Publicidade

sexta-feira, 17 de outubro de 2014 Política | 11:43

O ódio ao outro explica o preconceito contra o voto nordestino

Compartilhe: Twitter

Assim como fez no confronto da Band e tem repetido desde que a polêmica surgiu, o tucano Aécio Neves sublinhou nesta quinta-feira, no debate do SBT, a promessa de ser o candidato da integração nacional: nem para ricos, nem para pobres; se eleito, vai governar para todos, garantiu o candidato do PSDB.

Ao dizer isso, Aécio faz um movimento duplo, cujos resultados ainda não parecem evidentes se eficazes até o dia de votação do segundo turno. Primeiro, tenta desfazer a ideia – sedimentada no mínimo nos últimos 16 anos – de que o PSDB é um partido elitista, mais confortável no papel de representante dos bem nascidos, bem informados e bem ilustrados do que capaz de governar para ricos e pobres, incluídos e excluídos.

(Durante muitos anos o PSDB deu sucessivas mostras de ser o único partido social-democrata do mundo que abomina o Estado e o ativismo estatal, hostiliza o sindicalismo e acha movimento social coisa de gente menor, nada a ver portanto com a social-democracia que encantou a Europa a partir da primeira metade do século XX.)

O segundo movimento de Aécio ao apresentar-se como candidato de todos é tentar corrigir a rota dos rumos tomados pela declaração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Respondendo a uma pergunta do jornalista Mário Magalhães, FHC disse: “O PT está fincado nos menos informados, que coincide de serem os mais pobres”, referindo-se à distribuição dos votos de PT e PSDB não só no primeiro turno mas também nas eleições de 2010 (Dilma vitoriosa) e 2006 (reeleição de Lula). Até aqui, o PT obteve melhor votação no Norte e no Nordeste; o PSDB, no Sudeste.

Para os petistas, tratou-se de uma nova prova do elitismo e do preconceito tucano. Um insulto aos nordestinos e aos pobres. Para os tucanos, a grita petista depois da declaração foi injusta, deturpada e eleitoreira. E vêm dizendo deste então que é o PT, e não o PSDB, o promotor de uma divisão preconceituosa do eleitorado.

O candidato do PSDB, Aécio Neves, posa ao lado do cantor Raimundo Fagner no Centro de Tradições Nordestinas, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Foto: jornal O Dia

O candidato do PSDB, Aécio Neves, posa ao lado do cantor Raimundo Fagner no Centro de Tradições Nordestinas, em São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Foto: Jornal O Dia

Uma pensata sobra a polêmica

De fato, o que o ex-presidente e Fernando Henrique Cardoso disse foi em parte uma verdade sociológica: o mapa dos mais pobres coincide com os menos educados; o dos mais ricos, com os mais educados. Como afirmou depois o cientista político Fernando Limongi, a distribuição regional do voto, a boa votação do PT no Nordeste e a do PSDB no Sudeste, não é senão outra forma de fazer a mesma constatação de outra maneira, porque é no Norte e no Nordeste que residem os mais pobres e os menos educados.

Mas FHC disse uma frase também reveladora do que pensa. Na transcrição completa:

“O PT está fincado nos menos informados, que coincide de ser os mais pobres. Não é porque são pobres que apoiam o PT, é porque são menos informados. Essa caminhada do PT dos centros urbanos para os grotões é um sinal preocupante do ponto de vista do PT porque é um sinal de perda de seiva ele estar apoiado em setores da sociedade que são, sobretudo, menos informados”.

Note o “sinal preocupante” da análise do presidente ao avaliar a migração do eleitorado petista dos centros urbanos (no tempo em que era oposição e o PSDB, governo, aliado com o PFL – hoje DEM). Na sua primeira eleição, FHC teve proporcionalmente mais votos entre os eleitores que não passaram do ensino fundamental. Também teve vitória folgada no Nordeste, no Norte e no Centro-Oeste. Isso se repetiu na reeleição tucana, em 1998.

O PT “migrou para os rincões” a partir de 2006. Na primeira eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (2002), seu voto majoritário ainda foi das pessoas mais escolarizadas (52% do eleitorado com ensino superior e 42% entre os menos instruídos, informava de véspera o instituto Datafolha).

Eis a “perda de seiva” petista apontada de maneira preocupante por Fernando Henrique.

Os tucanos pagam o preço porque a frase do ex-presidente abarca a ideia de que o voto no PT é atribuído a inferioridades culturais e sociais, não existentes nos eleitores de outros partidos – na ótica do tucano, especialmente do PSDB, claro.

Difícil enxergar mentira e equívoco em quem viu na frase uma divisão preconceituosa do eleitorado ou desvio de sentido, como FHC e Aécio Neves os acusam com a virulência sofisticada à moda tucana.

Para certos ditos bem esclarecidos, o eleitor inculto não sabe escolher. Equivocam-se porque não têm a sensibilidade de perceber que o pobre nordestino vota exatamente como o rico sudestino. Seu voto é igualmente racional. Ele vota buscando maximizar seu bem-estar. Em linguagem do povo: vota porque sua vida está melhor (se apoia o candidato governista) ou porque está insatisfeito e busca melhorar sua vida (quando ajuda a apear o partido governista do poder).

Menos informados? Na esmagadora maioria, certamente (noves fora não raro também encontremos no Leblon carioca e no Jardim Europa paulistano hordas imensas de pessoas que falam sem saber do que dizem). Maus eleitores? Um dado para responder: o crescimento econômico do Nordeste nos últimos três anos é de três a quatro pontos percentuais acima do crescimento nacional; o Centro-Oeste teve PIB chinês.

O tema do voto nordestino não foi levantado exclusivamente pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Houve aberrações, como o caso da comunidade médica que pregou o holocausto no Nordeste em campanha contra Dilma Rousseff, defendendo castrações químicas a eleitores do PT. Ao iG, a uma médica do grupo defendeu a página, disse que é usada “só” para desabafos e defendeu “a revolução do agir”.

O ódio aparece nas sombras, se verá a seguir.

Fazemos amor, não fazemos guerra

Doutor em história social pela USP e professor da Unicamp, o historiador Leandro Karnal tem uma análise sobre o ódio do brasileiro que ajuda a explicar certos sentimentos expostos nesse debate sobre preconceito e divisão do eleitorado do País. Ao traçar um histórico de como o brasileiro lida com a questão do ódio, Karnal mostra que temos muita resistência em assumir que fazemos guerras, que aqui há preconceito e racismo e, mais do que isso, que temos dificuldade em reconhecer o mal em nós. Segundo ele, acreditamos nas manifestações de ódio e de ira aparecem sempre no outro, no estrangeiro, no vizinho; nunca em nós.

O que essa característica revela?

Na tese da cordialidade do brasileiro (eternizada pelo historiador Sérgio Buarque de Hollanda nos anos 1930), seríamos o país da generosidade, da civilidade, da hospitalidade gratuita – a terra do coração. Negando a violência, a capacidade de manifestar nosso ódio, nosso racismo, nosso ressentimento social, agiríamos pelo coração, passionalmente. Inclusive quando odiamos.

Sérgio Buarque olhava naquele momento para a Alemanha nazista, onde havia estudado, e o Brasil parecia uma ilha de estabilidade num mundo cercado de ódio. O nó górdio é que isso ocultou passagens memoráveis do ódio, do preconceito e do ressentimento social presentes também no brasileiro: basta ver os desenhos de Debret, a repressão ao quilombo de Palmares (quando Zumbi foi morto e teve seu pênis amarrado de maneira infame à boca), a própria escravidão de três séculos e meio, a repressão a Canudos e a forma como o arraial foi executado, na Guerra do Contestado em pleno século XX, no fato de que o trânsito brasileiro mata um Vietnã inteiro por ano.

Há mais: gays sofrem violência porque… são gays. Mulheres sofrem violência porque… são mulheres. Nordestinos são chamados de paraíbas quase como um elogio carinhoso, ou como símbolos de sinais preocupantes de perda de seiva de um partido.

Voltando a Leandro Karnal, ele menciona um dos grandes preconceitos da história do Brasil: desconhecemos em nossos registros a expressão “guerra civil”. Guerra civil, lembra Karnal, é coisa de gringo; nós vivemos agitações, jamais guerra civil. Mesmo que o Rio Grande do Sul tenha se separado do Brasil por 10 anos. Mesmo que tenhamos em nossa história eventos como a Cabanagem, a Sabinada, a Balaiada, a Revolução de 1932 de São Paulo, luta armada e torturas praticadas pelo Estado durante a ditadura militar instalada em 1964.

A violência, repita-se, é sempre do outro, nunca a nossa. “É sempre um espanto e inexplicável. Só tem sentido no outro, longe de mim”, lembra Leandro Karnal. Ele ironiza: “Por incrível que pareça somos um povo profundamente pacífico cercado por pessoas violentas longe da minha comunidade, sejam elas cariocas, sertanejos, favelados, nordestinos ou quaisquer outros indivíduos que encarnem a violência contra mim, representante da brasilidade”.

Karnal trabalha com o que os acadêmicos chamam de alteridade: o “nós”. Em outras palavras, a valorização do “eu” em contraponto ao “nós”. Revelar capacidade de enxergar o “nós” é sempre mais difícil. Numa entrevista à revista Insight-Inteligência, alguns anos atrás,  eu e os jornalistas Luiz Cesar Faro e Cláudio Fernandez ouvimos dele a análise:

 “Todas as vezes que somos expostos ao outro, à alteridade, reforçamos a xenofobia, o racismo, o etnocentrismo e um certo darwinismo social. Ou seja: estou evoluindo mais do que o meu vizinho, logo estou mais à frente, sou melhor e mais civilizado. Havendo a ideia de que, entre o dia e a noite, há um período de crepúsculo, é nesse período que as sombras assumem formas fantasmagóricas”.

As sombras em questão são o ódio, a perversidade, a violência, a agressividade, os sentimentos racistas, homofóbicos e misóginos. O ódio, diz Leandro Karnal, é uma rara forma de comunicação universal com o outro, uma tentativa de diálogo. Acrescento: uma ação e uma reação, uma demonstração de superioridade ou inferioridade, poder ou conformação, decadência ou inveja, altivez ou resignação, ofensa ou ressentimento, desespero ou anseio de felicidade. “A natureza humana é violenta e, quando ele tem chance, exerce essa violência através do poder, da comparação cultural e de outras formas de exercício de superioridade. Deixamos à tona uma enormidade de sentimentos agressivos, comparativos racistas e assim por diante”, disse.

Não existe Deus sem o diabo

Mas é assim que alimentamos a nossa identidade. “O ódio é um elemento muito poderoso, que confere identidade”. O preconceito é expressão do ódio, repita-se.

Em O Evangelho Segundo Jesus Cristo, de José Saramago, há uma passagem na qual o demônio se mostra espantado com tantas atrocidades cometidas na história do cristianismo, em nome de Deus Pai. E Deus diz: não posso ser Deus se não houver o diabo.

Não é por outra razão que as igrejas insistem na ação do demônio. Não há deus sem o diabo; certo sem o errado; esquerda sem a direita; prazer sem a dor; esperança sem o medo. E, em última instância, PT e PSDB não conseguem existir sem o outro.

 

Autor: Tags: , , , , , , , , , ,

110 comentários | Comentar

  1. 160 Julian 29/10/2014 14:18

    Sobre a criação de um MURO que separe o Norte-Nordeste do resto do Brasil: nós o aceitamos, porém com as seguintes condições:
    1 – Dê adeus a aquele açaí gostoso que você toma todo dia na academia, ok? E volte ao pão integral, pois tapioca não terás mais.
    2 – Seus filhos não irão poder ler Jorge Amado, Ariano Suassuna, Graciliano Ramos, Aluisio de Azevedo, Castro Alves, José de Alencar, João Ubaldo Ribero, entre outros.
    3 – Vamos ter que engolir Collor, Sarney, Lobão e Renan. Você terá que aguentar seus jovens talentos: Bolsonaros, Garotinhos, Feliciano e Russomano. Além do João Campos (autor da cura gay), Malafaia e Edir Macedo.
    4 – Não vale mais viajar para Porto de Galinhas, Praia do Forte, Itacaré e Jericoacoara. Muito menos réveillon em Trancoso e jamais, em hipótese alguma, carnaval em Salvador e Recife. Aliás, todas as memórias de carnavais passados neste locais terão que ser apagadas da sua mente.
    5 – Seu carro flex, vai ser só a gasolina, pois não vamos dar a cana-de-açúcar que plantamos e produzimos.
    6 – O samba fica com a gente pois foi criado na Bahia. Vamos ter que brigar pela Bossa-Nova, pois surgiu no RJ, mas das mão de um baiano, João Gilberto. Também ficamos com o movimento Tropicalista e seus principais mentores: Caetano, Gil, Torquato e Tom Zé. Sua vida musical vai ficar mais triste pois não abrimos mão de ficar com o frevo, axé, maracatu, afoxé, forró e tantos outros ritmos.
    7 – Ficamos com o maior complexo industrial integrado do hemisfério sul, o Polo Petroquímico de Camaçari que conta com 90 empresas químicas, além da fábrica da Ford. E lembre-se que o maior polo tecnológico, o Porto Digital, está em Recife e o polo têxtil está em Fortaleza.
    8 – Podem ficar com Elis Regina. Nós ficamos com Gal, Bethânia, Elba, Alcione, Fafá, Daniela e Ivete.
    9 – Não abrimos mão da maior empresa de construção do país, a Odebrechet, que também é a maior exportadora de serviços brasileiros e uma das maiores construtoras de hidroelétricas do mundo.
    10 – Quando o volume morto da Cantareira acabar, não vale pedir água emprestada da bacia do Amazonas ou do são Francisco (que já anda muito castigado).
    11 – Parte da exportação fica com a gente, principalmente a de frutas, algodão, soja, cacau, feijão, guaraná e milho. 95% do sal também fica conosco já que é produzido no Rio Grande do Norte.
    12 – Não vamos ser a 6a economia mundial, nem vocês, pois serão ultrapassados por Itália, Rússia e Índia. Nosso PIB será maior do que o do Chile, Portugal, Israel, Grécia, Finlândia e Singapura, para citar alguns exemplos.
    13 – E o mais importante de tudo: DEVOLVA NOSSA GENTE. Queremos de volta todos os nordestinos (e seus descendentes) que saíram de nossas terras desde a década de 40 e ajudaram a construir suas cidades. São Paulo e Rio são grandes metrópoles hoje, graças a migração nordestina, e se todos um dia voltarem, essas cidades irão parar e a economia quebrar. Além de empregadas domésticas e motoristas de ônibus, vai faltar professores, médicos, engenheiros e administradores.
    Nhay? Ainda quer construir esse muro?
    (Este post não tem o intuito de ofender ninguém, nem de acirrar disputas, muito menos destacar superioridades/inferioridades de regiões. Apenas gostaria de lembrar que existem coisas boas e ruins em todos os lugares. Se os nordestinos votaram em Dilma, é porque tem seus motivos. Burro e ignorante é você que não percebe. O Nordeste precisa do Brasil e o Brasil precisa do Nordeste. Vamos deixar o racismo e elitismo de lado, afinal somos todos brasileiros.)
    8 de Outubro, dia do Nordestino

    Noel Smith

  2. 159 José carlos 28/10/2014 16:18

    Sou nordestino de Sergipe e reconheço que de fato os nordestino não sabe votar, não está ligando em querer fazer a diferença pois gosta mesmo é de sofrer se conforma com as misgalha oferecida pelo PT . Que o próprio PT nem tá ai com nenhum cidadão de bem e cada vez mais melhora a qualidade de vida dos maginais. O nordestino não sabe o que é DEMOCRACIA

  3. 158 Carlos Resende 28/10/2014 0:42

    O preconceito, apresentado na redes sociais, pelos fascistóides pró-Aécio, nos mostram do que o Brasil se livrou.
    Em um país Miscigenado como o nosso, é ridículo o pensar de muitos, que se consideram europeus.
    Acham o brasil ruim ??Vão para Europa, pra lá serem descriminados como fazem com os de sua terra. BANDO DE RETARDADOS !!!

  4. 157 Lucas 27/10/2014 11:33

    Acho que os Estados sulistas estão querendo algo mais para o Bolsa Família (emprego e vinculo com a educação, pois traria dignidade para quem o recebe), pois na minha opinião eles estão cansado de sustentar (com impostos caríssimos) um programa que só esta crescendo e não esta dando resultados concretos, sim é uma ideia fantástica que o finado Betinho teve, porém na época era vinculada a educação, foi ampliada e continuou sendo uma ideia fantástica porém esta na hora de mudar, até quando uma pessoa vai ficar recebendo auxilio do Governo? e digo isso no intuito de achar que a pessoa que recebe deveria ter coisa melhor, um emprego por exemplo onde ela ganhe muito mais que o Bolsa Família, com isso teríamos hipoteticamente mais dinheiro para investir em educação, saúde e segurança…

  5. 156 lia 27/10/2014 9:28

    Olha falar contra o ódio é uma coisa interessante,separem os comentários escritos aqui e vejam aonde esta o ódio….Petistas porque tanto rancor? e desprezo pelo Aécio? o partido de vocês, tem ficha corrida de km…na verdade deveriam estar metade na cadeia e o restante processados por ser conivente e ladrão…qual a diferença de uma bolsa F. e uma dentadura? ou uma sacola de rancho? Na verdade eles estão comprando votos…é o velho sistema “modernizado “…Uma coisa é certa; nestes 4 anos vocês terão perdido seus empregos,sua comida vai estar com preços nas alturas,combustível,gaz,energia,apagão, desgovernados…faltará comida e até papel higienico hehehe não esqueçam de guardar os “santinhos” da Dilma vai servir para alguma coisa….
    Pelo menos esta meio neurônio…não vai poder dizer que é “herança” FHC

  6. 155 GILMAR 21/10/2014 15:17

    PORQUE ESSE FILHINHO DE PAPAI ESTÁ COM ESTE CHAPEU NORDESTINO ? A QUEM ELE QUER ENGANAR ?
    VOLTE PARA SUA PRAIA COBERTA DE PÓ AO INVÉS DE AREIA.

  7. 154 Silvio 19/10/2014 20:40

    Votar no PT é confirmar na urna que o crime compensa

  8. 153 Antônio Carlos 18/10/2014 10:50

    Se abster ou anular voto é concondar com situação atual de corrupção desenfreada….se não acredita mais nos políticos, como muitos, você pode determinar a alternancia de poder, a inevitavel AUDITORIA que todos almejam……Eu Voto Aecio 45….

    • Francisco Livino de Noronha Neto 19/10/2014 16:20

      O PSDB PRECISA FAZER AUDITORIA NA PRÓPRIA CASA

      Lamento desapontá-lo amigo, mas, não existe necessidade de AUDITORIA alguma: e, por uma razão muito simples: todo caso de corrupção nestes últimos doze anos foi investigado, levando a punição dos culpados o que mostra a firme determinação dos dois governos do ex-presidente Lula, e o atual presidenta, Dilma Rousseff (em investigar e punir os culpados), o que, em muito, os diferenciam do governo de Fernando Henrique Cardoso (quando, tornou-se uma regra) empurrar a sujeira para debaixo do tapete fazendo-se vistas grossas às tentativas de investigação e abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito).
      Tão notório tornou-se o acobertamento de todo e qualquer mal feito (que, a grande mídia, sempre generosa e apoiadora do FHC ao longo dos seus oito anos de governo, apelidou o seu Procurador Geral da República de) Engavetador Geral da República, tal era descalabro da corrupção que grassava o governo do Fernando Henrique.
      E só efeito de comparação das duas situações temos não apenas a livre ação da Corregedoria Geral da União, que, na maioria dos casos determinou a investigação levada a cabo Pela Polícia federal (basta ver o número de operações da Polícia Federal nos governos Lula e Dilma e no de Fernando Henrique Cardoso), e seguida tínhamos a formalização da mesma pela Procuradoria Geral da República. Tal era o clima de independência e liberdade, e foi com o qual que tantas e tantas operações foram deflagradas e os culpados presos independentemente da condição econômica e social dos envolvidos.
      Portanto, o PSDB não investigou e nem puniu em sua própria casa, assim, concordo com a realização de uma AUDITORIA, mas, esta deverá ser realizada em Minas Gerais, quando, o Mensalão Mineiro, envolveu, do ex-governador, Eduardo Azeredo, outras 66 pessoas; como também em São Paulo, nos processos de licitação das linhas do METRÔ e da CPTM envolvendo as multinacionais SIEMENS e ALSTON; na compra de votos para aprovação da reeleição durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Para não citarmos tantos e tantos outros casos de corrupção, como por exemplo, os casos SIVAN e da PASTA ROSA, que, como os outros também não foram investigados.
      Isso que expusemos acima, sim, devem (para não citar outros casos) ser objeto de AUDITORIA, já que não foram investigados pelo PSDB, pois, só se faz auditoria do que não investigado.
      Assim não precisa de AUDITORIA alguma sobre os governos Lula e Dilma pois tudo foi investigado. E, como destacamos acima, somente se faz AUDITORIA sobre casos de corrupção que não foram investigados, e essa não é (e nem foi) as marcas dos governos dos últimos doze anos.
      E a AUDITORIA no PSDB começou a ser realizada… E sabe por quem? Pelo próprio povo, antes, e agora (pois o PSDB já não consegue convencê-los acerca de coisas que estão enraizadas na consciência do povo brasileiro) e são do conhecimento dele também.

      • Maiza 30/10/2014 15:42

        Perfeito!!!

  9. 152 Marco Aurélio 18/10/2014 0:59

    É a primeira vez que me manifesto através desta ferramenta, então lá vai, tive a oportunidade de viajar pelo Brasil quando agente de turismo, 1º pelos mais belos lugares

  10. 151 Nildo 18/10/2014 0:20

    PSDB E DEM SÃO UM MOTE DE LADÕES E VAGABUNDOS QUE GOVERNAM PARA A ALTA ELITE E PARA GRANDES EMPRESÁRIOS E INVESTIDORES FINANCEIROS QUE VISAM SUGAR NOSSAS GENTE E ROUPAR NOSSO POVO, PROVA DISSO É QUE UMA CERTA REVISTA AMERICANA, E A MANIPULADORA GLOBO APOIAM A ELEIÇÃO DO MAL CARÁTER AÉCIO NEVES E SUA QUADRILHA, OLHA QUE SÓ TEM GENTE DE ALTA PERICULOSIDADE DA POLITICA BRASILEIRA COMO FHC, SERRA, ALCKMIN, AÉCIO…, JUNTOS COM OS CORRUPTOS DO DEM, SE É QUE VOCÊS SABE COMO A BOLSA REAGEM COM OS RESULTADOS DE AÉCIO NAS PESQUISAS MANIPULADA PELA GLOBO.
    MAS EXISTEM UM MONTE DE LEIGOS QUE NÃO CONSEGUE ENXERGAR OU SÃO COMPRADOS POR ALGUMA COISA DE INTERESSE PESSOAL. O NUMERO É 13

    • Anderson 27/10/2014 10:46

      Tá certo e comprar votos com bolsa isso, bolsa aquilo, fazendo terrorismo dizendo que quem não votar no PT perderá todas as “ajudas” do governo…. o PT perdeu sua essência há anos… e nesse momento votar no PT é compactuar com corrupções e toda essa roubalheira….

  11. 150 josemar barros da cunha 18/10/2014 0:13

    Quem fala em corrupção do PT, não conhece o passado do PSDB.

  12. 149 Fred 18/10/2014 0:09

    O que mais me irrita, é esse povinho do sudeste achar que os Nordestinos são burros e ignorantes, por simplesmente preferir votar na Dilma ou no PT. Aí quer dizer que vocês são inteligentes por simplesmente votarem no Aécio neh? Não tou criticando o voto de ninguém até porque vivemos numa democracia e as pessoas têm o direito de votar em quem quer, mas julgar as pessoas de uma determinada região pela sua preferência política? me desculpem, mas, isso é pura burríce e ignorância. Os nodestinos preferem votar na Dilma porque foi no governo do PT que os Nordestinos tiveram mais oportunidades, foi no governo do PT que o Nordeste cresceu acima de todas as outras regiões do país, crescimento esse observado no PIB da região nos 12 anos do governo do PT em que se deve principalmente ao crescente avanço dos investimentos ocorridos na região nos últimos anos. Na visão de muitos cidadãos do sul e suldeste do país, principalmente aqueles que não têm dinheiro pra comprar nenhuma passagem aérea para visitar o nordeste, são os que mais agem com preconceito contra os nordestinos. Pensam que no nordeste ainda as pessoas vivem em casa de pau a piqué, e vivem morrendo na seca, quando se na verdade hoje são vocês Paulistas que sofrem mais com a seca. Chamam os nordestinos de pobres e favelados, quando na verdade o maior conjunto de favelas da america Latina, se encontra no Eixo Rio – São Paulo. O Nordeste se torna hoje o maior destino de turistas estrangeiros do Brasil superando todas às demais regiões. Foram as capitais nordestinas mas bem avaliadas e elogiadas no quesito infraestrutura para se receber os turistas na Copa do mundo segundo revista Alemã. Foi no Nordeste que uma turista belga deu uma entrevista a globo news durante a copa do mundo e ao ser perguntada sobre o que ela tinha achado do Rio, chamou de favela e São Paulo de Inferno e por finalizar disse que o Nordeste era a melhor região do Brasil. Foi o Jornal Daily Mail que colocou São Paulo entre os dez piores destinos turísticos do mundo. Foi em São Paulo que eu viajei uma vez pra nunca mais, e olha que eu me hospedei em hotel 4 estrelas. É a região nordeste que mais gerou emprego no país nos últimos anos, em consequencia dos recentes investimentos em vários setores de obras de infraestrutura, industria, comercios e serviços, turísmo, entre outros. Então para terminar deixo um recado para vocês do sudeste. Qualque coisa pergunta para o daily mail!kkkkkkkkkkk

  13. 148 pedro 17/10/2014 23:49

    o povo nordestino é em sua grande maioria um povo trabalhador, honesto. O problema é que é manipulado pelos petralhas. Vamos estudar, vamos nos libertar.

  14. 147 Pereira 17/10/2014 23:36

    Não conheço essa filosofia do ódio como base do preconceito! Se por ventura houver proconceito em qualquer ordem, creio que não terá sido provocado pelo ódio. Teoria que não convence…

  15. 146 jairo 17/10/2014 23:14

    GLOBO PROIBIU O PT DE MOSTRAR O VÍDEO É ABERTO TODOS PODE ASSISTIR A FOME NO GOVERNO DO PSDB ATE 2002 VEJA O LINK http://www.youtube.com/watch?v=-A9zEQ1-ODQ

  16. 145 luiz Antonio Vilela 17/10/2014 22:58

    Vc , como escritor, parece mais um PARASITA do PT. Não sabe escrever com imparcialidade. Aécio vem aí. Lembrando que ódio é assassinar prefeitos , roubsr empresas públicas, guardar dinheiro na cueca, nas meias , na mala e proteger seus canalhas como fossem heróis. Cai na real seu colunistazinho.

  17. 144 DISTEFANO 17/10/2014 22:53

    Prefiro ter a pretensão de ser rico honestamente do que ficar nesse discurso ultrapassado do PT que “empregado come chupa molho e patrão como filé, rico vota em rico pobre vota em pobre”. O mundo evoluiu, porém essa turma fanática dos petralhas vive com a mesma retórica dos anos 60. Cresce meu povo, vamos ter pensamento de gente grande, sem ter vergonha de dizer o quanto é bom ter dinheiro e poder viver a vida de forma digna,feliz e honestamente!!!

  18. 143 r.bs 17/10/2014 22:45

    É LAMENTÁVEL E VERGONHOSO , ESTE COMENTÁRIO NOCIVO E NEFASTO AO POVO BRASILEIRO, COM ESPECIALIDADE COM OS SUDESTE, SUL CENTRO-OESTE E SUL. O PRECONCEITO ESTÁ AI SENHOR, RODRIGO DE ALMEIDA, PENSATO. O QUE O PT QUER É DIVIDIR O BRASIL EM DUAS NAÇÕES. ISSO JÁ FOI TENTADO NO PERÍODO DA INTENTONA COMUNISTA DE 1922. O POVO BRASILEIRO REAGIU E COM CERTEZA IRÃ REAGIR AGORA DIZENDO VAMOS COM 45 PARA SALVAR O BRASIL DA DIVISÃO. O IG QUE FOI COMPRADO COM O DINHEIRO DA CORRUPÇÃO ESTÁ DESESPERADO COM O POVO DECIDINDO COM 45 JÁ. RRUAN.

  19. 142 luiz Antonio Vilela 17/10/2014 22:16

    Sua coluna é altamente Petralhista. Não deveria estar no ig, pois não sabe comentar commisenção.

  20. 141 ruoger 17/10/2014 22:14

    O nocaute que a dilma tomou no debate deixou ela tontinha .Travou né dilma ,só a repórter não percebeu.VOU DE AÉCIO 45 .O pt acabou.FIM 12 anos de farra estão tirando o Brasil do prumo que o FHC tinha colocado.FORA pt SOU AÉCIO45

  21. 140 DISTEFANO 17/10/2014 22:05

    Vou dar uma dica. Quem quiser ser governado pelo PT deveria morar no Nordeste, bem lá no sertão. Lá tá tudo uma maravilha: a saúde funciona, a educação é de primeiro mundo, não tem inflação, todas as estradas são asfaltadas, há fartura de alimentos, não há fome, moradia para todos, sobra emprego qualificados, não há crianças trabalhando, não existe violência, é coisa de primeiro mundo e de quebra vai ser governada por Dilma!

    PS! Esse Nordeste infelizmente só existe na propaganda do PT..

  22. 139 Nilton Araujo 17/10/2014 22:02

    Vamos ver se agora a censura do IG deixa passar meu comentário:
    A mídia brasileira está infestada de “jornalistas de aluguél”…

  23. 138 Nilton Araujo 17/10/2014 21:58

    A mídia brasileira está infestada destes comunistas hipócritas…

  24. 137 HUMBERTO 17/10/2014 21:58

    Quem falou mal dos nordestinos foi o PT, o PT está por traz de todo incitamento de ódio, preconceito e mentiras, querendo de todo jeito enganar o eleitor, não foi à toa que disseram que iriam fazer o inferno para ganharem a eleição, O PT é o lobo vestido em pele de ovelha para enganar o eleitor. O combustível do PT é o ódio e o PT subsiste e vive disto, pois se não fosse a propaganda do “trabalhador votando em trabalhador contra a elite do mal” o PT jamais teria tomado a chefia do Poder Executivo do Brasil. Na mente pervertida dessas pessoas, sempre existe um “conflito” entre classes: Ou seja os ricos contra os pobres, o que eles não dizem é que eles próprios são ricos, e ficaram ricos graças a corrupção do PT. Para eles é o vale tudo, eles querem fazer o povo de besta usando o ódio e a difamação e o terrorismo contra qualquer partido ou pessoa que seja contra eles, por isso vamos dar um basta no PT partido MAFIOSO, CORRUPTO e ANTIDEMOCRÁTICO partido da mentira e da difamação. Não se deixe enganar, vamos tirar essa corja do poder, vote pela mudança vote em Aércio 45.

  25. 136 ruoger 17/10/2014 21:57

    A CRIMINALIDADE NA ERA DO PT SUBIU MMUUIIITTOOO MAS MUIIIITO MESMO. ESSE PARTIDO DE LADRÕES,CORRUPTOS E MENTIROSOS NÃO ESTÃO NEM AÍ PARA A IMPUNIDADE QUE ESTIMULA A VIOLÊNCIA.A EDUCAÇÃO QUE ELES REFEREM É ALUNO ESPANCANDO PROFESSOR QUE MAL SOBREVIVE COM O QUE GANHA.

    • Nildo 18/10/2014 0:18

      PSDB E DEM SÃO UM MOTE DE LADÕES E VAGABUNDOS QUE GOVERNAM PARA A ALTA ELITE E PARA GRANDES EMPRESÁRIOS E INVESTIDORES FINANCEIROS QUE VISAM SUGAR NOSSAS GENTE E ROUPAR NOSSO POVO, PROVA DISSO É QUE UMA CERTA REVISTA AMERICANA, E A MANIPULADORA GLOBO APOIAM A ELEIÇÃO DO MAL CARÁTER AÉCIO NEVES E SUA QUADRILHA, OLHA QUE SÓ TEM GENTE DE ALTA PERICULOSIDADE DA POLITICA BRASILEIRA COMO FHC, SERRA, ALCKMIN, AÉCIO…, JUNTOS COM OS CORRUPTOS DO DEM, SE É QUE VOCÊS SABEM COMO A BOLSA REAGEM COM OS RESULTADOS DE AÉCIO NAS PESQUISAS MANIPULADA PELA GLOBO.
      MAS EXISTEM UM MONTE DE LEIGOS QUE NÃO CONSEGUE ENXERGAR OU SÃO COMPRADOS POR ALGUMA COISA DE INTERESSE PESSOAL. O NUMERO É 13

  26. 135 HUMBERTO 17/10/2014 21:52

    Só o fim da reeleição pode devolver dignidade aos cargos políticos
    Compartilhe
    Qual a relação entre reeleição e corrupção? Parecem temas distintos, mas no Brasil não são. O último relatório da Fiesp (federação das indústrias de São Paulo), de 2012, anunciou que o custo médio da corrupção no país em 2010 ficou entre 1,38% e 2,3% do PIB – R$ 50,8 bilhões a R$ 84,5 bilhões. Dinheiro que construiria centenas de hospitais, escolas e moradias, ou seja, o que realmente precisamos. Acreditem, a roubalheira pública, a disseminação da impunidade e o nepotismo estão enraizados e multiplicados por um sistema político corrompido que não se renova.

    A cada eleição, que também custa milhões aos cofres públicos, recolocamos as mesmas pessoas e perpetuamos o processo viciante da política brasileira. Um sistema que degenera com o tempo, em razão dos seus abomináveis e seculares vícios, gerados pela corrupção, que começa pela deturpação dos seus princípios. “A corrupção dos governantes quase sempre começa com a corrupção dos seus princípios” (Barão de Montesquieu).

    O fim da reeleição é a única maneira de restabelecer a dignidade dos cargos políticos, com gente competente e preparada, que saiba enfrentar adequadamente os problemas do país.

    Não é a dilatação do prazo que vai fazer com que uma administração desastrada ou desonesta se conserte. Todo programa de governo previamente planejado deve ser executado no período legal do mandato.

    Na democracia, quanto mais renovação nos comandos, menos espaço se proporciona ao continuísmo ditatorial ou feudal
    Luiz Flávio Gomes, jurista, sobre benefícios do fim da reeleição

  27. 134 paulim figueiredo 17/10/2014 21:47

    ……….esse KarlosZappa é um grande D’um imbecil, o negocio é votar na Dilma (13), pois o canditato dele, bate em mulher, dirige bêbado, gosta de outras “couzitas” e manda na Venus Platinada. Vá se catar ô ZAPPA….

    • Claudia 17/10/2014 23:05

      O negócio é perceber que a Candidata assaltava Banco e comandava quadrilha. Lindo e honesto, né?

  28. 133 luiz 17/10/2014 21:38

    Outro dia vi um video aonde falavam de “Jornalista de aluguel”, não consegui entender do que se tratava. O que será?

  29. 132 luiz carlos 17/10/2014 21:09

    Pô essa cara não tenta nem um pouco disfarçar que é ptista de carteirinha

  30. 131 Nena 17/10/2014 20:31

    Excelente reflexão sobre o ser humano e realmente o estudo do Prof. Karnal é esclarecedor da nossa “pacífica e prazerosa” pátria.A maioria dos comentários feitos a este artigo, são a confirmação das ideias do Prof. Karnal , Tudo é bom se EU mando , se for OUTRO aí é ruim e tratem de pensar como EU penso, senão…

  31. 130 Nilson 17/10/2014 20:29

    Há na imprensa e no meio artístico como o cantor Chico Buarque que defendem esta esquerda de mentirinha que gostam de tomar whisky de primeira linha e prega uma falsa igualdade a todos com o nome de socialismo, o que esta gente do PT quer é o poder pelo poder como qualquer ditador de direita e quem sabe um dia fazer do povão seu escravo com a manutenção do assistencialismo sem nenhum compromisso de contribuição ao país. Xingam a classe média ( a única e verdadeira que sustenta este país com muito trabalho) como se ela tivesse culpa da existência da pobreza que é fruto dos inúmeros desgovernos que este país já teve.
    Afinal qual foi o paradigma que o Lula e a Dilma quebraram quando presidentes???? Ficam sempre na mesmice, porque não tem competência e ainda dominam e lideram um partido que teve como missão escancarar os cofres das estatais (correios, PB, etc..) para angariar recursos para o partido.
    Por exemplo, Getulio trouxe a CLT, FHC o Plano Real, Juscelino desbravou o interior do País…
    CHEGA DE PT…….AECIO NELES, MUDA BRASIL……

    • franklin 17/10/2014 23:09

      O playboyzinho ginecofóbico, nepotista, drogado, prevaricador, dissimulado… isso pra citar apenas alguns adjetivos desse elemento. Ele foi reprovado nas urnas no 1° turno pelos dois Estados onde vive. Os eleitores do Rio de Janeiro e Minas Gerais estão de parabéns,pois, não se deixaram influenciar pela grande mídia golpista e souberam separar o joio(Aécio pó Neves) do trigo(Dilma ética Rousseff).

  32. 129 Eduardo Antônio De Moura 17/10/2014 20:28

    Quanto ao “ódio ao outro”, vai dizer que são só os tucanos que gostariam de transformar os cangaceiros petistas em cinzas, ao passo que a turma da estrela vermelha é inocente, bem intencionada, joga limpo, é santa, boa, honesta, verdadeira, coerente, jamais foi hipócrita, seus articuladores não são demagogos de carteirinha e todos querem o bem do Brasil, além de serem incapazes de tripudiarem sobre quem quer que seja, incluindo os paulistas que sofrem a maior seca da história do Brasil? Vá lá que todo mundo quer ganhar, levar vantagem, mas ninguém é mais besta de engolir discurso furado e quando se tiver que falar de safadeza e cretinice, pelo menos vamos jogar sério… ora bolas!

  33. 128 Adilson de Souza 17/10/2014 20:27

    Cada povo(eleitores) tem os governantes que merecem. Se somos desprovidos de uma boa educação formal, imaginem educação política. Para sermos participantes de primeiro mundo precisamos escolher bons políticos, acompanhar suas atuações, cobrar as reformas necessárias. No nosso estágio atual vamos precisar de mais duas ou três gerações para chegar lá, isso se começar já. Quem viver verá.

  34. 127 Eduardo Antônio De Moura 17/10/2014 20:21

    De quebra, não há preconceito algum contra negros, nordestinos, índios, veados, favelados e nem mesmo contra os esquerdistas radicais. Porém, o que ninguém pode esconder, é que setores encastelados nos podres poderes da república, num primeiro momento iludem as minorias com promessas vãs para traze-las para o olho do furacão e num, segundo momento, com elas todas juntas, pensam utilizá-las para demolir o sistema na expectativa de, caso consigam deletar as atuais instituições do país para usufruírem as benesses de uma sociedade socialista paradisíaca só para os novos próceres da pátria. Mas, esses maus articuladores se esquecem de duas coisas: Primeira, que esse gado humano se vencer uma luta interna irá querer seu quinhão e não permitirá que os novos caudilhos mamem sozinhos. E segunda, nenhuma minoria após concorrer para a vitória permitirá ser preterida em favor de quem quer que seja. E nos dois casos nossos pseudo “revolucionários” terão mais problemas no futuro do que agora, pois até lá poderão aparecer guilhotinas no Brasil e cabeças rolarão. As deles e tomara… eles são burros demais!

  35. 126 Nobre 17/10/2014 20:20

    ATENÇÃO NORDESTINOS E NORTISTA DO BRASIL. Cabras machos que votar no AÉRCINHOPORTO, vai tá votando contra o Norte e o Nordeste do Brasil, no próximo dia 26 faça o seguinte calculo matemático: 13+13 = 26……então divida 26:2 = 13….e vote DILMA, ENTENDERAM?

  36. 125 master 17/10/2014 20:15

    o povo do nordeste, e nortista, principalmente os menos favorecidos, precisa entender que o aecio e comprometido com as elites, com os banqueiros, com o sistema financeiro internacional, a justificativa , quando sobe nas pesquisas as bolsas de valores disparam, voce ja viu pobre aplicando dinheiro na bolsa de valores, se a dilma nao fizer nada pelos pobres esse tal de aecio e que nao vai fazer nama mesmo, acordem, pensem bem antes de votar.

    • José Almeida Bitencourtxxx 17/10/2014 21:32

      Pessoal, acredito que a mudança sempre é bem vinda, quando esta é para melhor. Na conjectura atual, infelizmente a oposição não se apresenta como uma alternativa viável. Eu iria votar no Eduardo, pois acreditava nele uma terceira via. Neste segundo turno, tenho a total convicção do meu voto… e será na Dilma.

    • luiz carlos 17/10/2014 21:10

      acorda mané esse esse tipo de discurso é do século passado

  37. 124 Eduardo Antônio De Moura 17/10/2014 20:09

    Não há guerra social nenhuma em andamento, a não ser a quer está sendo articulada nos subterrâneos da politicalha nacional pelas esquerdas ladravazes tementes de perderem o poder e para o manterem, usarão os lascados da pátria – leia-se favelados e nordestinos – como bucha pra canhão, os quais, se vencerem eventual confronto, manterão as mamatas da pretensa abjeta ‘inteligentsia’ dos intelectualóides parasitários dessas esquerdas xibungas existentes por este Brasil a fora!

  38. 123 Siqueira 17/10/2014 20:07

    Nesse sistema político, os candidatos são vitrines e nós massa de manobra, muda Brasil…….

  39. 122 Carlos 17/10/2014 19:59

    Que M….. é essa, sou leitor do IG e cliente ha anos, estes comentários tendenciosos para PT vem se tornando frequente pelos colunista do IG, estou extremamente decepcionado, pois a imprensa no minimo deveria ser neutra pois existe leitores de ambas preferencias, então precisa ter muito cuidado para não criar mal estar para quem vota para um ou para outro, com toda estas denuncias de corrupção do PT, como e possível votar num partido desse. Tem alguma coisa errada ai, entao IG seja correto e coerente como uma imprensa imparcial, que sempre achei que fosse ate hoje.

    • Maria 17/10/2014 20:41

      cara você vem falar de imprensa neutra! fala sério – leia a VEJA, ISTOÉ lá você verá seu candidado TUCANO falando sozinho e dizendo todas as mentiras de que ele é capaz. Além disso o autor não falou nada que não venhamos presenciando diariamente, hoje houvi num consultório que ao inves de darem bolsa família deveriam incentivá-los a trabalhar! fala sério! será que isso não é preconceito!

  40. 121 José Granzoti 17/10/2014 19:56

    Também concordo, o jornalista é tendencioso ao apoiar o PT.

  41. 120 Dorival Barreto 17/10/2014 19:51

    Não sei se é extrapolar muito, mas a fala de FHC me lembra aquele “Perdoai, porque eles não sabem o que fazem”.

  42. 119 Claudia Pacheco 17/10/2014 19:47

    Prestem atenção, hoje vi uma reportagem sobre as estradas brasileiras. No norte e nordeste não tem nem estrada quanto mais informação certa sobre política ou anti-política que o PT faz. Não acho preconceito e sim uma dura realidade conservada em interesse de alguns malandros disfarçados de político.
    Não eh a política que transforma um candidato em ladrão, mas eh o seu voto que transforma um ladrão em político.

  43. 118 JORGE SOBRINHO 17/10/2014 19:43

    OS COMENTARIOS DO IG SÃO PRÓ PT ? ENTÃO LEIA O GLOBO, O ESTADÃO, FOLHA DE SP,
    VEJA (A REVISTA, DIGO FOLHETIM DO PSDB) E OUTROS MAIS…QUE VC VÃO VER O QUE É TENDENCIOSO !

  44. 117 Marcelo Ferreira 17/10/2014 19:38

    Nunca vi tanta besteira em um artigo só. São deduções estapafurdias sem qualquer nexo com a realidade. Perdi meu tempo lendo este artigo.

    • Pereira 17/10/2014 20:22

      Concordo plenamente. Além de tudo um texto enorme, cansativo… quilométrico. Não é agradável, sobretudo quando partimos para textos curtos, objetivos, sem muito redeios…

  45. 116 Carlos 17/10/2014 19:36

    Se não fosse os nordestinos São Paulo não seria esta mega cidade

    • Ewerton 21/10/2014 9:20

      Os nordestinos destruíram a cidade, vai lá no brás e vê como ta.

  46. 115 Marco Andrade 17/10/2014 19:30

    Gente essa discussão, de quem fez e quem não fez já caiu , quando o próprio PSDB e o senhor Aecio reconheceu os avanços sociais e econômicos do governo Lula e Dilma, pois quem sempre administrou principalmente no Segundo mandato foi ela. Sou profissional liberal e vim das classes A e B, sou branco e descendente de um ex-nobre russo. O Brasil desde que eu me entendo por gente e o pais mais racista e preconceituoso do mundo, os brancos e ricos só lembram que pobre existe na igreja ou quando vem eles na televisão. A ponto de ter muitos negros , diante do preconceito raivoso ter medo de admitir a sua condição e origem, diante dessa cultura odiosa racista que ridiculariza o pobre e o favelado . Minha familia foi expulsa da Russia e do Peru , pois viviam em uma ilha de riqueza em um mar de pobreza e miséria, condições para gerar violentas revoluções.

    O estopim de uma revolta social no governo FHC estava quase acesso, com morte no campo e nas cidades. O LULA trouxe prosperidade e melhoria de vida para milhões brasileiros. Graças as universidades federais abertas, cursos técnicos e revitalização da Industria Naval e retomada da Industria do Petróleiro, acrescido da revitalização econômica do Nordeste, com ações de estado e não dos coroneis que apoiam o PSDB e os partidos nanicos que o seguem.

    Hoje até a familia Sarney foi derrubada por um aliado do LULA , o Flavio Dino do PCdo B. Acho que tudo foi disseminado por grupos financeiros e econômicos que se apavoraram com o modelo de partilha no Pré-Sal , para resguardar os investimentos nas areas sociais determinadas por lei ,aprovadas por esse governo.

    Vejo que com o PT, que deixa a policia investigar e o judiciário punir sem as intervenções do governo passado(FHC ,SERRA e AECIO). Mesmos que sejam suas lideranças envolvidas, isso é inédito, outros governos dariam até golpe de Estado, e isso não aconteceu as instituições foram respeitadas. Por isso tudo voto 13 !!!

    • DISTEFANO 17/10/2014 21:48

      Realmente Marcos o PT não influenciou no julgamento do mensalão. Você deve estar com a memória fraca, esqueceu dos acontecimentos abaixo:

      1. O ex-presidente Lula tentando influencia o Ministro do Supremo Gilmar Medes a atrasar o julgamento do mensalão, escutas clandestinas colocados dentro do escritório do próprio Gilmar Mendes.
      2. Indicação de Ministro para STF que foi advogado do PT.
      3. Ameaças, pressões, tentativa de denegrir a imagem do Ministro Joaquim Barbosa que qualificava como quadrilha os dirigentes do PT envolvidos no mensalão.
      4. 10 anos para o julgamento do mensalão chegar ao fim. Depois da aposentadoria de Ministros favoráveis as condenações.
      5. O presidente do STF Joaquim Barbosa era protegido pela elite do exercito Brasileiro, porque será???

      Poderia ficar aqui relatando várias situações mais o PT não merece a perda do meu tempo…

      Acorda Marcos e deixa de fanatismo… Vote em quem você quiser, agora não queira me chamar de burro ou desinformado.

  47. 114 LUIS 17/10/2014 19:09

    HOJE, TEMOS QUE CONVIVERMOS COM, POLÍTICOS, IGREJA CATÓLICA E UM IRRESPONSÁVEL, COMO O MALAFAIA, QUE ÍNSITA SEUS SEGUIDORES PARA LUTAR,
    MINHA GENTE LUTAR CONTRA QUEM? CONTRA NOSSOS IRMÃOS ESSE CARA É UM FALASTRÃO, VAMOS VOTAR, SE NÃO TIVER ALGUÉM DO SEU AGRADO, ANULE SEU VOTO E PRONTO, PARA QUE LUTAR, POR QUAL IDEAL? TODOS TEM O MESMO DISCURSO, LUTAR…LUTAR….LUTAR .

  48. 113 GILBERTO 17/10/2014 19:08

    GENTE. SOMOS TODOS IRMÃOS. VAMOS NOS UNIR CONTRA OS POLÍTICOS CORRUPTOS, NÃO SÓ DO MENSALÃO, DA PETROBRAS E ETC., ASSIM COMO OS QUE SE UNIRAM AOS RENANS, MALUFS, SARNEIS PARA CONTINUAR NO PODER, COMO O SR. LULA.

  49. 112 DISTEFANO 17/10/2014 18:51

    CONCORDO COM O COMENTÁRIO QUE AFIRMOU “QUE O IG ESTÁ BASTANTE TENDENCIOSO PARA O PT”… VENHO PERCEBENDO ISSO A DIAS, QUE FEIO, QUE DECEPÇÃO IG.

    • Rosa 17/10/2014 22:15

      Democracia meu amigo!!!

  50. 111 GILBERTO 17/10/2014 18:50

    Sou Paulistano,filho de pai paulistano e mãe carioca criada no Ceará. Somos todos brasileiros,
    do norte/nordeste, sul/sudeste, e centro-oeste. São Paulo sempre recebeu de braços abertos todos aqueles que aqui chegaram. Não devemos nos voltar contra o povo nordestino, que nos recebe sempre de braços abertos. Devemos sim criticar uma grande maioria de políticos nordestinos, que desde a época do coronelismo os semi-escravisa com esmolas como o bolsa família, em vez de lhes dar educação,saúde e criar frentes de trabalho. Esses políticos recebem dinheiro do governo federal, e aplicam com benfeitorias em suas terras. Resta ao povo imigrar para São Paulo, porque aqui encontraram guarida, com saúde, educação e trabalho. Resta aos governantes de Sao Paulo, capital e interior, ou bem ou mal, criar condições de moradia, e ainda assim serem criticados. BRASILEIROS DE TODOS OS CANTOS. VAMOS CONDENAR OS MAU POLÍTICOS E NÃO NOSSOS IRMÃOS.

  51. 110 DISTEFANO 17/10/2014 18:44

    O pobreza dos brasileiros não está na sua naturalidade, origem ou renda, mas nos seus conceitos, no que julga ser importante, nas suas prioridades, na sua ética, na suas escolhas, na forma de lhe dar com o seu próximo… O governante é a imagem dos seus eleitores ou estamos esquecidos do famoso “jeitinho brasileiro”.

    Enquanto nos países do primeiro mundo o eleitor vota no progresso, aqui no Brasil ainda existem eleitores votando em corruptos ou melhor dizendo bandidos…

    Que saudade de JOAQUIM BARBOSA, aquele que é um homem de verdade!!! Volta Joaquim.

  52. 109 Carlos 17/10/2014 18:38

    Vocês são terroristas tentando criar o ódio entre regiões do Brasil. Nordestinos, sulistas, nortistas, sudestinos ou centroestinos, somos todos iguais. Não nos deixemos iludir por este partido que semeia o terror e a discórdia apenas para se manter no poder! O PT está escrevendo a página mais desprezível da história do Brasil, se utilizando de mentira em cima de mentira, da provocação do ódio entre irmãos. IRMÃOS DE TODO O BRASIL, PELO AMOR DE DEUS, AJUDEM A TIRAR O PT DO PODER!!! VAMOS MOSTRAR AO MUNDO POLÍTICO QUE NÃO TERÁ VEZ NO COMANDO DO PAÍS AQUELE QUE SE APROPRIAR DO PODER PARA ENRIQUECER A SI E A SEUS FAMILIARES, DANDO AO POVO APENAS AS MIGALHAS QUE LHE CAEM DA MESA!!!
    VOTAR NO PT É ADMITIR QUE ELES ROUBARAM, MAS QUE ESTÁ TUDO BEM!
    FORA, DILMA, FORA LULA, FORA PT!!!

    • brasileiro 17/10/2014 19:46

      Pensamento pequeno e despreparado.
      Combata a corrupção sem desemparar o povo pobre e sofrido do seu Pais.
      Acredite na evolução dos programas sociais e acredite que você é capaz de aprimorar oq esta errado, mas não deposite confiança na elite que desprepara e desampara o pobre. Continue a mudar a história, aperfeiçoando-a e tornando-a a sua própria identidade no Brasil que tanto amamos.

    • Rosalina Maria Gomes 17/10/2014 19:12

      Carlos ,seu comentário é bem parecido com o discurso do PSDB.Vocês querem expurgar o Brasil,quando diz que quer o PT fora do poder, joga para debaixo do tapete,todo ódio e preconceito ,contra os eleitores que votam no PT .Corrupto ,seu partido(PSDB ) é campeão em corrupção >Segundo dados do TSE. Raivosos e furiosos são vocês.Eu digo ,se a justiça existe a Dilma tem que continuar na presidência deste país !!

    • DISTEFANO 17/10/2014 18:57

      PODE CONTAR COMIGO QUE SOU NORDESTINO E NÃO VOU VOTAR NO PT, OU MELHOR NOS PETRALHAS!!!

      • franklin 17/10/2014 22:19

        Distefano, idiota, tu és nordestino, cria vergonha na cara, imbecil, alienado, maria-vai-com-as-outras…

  53. 108 luis 17/10/2014 18:29

    Tem gente que é pior que São Tomé, vê e não acredita
    Legal mesmo foi o Governador de São Paulo sair dizendo que em São Paulo não falta agua.
    Não fez as obras que precisavam ser feitas e agora fica culpando São Pedro.
    Vocês que votaram no Geraldo não enxergam nada a sua frente nem com a torneira seca. e Ele mentindo descaradamente na TV. Ganhou. Nem com a educação de São Paulo que já foi a melhor do Brasil, e hoje amargura ai a quinta ou sexta posição atrás de Estados com a renda bem menor que São Paulo. Nem com o caos da Segurança Publica no Estado.
    Depois como dizem os Cultos e Letrados como o Sr Fernando Henrique Cardoso, os nordestinos é que são mal informados. Será?

    • Rosa 17/10/2014 22:20

      Isso mesmo, os letrados e cultos elegeu mais uma vez o Tiririca. que legal

  54. 107 Claudia 17/10/2014 18:07

    A colocação de FHC foi referente as pessoas que desinformadas caem no conto maravilhoso do PT. E sim ele falou que sua maioria encontra-se nas classes mais baixas, mas como vemos nessa coluna, pessoas que não são pobres, também são mal informadas e votam nesse partido. E pior ainda, militam a seu favor obcuramente, usando veículos de comunicação para manipular a opinião alheia.
    Esta coluna usa afirmação para colocar um preconceito que nunca existiu, vou citar um exemplo bem fácil de ser entendido: O Bolsa Família, foi a união de todos os programas criados no governo FHC, que o Sr. Lula embalou e colocou o nome de Bolsa Família. Agora que governo é esse que é elitista e governa para os ricos que faz tantos programas sociais?

  55. 106 paulim figueiredo 17/10/2014 17:58

    ….esse KarlosZappa é um grande de um gozador e BM. O voto é 13 seu mané….

  56. 105 Ailton 17/10/2014 17:41

    Desculpem por publicar aqui, mas se publico na parte de política excluem. acho que todo mundo tem direito a informação. Ciro Gomes que foi Ministro da Fazenda e um dos responsáveis pela implantação do Plano Real, no Governo do Presidente Itamar Franco, comenta sobre o período FHC e o período Lula, ou seja, PSDB X PT. Assistam ao vídeo é muito interessante, muito melhor lidar com a realidade do que publicar vídeos montados denegrindo as pessoas. Segue o link: Se não abrir pesquisem no You tube. http://www.youtube.com/watch?v=evQW7C4jZWA

  57. 104 santos 17/10/2014 17:39

    sou paulista voto no pt, pois esse aecio vai ser igualmente esse governador que temos aqui em são Paulo.

    • fatima 17/10/2014 20:01

      Concordo com você,sou de SV,moro em SP e FHC acabou com tudo que eu construi em 34 anos de carteira assinada,tenho 50 e preciso esperar chegar aos 60 para se aposentar,mais ele tem 2 aposentadorias,desde de 86 vou todos os anos em PE e so ficou melhor la depois do Lula.antes o povo passava fome.

    • Julio Silva 17/10/2014 18:41

      VC VOTOU NO CANDIDATO DO PMDB???

    • DISTEFANO 17/10/2014 18:21

      Boa é a administração do prefeito Adad do PT em São Paulo com apenas 5% de aprovação.

  58. 103 Edith Jaques 17/10/2014 17:25

    Falo não para defender Partido algum. Porém o que tem se notado neste Governo é realmente incitação ao ódio. Não acredito que alguém se refira de tal forma aos nordestinos a não ser que seja pessoa com recalque. Ou por razão política, tirar proveito eleitoreiro, pois vai puxar todos os nordestinos para o Partido que lhe interessa. Pois os tais comentários, se existiu não têm outra lógica. E,quem dúvida que sejam pessoas do próprio partido que quer vantagem. Observa – se que, em nenhum Governo houvera tanta incitação de grupos, uns contra os outros e até contra a Igreja e as religiões. É PERCEBÍVEL. Também pode ser para desviar atenção do que está mal, do desrespeito aos direitos humanos, tais com assistência à saúde e por aí a fora… Isso é o que devemos discutir e dar opiniões. O resto é: “Todos são iguais perante a Lei de Deus e dos homens. Não há razão para discussão!…

    • Jilio Silva 17/10/2014 17:44

      Toda essa raiva não ocorre apenas de um lado contra o outro; tem ocorrido de maneira geral: Norte/ Nordeste x Sul/SUDESTE; Brancos x Negros, Gays x Heteros, etc. O Pt e sua cartilha vão acabar desmembrando o Brasil.

      • eduardo 17/10/2014 19:32

        O que dá ódio realmente é ver candidatos tão despreparados.
        O racismo e o ódio vem das duas partes, é como judeu e palestino.
        O Brasil não é só Nordeste.Há quantos anos se desvia dinheiro para lá?Quem paga por esse dinheiro desviado?
        Por que esse número gigante de Estados numa região tão pequena?
        Por que quando estão no poder o discurso é sempre fazer política para os nordestinos com o dinheiro da classe média do Sul-Sudeste?
        Quem incita então o ódio ?O povo ou Governo?Porque não fazer política para os brasileiros?

      • Pedro de Alcantara Novais 17/10/2014 18:52

        Vergonha, vergonha, vergonha, tenho 65 anos ontem reuni minha família para um jantar e assistir ao debate, lamentável estou estarrecido, jamais em minha vida eu assisti coisa tão triste como aquela praticada por esse cheirador de pó, maconheiro sem carater, pessoa que bate em mulher nem homem é, é pego em blitz da lei seca embriagado sem carteira e ainda tem a cara de pau de querer dar carteiraço e acha isso certo, esse vagabundo não desrespeitou só a presidente, com essa cara rancorosa de quem tinha cheirado todas, ele desrespeitou todas a famílias brasileiras, em minha família temos 9 votos, alguns ainda divido mas depois dessa vergonha praticada por esse mal carater a presidente ganhou mais 9 votas agora é DILMAAAAAAAAAAAAAAA 13 13 13 13

  59. 102 Tony 17/10/2014 17:17

    Pobres não!

    CORRUPTOS, que vendem seu voto por uma merreca de uma destas bolsas esmola.

    Os políticos são a “cara” do povo que votam neles.

    • Maria 17/10/2014 18:45

      Tony, preste atenção no que vc fala. Ofende, depois nega colocando a culpa no pt. Não tenho partido, não recebo bola família, mas respeito quem precisa dela. É fácil vcs ficarem ofendendo quem precisa dizendo que é bolsa esmola, depois se encondem atrás do pt, dizewndo que é ele quem incita o ódio.

    • Pedro 17/10/2014 17:53

      Pobre é seu pensamento.

      Não julgo este pessoal que vota no PT por receber o bolsa família. Para quem não tinha nada, e agora, pelo menos, tem o que comer, isto é muito relevante. Entendo o lado deles.

      Claro que tem muita gente que se aproveita da situação também, mas com certeza não é a maioria.

      Mas, esse mesmo pessoal não entende que este é um tipo de projeto que não irá acabar num eventual troca de governo.

      O fato é, do jeito que está não. Corrupção, falta de investimento em educação, saúde, transporte, economia péssima, ideias um tanto assustadoras, portos em Cuba, etc…

      PRECISAMOS mudar, não que eu acredite que o Aécio será bom, mas simplesmente pela dúvida, porque a certeza da porcaria a gente já tem hoje.

  60. 101 João Renato de Aguiar Fernandes 17/10/2014 17:14

    BRAVO!!!!! RODRIGO E CAROLINA ……….. A VOSSA “PENSATA” É UM TANTO

    DE LUZ NO MEIO DA ESCURIDÃO……

    OBRIGADO!

  61. 100 José Carlos 17/10/2014 17:07

    Querem colocar palavras na boca do FHC e criar uma divisão do país que nã existe. Cala a boca, petista comprado com dinheiro roubado do mesmo povo que você diz querer defender. Como bem disse o Aécio, o interesse do PT é de administrar a pobreza em benefício próprio, mantendo um curral eleitoral entre os analfabetos e excluídos da cultura., assessorado por um bando de pelegos regiamente pagos com propinas de dinheiro público. O único objetivo do PT é se perpetuar no poder, custe o que custar.

  62. 99 adriano 17/10/2014 16:47

    cuidado naqueles que chama os eleitores da Dilma de desinformado.nao gosta de nordestino e que nao gosta de pobre. eles estao ai

  63. 98 Siqueira 17/10/2014 16:46

    É exatamente isso, o diiabo se finge de Bom para alcançar poder, mas ele não tem, amor compaixão, misericórdia, ele é o ódio a discriminação e engana as pessoas, existem espiritualmente e exerce poder sobre as pessoas, é por isso que o Todo Poderoso as vezes tira o que as pessoas tem de mais precioso nesta vida, que é seu próximo mais querido, isso para conseguir plantar o bem nos corações.

  64. 97 Nunnys 17/10/2014 16:44

    Sou nordestino com muito orgulho moro em São Paulo a muitos anos e tenho muito orgulho de morar nesse Estado que me recebeu de braços abertos e me trata muito bem até hoje e se depender de mim não só Aécio será o presidente como SP será sempre governado pelo PSDB.
    Não vejo o pq mudar já que o partido faz ótimas administrações no estado assim como fez quando esteve no planalto.Nunca fui discriminado por ser nordestino, SP sempre me tratou muito bem e me respeitou como cidadão sem independente do lugar que eu vim e não vejo nenhum motivo pra não votar em Aécio Neves.
    Lamentavelmente meu querido Nordeste não percebeu ainda que é usado por Lula e sua turma como massa de manobra pura e simplesmente eleitoreira, é uma pena mas essa é a realidade dos fatos.Se o governo petista tivesse intenção de ajudar o Nordeste não lhe daria esmolas em troca de votos e sim investia em trabalhos para que o povo vivesse com dignidade e sem está sendo cobrado por votos a todo momento devido a bolsa/esmola que recebe.Se constroi dignidade com trabalho,com suor e com mais dignidade e não com favores nas urnas.
    O pt aposta sempre na falta de memória que permeia o brasileiro e tenta a todo momento distorcer os fatos da economia tentando passar a impressão de que foram eles que tiraram o país da hiperinflação quando a realidade passa longe disso.
    O pt é um partido parasita e corrupto e portando jamais poderá acusar alguém de corrupção e olha que contra fatos não existem argumento, por essas e muitas outras voto PSDB, voto Aécio pelo bem do Brasil e pelo futuro de nossas crianças.

    • Ricardo 17/10/2014 18:36

      Sou mineiro e também estou em SP há mais de 30 anos mas só voto PT e também tenho orgulho de SP. Nada contra paulistas.
      Certamente, embora forasteiros radicados em SP, discordamos muito sobre a administração do Brasil.
      Motivos para não votar no Aécio eu tenho, mas voto PT por alinhamento de prioridades. Não voto PT por desejar o fim do PSDB. Por exemplo, veja o link http://plantaobrasil.com.br/news.asp?nID=82071&p=4
      O nordestino já percebeu sim que até o momento na história recente do Brasil a administração do PT muito fez pelos mais necessitados. Vai demorar mas espero que no futuro existam vários Sudestes no Brasil, economicamente dizendo, mas certamente guardadas as características regionais, mas até que isto ocorra grande partes destes mais necessitados de apoio está no Nordeste.
      Esta maior intenção de votos do Nordeste para a Dilma é reconhecimento. Eles não foram comprados ou ludibriados. Eles reconhecem que o maior apoio veio dela e do Lula e não do governo FHC.
      Também eles não têm nada contra o Aécio ou mineiros.
      O Bolsa Família tem colocado muitas crianças na escola para que elas não dependam de programas como este no futuro. A visão é outra: Não é dar esmola para o papai. É aumentar a possibilidade de sucesso no futuro para as crianças.
      Não há Bolsa Família se não houver criança na escola. Isto contribui com aquele “… ensinar a pescar”. (fora financiamentos, bolsas para o exterior e tantos outros programas que resultaram em 5,5 milhões de pessoas cursando alguma graduação – terceiro grau – no ano passado, 2013. Recorde! Também faz parte do “ensinar a pescar”.
      Memorizei muito bem quando fiquei desempregado por 2 ocasiões, em governos passados.
      O nível de desemprego nunca esteve tão baixo! Quase que se pode afirmar que só não trabalha quem não quer.
      Agora, imagine uma família de 10 filhos quando a “polícia” descobre que 20% são traficantes.
      A análise mais injusta é dizer que os pais, irmãos, tios, primos, netos, avós são todos bandidos.
      A “polícia” tem que fechar o cerco contra os bandidos e aplicar o limite da lei não deixando passar nada, doa a quem doer.
      Daí a dizer que milhares de pessoas que participam do governo, funcionários públicos, contratados, ministros, secretários, apoiadores, seguidores do PT afiliados ou não são corruptos ou apóiam corruptos.
      Não é nem injusta. É pouco crível. Não merece crédito.
      Dá uma impressão tratar-se de manipulação de massa contra o PT.

  65. 96 Maximus 17/10/2014 16:43

    Tá vergonhoso o portal IG, tem um montão de matérias tendenciosas para favorecer o PT, antes de colocar/criticar a ideia da “divisão de classes” deviam deixar as pessoas tomarem seus rumos por suas convicções. Resumo a matéria assim: “façam o q eu digo mas não façam o q eu faço”.

  66. 95 Bartolomeu Rocha. 17/10/2014 16:41

    Sou Nordestino de Recife, e conferso que o Nordeste desenvolveu muito no Governo do PT, em Recife mesmo, foi criado o Porto de Suape, e estar em Construção a Refinaria, então não vou mudar Voto no PT.

  67. 94 MEGABIGGIGATERAPTRALHAS 17/10/2014 16:37

    Estamos vivendiando uma VERDADEIRA DENTADURA neste pais isto mesmo que entenderam, estão ESFOLANDO OS COFRES PUBLICOS, E DIZEM QUE É EM BENEFICIO DO POVO, ESTÃO DIVIDINDO HA DECADAS O JARGÃO DE RICOS E POBRES E QUE ELES REPRESENTAM O QUE A MAIORIA DOS POBRES PRECISA, CINISMO E MENTIROSOS, ELES DEFENDEM OS BORSOS E CUECAS CHEIAS DE DINHEIRO PARA ELES, E O REGIME BOLIVARIANO QUE TANTO ELES VENERAM SEM PROGRESSO, SEM ALIMENTO, E DISCRIMINANDO PESSOAS

  68. 93 ruoger 17/10/2014 16:23

    Sou paulista com muito orgulho e posso dizer que no Nordeste há muitas pessoas brilhantes como grandes escritores,artistas,músicos,doutores e mesmo os mais humildes trabalhadores que tem caráter e são guerreiros no seu dia a dia.Para mim ,não existe preconceito racismo ou seja lá o que for,exetuando-se aqueles BABACAS tipo carecas ou os merdas desses grupos parecidos que não sei como ainda existem até hoje e estes sim deveriam ser banidos do mapa. Agora digo que não acredito em racismo ou preconceito no Brasil ,e sim meia dúzia de babacas aproveitadores que gostam de se fazer de vítimas simplesmente por alguém escrever alguma coisa sobre nordestino ou negro ou seja lá o que for . O goleiro aranha teve uma atitude bem pior naquela situação porque não aceitou as desculpas e continua ganhando seu salário milionário enquanto a moça teve sua casa queimada e sua vida manchada sendo que muita gente no estádio falava a mesma coisa, e cá entre nós ,coitados dos macacos quando comparados ao lixo que somos nós os humanos.

  69. 92 DISTEFANO 17/10/2014 16:18

    PT partido dos pobres??? Só se for os pobres de ética e honestidade…

  70. 91 josé 17/10/2014 16:15

    Na minha modesta opinião nós precisamos fazer alguma coisa, pra tentar mudar esse país que para os políticos e a elite o quanto pior melhor, porque assim eles podem explorar todos as pessoas pobres e humildes, oferecendo migalhas pra garantir se perpetuar no poder assaltando as empresas que representam as nossas riquezas enquanto o povo desfalecem nos corredores dos hospitais as famílias estão sendo dizimadas pela violência instalada em nosso país e ninguém faz nada pra mudar a situação. Os nossos professores além de ganharem miséria, ainda são maltratados por delinquentes que não querem aprender a verdadeira educação que edifica os homens de bem.
    Por todas essas coisas eu penso que temos uma oportunidade de tentar mudar devemos então tomar uma atitude diferente e dar uma oportunidade ao candidato Aécio não pelo partido e nem pelo passado do partido,mas sim pela pessoa do candidato que se propõe a começar a fazer as mudanças, porque se continuar as mesmas pessoas que aí estão, com certeza não vai mudar nada, isso é óbvio. É o que penso. Acorda Brasil Nosso povo é capaz vamos mudar.

  71. 90 Osvaldo 17/10/2014 16:08

    Grande boubagem, sou nordestino, vivi maior parte de minha vida em São Paulo, onde tenho muitos amigos, mas nem por isso voto no PT.

  72. 89 João Alberto Afonso 17/10/2014 15:54

    Parabéns, mas tenho uma ressalva a fazer. Em São Paulo reside quantidade muito significativa de nordestinos, hoje com filhos e netos aqui nascidos. Portanto, nordestino também está cansado desse PT porque bem sabe que o partido foi aqui criado e a grande maioria de seus fundadores dele saiu por força de tudo que hoje está sendo denunciado. Claro que corrupção ocorreu em outros governos, mas nos patamares atuais, nunca foi visto. Em suma, integrantes da cumula atual do PT são a elite brasileira, vez que até o Delúbio está muito rico (é fazendeiro).
    Por ter votado em FHC, Lula, Marina duas vezes e Dilma no segundo turno da eleição passada, agora estou votando no Aécio porque não se pode admitir tamanha corrupção e ódio que agora de espalha.

  73. 88 distefano 17/10/2014 15:50

    Sou nordestino e tenho amigos paulista, cariocas, sulinos, etc. A questão não de onde sou ou aonde nasci. A questão é que meu voto não dou para corruptos. O PT entrou no governo com imagem de partido político e vai sair com rotulo de quadrilha…

    • Anselmo A Marques 17/10/2014 16:36

      Totalmente verdeiro !

  74. 87 Cristiano 17/10/2014 15:50

    Folha de Sao Paulo, Uol e ig!!! Vergonha estas reportagens
    Pro PTralhas e mentirosas que visam entre
    Eles dissiminar o odio e o pre conceito entre brasileiros!!

  75. 86 Rodrigo 17/10/2014 15:48

    É realmente mais confortável para alguns dizer: Região mais pobre ou com maior número de “mal informados” quando na verdade o que deveria ser dito era: Região que, historicamente, não recebeu a mesma “atenção” dada a Região Sudeste. Nosso voto hoje divide-se em: Voto de protesto e Voto crítico. E é bom destacar que não é aqui NO meu Pernambuco (não “NA” Pernambuco- vide Aécio) que Titirica foi novamente eleito.

    • Julio Silva 17/10/2014 18:01

      Guerra entre as regiões??? Para resolver, separações! Brasil do norte e Brasil do sul , igual a Coréia, o que acham???

  76. 85 Rubens Schlegel 17/10/2014 15:45

    Quem tem a marca registrada do ódio é o Sr. LULA. Uma pessoa sem escrúpulos, não reconhece o que foi feito no país antes dele, parece que é o cara que fez tudo no Brasil. E é verdade mesmo, isso não é preconceito, que o mais desinformado, que não tem acesso a mídia, não lê por algum motivo, é o maior votante do PT. Por que? Devido a fervorosa propaganda enganosa do partido e do seu maior líder, o LULA. Sempre disseminando o ódio e tentando dividir as classes. Mas depois das eleições, ele e sua corja só andam em bons hospitais, restaurantes, de jato particular, tudo as custas desse povo mal informado, infelizmente.

  77. 84 mario perz 17/10/2014 15:36

    Estou tentando um comentário aqui e como é difícil, mas a tal de “Maria”, deve ser alguma prostituta da mais baixa classe, daquelas das mais ralé, que faz de tudo e consegue postar aqui várias baixarias contra o PT, por que será?

  78. 83 karloszappa 17/10/2014 15:33

    Parabéns, pelo seu comentário, vamos usar a vacina anti pt VOTE 45.

    • Sergio 17/10/2014 15:45

      A polaridade está explícita entre o neoliberalismo e o socialismo, e não entre ricos e pobres. Porém este portal IG não é imparcial, e faz propaganda para o PT faz tempo.

  79. 82 Carlos Alberto 17/10/2014 15:30

    É uma estupidez o preconceito contra o nordestino. Primeiro, porque o nordestino é tão brasileiro quanto qualquer outro; segundo, porque é o povo que tem a coragem necessária para realizar o trabalho duro de que este país precisa. Duvido que o paulista ou o filho dele tenha coragem para pegar uma picareta e quebra pedra; ou varrer rua; ou fazer serviço de pedreiro; ou ser auxiliar de limpeza; ou trabalhar como diarista dia após dia. Seria muito bom que o nordestino tivesse condições de retornar à sua terra natal e deixar todos os preconceituosos aí, com seu orgulho besta, tendo que fazer eles mesmos o serviço duro e muitas vezes desumanos que só o nordestino tem coragem de fazer. Porque pra nordestino não tem tempo ruim; é talhado na labuta; é guerreiro; enfrenta o seu dia-a-dia com disposição e muita fé em Deus. Avante, povo nordestino! Matemos de inveja esses fracos que, por não serem iguais, alimentam sentimentos de ódio injustificáveis.

  80. 81 ari busanello 17/10/2014 15:22

    PRECISA ACABAR COM AS ELEIÇÕES MAIS URGENTE O POSSÍVEL, PORQUE AS COISAS ESTÃO INDO PARA O LADO OBSCURO DA POLITICA.
    MAIS GOSTEI DA DECISÃO DA TSE, SOBRE A PROPAGANDA POLITICA NA TV, ACABAR COM AS CRITICAS UM CANDIDATOS CONTRA O OUTRO E APRESENTAR PROGRAMAS CONCRETOS, NÃO O QUE ESTAMOS TENDO COM ESSE GOVERNO.
    OS DEBATES TEM QUE ACABAR DE CANDIDATO FAZER PERGUNTA PARA O OUTRO, QUEM TEM QUE FAZER PERGUNTA SÃO JORNALISTAS, OU PESSOAS LIBERAIS, COM O TEMA ESCOLHIDO PELOS ORGANIZADORES.

    • Manoel dos Santos Matoso 17/10/2014 19:10

      E Ari poque será que o TSE tomou essa medida só agora que está aparecendo as falcatruas do aécio e dos TU-CANALHAS até ontem podia tudo inclusive vazamento de depoimentos, vazamentos esses feito pelo próprio juiz e a PF, nesses orgãos funcionam verdadeiros comitês eleitoral dos TU-CANALHAS, porque será que tiraram do ar os sites do Tribunal de contas de Minas, do tribunal de justiça de Minas, coincidência né, para os TU-CANALHAS tudo para debaixo do tapete, corja de bandidos.

  81. 80 DISTEFANO 17/10/2014 15:19

    IG NÃO ME FAÇA PERDER A CONFIANÇA EM VOCÊS. CADÊ MEU COMENTÁRIO????

  82. 79 Pensatudo 17/10/2014 15:19

    Vejam eleitores, o comentário odioso da Maria. Ela escreve fora PT com a bolsa esmola que compra votos. Até a pouco tempo, todos do PSDB falavam isso, agora, que querem enganar, dizem que foram eles que inventaram o bolsa esmola… é este partido que vai mudar? Vai mudar é o salário dos pobres que agora conseguem comprar, para a conta dos ricos como sempre fez.

    • Joaquim 17/10/2014 16:30

      Conseguem comprar não por causa do bolsa família mas pelo fato da economia ter sido estabilizada,o que, sem dúvida começou com o processo de distribuição de renda. Não adianta tirar o dinheiro do trabalhador e dar para o ocioso se esse não quiser trabalhar. Não se sustenta uma situação dessas.

  83. 78 DISTEFANO 17/10/2014 15:16

    CADE MEU COMENTÁRIO????

  84. 77 DISTEFANO 17/10/2014 15:13

    Sou nordestino com muito orgulho! Posso não ter a mesma escolaridade ou profissão de doutor, mas tenho em minha criação a honestidade e a ética! Não tenho no meu sengue o DNA da corrupção e tão pouco sou tolerante com essa corrupção desinfreada praticada pelos Petistas. Infeslismente a única defesa que tenho é não votar nessa quadrilha que se opossou do meu pais. Quem vota no PT ou não sabe do que está fazendo ou no mínimo é moralmente corrupto…

    • roberto 17/10/2014 20:19

      Amigo vote em quem quiser, mas você parece que movido pela rede plim plim que está a serviço do topete de gambá. Pesquise sobre PRIVATARIA (corrupção), sobre quem aprovou a reeleição com denúncia de compra de votos, quem chamou os aposentados de vagabundos, quem governou com recordes de medidas provisórias, quem não deixava pobre pegar dinheiro mantendo os currais eleitorais com base na pobreza. Se você acha que tudo isso é bacana, vote nesse sujeito, que foi repudiado pelo próprio povo mineiro que o conhece muito bem.

    • Vagner Franco 17/10/2014 17:53

      Sr Distefano, eu não sou nordestino, mas convivo com o nordeste desde 1988 e moro aqui desde 2006 Quando começou a expandir o ensino superior no interior do nordeste, posso falar sem preconceito e sem bairrismo que o nordestino é um guerreiro, um sofredor, ele tem garra, inteligencia e disposição pra ganhar sua vida, só faltava a oportunidade. Muitos buscaram esta oportunidade indo viver no sudeste ou outro ponto do pais, a oportunidade real só surgiu aqui no nordeste depois da eleição do Lula (PT) um dos que fizeram esta trajetória, talvez o Sr não saiba mas um país do tamanho do Brasil não se governa só com suas idéias e seus ideais e diante disto houve distorção de atitudes entre seus “parceiros” mas se o Sr olhar com um pouco mais de atenção e isento de julgamento, ira notar que este tão falado MENSALÃO iniciou-se com a denúncia de um ” Sr ” que ficou sangado porque não estava satisfeito com o que recebia pra aprovar projetos do PT, se estiver sem o ódio nos olhos, da pra entender o que ocorria dentro das quatros paredes naquela época, assim podemos entender o que o Sr Rodrigo de Almeida diz em sua análise, o ódio faz nascer fantasma em qualquer imagem, não sei dizer se Dilma ou Aécio seria um bom presidente, mas sei que o Pt e hoje a Dilma conseguiram mudar alguma coisa para melhor neste país se foi só no Norte e Nordeste não acredito, mas por ser nestas regiões as mais carentes valeu a luta assim acredito mais na Dilma porque ela já fez alguma coisa, quem conheceu o nordeste antes de 2002 e voltou a visita-lo nos dias atuais certamente irá notar a diferença

    • Marcos aparecido baptista 17/10/2014 15:53

      Você não é nordestino nem aqui nem nos quintos dos infernos

  85. 76 roberto 17/10/2014 15:02

    Vi na internet que o playboy deu uma tapa na namorada num evento no hotel Fasano em 2009, e que ela foi ao chão .O Juca Kfouri confirmou o ocorrido. Vocês sabem se isso é verdade mesmo ? Se ocorreu, perdeu meu voto, pois homem que bate em mulher é canalha, e não tem perfil para ser presidente de um país. Aguardo notícias.

  86. 75 maria 17/10/2014 15:00

    Assim , o petistabom é que o que esta morto mesmo, e olha lá que vai poluir a terra ainda . Vão para o inferno , vcs. vão queimar por muitos anos , pois merecem .

  87. 74 maria 17/10/2014 14:54

    PT = Oportunistas, salafrarios, picaretas, corruptos, desviadores de verbas publicas, mensaleiros, cobradores de comissão em todo contrato feito pelo governo, e tudo mais de ruim que exista .
    Quem vota no pt é porque esta com medo de perder a tetinha de leite que esta mamando ( ou seja , algum dinheiro publico que esta sendo desviado , surrupiado).

    Fora a compra de votos com o bolsa familia e outras.
    FORA partido de safados , pilantras , ladrões, corruptos,

    • Zé Lourenço 17/10/2014 17:38

      Maria, você está um pouco desinformada, após ser vazado na imprensa partes da delação premiada, chegou um pouco tardiamente um trecho onde o Presidente do seu ilibado partido também recebeu propina da PETROBRAS e não foi pouco. E para espairecer um pouco sua memória, é bom lembrar das compras de votos para aprovação da reeleição do FHC, pasta COR-DE-ROSA, BANCO FONTE-MARKACINDAM, CASO SUDENE, CASO SUDAM, MÁFIA DOS SANGUE-SUGAS, PROER, METRÔ DE SÃO PAULO, RODOANEL, E TANTOS OUTROS, QUE AINDA EXISTEM. Obs. Cuidado caso você não fizer seu serviço direitinho tentando denegrir a imagem do PT, avise que existe a lei Maria da Penha para os seus pares.

  88. 73 Antonio Adalmir Fernandes 17/10/2014 14:53

    O povo nordestino é bastante inteligente e sabe muito bem o que quer, mas ainda não percebeu a sua força política para exigir dos políticos a solução das pletoras questões que, reiteradamente, se avolumam ano a ano, a exemplo das tragédias causadas pelas secas, que são tratadas de forma apenas paliativa, dano azo aos aproveitadores de plantão, em especial os inescrupulosos políticos, que transformaram as crises climáticas na indústria mais lucrativa da face da terra. Os nordestinos têm o dever cívico de se despertar para a realidade e exigir, em forma de mutirão formada por todos da região, não aceitando mais medidas somente adotadas caso a caso, como forma de satisfazer os problemas localizados. Compete ao bom e trabalhador povo nordestino exigir mais atenção do governo federal, no sentido de haver investimento em programas de desenvolvimentos regionais, a título de incentivo fiscal para atrair o capital para o interior totalmente desprezado e desconhecido pelo governo, que somente toma conhecimento da sua existência no exato momento das apurações das urnas, quando elas, aliás, se lhe tornarem favoráveis, como foi o caso do último turno da eleição, propiciando que a candidata oficial comparecesse a uma cidadezinha do interior do Piauí, que lhe homenageou com a maior votação, em termos percentuais, o que demonstra a incoerência dos governantes, que jamais teriam sequer imaginado em saber o nome da cidade se não fosse essa proeza de quase cem por cento dos votos a seu favor. Trata-se de pura demagogia, embora esse fato esteja em harmonia com o governo que se diz populista, sabidamente fazendo uso da ingenuidade da população, porque a sua intenção mesmo se traduz na consecução do seu principal projeto de perenidade no poder, não importando os fins para o atingimento dos meios, inclusive, como se vê, praticando demagogia, que é o poder ou a arte maquiavélico de conduzir o povo, mostrando a atuação política na qual há evidente interesse em manipular ou agradar artificialmente a população, incluindo muitas vezes promessas que muito provavelmente não serão realizadas, a exemplo da solução da falta de água do nordeste, visando apenas à conquista do poder político. No caso da presença da candidata àquela cidade teve por objetivo tão somente sensibilizar a população e potencializar a campanha eleitoral do segundo turno, ainda em curso, que não teria sido possível isso acontecer caso o pleito já tivesse sido concluído no primeiro turno, quando a aludida cidade teria sido objeto de tamanho destaque. É lamentável que o povo do Nordeste ainda aceite essa forma antiquada de politicagem que não se coaduna com a modernidade democrática, que somente tem validade com medidas concretas, que possam efetivamente contribuir para o significativa benefício da população, que não é o caso que acontece com os nordestinos, que continuam dependentes das migalhas do governo federal, quando essa situação deprimente já deveria ter sido transformada há muito tempo, em razão do poder e da influência que seu eleitorado dispõe, para exigir tratamento digno dos homens públicos. Acorda, Nordeste!

    • Maria D. andrade 17/10/2014 18:30

      concordo. É fundamental atentar para a polarização do discurso de que determinado partido ou agremiação política governa para os mais pobres ou para a elite. O candidato eleito democraticamente precisa governar para a nação, em prol do bem bem comum e sobretudo ter espírito público. Ocorre que o povo latino americano se deixa arrastar pelo discurso populista e acaba engabelado pelo discurso fácil e desonesto de quem vai governar para os pobres, os despossuídos e por aí vai. N a verdade o governante precisa administrar os recursos públicos com responsabilidade, deveria responder criminalmente por atos de corrupção, seja ela ativa ou passiva e prestar contas de sua administração. Até quando seremos subdesenvolvidos na saúde, educação, gestão dos recursos e riquezas naturais e nas demais questões sociais?

  89. 72 luiz 17/10/2014 14:53

    e o que v. me fala de um partido ( o PT ) veja não é uma pessoa, ficar intrigando pobre x rico, negro x branco, trabalhador x empregador, cota racial x estudante , etc etc. Aí está quem iniciou toda essa palhaçada. Ue posso sair na rua com uma camiseta escrita 100% BRANCO???
    Mas eles podem. Infelizmente as pessoas foram e são iludidas por esse partido

  90. 71 gleison luis lira da silva 17/10/2014 14:46

    Gosto muio do Fagner,mas fico triste em vê-lo abraçado com um elitista que tem ódio demasiado pelo Nordeste. Fora Aécio e devolva o dinheiro do aeroporto que você deu a sua família.

    • jaime 17/10/2014 18:12

      todos juntos vamos a sabatina:Que nota voces dão de zero a dez para:
      Educação
      Segurança
      Transportes
      Saúde
      etc…

      Se vocês optarem por uma nota baixa, acho que as mudanças tem que acontecer, caso contrário nota alta vamos conviver com que esta aí , vocês não acham.

    • santiago 17/10/2014 17:42

      na verdade todos estão tentando manter seus empregos. Isso, com relação ao povo, eles fazer o que tem que fazer conforme a verba, o resto e publicidade. Portanto, vamos trabalhar que tem imposto vindo aí, e não importa quem vença temos que pagar. Por isso, vamos escolher aquele que de vista não tem rastro de ser corrupto, ou de ter se envolvido em falcatruas.
      Agora, Dilma ganhando ou perdendo, Lula vem para a próxima eleição. Afinal o PT quer se manter no poder a qualquer preço. É briga por verba partidária, por domínio, o Brasil esta sendo envolvido e esquecido no todo. Vamos trazer novas possibilidades, negue a corrupção.

    • Rubens Schlegel 17/10/2014 16:42

      Esqueci de te perguntar. O PT e a Dilma vão devolver o dinheiro desviado da Petrobras? E o dinheiro mandado para Cuba? A sim, e os mega financiamentos feitos via BNDS para grandes empresários brasileiros, tipo Eike Batista? Olha, o aeroporto de Claudio, é um aeroporto regional, e ainda não esta funcionando devido a Agencia reguladora, a Anac ter vistoriado e liberado o referido aeroporto.Anac que a Senhora Dilma manda. Deve ter algum interesse, para não liberar o aeroporto. Esse pelo menos não fica em Cuba.

    • Rubens Schlegel 17/10/2014 15:34

      Ódio? Quem esta disseminando ódio são pessoas como você e o PT. O cara que foi Presidente, dissemina ódio todo dia, o Lula. Vocês parecem que gostam quando falam desse assunto. Não existe ódio nenhum, só nas cabeças poluídas e de pessoas que querem tirar vantagem disso. Se fosse assim, não teríamos turismo para o Nordeste, e nem empresas do Sul, se instalando nessa região. Não fale e não dissemine a raiva e a intolerância, marca registrada do PT. O Fagner fez uma escolha, é democrático, e acho que fez a escolha certa. Você pode escolher o seu, mas não fale besteiras, ou melhor escreve besteiras. Respeite a opinião e a visão dos outros.

      • Eureka 17/10/2014 16:53

        Empresas do Sul, VÍRGULA – empresas multinacionais e brasileiras muitas com origem no Nordeste como a OAS (baiana) , Odebrecht (baiana), Baterias Moura (pernambucana), petroquímicas como a baiana BRASKEN uma das maiores do mundo…

        http://nordeste-desenvolvido.blogspot.com.br

        • Rubens Schlegel 17/10/2014 17:17

          Você é muito fraco mesmo, claro que tem empresas naturais do Nordeste. O que quis exemplificar, é que tem empresário do Brasil todo se instalando no Nordeste, por vários motivos, inclusive com maior enfase, aos incentivos dos governos municipais e estaduais. Você sim parece preconceituoso ou se fazendo de coitadinho. O Brasil é do povo brasileiro, e não do Lula e da sua laia. E todas as regiões merecem o devido respeito, de todos. O Nordeste tem um potencial imenso, e não esta sendo explorado devidamente, nem no governo do PT. Precisamos mudar sim, dar credibilidade ao país todo

  91. 70 Marcio Antonio Bassetto 17/10/2014 14:45

    Não é ódio, é disputa eleitoral. Como o pais esta dividido, logo isso acaba sendo uma coisa normal.

    Mas porque esta dividido?

    Por que o Sr Lula fez isso. A fala ou pronuncia dele inspira isso.ë assim na Bolivia, na Venezuela…

    Tenho 53 anos de idade, nasci pobre, trabalhei. estudei em colégios públicos, tive meu carro com 20 anos, minha casa com 30 e todos da minha família, filhos e irmão sempre deram duro na vida, mas sempre com boa qualidade.

    Tudo isso antes do Governo FHC, Lula.. Dilma !!!

    O discurso do Lula em disser que fez tudo, para quem tem um menino de inteligência e sabe que neste pais, durante toda sua existencia, quem quer ou quiz trabalhar, o fez. Emprego sempre existiu e vagabundos também

    Outro absurdo é querer comparar o governo FHC com os tempos atuais. E ai, o exemplo é muito simples ( para quem tem o minimo de inteligência):

    Monte uma empresa do zero, alugue um local, contrate gente, empreste dinheiro de bancos ou terceiros (FMI) compre mercadoria, arrume cliente, etc…

    Depois de 4 anos que sua empresa tiver funcionando, venda-a. Ai vc vera o que resultado da pessoa que comprou é muito me;hora que a sua !!! Mas seu trabalho foi o que deu inicia a tudo/

    É mais difícil CRIAR do fazer CONTROL + C e aprimorar.

    O Mal do Lula e desse governo que insiste em achar que não tenho memoria é o que provoca esse falado ódio. Mas também acredito que depois da política isso passa.

    • Rubens Schlegel 17/10/2014 15:38

      Muito bom seu comentário, também tenho 53 anos, e estudei trabalhei e ganhei dinheiro, bem antes de FHC ou Lula. O Lula acha que fez tudo nesse país, também acho que criar é bem mais difícil do que manter. O Presidente FHC tem esse mérito, conseguiu colocar o Brasil nos trilhos do desenvolvimento, isso é fato.

      • SÉRGIO C. FRANCISCO 17/10/2014 15:52

        QUEM CRIOU FOI ITAMAR FRANCO E FHC (DA PRIVATARIA. NÃO LEMBRA DA PRIVATARIA?!) SÓ TOMOU POSSE DO QUE NÃO ERA DELE (ESPERTALHÃO QUE É… ESQUEÇAM O Q ESCREVI. NÃO EU, MAS SIM, ELE). ABRAÇOS.

        • Rubens Schlegel 17/10/2014 16:11

          Quem era o ministro da economia da época, você lembra? Parabéns ao Sr. Itamar Franco como Presidente e ao seu ministro da economia, ou melhor, a toda sua equipe. Parabéns aos dois sucessores de Itamar, de manter e consolidar o plano, principalmente FHC. Pois o outro, era contra tudo e todos, mas teve o mínimo de raciocínio , para empossar um ministro oriundo do PSDB, o Meirelles, lembra? E manteve o plano, o que a atual governante não conseguiu. Fora PT.

    • Pensatudo 17/10/2014 15:25

      Quanta incoerência, Sr. Marcio, primeiro o sr.escreve que teve tudo antes de FHC, Lula e Dilma, e que o mundo financeiro sempre existiu antes deles, depois o sr. escreve que o FHC inventou uma empresa que se conclui Brasil, e esta cresceu? O Sr. deve morar nos Jardins em SP ou um desinformado, qual deles?

      • Rubens Schlegel 17/10/2014 16:04

        Olha só o ódio contra as pessoas que moram na região dos jardins. Bairro que começou e se concretizou bem antes de LULA ou FHC. Quem deve ser desinformado e não estuda nossa história é o caro Senhor. Moro em Rondônia, mas não tenho ódio de quem mora nos jardins, ou sei la aonde. Bonito é o Lula dizer que esta com quem sei la, e depois distribui recursos financeiros a grandes empresários via BNDS, e que bem provável, nunca vai ser pago. Ou desviam recursos da nossa maior empresa, e ninguém pode falar nada, pois ele esta de saco cheio desses comentários. Parabéns, você é muito bem informado.

  92. 69 José Carlos 17/10/2014 14:31

    Cogitar o Aécio Neves como salvador da nação quando no seu próprio estado ele tem rejeição absurda. Infelizmente brasileiro tem memória curta pra esquecer o que foi o PSDB, dou um desconto para os jovens que não viveu a era FHC, mas perguntem para seus pais o que foi.
    Eu estou com medo pelo que vai acontecer com o Brasil governado pelos empresários do PSDB, os programas estudantis criados pelo PT: sisu, pronatec, Prouni, CSF, fies, o Enem não é obra do PT mas foi bem implementado, hoje em dia só não entra na faculdade quem não quer, assim como fica desempregado quem não quer trabalhar, tínhamos isso na era PSDB?
    Vemos um monte de gente falando mal do bolsa família e dos programas socias, muitas vezes é a mesma pessoa que financia a faculdade com o FIES, (sim o fies apesar de ser empréstimo o valor da diferença é doado), falam mal do bolsa família, mas vão estudar fora pelo Ciências sem fronteiras, realmente meu rico e suado imposto, quando é para meu benefício é válido, mas quando beneficia as camadas mais baixas da sociedade é esmola? É muito egocentrismo por parte de quem critica. Alguém se lembra das filas de desempregados na era FHC? do caso SUDAM, SUDENE, da implantação do banco de horas de até hoje é um roubo para o trabalhador, alguém se lembra de quem inventou o fator previdenciário? Sim senhor FHC, realmente os que têm acesso a informação votam no PSDB, mas são pessoas que acessam a informação mas não a analisa e falam o que os outros estão falando e não vão apurar os fatos, quem não tem vota baseado na sua experiência de vida e até onde eu sei, muitos dos desfavorecidos e abandonados pelo PSDB, votam no PT, porque vimos um crescimento inédito na economia no início do governo Lula, e uma estagnação no final e no governo Dilma, devido a fatores externos. Na era FHC se um frango espirrasse na Ásia as fábricas paravam aqui no Brasil. Na era FHC era impensável um favelado ou alguém do Sertão fazer uma faculdade, hoje não é assim. Um dos motivos de nossa educação ser uma das piores do mundo é de gerência estadual, veja a progressão automática nas escolas públicas. Se com o PT a coisa está ruim para o trabalhador, não é o PSDB quem vai fazer a coisa melhorar, o contrário os empresários do PSDB querem é rasgar a CLT, eles acham muito oneroso para a economia. Também acho que os elitistas do PSDB irão voltar ao comando do país, mas não porque tem um plano de governo descente, mas sim por falta de análise das informações disponíveis, e de um anti-petismo que se instalou, mas fazer o quê, o que esperar da geração “PROGRESSÃO CONTINUADA”, vamos novamente se preparar para enfrentar o inferno que virá.

    • Ratifico 18/10/2014 13:59

      Perfeito, só vota no PSDB quem não o conhece, o alienado político que vive acreditando nos jornais do plim plim, ou quem está em causa própria. Se você não se enquadra em nenhuma dessas opções e vota no playboy, está cuspindo no prato que está comendo e terá quatro anos para se arrepender se o Aébrio vencer !!!!!!!!!!!!!!

    • Rubens schlegel 17/10/2014 16:29

      Deixe de fazer tempestade, o empresário é o primeiro a querer uma mão de obra qualificada. Por que tanto ódio ao empresário amigo?
      Quem não tem coragem de ser empresário, e tem vontade, deve nutrir esse ódio da classe empresarial. Qual o país que vive e tem qualidade de vida sem a figura do empresario? A Coréia do Norte, ou Cuba. Vá viver lá , para ver o quanto você vai ficar com saudades de um país com empresários. Na verdade o empresário brasileiro esta sendo assaltado por esse governo, não tem segurança, nem saúde. A maioria dos empresários dão plano de saúde para seus funcionários. Tinha filas de desempregados mesmo, como vai ter com Dilma ou sem Dilma. Pois o FHC pegou um país em frangalhos, lembra? Precisamos de investimentos de fora do país, mas o problema é que esse governo que ai esta , não tem credibilidade. Tem sim, com Cuba, Venezuela, Irã, algumas republiquetas africanas e por ai vai. Não é questão de ódio ou preconceito, é questão real, esse governo não tem a capacidade de gerir investimentos. E quando o faz, é cheio de falcatruas. Deveria de ser mais generoso, e agradecer a qualidade de economia que o FHC entregou a eles.

    • Augusto Carlos 17/10/2014 16:08

      É lamentável, ver pessoas que se dizem “instruídas, cultas e bem informadas” despejarem tanto ódio e tanto ressentimento essa elite simplista não suporta a ideia do pobre poder ter carro novo, viajar de avião, poder ter as mesmas benesses que só os ricos tinham, ta certo que ainda falta muito….e ainda falam que o PSDB não é elitista….um dos maiores exemplos em SP é a famigerada USP Leste, foi construída não para beneficiar ninguém, mais sim pra retirar do meio do burgueses os pobres da cidade universitária, alem de ter sido erguida em cima de terreno contaminado….e SP ainda aplaude e reelege e continua elegendo eles…..

    • José Luis 17/10/2014 14:49

      Caro José Carlos não estou por defender A ou B dos candidatos mas quando falam hem Aécio não ter ganho em seu próprio estado isso preocupa por que da para ver o tão quanto o povo só vê ou entende aquilo que escuta sem tentar entender realmente. Existem motivos como por exemplo a coligação de MG veja quem eram os coligados, mas pergunta: sabes onde é o reduto político no pais do PT??? Não??? Pois bem é São Bernardo do Campo! Sabes quem ganhou lá??? Não??? Pois é, Aécio Neves mas o PT não fala sobre isso. Só quis mostrar o tão quanto se escondem, coitado deste povo e quem esta criando separações entre os Brasileiros é o próprio PT que ao tratar desta forma separadamente exclui os demais.

  93. 68 Eureka 17/10/2014 14:15

    O nordestino vota no Lula e na Dilma porque SABE VOTAR – Lula/Dilma transformaram o Nordeste na 2ª Região mais rica do Brasil – o PIB de Pernambuco quadruplicou passando de 50 bilhões para 200 bilhões e como diz a matéria o Nordeste cresceu mais que o Brasil 4% e ultrapassou a Região Sul.

    Mais informações: http://nordeste-desenvolvido.blogspot.com.br

    • Rubens Schlegel 17/10/2014 15:54

      Cresceu? Mas não as custas de Lula ou Dilma. O crescimento é uma evolução natural, e não esqueça das industrias que se instalaram nessa região. Dê credibilidade ao empresário, que trabalha duro e paga impostos, que depois são desviados. Sem industria e sem agricultura, não tem dinheiro para o bolsa esmola, quero dizer o família. Então, respeite quem trabalha duro, e não dê créditos a políticos mentirosos, sem escrúpulos, como os do pt. Vide a transposição do São Francisco. Vergonha total esse partido, para as pessoas trabalhadoras e de bem.

      • Eureka 17/10/2014 16:45

        Então crescimento é uma evolução natura kkkk não vá estudar e trabalhar não, que você cresce naturalmente!
        Por exemplo a instalação da FIAT foi foi o empenho pessoal do Presidente Lula, senão estaria hoje em Minas Gerais concentrando ainda mais a renda e o emprego, a transposição do São Francisco quando passar o período de estiagem de todo o Brasil vai promover a segurança hídrica e aumentar milhares de empregos nas fazendas de uvas, mangas, melão das já existentes.
        Maiores Estados produtores e exportadores de frutas in natura do Brasil:

        O NORDESTE É O MAIOR EXPORTADOR DE FRUTAS IN NATURA DO BRASIL

        GOOGLE: Avaliação do Potencial de Produção de Frutas de Clima Temperado no Nordeste Brasileiro.

        A Região Nordeste, mediante a participação dos seus pólos irrigados, é a principal região produtora e exportadora de frutas frescas do Brasil, sobretudo as tropicais.

        Nessa região estão os quatro maiores produtores e exportadores em 2008, todos exportando acima de US$ 100 milhões.

        Além da castanha de caju, as principais frutas exportadas pelo Nordeste são o melão, manga, banana, uvas, limão e melancia.

        O Vale do São Francisco vem se destacando nacionalmente na produção de frutas e vinhos.

        Maiores exportadores de frutas tropicais do BRASIL: 1º Ceará, 2º Bahia, 3º Rio Grande do Norte, 4º Pernambuco, 5º São Paulo.

        Dados de 2008

        http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/17393/1/Paulo-Roberto.pdf

        • Rubens schlegel 17/10/2014 17:11

          Deixa de ser ignorante, claro que eu sei que na evolução, faz parte o estudo e tudo o mais. O que quis me referir é que não é tudo que esta no Nordeste, foi colocado pelo Lula. Muitas industrias já estavam la. E não esqueça amigo, sem a estabilidade econômica, nada disso seria possível. Eu conheço uma empresa do RS, que esta com quatro plantas no Nordeste. Espero que saibas o que é uma planta industrial. Mas não foi o governo do PT que instalou elas la, foi o empresário arrojado, destemido, com vontade de trabalhar que as instalou. A evolução veio, mas não é crédito único desse partido que desvia recursos, vide Petrobras, BNDS, Cuba e ai vai. O vale do São Francisco começou a produzir antes do governo LULA, e depois evoluiu. Isso que eu quis me referir de evolução. E para quem tem um pouco de discernimento, claro que os estudos estão junto a evolução.

    • rossi 17/10/2014 14:59

      pegar um lugar com pouco desenvolvimento e fazer alguma coisa é fácil, não tem nada. Dificil é pegar um estado desenvolvido e continuar a fazer coisas para melhora-lo, isso LULA/DILMA não fizeram. Com os estados mais desenvolvidos, industrializados ele fizeram andar para trás.

  94. 67 Ana Maria 17/10/2014 14:13

    Pois é têm preconceito com pobre, negro, nordestino, gays. , mas pior ainda, apoiam, ao votarem em aecio, homem bater em mulher, ate qd a imprensa era esconder tal fato!

  95. 66 Mirta 17/10/2014 14:12

    Não acredito em preconceito, pois o nordeste é parte do Brasil e de São Paulo. As pessoas tem que entender que o Nordeste, sempre foi GOVERNISTA, não importa o partido que esteja no poder.

  96. 65 silva 17/10/2014 14:02

    Tem gente que não consegue olhar para trás, antes de 2002 viviam na penúria, bastou o pt chegar ao poder central para essa gente mudar de estrato social e se sentir gente de verdade. Agora que a vida mudou para melhor, para elas e milhões de brasileiros, ignoram o passado e ainda acha que o pt não prestam, provavelmente estão com saudade de passado. Lamentavelmente sou obrigado a reconhecer que a elite tem razão, o povão não está realmente preparado politicamente para ser classe média. Que pena que essa gente(povo) ainda não descobriu de fato o real sentido da política. Enquanto isso a Elite clamo pelo seu devido lugar – O PODER.

    • Rubens Schlegel 17/10/2014 16:55

      Olha Silva, vivi antes e durante o governo do PT. Acho que tivemos alguns avanços na área social, e tudo é uma evolução. Não podemos comparar os anos de PT, com os anos de governos passados. Podemos sim enaltecer o plano real, que deu todas as condições para o Brasil se desenvolver, e que levou a reboque todos os avanços. Agora esse discurso de elites, por favor, isso é coisa de ptista. Se tem alguma elite no Brasil hoje, é a cúpula do PT. Agora, que a coisa não vai bem, não vai. Só se for tudo mentira, Petrobras, Cuba, Bnds, Mensalão e por ai vai. A sim, a saúde e a segurança, pela visão da Senhora Dilma, esta uma beleza. Chegou a hora de mudanças, e sem medo. Medo me da esse pessoal do PT no poder, desviando dinheiro para um país sem expressão como Cuba. Fora os desmandos na Petrobras. Aécio, você é bem vindo, muda Brasil e urgente.

  97. 64 J. Abreu 17/10/2014 13:52

    Sou Brasileiro Nordestinos ja senti este preconceito no sudeste do país, isso não me estranha.
    Em se tratando de politica o que interessa é o bem e o crescimento do nosso país, só se ver crítica nesta politica e nada de boas propostas para o desenvolvimento do nosso país.

  98. 63 FRANCISCO 17/10/2014 13:49

    TRISTE, TRISTE, TRISTE… Triste ver um colunista inspirado, Triste ver tantos comentarios onde cada um acha saber qual é realmente o problema do pais e seus verdadeiros responsaveis, a culpa é do PSDB…. não a culpa é do PT……Nâo a culpa é dos nordestinos…não é dos paulistas……….PALHAÇADA…….. a culpa é de todos nós…..isso sim…..todos…….Ficam tratamdo as coisas como classico de futebol, como Corinthias e Palmeiras, onde não ha bom censo, e sim a intolerancia……onde a qualquer custo, defende ate mesmo atitudes erradas……Brigam como crianças, que mentem sem pudor jogando a culpa um no outro……PAREM COM ISTO, antes que realmente esse odio, vire um grande mal, que não tenha mais como desfaselo, pence em seus filhos que iram herdar esse pais,…….que é enorme….não sei se alguém realnmente conhece esse pais em proporção e realidade, eu conheço, fui caminhoneiro, posso falar das verdadeiras diferenças em cada lugar, das malandragem e corrupção que temos nesse pais, da falta de socorro quando se nessecita de um atendimento…….Temos um povo maravilhoso, Nordestino, Gaucho, Paulista, Amazonenses, Paraibanos, Alagoanos…todos cada um com sua realidade e propositos vivendo num país enorme, Continental como se diz e é!!! …… Então Parem, Pençem, e votem…se tiver que ser PT seja, se tiver que ser PSDB que seja, ….mas que melhorem, pois digo a todos…….nenhum lugar esta bom……a corrupção mata, e mata muito……pois a irresponsabilidade em mostrar nas propagandas e maior do que fazer na vida real…….sempre aprendi que a melhor propaganda é o BOCA a BOCA…… então acredite nessa, e não nas que são feitas para iludir……….Desculpa os erros de portugues, mas é porque não tenho meus estudos completos….

  99. 62 paulo jose 17/10/2014 13:49

    o Jornalista já disse para o que veio ! dar uma ajudinha ao PT se lioga ninguem é contra ninguem o que se quer é a libertação do povo mais humilde dos Bandidos do PT que os usam e com ceretza os querem ignorantes e sem cultura para continuar tendos-os no curral.

  100. 61 Marisa L. Silva 17/10/2014 13:43

    Eu estou interessada em quaisquer observações sobre o que aconteceu quando vocês nordestinos que recebem o bolsa famílha procuraram empregos. Vocês simplesmente não conseguiam encontrar coisas que estavam disponíveis, num mercado de trabalho que parece fraco, ou é que particularmente as suas capacidades, as coisas que vocês sentiam que precisavam para qualificar-se para empregos o governo federal não ofereceu?

    • Roger 17/10/2014 21:47

      Em nenhum momento a propaganda do PT separou o Brasil em partes ; mas sim o desesperado Aecio que tenta aumentar seus votos, de maneira caluniosa. Se o nordeste esta reconhecendo o! E foi feito de bom o mesmo deveria ser feito por exemplo em SC que recebera uma fabrica da BMW.:

  101. 60 peri 17/10/2014 13:40

    Que análise tendenciosa e maliciosa hein meu caro!?? Não se trata de pobres ou ricos, pretos ou brancos; mas de correção de ações e caráter, o que nesse governo virou peça de museu deixada de lado. Esse seu discurso é a única base sustentação para q essa esquerda empadinha tente criar uma ditadura, assim como em nossos vizinhos.
    Estamos cansados, já deu!!! Mundança já!!!

  102. 59 ronaldo soares miranda 17/10/2014 13:36

    MUITO LAMENTÁVEL que a IG, PARECE estar de forma ESCANCARADA e EXPLÍCITA, apoiando a candidata Dilma, cadê a IMPARCIALIDADE de um PORTAL DE NOTÍCIAS? Mas não vai adiantar nada, pois NEM PRECISARIA O AÉCIO FALAR da CORRUPÇÃO no PT, pois TODA a POPULAÇÃO BRASILEIRA está VIVENCIANDO a CALAMIDADE em que este PAÍS se ENCONTRA por causa DA CORRUPÇÃO DESENFREADA do GOVERNO do PT, e ainda tem as manchetes dos JORNAIS das TV’S e dos jornais impressos do país inteiro que TODA SEMANA NOTICIAM um NOVO ESCÂNDALO ENVOLVENDO O PT.

  103. 58 Observador 17/10/2014 13:29

    Ao meu ver, há uma clara tendência do jornalista em manter a deturpação de um comentário que nada teve de discriminação ou preconceito. Sou nordestino e não me vejo inferior aos demais cidadãos das regiões mais ricas do país. O que eu vejo são pessoas más e rancorosas que tentam criar esse clima hostil com objetivo eleitoreiro.

  104. 57 Mena 17/10/2014 13:08

    Fizeram do nordeste voto de cabresto o povo humilde ,bom e q acreditam.É uma maldade do PT.Não cavaram um poço nada o dinheiro só vai para o FORO.

    • Marisa L Silva 17/10/2014 13:39

      Eu estou interessada em quaisquer observações sobre o que aconteceu quando vocês que recebem bolsa família no nordeste procuraram empregos. Vocês simplesmente não conseguiam encontrar coisas que estavam disponíveis, num mercado de trabalho que parece fraco, ou é que particularmente as suas capacidades, as coisas que vocês sentiam que precisavam para qualificar-se para empregos o governo federal não ofereceu?

  105. 56 julio de sousa 17/10/2014 12:49

    Tem muitos filósofos e estudiosos querendo dividir o Brasil,colocando os nordestinos que são gente ótimas e trabalhadora, como vitima e discriminada,a meu ver nordestino é guerreiro acolhedor se não fosse assim São Paulo não seria o que é nos dias de Hoje.

    • Karloszappa 17/10/2014 15:38

      Vvamos usar a vacina anti pt VOTE 45.

  106. 55 Bruno GH 17/10/2014 12:32

    A fala do FHC está correta, como o próprio artigo confirma, é uma constatação, e não uma opinião.
    Daí a enxergar preconceito é outra coisa. Preconceito, acredito eu, seria, em função desse fato, desvalorizar o cidadão, taxar de ‘burro’ etc., discriminar, enfim. E não é p que ele faz. Ao dizer que os menos informados votam no PT, ele dá uma indicação clara de que, na concepção dele, FHC, se esses cidadãos fossem mais informados, não votariam no PT. Isso está muito claro mas o PT, obviamente num embate político, usou a frase para lançar um ‘fato político’ e alavancar ainda mais sua votação do N e NE. FHC teceu um comentário verdadeiro mas imprudente, por dar abertura a esse tipo de uso pelo adversário. O PT usou o fato. Até aqui, ok, papel do PT fazer isso mesmo, qq um faria.
    O que não pode, ao meu ver, é a imprensa tb fazer uso do fato e reportar ‘preconceito/discriminação’ sendo que isso não houve. Qq jornalista sério é capaz de concluir o objetivo da fala de FC (se o eleitor fosse mais informado, não votaria no PT, segundo o pensamento dele!). Lançar para os leitores conclusão diferente dessa é deixar a imparcialidade de lado. Coisa, aliás, bem comum na nossa imprensa, tanto de um lado qto de outro!

    • Mena 17/10/2014 13:02

      O jornalista é tendencioso ao Pt fica claro.Você falou tudo.

  107. 54 antonio barbosa 17/10/2014 12:29

    Se falarmos de parte do Paraná,Santa Catarina e Rio Grande do Sul talvez tenha-se razão, pois conheço bem por lá e sei que nestes locais há preconceito explícito. De São Paulo para cima há tanta mistura que isto se torna tão ínfimo que nem cócega faz. O que está em jogo nestas eleições é algo muito maior de que preconceito, racismo, religião ou qualquer outra coisa. Estas eleições vão definir de forma definitiva se o Brasil deseja o caminho do bolivarianismo ou da social democracia. Os debates não estão servindo para nada, porque o PT não deseja o confronto de idéias, haja visto o despreparo de Dilma. O povo brasileiro vai decidir os rumos sociais e o ideal de brasilidade. Corrupção, educação, saúde, saneamento, transporte, infra, nada disso tem tanto valor quanto o ideário de um Brasil para os brasileiros. Um Brasil verde e amarelo. O outro lado pode ser mais negro do que se imagina. É só ver o que acontece na Venezuela e na Bolívia.

    • Mena 17/10/2014 13:04

      Antonio pelo q vejo nos jornais só os jornlistas não sabem disso!

  108. 53 Lucia Ana 17/10/2014 12:26

    Não sei não…esse extremismo nunca existiu tão forte no Brasil, uma terra que sempre foi de miscigenação forte, de grande migração de povos entre os quatro cantos desse país tão mulato, tão cabra-da-peste, tão sertanejo…..aqui em são paulo sempre convivi com primos nordestinos, tios do interior caipira, amigos baianos, professores do sul e gente boa do meu bairro, que são daqui e de diferentes cantos…nunca se prestou muita atenção de onde…..estou achando uma grade falta de responsabilidade da mídia em tentar tornar essa polaridade verdadeira, porque é coisa que eu (e meus filhos) nunca prestaria atenção se não ficassem frisando por demais uma situação que realmente não consta no nosso dia-a-dia…vejo algum falso testemunho e interesses escusos por detrás….o que falta nesse país é somente PUNIÇÃO para os que cometem, isso sim, crimes de racismo e preconceito de qualquer espécie (social, sexual, moral, racial) e que vêm de todos os mesmo quatro cantos do país.

    • Bruno GH 17/10/2014 12:41

      Perfeito… é isso aí.
      A mídia faz um exagero que , talvez, até estimule mais fatos.
      Precisa é punir discriminação e preconceito reais e divulgar a punição.
      Aí a coisa anda, ou melhor, a coisa parta de acontecer e se repetir.
      Sensacionalismo não contribui em nada!

  109. 52 vanderlei lopes 17/10/2014 12:12

    Quando comparada as campanhas politica do PSDB de Aécio ,com a do PT de Dilma , se ver que o desenvolvendo da campanha de Aécio Neves , tende a praticas fascistas para conseguir adesão da população mais rica contra os mais pobres , colocando sul e sudeste contra norte nordeste , fazendo terrorismo étnico dentro do brasil , colocando brasileiros contra brasileiros, vamos avaliar bem , assim se comporta os Nazifascistas ! Aécio Neves quer governar brasil como Hitler e Mussolini governaram a Alemanha e a Itália ! perseguindo Judeus ,ciganos , escravizando as minorias , Hitler matou 36 de milhões de pessoas só Europa! você quer mesmo conflito étnica no brasil , brasileiros do sul contra brasileiros nordeste! Então pense antes de votar no Aécio! O Brasil não merece isso

    • Karloszappa 17/10/2014 15:36

      Vamos usar a vacina anti pt VOTE 45.

      • SÉRGIO C. FRANCISCO 17/10/2014 15:54

        PREFIRO A VACINA 13 CONTRA OS TUCANOS DA PRIVATARIA DE FHC.

    • rosangela munis 17/10/2014 14:11

      Vamos entender o ciclo econômico: 1- vence o1 governo de esquerda, 2-aumenta a classe média, 3- a classe media começa a crer que é rica e apoia a direita,4- a direita destrói a classe média,4- a classe media empobrecida vota em 1 governo de esquerda e começa tudo de novo.
      Não vamos deixar que isso aconteça. Não vamos voltar a ser miseráveis. Vamos votar no governo do povo com DILMA 13.

      • Rubens Schlegel 17/10/2014 17:31

        Rosangela, me explica o que é esquerda e direita. O que tem, são ciclos virtuosos, como o do Lula, que pegou uma economia nos trilhos, deixado por FHC. Estamos num ciclo de baixa Rosangela, sem crescimento, sem investimentos externos, sem credibilidade. E a maioria dos países já voltou ao crescimento. Até o Paraguai e a Bolívia estão crescendo. Não adianta ter romantismo, venha para o mundo real, o governo Dilma fracassou. Corrupção desenfreada, se você fosse estrangeira você aplicaria seu dinheiro aqui, com tanta falcatrua? Claro que não. Os investimentos vão para países com credibilidade, é o que não temos mais. Nunca esqueça, se Lula tivesse pego esse país como FHC pegou, estaríamos arruinados. O crédito do Lula foi manter o plano, que por sinal, antes ele era contra. Leia um pouquinho, se informe, sem paixões partidárias. A verdade é uma, o país anda de mal a pior. Então, minha opinião, temos que mudar.

      • gerson 17/10/2014 16:09

        Parabéns Rosângela! seu comentário foi perfeito, deveria ser uma leitura obrigatória para este povo ingrato entender que estão cuspindo no prato que estão comendo. Eu diria que se está ruim com a Dilma(PT), pior será com o Aécio(PSDB).

        • Rubens Schlegel 17/10/2014 17:45

          É verdade, e vai cuspir no prato mesmo, pois vai ficar igual Cuba e Venezuela, sem comida com esses que estão ai. Sim, gostaria de saber qual governo de esquerda que estão falando, que entregou o país bem para o FHC. Acho que inverteram a ordem das coisas. Pois foi entregue um país saneado e com total condição de crescimento para o SR. LULA, e agora? Recessão, falta de investimentos, desvios de verbas, Petrobras valendo a metade do que era. Não sei não, quem tem mais facilidade de instalar o caos no país. Acho que é o que esta ai. Ao menos que vocês estão mamando nas tetas do governo.Mudança já.

      • Karloszappa 17/10/2014 15:35

        Vamos usar a vacina anti pt VOTE 45.

    • Karloszappa 17/10/2014 13:06

      Os comentários vinha bem ate aqui, minha mulher e filha de Baiano e Cearense e
      eu sou paranaense e dai qual e o problema ??? eu sou fá de um dono de camisaria aqui em São Paulo. Porque??, venceu trabalhando muito, meu primeiro patrão o Sr Jordelino,
      pessoa de um caráter inabalável, Pernambucano, Agora ao comentário Aécio facista,
      fazendo terrorismo??, aparelhamento do estado e o que????, ditadura??.
      Mas vou conferir e vou usar vacina anti pt VOTE 45, essa vacina e infalível.
      VOTE 45 VOTE 45.

    • Mena 17/10/2014 13:05

      Como vc esta equivocada quem faz isso ha 12 anos é o pt.

  110. 51 Ubiratan Claro Gouvêa 17/10/2014 12:06

    No meio de tanta filosofia, no meio de “tanto pensar” os povos do nordeste seguem sendo maltratados, enganados, usados e sacaneados.
    Não importa a bandeira, não importa o partido, não importa o discurso.
    Se algo mudou por lá foi por causa do auxílio Bolsa Família que realmente ajuda quem está no rodapé da vida.
    Mas, o que, além disso, foi feito?
    Nada!
    E os pensadores, pensam, pensam, pensam, pensam, e os enganadores enganam, enganam, enganam……………….

    • KARLOSZAPPA 17/10/2014 15:29

      Parabéns, pelo seu comentário, vamos usar a vacina anti pt VOTE 45.

      • santos 17/10/2014 17:42

        vacina anti rábica pois esse tal de aecio está com muita raiva, ódio e etc. então vote em dilma coração valente.

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.