. Abaixo o PT.

    • maria ines m. ramos 29/09/2014 19:37

      Quem fiscaliza as urnas? Como poderemos nos mobilizar para evitar a manipulação? Quem pode ajudar?

      • douglas 29/09/2014 21:56

        As mesmas urnas elegeram FHC por 2 vezes, dorme com um barulho desses.

    • moisés spinola 29/09/2014 17:33

      Infelizmente, se as máquinas já estão manipuladas Deus está fora dessa. Mas se ele é brasileiro ele dá um jeitinho, devagarzinho e mineiramente.

  14. 70 Tania 29/09/2014 16:06

    Fico feliz de saber que temos pessoas mais esclarecedoras, conscientes… como o Sr Paulo que ” enxerga ” além do que parece óbvio… e que não se deixa levar por qualquer discurso, pesquisa… Parabéns a todos que realizam o ” movimento do pensamento “… !!!!!!!!!!!!!!!!

  15. 69 Fabio 29/09/2014 16:02

    O maior problema do povo brasileiro é que ele quer votar em quem está na frente, para “não perder seu voto”. Por isso essa barbárie de divulgação, quase diária, de pesquisas eleitorais. Quando o brasileiro for convencido que é melhor votar em sua consciência, e não pela ‘maioria”, vão mudar o quadro de resultados e divulgações de pesquisas eleitorais ou eleitoreiras?

  16. 68 Arci Bar bosa 29/09/2014 15:31

    Os “fazedores de pesquisas” os “arrumadores de números positivos ou negativos ao seu bel prazer.
    Tudo isso é uma tormenta que confundem os eleitores e no final ridicularizam a sociedade.
    Lembramo-nos da Erundina, estava perdia, de repente surgiu nas alturas, caso mais recente do Haddad em São Paulo, que “surpreendeu”.

    Confia nesse “fazedores” de números é um pouco controverso, se “eles” tiverem alguns interesses segue-se o que eles querem não o que é real.
    Embora por causa dos forjamentos numéricos leva ao eleitorado até mudar de opinião, “Ah, vou votar nesse ou naquele que passou na frente”, “Não darei o meu voto para alguém que vai perder…”

    Infelizmente alguns são golpistas fazem dos números uma verdadeira manipulação.

    Acredito que poderá haver segundo turno e que de qualquer sorte a Presidenta Dilma estará novamente no poder, para manter o que deu e esta dando certo, para corrigir o que não esta muito correto e realizar fatos novos que o povo espera para dar andamento nas mudanças inicias na “Nova Democracia” na era da diretas já.

    Até mais.

  17. 67 marcos 29/09/2014 15:27

    se as pesquisas são compradas pelo PT em SP é o PSDB o comprador?

  18. 66 Wolth Pellar 29/09/2014 15:26

    KENNEDY: EU DISSE ISTO, AÍ EM BAIXO, HÁ QUASE DOIS MESES… E, VOCÊ, NÃO ACREDITOU…! AFINAL, QUE “CAZO” DE REPORTER/BLOGUEIRO VOCÊ É….??? NÃO ACREDITO…!!!
    CARTA ABERTA AO “REPORTER” BLOGUISTA KENNEDY ALLENCAR…!!!!
    MARINA É, LITERALMENTE, E DE “FACTO”, UMA BOLHA!!!” – Vai implodir/explodir….!!!???
    KENNEDY: vocês estão empolgados com o “fenômeno” Marina…! Ledo ENGANO…!
    Pois, ela não dura mais três semanas! Para iniciar a cair! É fruto da pregação da grande mídia, conchavado as “pesquisas” do “DATAFALHA”. Que força uma situação de pós morte do neto do Grande Arraes. O gogó da Marina é irritante, no sentido de que não tem nada prática. É fácil falar, falar e falar, principalmente, quando a grande mídia abre espaço para apoiá-la, pensando em ser uma única solução, para derrubar o Partido dos Trabalhadores, já que Sr. Aécio não decola nem no seu estado, onde governou por sete anos e meio…!
    Assim como, a Marina não é bem recebida no seu próprio estado. Pois, lá eles já a conhecem bem. Assim, a máxima popular: que não te conhece que compre…! Vocês vão “cair do cavalo” comentaristas “spot”, que não vêm os “palmos adiante das próprias narinas”…! Quem viver verá…! A consolidação da surpresa provocada pelo trágico acidente com o Sr. Eduardo, deve promover mudanças nos conceitos populares que vocês estão exaustivamente promovendo. Ou seja, “todo brasileiro que morre, vira santo”…! Vide o “Tancredo” (avô), cuja esquife foi carregada por cinco capitais brasileiras, antes de ser sepultado em sua “terrinha”. Mas a história verdadeira mostra que a sua omissão, foi responsável pela morte do Grande Vargas, pois era o Ministro da Justiça, na época e se omitiu no caso do atentado do próprio sacripanta Lacerda…! (GRANDE ESPERTALHÃO DA UDN, que, desde a velha república, sempre foi um belo ESCRAVAGISTA…!)
    POR FINAL, EXPLIQUE PARA OS SEUS COLEGAS QUE: “ESCRAVAGISMO” SEMPRE FOI UMA “IDEOLOGIA” EM NOSSO PAÍS, DESDE OS TEMPOS DE COLÔNIA, COISA QUE MUDOU COM O LULA E A DILMA …!
    wolth pellar, também…KENNEDY ALLENCAR…!!!

  19. 65 ADSUMUS 29/09/2014 14:57

    Todos nós sabemos que essas pesquisa são todas compradas, o PT com o dinheiro da corrupção tem grana para comprar qualquer quer pesquisa…… só tenho medo de uma coisa, é as Urnas Eletrônicas estiverem já com milhares de voto a favor desse partido, esse é meu grande receio, pois já foi provado que esta urna eletrônica não é confiável.

    • douglas 29/09/2014 21:59

      Quando elegeu o FHC por 2 vezes era confiavel???

  20. 64 hilario 29/09/2014 14:36

    A questão maior não são só os “especialistas” o problema é a mídia que gosta de ouvir eles.

  21. 63 a.carlos 29/09/2014 14:06

    Alguém já ouviu falar do “P I G,o partido mais manipulador, desestabilizador, tendencioso e corporativista do Brasil,uma verdadeira e escancarada falácia nacional e esse ano ele entrou forte com todos os seus tentáculos na disputa presidencial.

  22. 62 a.carlos 29/09/2014 13:58

    Alguém já ouviu falar do “P I G,o partido mais manipulador, desestabilizador, tendencioso e corporativista do Brasil,uma verdadeira e escancarada falácia nacional e esse ano ele entrou forte com todos os seus tentáculos na disputa presidencial .Ricardo De Almeida parabéns por sua nota de hoje.

  23. 61 Jair Batista 29/09/2014 13:40

    Especialistas em quê?

  24. 60 douglas 29/09/2014 13:11

    Se a mídia fizesse seu papel de neutralidade e não para vender e subir na audiência a Dilma estaria com 70% , haja vista a TV cultura em seu jornal, só trás comentaristas contra o PT, e isso é crime.

    • Antonio balbino de carvalho 29/09/2014 14:32

      Que o que tu falas é vero, não tenho dúvidas!

    • Dani 29/09/2014 14:29

      Você tem certeza que teria 70%?? Acho que teria uns 15%. Pois com tanta corrupção, tanta falcatrua, mentiras, roubalheira.. Ela tem altas taxas de rejeição (mais de 50%) isso sim.

      • douglas 29/09/2014 22:01

        O grande problema das denuncias fofoqueiras é provar aí o papo muda

      • Tania Carlos Lpes 29/09/2014 15:44

        Dani, é preciso estudar mais, ler mais , refletir mais, analisar mais, procurar ” enxergar ” além da “tela”… você acha que a corrupção só acontece agora, especialmente com o PT ? Ha mais de 500 anos que temos acultura da corrupção, da mentira… o problema é que agora estamos em um processo democrático e temos ainda a tecnologia da informação, que todos acabam sabendo o que acontece nas mídias , sejam informações para o bem ou para o mal , tendenciosas, com interesses ocultos…

        • Antonio Carvalho 29/09/2014 18:07

          Tania, faço das tuas as minhas palavras, pede para pesquisar na internet o rambo do banestado, foram 20 bilhões de dollares para o exterior. Só um exemplo.

  25. 59 Paulo 29/09/2014 12:41

    A mídia corrupta e a elite conservadora não querem a proximidade de consumo com as classes menos favorecidas. Essas classes estão surgindo agora no governo do PT, pois nos governos anteriores elas eram cada vez mais aniquiladas pelo grande poder midíatico e elitizado. Dilma, vai ganhar as eleições para o bem do país. Não vamos entregar a nação de novo a FHC e sua malta, os vendilhões do país,( A Privataria Tucana, o Brasil Privatizado e Operação Banqueiro), livros que devem fazer parte da leitura de todo brasileiro. Livros esclarecedores, escritos por jornalista investigativos que não se curvaram as ameaças da mídia corrupta e seus asseclas políticos.

    • Tania Carlos Lpes 29/09/2014 15:26

      Boa, Paulo!!!!!!!!!! faço minhas,suas palavras… eu assisto alguns cometários de ” especialistas” em política, economia, filosofia, antropologia … de diferentes tipos de mídias, só para tentar descobrir o que estão nas ” entrelinhas ” dos discursos dos mesmos, e não precisa muito, basta procurar ” enxergar ” além que que parece óbvio…pois como cidadã e eleitora, ja tenho minhas simples avaliações e nem precisaria ouvir estes ” especialistas” têm a dizer…mas tudo isso se confirma que o eleitorado brasileiro, não é mais o mesmo, isto é, houve um pequeno avanço em relação ao conhecimento da política brasileira… novos tempos…

  26. 58 cabroeira 29/09/2014 12:36

    Não há mais lógica e nem certeza de nada no Brasil e no mundo. Especialista brasileiros vivem de vender falsas idéias….não me adimira se um dia Luan Santana for presidente do país

  27. 57 Manuel Luiz Lopes 29/09/2014 12:21

    Caros autores. Parabéns. Tudo foi muito bem colocado e fundamentado. Creio que não era do objetivo detalhar, mas não me contenho quanto à avaliação da mídia. Na realidade a mídia não só “divulga idéias ruins”. Em grande parte ela as cria por interesses indivulgáveis…Quanto aos especialistas, os melhores são os meteorologistas( desculpem…) que divulgam “chuvas esparsas” e” possibilidades de chuvas”. Haja vista a consequencia dos especialistas em futebol, de tão recente memória…

  28. 56 Jose Paulo Carneiro 29/09/2014 11:55

    A grande midia no Brasil é praticamente um partido. Manipula as pesquisas ao seu bel prazer. Porém o povo não é bobo e esta ligado. Hoje em dia grande parte da população busca outras fontes de informação.

  29. 55 Felipão 29/09/2014 11:43

    Os ditos especialistas, são especialistas em manipulação, sempre puxando a brasa para as respectivas sardinhas. Como dito erram tremendamente mais do que acertam, por que ao invés de fazer a previsão baseados em análise de conjuntura, ficam tentando induzir as vítimas, ou melhor ouvintes com sua própria vontade, ou vontade de seus patrões empregadores.

  30. 54 armando botelho 29/09/2014 11:19

    Imagino eu que os institutos de pesquisa não consideram a educação do cidadão e a capacidade do mesmo ser manipulado . As previsões devem considerar que a cidadania é diretamente proporcional justamente a educação e como estamos com altos índices de analfabetos funcionais então esta população é altamente manipulados por quem faz mais demagogia numa campanha politica e nisto o PT é imbatível..

    • douglas 29/09/2014 22:06

      Caro Armando quando o FHC foi eleito o povão era mais analfabeto, e agora que me diz. não vai engasgar.

  31. 53 lucas 29/09/2014 11:17

    como um candidato com 38+38 entre otimo, bom e regular de avaliaçao pode perder uma eleiçao

  32. 52 jose roberto nardo 29/09/2014 11:15

    FAZER valer o poeta irlandes Willian BUTLER,FALTA CONVICÇÃO aos melhores,enquanto os piores estão cheios de apaixonada intensidade

  33. 51 ADIRSON MIGUEL DA ASSUNÇÃO 29/09/2014 11:01

    Os “Especialistas” não erraram, simplesmente falavam o que a grande mídia mandava. Só a imprensa corrupta e sonegadora é que queria o PT fora do poder. Mas, o povo vai eleger Dilma.

    • Walter 29/09/2014 14:09

      Adirson, concordo com você, dia 05 de outubro vai dar Dilma, coração valente.

    • Fernando 29/09/2014 13:42

      Você pode ter certeza meu caro ADIRSON MIGUEL.
      Eu comungo da mesma ideia sua.
      Dilma será eleita para continuar fazendo o Brasil crescer.
      FORA TUCANOTRALHAS.

      • Marcus 29/09/2014 18:46

        É isso aí Fernando 100% contigo DILMA 13 já no primeiro turno com mais de 65% para esses TUCANALHAS homofóbicos pararem de jogar merda na mídia para confundir os eleitores, mas todos sabem que principalmente essa VEJA é um verdadeiro LIXO esse lixo desse aécio aponta o dedo para os outros, mas quando se trata dele ele se cala, maior ladrão de Minas Gerais e do Brasil e essa marina uma verdadeira capeta travestida de evangélica boa moça, os brasileiros não vão deixar o Brasil voltar atras, siga em frente coração valente.

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.