Publicidade

segunda-feira, 20 de outubro de 2014 Jornalismo, Política | 11:12

15 frases para falar mal da política, segundo Millôr

Compartilhe: Twitter

Numa campanha presidencial tisnada por debates amuados, ataques de alto, médio e baixo calibre, além de ódio e intolerância por parte das torcidas organizadas e desorganizadas, nada como resgatar o bom humor de Millôr Fernandes.

Do livro Millôr 100 + 100 – Desenhos e frases, editado pelo Instituto Moreira Salles (depositário de sua obra), extraem-se primorosos exemplos de sua notável (e assombrosa) criatividade, capaz de produzir, em palavra e imagem, gargalhadas abertas ou travo amargo da ironia. A coluna recolheu do livro frases sobre política, ideologia, corrupção e democracia.

 

Millôr 100 + 100: Desenhos e frases Organizadores: Sérgio Augusto e Cássio Loredano Instituto Moreira Salles R$ 500

Millôr 100 + 100: Desenhos e frases
Organizadores: Sérgio Augusto e Cássio Loredano
Instituto Moreira Salles
R$ 50

Lançado na Flip deste ano, o livro reúne 100 frases selecionadas por Sérgio Augusto e 100 desenhos escolhidos por Cássio Loredano. Uma dupla genial que trabalhou à altura do gênio homenageado, autor de inesquecíveis tiradas, máximas, aforismos, pensamentos, meditações, apotegmas, gnomas, perguntas cretinas, chistes, brincadeiras, fábulas e adágios virados pelo avesso e trocadilhos infames (Um dos melhores: “Brasil, país do faturo”).

Cético, Millôr desprezava todas as ideologias (“livre como um táxi” era sua divisa favorita), o que explica muitas das frases abaixo.  Ou melhor, tiradas. Quinze tiradas.

* * *

1. Político é um sujeito que convence todo mundo a fazer uma coisa da qual ele não tem a menor convicção.

2. Os corruptos são encontrados em várias partes do mundo, quase todas no Brasil.

3. Nas noites de Brasília, cheias de mordomia, todos os gatos são pardos.

4. A ociosidade é a mãe de todos os vices.

5.  Desconfio de todo idealista que lucra com seu ideal.

6. A probidade não tem cúmplices.

7. Não gosto da direita porque ela é de direita, e não gosto da esquerda porque ela é de direita.

8. O problema da democracia é que quando o povo toma o palácio, não sabe puxar a descarga.

9. Os socialistas são contra o lucro. Os capitalistas são apenas contra o prejuízo.

10. Cada ideologia tem a Inquisição que merece.

11. Quando uma ideologia fica bem velhinha vem morar no Brasil.

12. Os pássaros voam porque não têm ideologia.

13. A credibilidade do país é inversamente proporcional aos juros que os banqueiros internacionais lhe cobram.

14. Quem se curva aos opressores mostra a bunda aos oprimidos.

15. Todo líder acaba empregado de sua liderança.

millor6

 

Autor: Tags: , , , , , , ,

11 comentários | Comentar

  1. 61 José Conrado de Almeida 20/10/2014 22:24

    Sou professor universitário aposentado. Para nós tanto faz continuar o PT ou entrar o PSDB, não vai mudar nada.
    Para os de menor poder aquisitivo é importante que continue o PT, por ser um partido assistencialista e o PSDB é dos Neves, riquíssimos
    O PT para nós foi uma decepção só. Usaram e abusaram com a corrupção e substimaram a inteligência dos brasileiros que têm acesso à informação.
    Brincando como brincou o Millor: Não voto no Aécio porque ele não fede, só cheira.

  2. 60 DISTEFANO 20/10/2014 22:23

    Pobre nação brasileira, pobre de educação, pobre de ética, pobre escolaridade, pobre politicamente, pobre de ideologia, pobre intelectualmente e o mais grave pobre de honestidade. Um pais aonde o povo ainda prega a politica do pobre contra o rico, do empregado contra o patrão, do norte contra o sul…Um pais em que um Ministro do Supremo, Joaquim Barbosa, foi taxado de arrogante porque o que ele mais queria era combater a corrupção nos poderes e lavar ao povo brasileiro a dignidade e a esperança de uma justiça justa. Agora entendo o motivo da sua aposentadoria antecipada. Lutava sozinho. Sabem porque uma grande parte dos brasileiros ainda votam no PT é porque correm no seu sangue o DNA da corrupção. A minha maior preocupação é que tenho uma filha e não sei o futuro que a espera. Espero que um dia ainda possa me orgulhar desse povo brasileiro que a única coisa que sabe é pensar em escola de samba, carnaval, feriadão e alguns trocados para tomar cerveja e fumar crack. O que podemos esperar de uma juventude afundada nas drogas, despolitizada e sem nenhuma auto estima. Estamos fechando os olhos para algo tão grave que é a corrupção. É esse exemplo que estamos dando para os nossos filhos. Não sei do que será do futuro dessa nação… Que Deus nos proteja e tenha piedade de nós…

  3. 59 Wilson Maria 20/10/2014 21:32

    Atenção vocês (os brancos e nulos), uní-vos !! Nada têm a perder a não ser (votando em
    Aécio) mais quatro anos de espetáculo do PT !!

  4. 58 emilio 20/10/2014 19:46

    Para mim; não sendo do PT, qualquer “Filho da Outra” serve

  5. 57 Max Antonio 20/10/2014 17:48

    Pensando bem, é mais prático e sensato dirigir bêbado um automóvel do que o Brasil. E aí, aquele pinguço inveterado fez o que fez, ou seja, postergou seus 8 anos no colo da Dilma que, agora com quase toda a certeza vai jogar nas costas do Aécio. DEUS, salve o Brasil …….!!!!!!!!!!

    • José 20/10/2014 22:29

      Deixando de lado a posição partidária e apenas pelo seu palavriado fico na dúvida se você é um aristocrata falido ou um burguês emergente recalcado.

  6. 56 Julio Silva 20/10/2014 16:50

    Se o PSDB vencer terá muita dificuldade de em quatro anos fazer um ótimo governo. Sendo de razoável para bom não elegerá ninguém em 2018, abrindo as portas para a volta do PT; por outro lado, se o PT vencer no próximo domingo, dificilmente conseguirá realizar nos quatro anos seguintes um bom governo(acho que a Dilma nem saúde terá para isso), sendo assim, o PT não conseguirá lançar nenhum nome capaz de vencer em 2018. Acredito que o ciclo da dupla PT e PSDB vai se fechar para sempre na eleição de domingo. Ou tem alguém que ainda acredita que FHC com quase 90 ou Lula com quase 80 ainda vão disputar algo. Apenas o tempo é invencível. Esperar para ver.

    • DISTEFANO 20/10/2014 17:15

      Bom comentário! Mas na dúvida voto pelo AÉCIO, pois tenho 70 anos e não quero passar o que me resta dessa vida sendo governado pela PT.

      • Waldemar Canalli 20/10/2014 20:53

        Concordo plenamente contigo.Aécio neles.

  7. 55 Sergio Mantovani 20/10/2014 16:47

    Creio que deve ser também de Millôr, apesar de não ter a sagacidade deste, a frase: “TODO POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE”. Quer melhor exemplo disso que no nosso varonil país???

    • Rui Vasconcelos 20/10/2014 21:49

      Essa famosa frase é do grande filósofo francês, injustiçado pela história, Joseph-Marie Maistre (1753-1821).

  8. 54 DISTEFANO 20/10/2014 15:45

    SOU DE SALVADOR -BA E NÃO VOTO NO PT. NÃO COMETAM OS MESMOS ERROS DOS BAHIANOS, NÃO VOTEM NO PT.

    PAULISTAS E MINEIROS, HONREM AS PESSOAS HONESTAS E ÉTICAS DESSE PAIS, NÃO VOTEM NO PT.

    QUEM NÃO QUER VOTAR NO AÉCIO QUE VOTE EM BRANCO OU NULO, MAS NÃO VOTEM NO PT. VOCÊS SERÃO A NOSSA ESPERANÇA DE MUDANÇA.

    • Nilceia de Oliveira 20/10/2014 22:14

      Concordo com você, mas por favor não votem em branco ou nulo,pois será o mesmo que votar no PT.

      • Daniela 24/10/2014 23:22

        Não será o mesmo não. É uma forma q eu encontrei de manifestar q não gostei das propostas nem de A nem de D. Apenas to exercendo o meu direito pq votar se ambos não conseguiram mostrar de uma forma concreta suas propostas. Chega de promessa quero uma Revoluçào na polítoca começando por abolir PT e PSDB.

    • george 20/10/2014 21:49

      se fosse fácil assim, dividir por estado, aécio estava ruim, porque perdeu pra dilma em minas.

    • Cid Braga 20/10/2014 19:37

      Pois sou paulista, quase paulistano, e meu voto é certeiro, voto em Dilma 13. Aécio é tão corrupto ou até muito mais que o pessoal do PT. E não me venham com essa conversa mole de que o candidato da opressão é o candidato da mudança. Ele não é nem aqui nem na China. Então, se for pra eu votar nesse sujeito, voto no PT mesmo. Aqui em São Paulo as três principais universidades públicas estão sucateadas. E o que os tucanos propõe como solução ? Demissão de professores. Essa é o modo tucano de fazer política. Por falta de investimento, agravado pela estiagem, a população está sofrendo a falta d’água. Por essas e muitas outras, não voto nessa laia do PSDB de jeito nenhum !

  9. 53 Manoel Pereira de Araujo 20/10/2014 15:26

    TSE, vergonha, vergonha, vergonha, só faltava o tse, agora completou, o estado de golpismo praticada contra o govêrno, também esse orgão vem completar o golpe político, o playboy candidato, maconheiro, cheirador de pó pratica um crime de trânsito dirigindo alcoolizado com carteira de habilitação vencida, passa um carteiraço nos policiais que faziam a blitz e é liberado, agora vem o tse proibir que seja mostrado tal crime, parabéns autoridades esse é o exemplo que vocês mostram aos seus filhos porque para os meus eu mostro outro tipo de exemplo. Isso é oque mostra nossa justiça parabéns belo exemplo, esse é oque vocês querem para administrar o Brasil. Chega cansei.

    • Antonio Gomes 20/10/2014 18:17

      Até aqui tem PTralha, Millor deve estar se revirando no tumulo, justamente ele que nunca gostou de politica partidária feita em seu nome e picuinha eleitoreira.

    • Sigfrido 20/10/2014 16:39

      Meu amigo, se for desqualificar o Aecio por que dirigiu bebado, o que voce vai fazer com o Lula, que governou um pais inteiro, na maioria das vezes, bebado.

      • Vanderlei 20/10/2014 17:54

        Hahaha… Perfeito Sigfrido!!! rs

  10. 52 nelson gil alexandre 20/10/2014 12:49

    Millor, O gênio!!
    Deus – agora você já deve saber se é brasileiro ou não – deve estar se divertindo pacas com suas sacadas sensacionais!!!

  11. 51 Josinaide R P Velasco 20/10/2014 11:42

    Millor, absurdamente ímpar com sua inteligência, privilegiada e de vanguarda! Josi Velasco

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.