Publicidade

sábado, 13 de dezembro de 2014 História, Política | 14:24

Depoimento de Dilma sobre tortura em relatório da CNV opõe presidente e Forças Armadas

Compartilhe: Twitter

O depoimento em que relata a tortura sofrida na pele da militante política de codinomes Estela, Stela, Vanda, Luíza, Mariza e Ana põe em lados opostos a presidente Dilma Rousseff e as Forças Armadas que ela própria comanda. Os trechos do depoimento são conhecidos desde 2012, mas esta semana foram tornados nacionalmente oficiais num documento que promete reabrir o debate sobre a revisão da Lei da Anistia brasileira, de 1979 – o relatório da Comissão Nacional da Verdade, que pede a punição a 377 pessoas apontadas como responsáveis por crimes cometidos na ditadura militar (1964-1985) e admite 23 vítimas que até então o Estado brasileiro rejeitava. A Comissão incluiu os cinco generais que presidiram o País no período – Castello Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo. Dos 377 apontados, 196 estão vivos.

O mal-estar nas Forças Armadas vem de longa data. Manteve-se vivo durante todo o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o trabalho da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e a possibilidade de instauração da Comissão Nacional da Verdade, e tornou-se mais agudo depois que a presidente Dilma instituiu enfim a comissão, em 2011. O silêncio foi a regra entre os militares da ativa, contrastando com a grita da turma da reserva, sobretudo aquela reunida nos clubes Naval, Militar e da Aeronáutica – no dia seguinte à divulgação do relatório, os clubes divulgaram uma lista com 126 nomes de militares, policiais e civis que, segundo eles, foram mortos em ações da luta armada contra a ditadura militar. Segundo a nota, publicada em forma de anúncio em jornais do Rio, a intenção foi homenagear vítimas “desprezadas” pela CNV.

Somente dois dias depois da cerimônia de divulgação do relatório da CNV, um integrante das Forças Armadas rompeu o silêncio, e timidamente, sobre o assunto: o comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto. Durante inauguração do estaleiro de construção de submarinos da Marinha em Itaguaí (RJ), o almirante disse que a Comissão cumpriu seu papel e que a Marinha se debruçará sobre o relatório final. Afirmou que os comandantes militares não conversaram com a presidente sobre o relatório e que as Forças Armadas irão aguardar a orientação do governo para se posicionarem.

A ordem no Palácio do Planalto é seguir pisando com calma nesse terreno cheio de armadilhas, mas a banda do governo favorável ao trabalho da Comissão não esquece o dia da cerimônia em que a presidente sancionou a lei que criava CNV. O almirante e os outros dois comandantes das Forças Armadas – o general Enro Martins Peri e o brigadeiro Juniti Salto – deixaram claro, sem palavras, a discordância com a ideia de exumação do passado. Enquanto a ex-guerrilheira era aplaudida por toda a plateia ao sublinhar aquele “dia histórico”, segundo suas palavras, somente os três e o chefe do Estado-Maior Conjunto permaneceram contidos, mãos sobre o colo, imóveis. No código consentido dos comandantes militares, a ausência do aplauso foi interpretada de maneira explícita como uma forma de dizer pouco e insinuar muito.

A presidente Dilma Rousseff na cerimônia de entrega do relatório final da Comissão Nacional da Verdade. Foto: Alan Sampaio/iG Brasília

A presidente Dilma Rousseff na cerimônia de entrega do relatório final da Comissão Nacional da Verdade: “A verdade liberta daquilo que permaneceu oculto”. Foto: Alan Sampaio/iG Brasília

“Conhecer a verdade não significa reagir”

O relatório da CNV, instituída em 2011 para investigar as violações de direitos humanos cometidas por agentes do Estado entre 1946 e 1988, especialmente no período da ditadura instaurada em 1964, foi entregue na quarta-feira a uma presidente emocionada e chorosa. “Nós, que acreditamos na verdade, esperamos que esse relatório contribua para que fantasmas de um passado doloroso e triste não possam mais se proteger nas sombras do silêncio e da omissão”, ressaltou, negando que o trabalho do grupo nomeado por ela tenha sido pautado pelo ódio ou pelo revanchismo. “Conhecer a verdade não significa reagir, não deve ser motivo para ódio. A verdade liberta daquilo que permaneceu oculto”.

Oculto como a própria experiência que sofreu. Por opção, discrição ou precaução, a presidente Dilma sempre evitou falar sobre a tortura sofrida durante a ditadura. Não consta o depoimento dela nem nos arquivos no grupo Tortura Nunca mais, nem no livro Mulheres que foram à luta armada, do jornalista Luiz Maklouf, duas das obras de relatos de tortura mais importantes sobre o regime militar.

Em 25 de outubro de 2001, ainda secretária das Minas e Energia do Rio Grande do Sul, filiada ao PDT e longe de sonhar em ocupar a cadeira da Presidência da República, Dilma sentou-se diante de um jovem filósofo, Robson Sávio, então coordenador da Comissão Estadual de Indenização às Vítimas de Tortura do Conselho dos Direitos Humanos de Minas Gerais (Conedh-MG). A ele revelou detalhes das sessões de humilhações sofridas em Minas.

Dilma – ou Vanda, ou Estela, ou Luíza, ou outro de seus codinomes – militava no setor estudantil do Comando de Libertação Nacional (Colina), que mais tarde se fundiria com a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), dando origem à VAR-Palmares. Tinha 22 anos. Presa em Minas, foi colocada no pau de arara, apanhou de palmatória, levou choques e socos que causaram problemas graves na sua arcada dentária.

Neste depoimento ao Condedh se soube pela primeira vez que sofreu torturas em Minas (onde, segundo ela, exerceu 90% de sua militância durante a ditadura), e não apenas no eixo Rio-São Paulo. Até ser presa no DOI paulista, Dilma percorrera o ciclo de expansão das organizações clandestinas e chegou ao DOI quando a tortura as moía. Seria libertada dois anos e dois meses depois, com as devidas marcas físicas e emocionais deixadas pelas passagens nos porões do Rio e de Minas.

Dilma é interrogada no tribunal militar em 1970, aos 22 anos

Dilma é interrogada no tribunal militar em 1970, aos 22 anos

Com a palavra, a presidente:

“Algumas características da tortura. No início, não tinha rotina. Não se distinguia se era dia ou noite. Geralmente, o básico era o choque”.

“Se o interrogatório é de longa duração, com interrogador experiente, ele te bota no pau de arara alguns momentos e depois leva para o choque, uma dor que não deixa rastro, só te mina. Muitas vezes usava palmatória; usaram em mim muita palmatória. Em São Paulo, usaram pouco este ‘método’”.

“O estresse é feroz, inimaginável. Descobri, pela primeira vez, que estava sozinha. Encarei a morte e a solidão. Lembro-me do medo quando minha pele tremeu. Tem um lado que marca a gente pelo resto da vida”.

“A pior coisa que tem na tortura é esperar, esperar para apanhar. Eu senti ali que a barra era pesada. E foi. Também estou lembrando muito bem do chão do banheiro, do azulejo branco. Porque vai formando crosta de sangue, sujeira, você fica com um cheiro”.

“Eu vou esquecer a mão em você. Você vai ficar deformada e ninguém vai te querer. Ninguém sabe que você está aqui. Você vai virar um ‘presunto’ e ninguém vai saber”, era uma das ameaças ouvidas de um agente público no período em que esteve presa. “Tinha muito esquema de tortura  psicológica, ameaças (…) Você fica aqui pensando ‘daqui a pouco eu volto e vamos começar uma sessão de tortura’”.

“Uma das coisas que me aconteceu naquela época é que meu dente começou a cair e só foi derrubado posteriormente pela Oban. Minha arcada girou para outro lado, me causando problemas até hoje, problemas no osso do suporte do dente. Me deram um soco e o dente deslocou-se e apodreceu. Tomava de vez em quando Novalgina em gotas para passar a dor. Só mais tarde, quando voltei para São Paulo, o Albernaz completou o serviço com um soco arrancando o dente”.

“Acho que nenhum de nós consegue explicar a sequela: a gente sempre vai ser diferente. No caso específico da época, acho que ajudou o fato de sermos mais novos, agora, ser mais novo tem uma desvantagem: o impacto é muito grande. Mesmo que a gente consiga suportar a vida melhor quando se é jovem, fisicamente, mas a médio prazo, o efeito na gente é maior por sermos mais jovens. Quando se tem 20 anos o efeito é mais profundo, no entanto, é mais fácil aguentar no imediato”.

“Quando eu tinha hemorragia – na primeira vez foi na Oban – pegaram um cara que disseram ser do Corpo de Bombeiros. Foi uma hemorragia de útero. Me deram uma injeção e disseram para não me bater naquele dia. Em Minas Gerais, quando comecei a ter hemorragia, chamaram alguém que me deu comprimido e depois injeção. Mas me davam choque elétrico e depois paravam. Acho que tem registros disso até o final da minha prisão, pois fiz um tratamento no Hospital de Clínicas”.

“As marcas da tortura sou eu. Fazem parte de mim”.

Resistência militar prejudicou trabalho da Comissão

Apesar do elogio público e da emoção na divulgação do trabalho final da Comissão Nacional da Verdade, nos bastidores  o Palácio do Planalto achou genéricas as recomendações do relatório final (um exemplo: a criação de mecanismos de prevenção e combate à tortura), considerou que boa parte nem sequer depende da decisão do governo federal e, na avaliação discreta do Executivo, algumas sugestões chegam a ser irrealizáveis – como a desmilitarização das polícias militares estaduais.

Algumas entidades de direitos humanos sentiram-se frustradas, como o grupo Tortura Nunca Mais, que considerou o documento “superficial”. Mas outras, como a Anistia Internacional, avaliaram que o relatório dá um “passo importante para garantir o direito à memória, à verdade e à justiça”.  O cientista político Mauricio Santoro, do escritório da Anistia Internacional no Brasil, lembra, por exemplo, que o País chegou com 30 anos de atraso em relação aos vizinhos latino-americanos, e reconhece que a comissão brasileira nasceu com menos recursos e poderes do que suas contrapartes internacionais.

Por todos os lados, uma unanimidade: o reconhecimento de que uma das dificuldades enfrentadas pela CNV foi justamente a resistência das Forças Armadas de abrir a guarda e ajudar nas investigações. Enquanto generais argentinos e uruguaios assumiram publicamente atrocidades cometidas e igualmente comissões daqueles países ajudaram a Argentina e o Uruguai a não temer abrir cicatrizes fechadas do passado, os militares brasileiros não só se fecharam em copas como atacaram ferozmente as ações da CNV e seus integrantes.

Comandantes militares imóveis enquanto a plateia aplaude sanção da lei que institui a CNV, em 2011

Comandantes militares imóveis enquanto a plateia aplaude sanção da lei que institui a CNV, em 2011

Em setembro deste ano, o Ministério da Defesa enviou ofício à Comissão Nacional da Verdade, no qual admite que agentes do Estado ditatorial cometeram torturas, mataram e fizeram desaparecer os corpos de muitos militantes. A afirmação é assinada pelo ministro da Defesa, Celso Amorim. No documento o comandante do Exército diz que não lhe cabe se manifestar sobre o tema; o comandante da Aeronáutica ressalta não poder contestar o reconhecimento das atrocidades; o da Marinha, que não consegue negar nem confirmá-lo.

Um mês antes, o Ministério da Defesa declarara à comissão que, segundo os militares, não teria havido “desvio de função nos quartéis durante o regime autoritário. O que isso significaria? Que os militares não reconheciam a prática de tortura? A jornalista Miriam Leitão questionou Amorim em seu programa na Globo News. Perguntou-lhe de forma incisiva, o ministro gaguejou, hesitou e respondeu de forma evasiva. Poucos dias depois o comandante do Exército, general Enro Peri, ordenou que seus subordinados lhe encaminhassem todas as demandas das comissões da verdade, proibindo-os de atendê-las por iniciativa própria. Para os parentes de vítimas da ditadura, o gesto revelou-se uma tentativa de obstruir as investigações sobre o regime. Em carta à presidente Dilma, pediram a exoneração de Peri. Não conseguiram. O ministro da Defesa apoiou o general.

Mais pensatas sobre tortura, torturadores e militares durante a ditadura de 1964:

Por que os militares de hoje não admitem os crimes cometidos pela ditadura? 

Quem está mentindo sobre tortura: Dilma ou os generais?

De um torturador para uma jovem: “Você vai sofrer como Jesus Cristo

“Torturador é humano, cruel e consciente do que faz”

 

 

Autor: Tags: , , , , , , , , , , , , ,

121 comentários | Comentar

  1. 171 greg 14/12/2014 14:32

    A guerra não é bonita, a guerra não é romântica. Em 1964 estávamos em guerra. Uma guerra contra a ideologia macabra do comunismo. Regime que destruiu todo país onde foi implantado. A China se salvou parcialmente quando abraçou o capitalismo que apesar de não ser o a salvação do mundo é o melhor que encontramos até hoje pois privilegia a meritocracia. Na guerra vale tudo para ganhar e sobreviver. Ganhamos e sobrevivemos. Hoje os senhores e as senhoras podem vir aqui se manifestar. Caso a turma do sr Jango e Brizola assumissem o poder muitos de vocês não estariam nem vivo. A tortura é covarde e vil mas é uma arma de guerra e deve ser usada para a destruição do inimigo. A esmagadora maioria dos srs. não conhecem a guerra. Agradeçam a Deus todos os dias por não conhecê-la. A vitória de ontem nos dá liberdade hoje para levantarmos nossas vozes contra a quadrilha que se instalou no poder. Hoje nossa luta é democrata pois eles ainda respeitam a democracia. Quando eles não mais a respeitarem a trégua será rompida, pois nunca toleraremos uma ideologia de esquerda ou pior uma ideologia de esquerda cuja maior bandeira é a corrupção.

  2. 170 lambiazzi 14/12/2014 13:43

    cade a outra face da moeda??? agora ela finge bem é artista, será que quando fazia parte do bando era assim??? a unica verdade que eu sei é que no Governo Militar tinha-se tudo, agora só temos ladrão la no planalto, essa é a unica verdade!!!

    • Edson 14/12/2014 16:00

      No governo militar “tinha-se tudo”:
      Tudo, menos:
      – liberdade de expressão. Locais de debate como este não existiriam.
      – segurança no centro das grandes cidades – ou alguém esqueceu dos trombadinhas? Os quais, aliás, eram enviados para fazer pós-graduação na faculdade do crime conhecida como Febem.
      – política de inclusão social. Leiam sobre a Operação Camanducaia, e tudo que está implícito nela, inclusive como o caso foi arquivado. Covardia política e social. Como disse o Médici: “O Brasil vai bem, mas o povo…”
      – distribuição justa de renda. O governo adotou a política de “deixar o bolo crescer para depois dividí-lo”. Foi o único país que fez essa burrada.
      – inflação baixa. Os índices eram camuflados. Tentando segurar a inflação no tapa, criaram um antro de corrupção chamado CIP.
      – política de informática. Criaram a SEI, que atrasou por décadas o desenvolvimento do país nesta área. Estivessemos no mesmo regime, provavelmente não conseguiriamos comprar computadores, tão extorsivos eram seus preços. Ou pior, conseguiríamos sim. Contrabandeados.
      – debate político livre. Com agentes do Dops infiltrados na faculdade, ai de quem falasse no nome do Marx. Não importava se era a favor ou contra, falar em comunismo era tabu. Falar em democracia verdadeira, também. Mais ou menos como criticar a ditadura.
      – escolarização. Bem que tentaram, mas foi do jeito errado: aumentando o número de escolas, conseguiram fazer desabar o nível do ensino.

      • Marcos Paulo 14/12/2014 23:48

        FORA PT

  3. 169 Marcos 14/12/2014 13:35

    A COMISSÃO DA VERDADE FALA ALGUMA COISA SOBRE O SOLDADO MARIO KOZEL FILHO QUANTO A FAMÍLIA DELE RECEBE DO GOVERNO?

  4. 168 marcos 14/12/2014 13:17

    SERÁ QUE A NOSSA PRESIDENTE CHOROU POR CAUSA DA MORTE DO SOLDADO MARIO KOZEL FILHO?

    • Albertino da Silva 14/12/2014 14:06

      Nessa manhã de 12 de julho de 1966, o Marechal Costa e Silva, então candidato à Presidência da República, era esperado por cerca de 300 pessoas que lotavam o Aeroporto Internacional dos Guararapes. Às 08:30h, poucos minutos antes da previsão de chegada do Marechal, o serviço de som anunciou que, em virtude de pane no avião, ele estava deslocando-se por via terrestre de João Pessoa até Recife e iria, diretamente, para o prédio da SUDENE, Esse comunicado provocou o início da retirada do público. O guarda-civil Sebastião Tomaz de Aquino6 , o “Paraíba”, outrora popular jogador de futebol do Santa Cruz, percebeu uma maleta escura abandonada junto à livraria “SODILER”, localizada no saguão do aeroporto. Julgando que alguém a havia esquecido, pegou-a para entregá-la no balcão do Departamento de Aviação Civil (DAC). Ocorreu uma forte explosão. O som ampliado pelo recinto, a fumaça, os estragos produzidos e os gemidos dos feridos provocaram o pânico e a correria do público. Passados os primeiros momentos de pavor, viu-se que o atentado vitimou 16 pessoas.

      Morreram o jornalista e secretário do governo de Pernambuco Edson Régis de Carvalho e o vice-almirante reformado Nelson Gomes Fernandes7 . O guarda-civil “Paraíba” feriu-se no rosto e nas PERNAS, o que resultou, alguns meses mais tarde, na amputação de sua perna direita. O então tenente-coronel do Exército, Sílvio Ferreira da Silva, sofreu fratura exposta do ombro esquerdo e amputação traumática de quatro dedos da mão esquerda.

      Foi por esse feito que ela chorou?. a familia do Paraíba vivi na miseria e seus algoz anistiados com poupuldos salarios.. ate uma placa que homenagiava os mortos foi retirada pela comissão da verdade

  5. 167 Edson 14/12/2014 12:12

    Quem pede a volta dos militares padece de uma grave falta de memória. É natural, já se passou algum tempo e as pessoas tendem a se esquecer, mas a verdade é que o que somos hoje é consequência do que fomos ontem.
    A intervenção militar foi uma ilegalidade desde o princípio. Não se tratou apenas de uma turma de frustrados que torturavam pessoas dominadas. Era um conceito de política totalmente distorcido, onde o que importava era manter o poder. Até para devolve-lo aos civis trataram de forjar uma leia da anistia para evitarem serem presos. E só devolveram porque perderam o controle da economia. Até o Médici disse que “o Brasil está bem, mas o povo…” Esse era o capitalismo que abusava dos pobres e que preparou o terreno para o surgimento de “líderes” como Lula . Os militares tiveram tempo demais, poder demais, e fizeram de menos. Quem abraçou a ilegalidade permitindo a aceitação de uma política de blindagem de políticos e corruptos, foram eles. Quem criou um antro de corrupção chamado CIP, foram eles. Quem espionava até a sombra da suspeita de ter ideias contra a política da Arena era o SNI, criação deles. Quem retardou por anos o progresso do país na área da informática, foram eles, com a SEI. Quem deseducou nosso povo, quem combateu o debate político nas escolas, foram eles. Deu no que deu. Apenas colhemos o que foi plantado.

    • kayla 15/12/2014 1:59

      Vc esquece, ou não sabe, Edson que naquela época o povo foi para as ruas pedir a intervenção dos militares, porque estávamos a um passo de uma ditadura de esquerda, da qual não sairíamos mais, pq os militares pelo menos devolveram a democracia, já em uma ditadura de esquerda isso nunca acontece.

      • luis guerreiro 15/12/2014 9:00

        Não foi não, Kayla. Quem foi para as ruas pedir Golpe não foi lo Povo. Foi a mesma burguesia sem vergonha, apátrida, entreguista e rançosa ,minoritária e fascista que está pedindlo golpe militar agora. O Povo se manifestou maciçamente a favor do Presidente Joao Goulart poucos meses antes do Golpe, em plebiscito, aprovando também maciçamente o Presidencialismo que lhe daria plenos poderes para fazer as reformas de base que modernizariam o país, O único erro de Jango foi não ter resistido contra esse golpe safado, já que mais da metade das Forças Armadas estavam com ele no início da Conspiração. Milhares de militares ficaram contra o Golpe de 1964, se vc não sabe e depois foram perseguidos e cassados opor causa disso.

  6. 166 Ragnar 14/12/2014 12:04

    A Comissão da Verdade foi um ato instituído pela Presidência da Republica que só mostra um lado da moeda. Trata-se, portanto, de uma atitude ditatorial, cujo objetivo é denegrir a imagem das forças armadas para abafar o maior escândalo de corrupção da história, com desvios criminosos de vulto de verbas destinadas à Saúde, à Educação, à Segurança e às obras de Infraestrutura.

  7. 165 Bruno 14/12/2014 10:54

    Caso não esteja enganado 437 pessoas perderam a vida, um erro de ambos os lados, militares e militantes, ate agora só ouvimos uma versão, ate parece que os militantes nunca fizeram nada. O que não posso entender é que como para estas 437 pessoas são criadas comissões da verdade, gastaram milhões de reais, sendo que só na cidade de Bauru, por falta de leitos nos hospitais (SUS), morreram 581 pessoas inocentes.

  8. 164 JAIME EDMUNDO DOLCE 14/12/2014 10:23

    sou,jaime Edmundo dolce.,filho de cardenio Jayme dolce,que saiu,na matéria do o globo,o titulo,filho de vitima da luta armada,pede,investigaçoes sobre,o caso,meu,pai,nao,era guarda civil,ele era,um delegado,aposentado,que além de chefiar a segurança da casa de saúde dr eiras,em,botafogo,chefiava o dp,o relatoria,da cnv,em não colocar,as vitimas da luta armada,úm afronta as memorias deles e de seus familiaraes.

  9. 163 Fernando 14/12/2014 10:20

    Quero saber da verdade. Dos terroristas. Quero saber dos direitos humanos para nós humanos, que não matamos, não estupramos, não assaltamos. Essa é a verdade. Quem está defendendo direitos humanos deve ser para todos e não para aqueles que não são “humanos” Um justiça que dá liberdade com 1/6 da pena para assassinos e todo tipo de criminoso, não é humana. Quem perde o ente querido ficará para sempre preso na memória da dor. Essa é a pior prisão, não existe 1/6 de liberdade da dor. Ela é por toda vida. Assim foram os terroristas que mataram gente inocente e hoje se vangloriam que era pela democracia. Nem quero saber se foram torturados. Entraram para o que desse e viesse. Era guerra. Eu era criança na época mas sentia paz porque havia ordem e respeito de ambos os lados. Nunca fui destratado por um policial militar ou outro do exército ou marinha ou aeronáutica. Eu vivia sem medo. Hoje tenho medo de sair de casa e não saber se volto. Pior terrorismo da vida. Sou torturado todo dia. Um governo em desgoverno. Uma ditadura camuflada. Eles no bem bom e nós comendo os restos do que sobra, engolindo os desmandos, as roubalheiras, os desvios. Seu Lula que o diga, o quanto gastou para a sua pança enquanto governou. E nós, os bobos da corte. Isso é tortura sem dor. Dói no bolso. Pagamos pelo que não foi feito em prol do povo como um todo. Os impostos não são voltar em benefício do povo, mas para benefícios deles. Onde isso existia na época da ditadura? Eu não vi nenhum presidente rico daquela época. Me aponte um. Se eu fosse um desses terrorista, saído vivo, estaria milionário. Foi um negócio de risco, mas um bom negócio. Os cabeças, que hoje estão no governo, devem ter dito isso. Eu era criança. Hoje eu tenho minha crítica e não defendo os que foram torturados porque eles também fizeram sofrer e possivelmente também torturaram. Falta verdade nessa comissão que só falou de um lado. Eles não cumpriram com o que estava escrito para apurar. Agora nos colocam como se isso fosse verdade. Meia verdade não é verdade.

    • kay 15/12/2014 2:04

      Parabens Fernando pelo seu post

    • KARADECAVALO 14/12/2014 11:45

      Parabéns Fernando pelo seu comentário, eu estava la como estou aqui hoje, agora falta vergonha e patriotismo, na época eles lutavam a favor do socialismo ou comunismo, mas viraram todos CAPITALISTA SAFADOS, o chefe e o pior .

    • Augusto da Silva Rocha 14/12/2014 11:05

      Fernando, acredito que seja esse o seu nome. O objetivo da Comissão é realmente revelar a verdade, o que de tato aconteceu nos porões do DOI-CODE e outras entidades encarregadas de tais fins, e não mascará-la, ou meia verdades, que doa a quem doer. Certo! Com todo respeito a você, mas o seu texto é preconceituoso, arrogante, autoritário e sem propósito para o assunto, uma vez que tenta desqualificar a CNV e o texto do Rodrigo de Almeida. O autor não é tendencioso, em nenhum momento transparece. Agora, quanto ao seu comentário, há ranço de revanche. Isso é tudo. A verdade precisa ser dita.

    • LUIZ PINHEIRO 14/12/2014 10:50

      … nós não matamos…. fomos omissos, covardes e continuamos a ser. Vivi esse tempo terrível em que a autoridade era composta por bandidos que invadiam casas, torturavam a domicílio… eu louvo os que tiveram a coragem de combater essas atrocidades financiadas por país estrangeiro.

  10. 162 KARADECAVALO 14/12/2014 9:59

    Comissão da VERDADE, deveriam investigar o outro lado também e aproveitar e investigar porque ate agora não apareceu nenhum político nas investigações, se tem corruptos tem que ter corruptores.

  11. 161 Gapaluma 14/12/2014 9:39

    Tiveram a chance de acabar com esse câncer e não o fizeram, agora o câncer cresceu e está colocando a vida de todos em risco,

  12. 160 Maurício Leal 14/12/2014 8:43

    Esse RODRIGO DE ALMEIDA deve achar que o leitor é idiota ou analfabeto funcional. Amiguinho, sua matéria só não é mais tendenciosa porquê não dá. Você finge ser um “jornalista isento” escrevendo algumas perfumarias semânticas, mas não consegue esconder seu viés contra as suas FFAA, direcionando sua “materiazinha” conforme suas tendências, ausente de qualquer isenção histórica. Lá nos EUA você seria execrado. Nós estamos no Brasil, aqui vale tudo! Só lembrando, ninguém com juízo é a favor de tortura, porém não esqueça: estávamos em GUERRA e um dos instrumentos para se evitar mais mortes e a implantação do COMUNISMO no seu Brasil, naquele momento, infelizmente, foi esse. O ônus do combate é para todos os envolvidos.

  13. 159 Vilson Trindade da Silva 14/12/2014 7:42

    NA FORMAÇÃO do militar existe um jargão, para aqueles que não tem pendor para a carreira militar, onde o aluno só pode dizer três palavras, que são: SIM SENHOR, NÃO SENHOR E QUERO IR EMBORA. Exatamente isso está acontecendo com os Comandantes militares, exceto pela palavra quero ir embora, pois estão aí, desde o governo Lula, contrariando a Lei, que permite ficarem na ativa até os 70 anos. Está na hora de trocar, mudar, trazer gente nova, e não buscar pessoas que já estavam de pijama, quando foram convidados para o cargo. O Comandante não pode se acomodar e aceitar tudo de mão beijada, as vezes é necessário dar um soco na mesa para que as coisas fiquem nos eixos.

    • luiz guerreiro 14/12/2014 9:19

      Comandante militar tem que obedecer ao poder civil, está na Constituição. O Comandante Supremo das Forças Armadas é o Presidente da República, pelo poder a ele conferido pelo voto da maioria da população, e o resto é quebra de hierarquia e insubordinação. Somos 200 milhões de civis, contra 200.000 homens nas Forças Armadas. Para mandar no Brasil tem que ter voto. Vcs aprendam a votar, em vez de ficar falando m…………. Como acontece nos EUA, aqui o Presidente manda nos comandantes militares e estes comandam os oficiais e a tropa, é simples assim.

      • P/LUIZ GUERREIRO 14/12/2014 18:13

        É, VOCÊ TEM RAZÃO… SÓ QUE EM 1964 OS MILITARES SE ESQUECERAM DISSO…

  14. 158 Josiane 14/12/2014 7:39

    Inclua-se aí as vítimas de tortura e morte sofridas por essa gang vermelha e essa mulher guerrilheira. Esse bando tem uma lista de assassinatos impiedosos nas costas.

    • Luiz Alberto 14/12/2014 9:16

      O Estado não pode responder com ilegalidade. O Estado bandido é deplorável. Reveja seus conceitos por favor. Viva o estado democrático de direito e o devido processo legal.

  15. 157 Henrique 14/12/2014 4:43

    Não aceitamos ditadura, se houve de um lado um golpe militar, quebrou a democracia.
    O que não tem cabimento é a tortura, o não estado de direito, a guerra desigual.
    A extrema direita fascista foi declarada psicopata pela psiquiatria moderna e disso não temos dúvida: nesse meio não existe humanismo, solidariedade, sentimentos nobres, essas coisas elevadas dos poetas e utopistas que sonham com um mundo muito, mas muito melhor que este que a direita promete, e como promete! Aliás, vive a ameaçar, ironizar. Venham prá cima do povo agora, o povo não é mais bobo, venham!

  16. 156 Marcelo 14/12/2014 2:02

    Sinto muito em dizer que os militares não são a solução para a roubalheira que está aí, nem a permanência do PT que já provou a sua incompetência incontestavelmente. Já fui militar e hoje estou na reserva, e posso dizer que o que acontece dentro dos quarteis, ninguém quer ver fora deles, ocorre muita injustiça, mandos e desmandos irresponsáveis. Essa minha opinião com certeza será censurada pelos meus correligionários, porém os militares erraram muito, como também quem queria implantar o socialismo no país, pela força. Quem não está contente com a democracia vá para Cuba, consulte algum dos médicos do programa Mais médicos para perceberem o que o Governo de lá fez com eles. Ainda está descontente? Vá para a China trabalhar como mão-de-obra barata ou para a Rússsia e ser considerado como “cidadão”, hoje em dia é perigoso até ser vizinho dela, pergunte à Ucrânia. Precisamos de gente honesta e inteligente no poder, vamos perseverar na procura.

    • Evangelina 14/12/2014 12:49

      Excelente comentário. Parabéns! Que bom saber que ainda existe pessoas que não são alienadas.

    • Evangelina 14/12/2014 12:43

      Excelente comentário. Esse tipo de comentário mostra que ainda existe pessoas que não são alienadas. Parabéns.

  17. 155 Luciano Viveiros 14/12/2014 1:47

    É muitissimo engraçado. A lei é só de uma mão. o momento foi político e houve luta armada. Foi uma guerra “civil” e assim matar e e morrer faz parte. Pena que esses corruptos atuais fantasiados na época de nacionalistas socialistas não tenham sido mortos mas agora é uma nova oportunidade,
    Na política com rarissima exceção só existem corruptos que empobrecem o país e sacrificam a vida dos brasileiros trabalhadores principalmente da empresa privada.
    Quantos brasileiros morrem por dia pela criminalidade defendida pela anistia? quantos brasileiros morrem por bala perdida e nada acontece.
    Quantos os políticos e seus esquemas já roubaram dos brasileiros honestos trabalhadores que perderam a liberdade e vivem dentro de suas casas refens com medo de serem assaltados e mortos assim como seu filhos e netos?
    PENA DE MORTE SIM PARA OS POLITICOS CORRUPTOS, LADRÕES E QUE VIVEM SEM SETIREM AS DIFICULDADES DE MORAR NUM PAÍS COMO O BRASIL ATUAL.
    PENA DE MORTE SIM PARA OS ASSASSINOS E DONOS DO TRÁFICO DE DROGAS.
    SÓ UM GRANDE GENERAL COMO O ATATURK DA TURQUIA PARA SANEAR O PAÍS.

    • luiz guerreiro 14/12/2014 9:11

      500 pessoas de um lado e 200.000 soldados bem armado do outro não é uma guerra civil. É um massacre, uma covardia, principalmente considerando que dessas 500 pessoas que morreram a maioria arma deu um tiro ou pegou em armas, como a própria Presidente Dilma, tanto é que ela não foi acusada disso nem mesmo à época em que esteve presa. Ataturk foi um assassino, e a vc e vc é um im be cil por estar defendendo-o aqui.

      • p/luiz guerreiro: Acorda, brasileiro! 14/12/2014 18:34

        PARA OS QUE SÃO A FAVOR DE PUNIÇÃO A EXCESSOS COMETIDOS POR MILITARES, DURANTE O REGIME DE EXCEÇÃO VIVIDO PELO BRASIL, O QUE DIRIAM SOBRE PUNIÇÃO AOS QUE COMETERAM EXCESSOS DO LADO DOS GUERRILHEIROS:
        1 – SEQUESTRO DE EMBAIXADORES DE OUTROS PAÍSES., SOBRE OS QUAIS É OBRIGATÓRIA A PROTEÇÃO TOTAL;
        2 – ASSALTOS A BANCOS, INCLUSIVE COM CONSEQUÊNCIAS GRAVES, COMO MORTES DE INOCENTES;
        2 – TORTURA DE CIDADÃOS INOCENTES QUE OS GUERRILHEIROS “JULGAVAM’ NÃO APOIÁ-LOS, COMO POR EXEMPLO O QUE RELATA O VÍDEO ABAIXO : (O ESQUARTEJAMENTO DE UM JOVEM AINDA VIVO, POR GUERRILHEIROS DO GRUPO DE SÉ GENOÍNO): clique no link e assista ao vídeo até o fim.

        https://www.youtube.com/watch?v=3E-cW4gefn4

        ANISTIA TEM QUE SER PARA OS DOIS LADOS E PARA QUE HAJA ANISTIA HÁ QUE SE TER O SENTIMENTO DE PERDÃO, DE AMBOS OS LADOS, POIS NENHUM DOS DOIS LADOS É FORMADO POR “SANTOS” E SIM POR “IDIOTAS” QUE SE MATARAM E AINDA SE MATAM, POR AMBIÇÕES PESSOAIS E IDEOLÓGICAS!
        É SÓ OBSERVARMOS QUE A MAIORIA DOS “COITADINHOS” GUERRILHEIROS QUE LEVARAM DESVANTAGEM NA LUTA ARMADA DURANTE A DITADURA MILITAR, HOJE ESTÃO NO PODER, E NÃO É POUCA A “MERDA” QUE TÊM FEITO, BATENDO TODOS OS RECORDES DE “CORRUPÇÃO” E DE COMETIMENTO DE “ASSASSINATOS DOLOSOS”, MUITO MAIS DO QUE NO PERÍODO DA DITADURA!
        E COM UM AGRAVANTE: MATAM INOCENTES SEM ARMAS, MAIS INDEFESOS QUE OS GUERRILHEIROS QUE PELO MENOS TINHAM ARMAS.
        OS ANTES “COITADINHOS”, HOJE NO PODER, MATAM SEM MISERICÓRDIA INOCENTES TRABALHADORES, “DESARMADOS”!

        1 – MILHARES DE MORTOS POR FALTA DE ATENDIMENTO MÉDICO PELO SUS, POR FALTA DO DINHEIRO QUE TÊM ROUBADO DOS COFRES PÚBLICOS – UMA MORTE SOB A HUMILHAÇÃO DE TER QUE IMPLORAR POR UM ATENDIMENTO MÉDICO QUE NÃO VEM, E QUANDO VEM, DE PÉSSIMA QUALIDADE – DEIXANDO SEQUELAS TERRÍVEIS NOS FAMILIARES QUE, INDEFESOS, VÊEM SEUS QUERIDOS SEREM ASSASSINADOS SEM MISERICÓRDIA ALGUMA PELOS ROUBADORES DOS COFRES PÚBLICOS;
        2 – MILHARES DE MORTOS POR FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA PÚBLICA, ALIMENTAÇÃO, MORADIA ETC., COM TODO O RESPEITO E ORAÇÕES AOS FAMILIARES E AMIGOS DOS QUE TOMBARAM NA LUTA “ESTÚPIDA” ENTRE BRASILEIROS, POR QUESTÕES IDEOLÓGICAS, DOS DOIS LADOS – É HORA DE CLAMARMOS POR “VERGONHA NA CARA” DE TODOS OS BRASILEIROS DA ATUALIDADE, PARA PUNIRMOS OS ROUBADORES DOS COFRES PÚBLICOS, OS ASSASSINOS ATUAIS DE MILHARES DE BRASILEIROS, DOS “ATUAIS MENSALÕES, PETROLÕES, METROLÕES” ETC ETC ETC.

  18. 154 Carlos Alberto Trein 14/12/2014 1:46

    Cuidado comunistinhas… vocês não sabem com o que estão mexendo.

    • luiz guerreiro 14/12/2014 9:22

      Cuidado vc seu fascistinha. Aqui tem lei. Vai ameaçar a PQTP, seu bundão. É fácil ficar ameaçando os outros por trás de um teclado e um IP, não é?

      • Marcos Paulo 15/12/2014 0:02

        KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK AQUI TEM LEI????????PARA OS CORRUPTOS DO PT TAMBEM?????????????????

        • luis guerreiro 15/12/2014 12:54

          Para os corruptos do PT também tem lei. Eles foram condenados e foram para a Papuda.Só não tem lei para os corruptos do PSDB, como o Eduardo Azeredo, que estão soltos.

        • luis guerreiro 15/12/2014 9:09

          Tem lei sim senhor. Os “corruptos” do PT foram para a cadeia na Papuda. Só não tem lei para is corruptos do PSDB, como o Eduardo Azeredo, chefe do mensalão mineiro, por exemplo, que continuam soltos.

        • luis guerreiro 15/12/2014 9:05

          Tem lei sim senhor. Os “corruptos” do PT foram para a cadeia na Papuda. Só não tem lei para is corruptos do PSDB, como o Eduardo Azeredo, por exemplo, que continuam soltos.

  19. 153 Carlos Alberto Trein 14/12/2014 1:41

    Senhores,

    Já está mais que na hora dos militares chegarem no governo e pedirem ” o outro lado da moeda “, ou seja, relação de todos os bandidos guerrilheiros que mataram, roubaram bancos, saquearam supermercados, sequestraram… e daí por diante. Não pode a essa comissãozinha instalada falar sobre um lado. É necessários falar dos dois lados. O Contra Golpe de 1964 ( e não golpe como alguns querem dizer) aconteceu porque esses guerrilheiros, e alguns até em altos postos hoje, verdadeiros crápulas e que hoje se intitulam heróis, assim o quiseram. Vamos por de vez pra correr esses cretinos e fazer deste país uma Pátria. Quem quiser fique, quem não quiser peça asilo à Cuba. E ponto final.

  20. 152 Júnior 14/12/2014 1:11

    Na foto, Dilma sendo interrogada lembra Sininho.

  21. 151 aurelio renato cordeo 14/12/2014 0:25

    quem é a favor da ditadura é a favor do nazismo!, fascismo etc… ainda bem que tivemos brasileiros que combateram esse genocidio, que exterminou. crianças, mulheres, pessoas idosas, indios. Não poderiam combater com flores, abraços etc…. Tinham que, em determinas situações, usa de armas ou outros meios, para libertar o Brasil!! é só lembrar que os judeus… aqueles que conseguiram sobrevier do nazismo, usaram de todos os meios e com justiça!

  22. 150 Bráulio Silveira 14/12/2014 0:02

    As FFAA não tem que se desculpar em ter cumprido -COM BRAVURA E HEROÍSMO – seu sagrado dever em defender a nação. Quem lutou em armas contra o Regime Militar queria implantar um regime de exceção neste país. Querem conhecer sua índole? Então vejam o MENSALÃO, o lava-jato.
    Quem pegou em armas contra o regime militar eram, VERMES, LADRÕES E AS MAIS SÓRDIDAS PROSTITUTAS.

    • luiz guerreiro 14/12/2014 9:40

      As Forças Armadas não são meia dúzia de torturadores que mancharam a sua história e tradição. Não confunda as forças armadas com menos de mil vagabundos, que espancavam e assassinavam mulheres amarradas e estudantes desarmados. Dilma respeita as Forças Armadas e as Forças Armadas, a ativa, respeitam um governo que está promovendo o maior rearmamento da defesa brasileira na história deste país, construindo caças bombardeios como o Gripen NG BR, submarinos atômicos como os que serão construídos na Base inaugurada ontem no Rio de Janeiro, aviões militares de transporte como o KC-390 da Embraer, fuzis de assalto como o IA-2, tanques como os 2000 Guaranis que estão sendo fabricados em 7 lagoas, sistemas de mísseis como o Astros 2020, da Avibras, radares com o SABER. Vc acha que as Forças Armadas que estão participando desses projetos, todos aprovados e financiados por governos nacionalistas do PT, vão querer derrubar um governo desses para livrar a cara de meia dúzia de bandidos torturadores que atuaram há 50 anos atrás, ou dar ouvidos a imbecis como vcs ?

  23. 149 cicero 13/12/2014 23:52

    POR QUE NINGUEM COMENTA AS ATROCIDADES QUE QUE A GUERRILHA COMETEU????

    • P/CÍCERO: EU COMENTO! 20/12/2014 19:59

      CLIQUE NO LINK E VEJA O VÍDEO ATÉ O FINAL, DEPOIS ME DIGA SE PODE HAVER ATROCIDADE MAIOR DO QUE ESSA:
      OS GUERRILHEIROS “ESQUARTEJARAM VIVO “UM GAROTO DE 16 ANOS, NA FRENTE DO PAI E DA MÃE DO GAROTO, PORQUE ACHARAM QUE O GAROTO AJUDARA OS MILITARES!
      COMEÇARAM CORTANDO AS ORELHAS, OS DEDOS E DEMAIS MEMBROS, UM A UM!

      https://www.youtube.com/watch?v=3E-cW4gefn4

    • Paulo Rogério 14/12/2014 9:45

      Porrada nela foi pouca pelo o que ela cometeu

      • luiz guerreiro 18/12/2014 11:55

        Macho você, hem ? Dá até medo…..e com homem, você costuma ser macho assim também ? Ou só quando fala de uma mulher que estava amarrada e indefesa ?

  24. 148 Fracisco Oliveira 13/12/2014 23:38

    Pois é, infelizmente os militares não fizeram o serviço completo. Deixaram algumas ervas daninhas, e elas florescem muito rapidamente. Basta ver como anda os governos PTistas. Uma quadrilha tomou conta do país.

  25. 147 Ivan 13/12/2014 23:36

    Já passou da hora dos militares tomarem o poder de novo no Brasil impondo ordem nesse país sem lei … acabar com essa roubalheira e corrupção nos três poderes, órgãos públicos, empresas, prefeituras e etc, acabar com as fortunas em formas de supersalários de marajás e mordomias do poder judiciário colocando essa cambada pra trabalhar e meter o pé na bunda de muitos, acabar com os altos salários e mordomias do poder legislativo e dar um basta nos bandidos infiltrados nele, acabar com a impunidade da bandidagem que deita e rola praticando tudo qualquer tipo de crime nas ruas, e isso só aumenta, pois a polícia prende um bandido nocivo à sociedade e os do poder judiciário solta para o bandido continuar aterrorizando o cidadão de bem (a impunidade no Brasil se encontra dentro do poder judiciário) redução da maioridade penal para 11 anos, se possível institucionalizar a pena de morte, pois não é possível o trabalhador brasileiro continuar sustentando tantos bandidos nessas penitenciárias superlotadas de vagabundos…perseguir os bandidos que estão infiltrados nos três poderes matando alguns e pondo pra correr do Brasil muitos deles…no Brasil houve uma inversão de valores onde os bandidos passaram a ter uma série de direitos enquanto o cidadão de bem passou a ser desvalorizado, ISSO TEM QUE ACABAR PORRRRR….enquanto nos EUA a polícia pega e mata a bandidagem sem dó e sem serem penalizados, no Brasil tem essa palhaçada de perseguir o policial que mata bandido, que estado de direito é esse porrr, pra bandido?

    Que saudades da ditadura militar onde o cidadão de bem trabalhador era respeitado e tinha seus direitos e valores, enquanto vagabundo era cadeia e vala….podíamos andar nas ruas tranqüilos e sem medo porque não tinha vagabundo solto nas ruas como hoje, não existia roubalheira e corrupção, todos os presidentes militares da ditadura: Castelo Branco, Costa e Silva, Emílio Garrastazul Médici, Hernesto Geisel e João Batista de Figueiredo morreram pobres porque não eram corruptos e ladrões como os civis de hoje que entram na presidência e ficam eles e toda sua família arquimilionários, como por exemplo Lula e sua família…isso tem que acabar porrrr…pau neles militares, por favor voltem, se mexam, se organizem e tomem esse poder de novo para o bem do Brasil e do cidadão de bem trabalhador que já não agüenta mais viver nesse país sem lei, POR FAVOR VOLTEM MILITARES, PAU NELES….

  26. 146 SIDNEY 13/12/2014 23:28

    Esta mais que na hora das forças armadas limparem seu passado sombrio, porque ficar defendendo fascínoras, o resultado das truculências e dos casos dos Amarildos de hoje tem seu DNA no passado, a nossa democracia precisa passar este passado a limpo, o mínimo é pedir desculpas. Quanto a lei de anistia ela foi feita para beneficiar os torturadores, na época os estrategistas vai Golberry e Geisel sabiam que se não abrissem o regime ele iria cair mais cedo ou mais tarde, e com ele viriam a toda os julgamentos dos criminosos uma virada na história, poderia sim haver banho de sangue pois os radicais de direita estavam dispostos a tudo, mas no fim o lado vencedor cobraria com rigor a sua conta. Então fizeram a abertura lenta e gradual, pegaram o truculento e inteligente Figueiredo e lhes deram a missão, de fazer a anistia como uma saída honrosa para o regime.

    • Vilson Trindade da Silva 14/12/2014 7:35

      Uma Comissão que investiga só um lado da questão não deve ter crédito, muito pelo contrário vai acirrar os ânimos de quem está sendo acusado. Acho que as forças armadas estão quietas demais, está na hora de dar um basta e romper essa quietude. Os comandantes militares estão muito acomodados, está na hora de trocar por outros mais jovens, daqueles que não leva desaforo para casa. Esses que estão aí, já estavam de pijamas quando Lula os chamou, escolhidos a dedo,e se perpetuaram no comando, contrariando a Lei que permite que fiquem no cargo até os 70 anos, exatamente porque aceitam tudo na base do SIM SENHOR, SIM SENHORA E QUERO IR EMBORA. Chega disso.

    • P/SIDNEY: LULA... DILMA... FIDEL...JOSÉ MUJICA... 14/12/2014 2:28

      É PRECISO UMA COMISSÃO DA VERDADE PARA APONTAR QUEM ERA O VERDADEIRO CHEFE DO MENSALÃO, ESSE SAFADO QUE SEMPRE TIROU O CU DA RETA NA HORA EM QUE A COBRA FUMAVA: QUANTOS TRABALHADORES FORAM DEMITIDOS DE SEUS EMPREGOS, ENQUANTO ELE FAZIA CONCHAVOS COM OS PATRÕES. QUEM DUVIDAR DISSO É SÓ FAZER UMA AVALIAÇÃO DE SUA FORTUNA.
      OS QUE CONTINUAM A APOIÁ-LO ESTÃO MAMANDO NAS TETAS DO GOVERNO, SE LOCUPLETANDO COM A CORRUPÇÃO ABSURDA QUE O PAÍS ESTÁ VIVENDO, POIS NÃO TEM SENTIDO AQUELES QUE SE AUTO INTITULAM COMO O “PAI DOS POBRES OU MÃE DOS POBRES”, TRATAREM DA PRÓPRIA SAÚDE NOS HOSPITAIS “PADRÃO FIFA”, OS “SÍRIOS LIBANESES DA VIDA”, HOSPITAIS DAQUELES QUE SÃO INTITULADOS “DAS ELITE”, ENQUANTO O POVÃO MORRE NAS FILAS DO SUS.
      NÃO CONSIGO ENTENDER TAMANHA BURRICE DESSA ENORME PARCELA QUE APÓIA GENTE TÃO CRETINA.
      POR QUE ESSE ALI BABÁ QUE ENGANA O POVO SE AUTO INTITULANDO O “PAI DOS POBRES”, NÃO FAZ COMO O PRESIDENTE DO URUGUAI, QUE NÃO FALA EM PROL DOS MAIS NECESSITADOS, AO CONTRÁRIO, AGE EM FAVOR DELES:

      DO LULAPORONGUISMO AO MUJICISMO…

      Eu pergunto: alguém que defende pobres… etc, deixa o “SUS” no estado em que se encontra?
      deixa a Segurança Pública no país inteiro chegar ao ponto em que chegou?
      deixa o problema dos sem teto e sem terra do jeito que está?
      nomeia ministros e funcionários em altos cargos tão corruptos que acabam sendo “exonerados” (quando deveriam ser demitidos)?
      não dá o exemplo de ser a primeira a se tratar nos hospitais públicos, mas, ao contrário, procura os Hospitais Padrão FIFA, os “Sírios Libaneses” da vida, quando precisa de tratamento médico?
      Essa “estória” de defender os pobres não condiz com a suntuosidade em que vive o metalúrgico apedeuta porongo corrupto 171, que pouco trabalhou na vida, como também a pelegada que o segue, todos vivendo na mordomia e com milhões de reais, às custas do dinheiro de impostos escorchantes pagos pelo verdadeiro trabalhador brasileiro – infelizmente sem a capacidade de enxergar tudo isso.

      Veja um exemplo do que é alguém, na política, preocupado verdadeiramente com o povo:

      O presidente do Uruguai, José Mujica, tem como veículo de transporte um Fusca, que vale mil dólares.
      Todos os dias ele embarca no seu Fusquinha azul de estimação, de 1.300 cilindradas, e toma o rumo de seu pequeno sítio Rincón del Cerro, nos arredores de Montevidéu, onde vive com a mulher, senadora da República – que é a proprietária da área. A casa é discretamente vigiada por dois seguranças.
      No fim do mês, quando recebe o salário de 12,5 mil dólares como presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica separa 1,25 mil [para si] e doa o restante, cerca de 90%, a pequenas empresas e Organizações Não-Governamentais que trabalham com habitações populares.
      – “Este dinheiro me basta, e tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com menos – costuma repetir este uruguaio de maneiras simples, 77 anos, que, em reportagem do jornal espanhol El Mundo, foi chamado de “o presidente mais pobre do mundo”.

      Além de sua casa no pequeno sítio, seu único patrimônio é o Fusca avaliado em pouco mais de mil dólares.
      Como transporte oficial, em vez dos carrões com ar-condicionado dos demais presidentes, ele usa um Corsa. Sua mulher, a senadora Lúcia Topolansky, parceira de muitos anos, também doa boa parte de seu salário.
      Mujica vive de forma espantosamente simples, apesar de presidir um dos países mais importantes da América do Sul, nunca usa gravata (é quase sempre uma camisa branca com casaco) e convive com os mesmos amigos de antes da eleição que o conduziu ao poder.
      É capaz de pegar o Fusca, ir até uma loja de ferragem comprar um acessório de banheiro e, no caminho, parar em um pequeno estádio para animar os jogadores do Huracán, time da segunda divisão, e prometer um churrasco caso subam para a Série A.
      Ele não tem dívidas nem conta em banco
      Sem contas bancárias ou dívidas, de acordo com El Mundo, ele apenas repete que espera concluir seu mandato para um descanso sossegado no Rincón del Cerro.

      A vida simples não é mera figuração ou tentativa de construir uma imagem, seguindo orientações de um marqueteiro. Não, ela faz parte da própria formação de Mujica, um homem que lutou contra a ditadura, foi preso e, ao lado de dezenas de [guerrilheiros e terroristas] Tupamaros, participou de uma fuga cinematográfica da antiga prisão onde hoje está o Centro Comercial Punta Carretas, em Pocitos, lutou pela volta da democracia e hoje é presidente eleito do país.
      Tudo isso sem abrir mão de suas convicções, em nenhum momento – a ponto de rejeitar a ideia de mudança de sua vida por ser o chefe de uma nação.
      Uma de suas declarações fala por si:
      “A estatização é uma solução que foi abandonada. Trata-se de uma receita perfeita para desenvolver uma burocracia opressora. Continuo sendo socialista porque sou inimigo da exploração do homem pelo homem. Isso não inclui defender um Estado grande e um funcionalismo público inchado. Seria um desastre”.

      Quanto a querer controlar a imprensa, como ocorre com outros governos supostamente “progressistas” do continente, o presidente não poderia ser mais claro:
      “Quando um governo se mostra mais tolerante à diversidade, acaba ajudando a formar uma imprensa respeitosa. Quando radicaliza nas suas políticas, no entanto, vai tudo pro diabo. (…) A melhor lei de imprensa que existe é a que não existe”.]
      A residência presidencial já serviu de abrigo a uma moradora de rua e seu filho. O presidente prefere não morar na mansão.
      No último dia 24 de maio, por ordem de Mujica, uma moradora de rua e seu filho foram instalados na residência presidencial, que ele não ocupa por seguir morando no sítio. Ela só saiu de lá quando surgiu vaga em uma instituição.

      Neste início de inverno, a casa e o Palácio Suarez y Reyes, onde só acontecem reuniões de governo, foram disponibilizadas por Mujica para servir de abrigo a quem não tem um teto. Em julho do ano passado, decidiu vender a residência de veraneio do governo, em Punta del Este, por 2,7 milhões de dólares. O banco estatal República comprou e transformará a casa em local de escritórios e espaço cultural. Quanto ao dinheiro, será inteiramente investido – por ordem de Mujica, claro – na construção de moradias populares, além de financiar uma escola agrária na própria região do balneário.
      Ele nem se preocupa em reforçar seus esquemas de segurança e, ao circular no Fusca ou em um Corsa, claramente não está a bordo de veículos blindados.

      Nem sei se é certo ou não alguém, no papel de presidente de um país, com toda a importância que o cargo tem e nestes tempos loucos ditados muitas vezes por fanatismo, levar a vida de uma pessoa comum.
      Até acho que não. Afinal, um presidente não pode conduzir sua própria vida. Há milhões de pessoas que deram a ele o direito de dirigir um país e esperam não ver nada abalando esta tarefa – e é por isso que de Barack Obama, num extremo, a Dilma Rousseff, no outro, todos os presidentes são devidamente protegidos por fortes esquemas de segurança. Ao ser eleito, o escolhido faz uma espécie de renúncia pública de sua autonomia – e sabe que não terá mais tanta liberdade assim.
      O que me causa profunda admiração no caso de Mujica, independentemente das razões destacadas acima, é ver alguém que se recusa a renunciar a suas próprias convicções, mesmo desafiando todas as regras do protocolo. Ele pensa nestes princípios, lutou a vida inteira por eles, arriscou sua segurança e de sua própria família, por que mudar logo agora?
      Foi eleito por isso, certamente, por suas ideias e estilo de vida. Dane-se a liturgia do cargo, deve pensar este uruguaio. Para Mujica, ela não tem importância. O que importa, acima de tudo, é dormir com a consciência tranquila.

      O mundo seria um lugar bem melhor e, com toda a certeza, muito mais pacífico se tivéssemos outros Mujicas conduzindo países por aí.

  27. 145 Venceslau Mossi 13/12/2014 23:27

    Que Comissão é essa que apurou somente um lado ? Será que os Guerrilheiro e assaltantes de Bancos daquele período eram santos ? É muita mediocridade.

    • JOSE MARINHO COELHO NETO 14/12/2014 8:22

      PERDEMOS A BATALHA, MAS NÃO PERDEREMOS A GUERRA, PT-45, NA VAGABUNDA, BANDIDA, TERRORISTA, ASSALTANTE, SEQUESTRADORA. NÃO VOU CANSAR DE REPETIR: BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO. Estes Bandidos assaltaram o País. São milhares sem escolas, sem hospitais, sem segurança, sem aposentadoria, foram milhares mortos (assassinados) por falta de atendimento médico, por falta de segurança, nas filas do SUS. Esta faltando prenderem o chefe LULADRÃO e sua comparsa a BANDILMA DOUCHEFF. Temos que exterminar esta quadrilha de corruPTos, executá-los em praça pública, incinerá-los e enterrá-los para melhor garantia.

      Já disse estes “almirantes, generais e brigadeiros” apenas falam muito, mas não sabem transformar suas palavras em atos. Assim, apesar de termos ouvido falar de precipitações estúpidas na guerra, a inteligência nunca foi associada a decisões demoradas. Portanto o bom combatente deve ser terrível no seu ataque e rápido na decisão. SUN TZU – Em A Arte da Guerra.

    • afonso claudio 14/12/2014 0:27

      É isso ai. Comissão da verdade dos terroristas, dos assaltantes de bancos, dos traficantes de armas, dos assaltantes de cargas nas rodovias federais, e nada de investigar os crimes praticados pelos ditos injustiçados, torturados, “inocentes”. Bando de vagabundos, que atormentaram o Brasil, impediram de haver uma transição e devolução do poder aos civis, haja vista iminente ameaça comunista financiada por Fidel Castro e demais facínoras da América Latina com o apoio e financiamento da extinta URSS.

  28. 144 Ricardo 13/12/2014 22:17

    Pessoal, a pura realidade e que, na Ditadura Militar acho que torturam muitos, e infelizmente mataram poucos destes vermes que ai estão, na atual DITADURA PETISTA.

    • luiz guerreiro 14/12/2014 9:01

      Se houvesse uma DITADURA PETISTA, seu cara de pau, vc estaria pendurado agora em u pau de arara, ou tomando porrada em um porão, em lugar desconhecido e não sabido, por chamar o governo de ditadura seu energúmeno. Ditadura não aceita oposição nem liberdade de expressão. Quanto a matarem muitos ou poucos, cuidado coim o que vc fala, Apologia à violência e ao assassinato é crime. Comece sendo macho colocando seu nome completo para que vc possa ser identificado pelas autoridades e devidamente processado se continuar falando m………

      • P/LUIZ GUERREIRO : LUIGI GUERRERO DI BOSTERO 14/12/2014 18:10

        ISSO AQUI SÓ AINDA NÃO VIROU UMA DITADURA A LA FIDEL, A LA CHAVES, A LA KADAFI, PORQUE AQUI O BURACO É MAIS EMBAIXO, MEU CARO.
        QUEM É QUE O ALI BABÁ APEDEUTA PORONGO 171 CORRUPTO SEMPRE CHAMOU DE “AMIGO E IRMÃO”? COM CERTEZA, O DEFUNTO MUAMAR KADAFI.
        SEMPRE CONSIDEROU TAMBÉM DESSA FORMA O DEFUNTO HUGO CHAVES E O QUASE MÚMIA FIDEL CASTRO!
        CONHECES O DITADO: “DIZE-ME COM QUEM ANDAS E TE DIREI QUEM ÉS”?
        AQUI TENTARAM UMA VEZ, MEU CARO, E SE ESTREPARAM!
        NEM O POVO, NEM OS MILITARES, NEM AS IGREJAS ACEITAM COMUNISMO COMO REGIME AQUI, PONHA ISSO NA CABEÇA!

        • luis guerreiro 15/12/2014 12:59

          Ninguém está defendendo comunismo como regime seu energúmeno. Vcs que estão defendendo a volta da ditadura. Agora, para sua informação, comunismo como ideologia não é proibido no Brasil. Existem partidos comunistas aqui e todos são legais, como o PCB, o PC do B, e até o PPS. Não ajam como se fosse ilegal ser comunista. Agora ser golpista é. Porque os partidos comunistas não defendem fim da democracia, mas vcs sim.

          • p/luis guerreiro. 20/12/2014 20:06

            Aqui só tem comunista “de araque”, tipo um tal de Aldo Bostero que se diz do partido comunista e frequenta a casa de Paulo Maluf!
            E é bom que sejam fajutos mesmo, porque em 1964 já foi dado o recado aos comunas: o Brasil é um país democrático, capitalista, que aceita uma socialização sem radicalismos, uma melhor distribuição de rendas mas não o comunismo!

    • Renê Gomes 14/12/2014 8:25

      Ricardo,concordo plenamente com seu comentário,eu vivi todos os momentos deste embate , eles ( os terroristas ) eram impiedosos , para atingir os militares , atingiam o pobre povo Brasileiro.

    • JOSE MARINHO COELHO NETO 14/12/2014 8:23

      PERDEMOS A BATALHA, MAS NÃO PERDEREMOS A GUERRA, PT-45, NA VAGABUNDA, BANDIDA, TERRORISTA, ASSALTANTE, SEQUESTRADORA. NÃO VOU CANSAR DE REPETIR: BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO. Estes Bandidos assaltaram o País. São milhares sem escolas, sem hospitais, sem segurança, sem aposentadoria, foram milhares mortos (assassinados) por falta de atendimento médico, por falta de segurança, nas filas do SUS. Esta faltando prenderem o chefe LULADRÃO e sua comparsa a BANDILMA DOUCHEFF. Temos que exterminar esta quadrilha de corruPTos, executá-los em praça pública, incinerá-los e enterrá-los para melhor garantia.

      Já disse estes “almirantes, generais e brigadeiros” apenas falam muito, mas não sabem transformar suas palavras em atos. Assim, apesar de termos ouvido falar de precipitações estúpidas na guerra, a inteligência nunca foi associada a decisões demoradas. Portanto o bom combatente deve ser terrível no seu ataque e rápido na decisão. SUN TZU – Em A Arte da Guerra.

      • luiz guerreiro 14/12/2014 9:41

        As Forças Armadas não são meia dúzia de torturadores que mancharam a sua história e tradição. Não confunda as forças armadas com menos de mil vagabundos, que espancavam e assassinavam mulheres amarradas e estudantes desarmados. Dilma respeita as Forças Armadas e as Forças Armadas, a ativa, respeitam um governo que está promovendo o maior rearmamento da defesa brasileira na história deste país, construindo caças bombardeios como o Gripen NG BR, submarinos atômicos como os que serão construídos na Base inaugurada ontem no Rio de Janeiro, aviões militares de transporte como o KC-390 da Embraer, fuzis de assalto como o IA-2, tanques como os 2000 Guaranis que estão sendo fabricados em 7 lagoas, sistemas de mísseis como o Astros 2020, da Avibras, radares com o SABER. Vc acha que as Forças Armadas que estão participando desses projetos, todos aprovados e financiados por governos nacionalistas do PT, vão querer derrubar um governo desses para livrar a cara de meia dúzia de bandidos torturadores que atuaram há 50 anos atrás, ou dar ouvidos a imbecis como vcs ?

  29. 143 francisco vasconcelos 13/12/2014 22:15

    Na verdade, os militares só iniciaram a truculência em resposta aos atos de terrorismo praticados pela esquerda que queria o poder. ,Até então, não havia violência explicita e a própria revolução aconteceu sem vítimas e sem derramamento de sangue. Com o início dos sequestros e atentados, instalou-se um clima de tensão muito grande e a reação dos militares foi proporcional ao ataque da esquerda, que era financiada pela antiga União Soviética via Cuba. Ninguem era santo e quando a esquerda resolvia cometer os seus atos, não se importava de matar pobres soldados que às vezes estavam apenas cumprindo o serviço militar, sem qualquer ideologia. Os militares foram violentos sim, vivia-se uma época que não se podia conversar, não tenho saudades, apesar de adolescente,tinha consciência do momento. Com a anistia, todo mundo na época concordou com que era a melhor coisa a ser feita na ocasião, inclusive os políticos que hoje estão no PT, PSDB e PMDB. Não é hora agora de se remoer o passado com a finalidade única de encobrir os roubos da Petrobrás.

  30. 142 cleynerton 13/12/2014 22:13

    a Dilma foi torturada por que? o que ela estava fazendo? não tem inocente nenhum desses comunistas, se a ditadura fosse tão ruim, não teria recuperado a moça, hoje ela é presidente e tem que dar graças a Deus de não ter ido para o saco.
    assim como muitos que hoje estão no governo e que se recuperaram, hoje com cadeias estilo norte americanas, não se consegue recuperar esses bandidinhos, naquela época com as “masmorras” recuperou-se muita gente,rsrsrsrsrsrsrs.

  31. 141 Ricardo 13/12/2014 22:09

    Uma verdade não pode ser contestada: os que lutaram contra a “ditadura” dos militares, queriam implantar no Brasil uma DITADURA COMUNISTA!
    Nunca conseguiram por que houve uma reação a altura das Forças Armadas.
    Se hoje eles posam de heróis do povo brasileiro, é porque o regime democrático consolidado neste país permite essa situação.
    Tivesse sido o contrário, estaríamos nós todos subjugados por uma ditadura desumana e cruel que ceifou milhares de vida no mundo todo.
    Essa é a verdade que tentam esconder!

  32. 140 Fabio 13/12/2014 22:03

    Acho que um presidente que nao apoia e nao respeita as forças armadas do pais que representa, nao merece estar no comando desta naçao.

    • luiz guerreiro 14/12/2014 9:39

      As Forças Armadas não são meia dúzia de torturadores que mancharam a sua história e tradição. Não confunda as forças armadas com menos de mil vagabundos, que espancavam e assassinavam mulheres amarradas e estudantes desarmados. Dilma respeita as Forças Armadas e as Forças Armadas, a ativa, respeitam um governo que está promovendo o maior rearmamento da defesa brasileira na história deste país, construindo caças bombardeios como o Gripen NG BR, submarinos atômicos como os que serão construídos na Base inaugurada ontem no Rio de Janeiro, aviões militares de transporte como o KC-390 da Embraer, fuzis de assalto como o IA-2, tanques como os 2000 Guaranis que estão sendo fabricados em 7 lagoas, sistemas de mísseis como o Astros 2020, da Avibras, radares com o SABER. Vc acha que as Forças Armadas que estão participando desses projetos, todos aprovados e financiados por governos nacionalistas do PT, vão querer derrubar um governo desses para livrar a cara de meia dúzia de bandidos torturadores que atuaram há 50 anos atrás, ou dar ouvidos a imbecis como vcs ?

  33. 139 ney 13/12/2014 22:00

    Ao colocar o nome de Castelo Branco atingiram a Hora da nossa nação pois foi o único Brasileiro que tomou os bens dos corruptos suas aposentadorias e qualquer bem que detivesse devolvendo as famílias dos trabalhadores Brasileiros. Por isso demostram tanto medo a Castelo e que suas ideias volte!

  34. 138 ney 13/12/2014 21:44

    Em 68 o exercito, estourou uma célula comunista na qual pregava a morte de meu pai e seus filhos primogênitos (em 62). Estas defensores de traidores e corruptos tentam desviar a atenção do pais da corrupção e tornar o Brasil um estado comunista.

  35. 137 pedro kojima 13/12/2014 21:42

    Caramba qto Rancor e ódio dessa pseudo comissão da verdade .Quem são eles para assim se intitularem (cara de pau) .Na sutileza isso esta parecendo aqueles tribunais do Stalinismo ou nazismo onde só se via um lado.Que tal mudar para Comissão da Mentira

  36. 136 Adalberto 13/12/2014 21:39

    A corrupção enorme que o país vive não tem comissão da verdade, ninguém sabe de nada. Lágrimas da presidente, foram de remorso……

  37. 135 wagner 13/12/2014 21:37

    Muito se fala em comissão da verdade, “mas de que verdade estão falando”, qual era a profissão e a ocupação dos que alegam terem sido torturados?”

  38. 134 Agapito Costa 13/12/2014 21:33

    PRESÍDIOS DO REGIME MILITAR
    Falem o que quiser, mas os presídios da época da ditadura militar eram muito bons.
    Existem comprovações irrefutáveis que, eles sim, recuperavam presos e deveriam servir de exemplo para o mundo.
    Nenhum país e nenhum modelo prisional conseguiu reabilitação igual. Orgulho brasileiro!

    ENTRARAM:
    – GUERRILHEIROS, TORTURADORES, FRAUDADORES, LADRÕES, ASSASSINOS E SEQÜESTRADORES.
    E SAÍRAM:
    – GOVERNADORES, MINISTROS, PREFEITOS, DEPUTADOS, SENADORES, VEREADORES e DOIS PRESIDENTES da REPUBLICA..
    E até cantores, atores e economista.
    Se a saudade matasse eu tava morto, que tempo!!!!

    • luiz guerreiro 14/12/2014 8:56

      Tem toda razão. O povo sabe quem está com a razão, e consagrou, com o voto, aqueles que lutaram contra o autoritarismo. País democrático é assim, a maioria decide, e a minoria que perdeu deveria baixar a orelha e esperar a próxima eleição.

    • gil 13/12/2014 23:14

      Putz, nao e que e verdade mesmo. Esse e o comentario do ano! Parabens!!

    • wagner 13/12/2014 21:41

      EXCEPCIONAL COLOCAÇÃO, MELHOR COMENTARIO QUE ESSE É DIFÍCIL, VEZ QUE RETRATOU EM CÓPIA FIEL A SITUAÇÃO DO SENÁRIO BRASILEIRO. PARABENS.

  39. 133 Marc Aurelio Vasques 13/12/2014 21:00

    Proponho criarmos uma Comissão que investigue e liste as milhares de mortes que aconteceram no País porque o dinheiro que devia ser investido em Saúde ou Segurança foi desviado nas dezenas de maracutaias desse governo que aí está. Quanto morreram às portas dos hospitais por falta de atendimento; quanto estão morrendo por falta de uma política séria de segurança com leis pesadas. Que contribuição este governo está dando para o futuro na área de educação. Ao invés de criar cotas deveria criar escolas onde todos pudessem estudar livremente.

    Concordo com a pessoa que comentou que esta “Comissão” está sendo criada apenas para dar uma gorda indenização para os pretensos perseguidos políticos.

    • luiz guerreiro 14/12/2014 9:05

      Tem razão antes dos petistas, ninguém morria na porta de hospital, nem assassinado em assalto o país era uma maravilha ! Eu lembro da época em que um salário mínimo era 70 dólares, devíamos 40 bi para o FMI e o PIB era de 600 bilhões de dólares. Hoje, temos 380 bilhões de dólares em reservas internacionais e o PIB é de 2 trilhões e 400 bilhões de dólares, mais de 400% em 12 anos, e a safra de grãos triplicou, agora a quantidade de besteira que se é obrigado a ler na internet aumentou ainda mais.

    • luis 13/12/2014 21:37

      Eu penso é que eles estão querendo fazer cortina de fumaça pra se esconder no lava jato.

  40. 132 Vitor 13/12/2014 20:58

    BLA BLA BLA PARA LÁ, BLA BLA BLA PARA CÁ , MAS UMA COISA DEVE APARECER: O NOME DE TODOS OS EXCREMENTOS HUMANOS QUE TORTURARAM ASSIM COMO O DE TODOS OS CRIMINOSOS QUE APOIARAM OU ORDENARAM A TORTURA EM QUALQUER DE SUAS FIGURAS. SOU TOTALMENTE CONTRA O ATUAL GOVERNO E SEU PARTIDO, MAS TENHO NOJO DA PALAVRA TORTURA, INDEPENDENTEMENTE DE QUALQUER JUSTIFICATIVA PARA ADOTÁ-LA.

    • Horacio 13/12/2014 22:47

      Tem Razão Vitor….gostaria de acrescentar mais alguma coisa… me permite?
      TAMBÉM TENHO NOJO DA PALAVRA MENTIRA, TERRORISTA, ASSASSINO, SEQUESTRADOR, LADRÃO, CORRUPTO, DESINFORMADO, SUJO, PORCO, MAL EDUCADO, ETC… TUDO ISSO ESTA AÍ AO VIVO E NINGUÉM SE INCOMODA…O QUE ACHA DE INVESTIGARMOS PEDRO ÁLVARES CABRAL, JOSÉ BONIFÁCIO, DOM PEDRO, ETC…
      FAÇA-ME O FAVOR! O MUNDO GIRA, A VIDA PASSA E AS COISAS EVOLUEM…QUE BENEFÍCIO TUDO ISSO TRARÁ PARA O BRASIL?
      O QUE ESTÃO CONSEGUINDO E DIVIDIR E CRIAR RANCOR….TANTO SACRIFÍCIO PRA SAIR DA DITADURA E ESTÃO DOIDOS PRA QUE ACONTEÇA DE NOVO….
      É MUITA BURRICE…ME DESCULPE!!!!

      • Josiane 14/12/2014 7:42

        Pois é Horacio… Essa turma que se sente vítima de tortura, assassinato e seja lá mais o quê, tb mataram, assassinaram (com requintes de crueldade), aterrorizaram. Ou seja, foram vilões e algozes. Como fica????

        • luis guerreiro 15/12/2014 9:17

          Favor clocar a lista de crimes da esquerda aqui, vc está falando por ouvir falar. PROVE O QUE VC ESTÁ DIZENDO, que vítima dos tortuirados foi torturada, os requintes de cruieldadee etc. PROVE, CITE FONTES, ANTES DE AFIRMAR.

  41. 131 jailton bastos fuly 13/12/2014 20:56

    essa dita cnv deveria orientar as forças armadas que apresentassem relaçao dos miolitares danificados por eles

  42. 130 Daniel 13/12/2014 20:54

    Tenho observado como tem pessoas de ultra direita no Brasil, que são a favor da volta de militares ao poder, de achar que Aécio é muito bom ,que o PSDB nunca roubou e todas essas sandices e outros muito preocupados em vingar a presidenta de todos os nomes por causa de seu passado, me parece até que é por inveja. Agora pense bem, todos vc estivessem na ditadura,como seria ? Talvez já estivessem presos e torturados. Pois é na democracia tem liberdade, tem liberdade até demais,que muitos aproveitam para expressar todo tipo de idiotice e ficar impune.

    • Marck 13/12/2014 22:03

      Sim , principalmente se fosse uma ditadura bolivariana à lá cubana !

      • luiz guerreiro 18/12/2014 12:00

        Cuba não é ditadura. Os EUA – que vcs tanto admiram – acabaram de reatar relações diplomáticas com Cuba.

  43. 129 Tony Vicklester 13/12/2014 20:47

    E o outro lado da medalha?Quem matou aquele cadete, naquela fatídica madrugada? Uma cocada preta pra quem souber o nome da “guerrilheira”…

    • luiz guerreiro 13/12/2014 22:42

      Não fala m…….. que a Presidente Dilma nunca esteve envolvida com violência nenhuma, tanto é que não foi processada por isso nem acusada pela ditadura de ter matado ninguém. Seja homem e diga se vc está se referindo à Presidente e aguente as consequências pela acusação e a calúnia. Vcs de direita falam muita m……. mas não provam nada. Vivem de suas mentiras, como as moscas se alimentam de excrementos, e ainda botam neles os seus ovos, para multiplicação.

  44. 128 Maurilio Torres Medina 13/12/2014 20:39

    Quando as forças armadas vão criar a comissão da verdade sobre o governo do PT ?

    • JOSE MARINHO COELHO NETO 14/12/2014 8:27

      PERDEMOS A BATALHA, MAS NÃO PERDEREMOS A GUERRA, PT-45, NA VAGABUNDA, BANDIDA, TERRORISTA, ASSALTANTE, SEQUESTRADORA. NÃO VOU CANSAR DE REPETIR: BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO. Estes Bandidos assaltaram o País. São milhares sem escolas, sem hospitais, sem segurança, sem aposentadoria, foram milhares mortos (assassinados) por falta de atendimento médico, por falta de segurança, nas filas do SUS. Esta faltando prenderem o chefe LULADRÃO e sua comparsa a BANDILMA DOUCHEFF. Temos que exterminar esta quadrilha de corruPTos, executá-los em praça pública, incinerá-los e enterrá-los para melhor garantia.

      Já disse estes “almirantes, generais e brigadeiros” apenas falam muito, mas não sabem transformar suas palavras em atos. Assim, apesar de termos ouvido falar de precipitações estúpidas na guerra, a inteligência nunca foi associada a decisões demoradas. Portanto o bom combatente deve ser terrível no seu ataque e rápido na decisão. SUN TZU – Em A Arte da Guerra.

  45. 127 Gilvan Luiz 13/12/2014 20:39

    Nosso país durante a Tirania ficou atrasado no Espaço e no tempo enquanto a Globalização Avançava Os Militares No Brasil Abusavam No Poder , Com Arrogancia Achando que duraria Para Sempre , Tortura , Morte e estupro Aos Direitos Nosso , de Todo Cidadao,
    Os Militares Arrogantes , erraram e merecem pagar Por isso e Agora esttao dando Uma de santinho,
    Se Houve Uma Ação Maldosa dos Militares houve Resistencia, Essa Ressistencia que estp]á sendo criticada Ou Voces queriam Até Hoje Serem Humilhados por esses tiranos Chamados Generais Arrogantes e tirano

  46. 126 julinê xavier 13/12/2014 20:37

    Interessante que a nossa presidenta é extremamente contra a revolução e é e é amiguinha do Fidel um dos maiores assassinos do mundo….Importante não

    • luis guerreiro 15/12/2014 9:43

      A que “revolução” vc está se referindo, o GOLPE MILITAR DE 1064 FOI UM GOLPE, NAO UMA REVOLUÇAO. O POVO FOI PERSEGUIDO. Milhares de soldados da marinha, aeronautica e exercito foram cassados porque nao aceitaram essa covardia. informe-se ante de comentar !

  47. 125 WANDERLEI 13/12/2014 20:32

    ENGRAÇADO SÓ VEM O LADOS DELES QUE PERDERAM EO MLLITARES QUE MORRERA, COM O SLADP KPSWEL E OS OUYTROSESTES MESMOS HPJE ESTA NO GOVERMO COM IFLAÇAO ALTA E MUITA COPRRUPÇAO TIPO O PETROLAO ISTO É CVOISA PARA IMGLES VER.

    • JULIO 13/12/2014 21:01

      Deprimente ver “honrados” juízes militares, na pompa de suas fardas, tão donos da verdade e da salvação deste país, colocarem as mãos na cara pra não sair numa foto em que condenavam uma mocinha. Honrados covardes do grande país tupiniquim do futuro matando e torturando e estuprando pra salvar o país do terrível comedor de criancinhas vermelho. Nem criança acredita nesta história fajuta de golpe para a salvação!

      • Marck 13/12/2014 22:07

        Comunista não bota criancinha na panela, mata através da corrupção, do desvio de verba e das canalhices tão comuns no que vemos por aí atualmente!

        • luiz guerreiro 14/12/2014 9:43

          Tem razão, a corrupção no Brasil começou em 2003, antges não havia corrupção. Aqui todo mundo sempre foi honesto desde os tempos de Cabral e da privatização.

  48. 124 andrelino pereira santos 13/12/2014 20:31

    Vai faltar Bala para o PT

    • luiz guerreiro 13/12/2014 22:49

      Vai faltar bala pra vc, seu fascista de m……… É só botar a cara na rua, esperimenta pra vc ver. Apologia a golpe de estado e guerra civil é crime. Lei 7.710. E tem mais, as Forças Armadas são legalistas e não vão entrar nessa. Quem fala em golpe e insatisfação das FAs está fazendo pura especulação.

  49. 123 wagner 13/12/2014 20:24

    Qual era a ocupação dos que disseram terem sidos torturados pelo regime autoritário?, como eles se sustentavam? onde entra a palavra “CUBA” e seu regime nessa história,,,,,,,,,Caramba não aparece!!!!!!!!, então cadê a tal VERDADE DA COMISSÃO?

    • luiz guerreiro 13/12/2014 22:45

      Wagner, na última votação da ONU, no m~es passado, 188 países do mundo votaram a favor de Cuba e contra o bloqueio norte-americano. Só os EUA e Israel votaram contra Cuba. Só aloprado anticomunista como você ainda acha que Cuba é uma ditadura. Se fosse, a blogueira Yoami Sanchez não escreveria contra o governo cubano de seu confotabilissimo apto em Havana. Estaria´pendurada em um pau de arara, ou tendo seus dentes quebrados como corria na ditadura de direita no Brasil.

      • Wallace 14/12/2014 2:12

        Coméquié? Cuba não é ditadura? Ah, tá…é democracia..rsrsrs…conversa com um cubano, como já conversei…depois tire melhores conclusões.

        • luiz guerreiro 14/12/2014 9:37

          Aconselho vc a ir a Cuba, como fizeram mais de 3 milhões de turistas ocidentais no ano passado, antes de ficar falando m e r da . Vai tomar um mojito em Varadero que vc relaxa.

        • Ivo 14/12/2014 9:06

          O Luiz Guerreiro, deveria ir para a maravilhosa cuba. Que de tão maravilhosa a casa olimpíada vários atletas buscam exílio.

          • luiz guerreiro 14/12/2014 9:49

            Quem me dera ! Infelizmemte só posso ir a Cuba quando estou de férias, porque tenho que trabalhar. se eu pudesse, morava em Cuba, infelizmente não tenho dinheiro para isso. Só com pacote mesmo, de uma semana ou dez dias, o que é pouco demais !

  50. 122 Evandro Santos 13/12/2014 20:19

    Admiro e respeito àqueles que aprovam essa farsa nomeada comissão da verdade. Basta dizer que foi naquele período que foram instituídos os direitos dos trabalhadores que até hoje vigora; não se vê hoje nenhum dos familiares ou mesmo militares podres de ricos as custas do suor dos brasileiros. Maquiado pela democracia, todos esses vagabundos e ex exilados que hoje estão no poder, fazem de desfazem com as verbas públicas, roubando, desviando, obtendo posses e vendendo o Pais. E não se enganem se esse relatório servir de base para substanciosas indenizações vitalícias aos familiares das “vítimas” da ditadura. Dinheiro nosso.

  51. 121 WAGNER 13/12/2014 20:18

    Muito estão se falando sobre essa tal de COMISSÂO DA VERDADE,
    “mas de que verdade estão falando”.
    Quando se fala em crimes de tortura praticados por militares, naquela época, por que as pseudas vítimas são sempre as mesmas. (ESSA MEIA DUZIA DE GENTE TÃO CONHECIDAS E COMENTADAS NAS PÁGINAS DA POLÍCIA FEDERAL)
    Ora, se estamos tratando de VERDADE, esqueceram de falar sobre qual era a profissão e a ocupação de cada um daqueles que alegam terem sidos torturados,,,,,,ahhh por que não falam, quero saber a VERDADE.
    Por que só essa “meia dúzia” formam torturados, só haviam essas pessoas no Brasil? conheço centenas de pessoas honestas que viveram naquela época, trabalhavam, estudava, eram pais e mães de famílias e, quando falam sobre o tema, não poupam elogios ao regime militar, não se via desocupados fechando ruas para promoverem bailes FUNKs, ou o lixo visual que se vê nas pichações dos prédios, as pessoas se respeitavam, respeitavam as autoridades, enfim,,,,,,
    GOSTARIA DE VOLTAR A TER ORGULHO DE SER BRASILEIRO, mas não dá para sair do pais e falar isso em voz audível.

  52. 120 CLOVIS 13/12/2014 20:15

    ALGUÉM CONHECE UM GUERRILHEIRO VIVO POBRE BEM COMO SEUS “INFELIZES FAMILIARES” NA MESMA SITUAÇÃO

  53. 119 Ivo Canario 13/12/2014 20:10

    Uma Comissão da Verdade que apura, um só lado da verdade, explorando só um lado da moeda, me faz ter repugnância, pois, num pais onde os corruptos ao serem enquadrados como vilipendiadores do erário público, são exonerados com Referências Elogiosas. Obviamente que a esta ‘verdade” apurada seria obtusa. Pois, em 1971 fui militar da ativa, e tive de tocar silêncio num funeral de um amigo, que, foi todo retalhado a Gillette, pelos companheiros dos atuais “heróis” inquisidores da “verdade”. E, cujo, o corpo foi desovado por seus torturadores ao passaram, de carro, na porta de entrada do quartel.

  54. 118 NEGRO RUBRO 13/12/2014 20:09

    NO GOVERNO ANTERIOR……ERAMOS GOVERNADOS POR “PSICOPATAS” QUE TINHAM O PRAZER DE FAZER SOFRER….A VAIDADE DO PODER….PRENDIAM E MATAVAM OS UNIVERSITÁRIOS….OS PROFESSORES….OS MÉDICOS E OS ENGENHEIROS. PARA DEFENDEREM SUAS DOENÇAS DE PODER.
    MAS DEPOIS QUE SAÍRAM OS ‘PSICOPATAS…….ENTRARAM OS “LADRÕES E ESTELIONATÁRIOS……E FORMARAM UMA QUADRILHA…..QUE COMEÇARAM O DESVIO DE VERBAS……TIPO “MEGA-SENA ACUMULADA” PELA QUANTIDADE DE VALORES ENORMES FINANCEIROS…..ENFIM…..NÓS OS “ZÉ POVINHO” FICAMOS A VER NAVIOS…CHUPANDO O DEDO…..SEM LENÇO E SEM DOCUMENTO….SEM SAÚDE E SEM EDUCAÇÃO.

  55. 117 clovis 13/12/2014 20:08

    PANO DE FUNDO DE TUDO ISTO: DINHEIRO

  56. 116 thais fernandes 13/12/2014 19:57

    Só digo o seguinte: pisar é verbo transitivo direto. “Pisando com calma nesse terreno”???

  57. 115 Edison Martins 13/12/2014 19:57

    …pra ser justo. os dois lados devem responder pelos crimes na época, anulem a anistia e prendam terroristas e também os tais torturadores, fácil não,,,

  58. 114 esquerda 13/12/2014 19:56

    Quanto coxinha comentando a notícia!!! Classe mérdia em ação!!!

    • vall 13/12/2014 22:28

      Apenas o meu p@u é levemente para esquerda.

  59. 113 Marlene Corrêa Picanço de Aguiar 13/12/2014 19:53

    Vim morar com 6 meses bebe, e criada em bairro militar, no Galeão, na Ilha do governador, reduto da Aeronáutica, não tenho nada contra a conduta dos militares, quem não devia não temia, se você andava na linha, era trabalhador, não tinha vícios e respeitava as Leis na época, você era tratado como cidadão com todas as honras e méritos; que falta eu sinto daquela época você andava pelo bairro quer dizer Ilha do Governador livremente, e não sentia-se ameaçada por delinquentes, porque a Aeronáutica patrulhava todo o bairro, não só o Galeão, porque atualmente a qualquer hora do dia ou da noite, tem esse monte de bandidos e viciados. Éramos civis e meus tios trabalhavam no Parque Aeronáutico, e um dos meus tios chamado Hugo ganhava todo ano como melhor empregado dentre tantos outros que trabalhavam com ele. Sinto falta da minha infância que você andava de bicicleta e ninguém te assaltava, tivemos infância, coisa que nossos filhos não tem, se não são roubados, é gente oferecendo drogas para ganhar mais um viciado, ou avião como os traficantes dizem.

    • Max 13/12/2014 21:21

      Marlene, quando eu digo que para o cidadão de bem daquela época os militares jamais se indispuseram, me chamam de louco. O regime só era rígido para quem não obedecia uma conduta digna e dentro dos padrões impostos devido ao momento difícil que vivíamos. Havia sim, um cheiro de revolta antidemocrática com a ascendência de um regime comunista. Mas as forças aliadas ao bem-comum prevaleceram e, aos antagonistas da democracia só restou a revolta, ou seja, a guerrilha. Agora, por pura demagogia, dizem que o CNV mostra a realidade do Golpe de 64. Mentira. E aquilo que eles provocaram, desordens, roubos, mortes, pra eles não conta? Que contem mentiras aos idiotas que batem palmas por nada saberem da realidade dos fatos. Nisso, eles são bons, tanto quanto nas mentiras.

    • Marco 13/12/2014 20:30

      Antes dos militares darem o golpe, o Brasil já era tranquilo como na sua infância. Foram os 20 anos de ditadura que deixaram o país assim. Sem contar que foram uma catástrofe na economia e aprofundaram a concentração de renda nas mãos de pouco.

      • Antonio Santos Aguiae 13/12/2014 23:41

        Marcos, leia um pouco sobre história do Brasil e, principalmente, sobre o período militar. o espaço aqui não é para analfabetos. Procure se informar, também, sobre as tantas obras importantes, entre elas a ponte Ro-Niterói.

        • Marcos Paulo 14/12/2014 12:13

          PONTE “RO-NITERÓI”?KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      • Paulo R. S.Marcello 13/12/2014 21:53

        Desculpe amigo, mas acho melhor vc se informar um pouco mais no tocante a “catástrofe na economia”. Pense em qualquer grande obra ou criação de qualquer grande empresa e verá que foram os militares os responsáveis. Ao passar o governo para os civis o Brasil ocupava a sexta economia mundial e hoje ocupamos a oitava posição, mas já fomos 46ª, se não me engano. Bom… tirar o dinheiro de quem trabalha e dar pra quem não faz nada. Se vc considera isso distribuição igualitária das riquezas, posso concluir que vc concorda com tudo que acontece atualmente no país. E se vc considera tranquilo os grupos de guerrilheiros tentarem a todo custo instaurar um regime comunista no país (inclusive com uso da força, explodindo, matando, estuprando, roubando…), posso ser levado a acreditar que vc defende as mesmas ideias, os mesmos ideais… Não concordo com o que foi feito por nenhum dos dois lados, mas penso que estaríamos bem piores se os guerrilheiros tivessem logrado êxito em sua intenção.

        • Marco 14/12/2014 13:53

          O Brasil hoje é a 7 economia do mundo e há 20 anos tem inflação controlada, estabilidade econômica e com melhor distribuição de renda, salário mínimo bem maior e com aumento real e mais oportunidades para todos. Na época dos militares : Hiperinflação, concentração de renda, crescimento da dívida externa, achatamento salarial, desemprego etc.. Ocorreu a guerrilha por causa do golpe e da ditadura e não o contrário.Outra balela é dizer que se não fosse os militares seriamos comunistas e bla bla bla. Esses mesmos considerados comunistas estão no poder já faz tempo (FHC, LULA, DILMA) e pelo jeito vão continuar pelo menos mais uns 12 anos e até agora continuamos capitalistas e bastante liberais pra qualquer idéia comunista.

        • luiz guerreiro 13/12/2014 22:54

          O fantasma do comunismo no Brasil é uma balela destinada a justificar crimes pesados no passado, presente e futuro. Jango era um latifundiário liberal, grande proprietário de terras, o partido comunista tinha meia duzia de gatos pingados, e 500 estudantes como a Presidente Dilma não tinham a menor condição de derrotar forças armadas fortemente equipadas nem muito menos de dar um golpe no país. O que s fez foi um massacre covarde. Morreram 500 de um lado e do outro vc não conta nem dez. Uma vergonha. Publiquem a lista dos outros mortos, não dá nem 10.

  60. 112 Valter Baião de Freitas 13/12/2014 19:43

    Não sou petista e nunca votei em ninguém do PT, mas, foi graças àqueles heróis que lutaram contra a ditadura que se instalou no Brasil em 1964, que temos hoje uma DEMOCRACIA, onde todos tem direito, democraticamente, ao devido processo legal, que durante o regime militar e assassino não tínhamos. Foi graças àqueles que morreram nas mãos dos militares assassinos que mandavam no País e outros heróis que ainda estão vivos, que hoje podemos emitir nossa opinião livremente. Parabéns à presidente DILMA, que lutou e venceu.

    • Jose Carlos 14/12/2014 1:37

      DEMOCRACIA de merda… Onde a maioria que vota no PT vota por medo… medo de perder o cargo, a teta ou a bolsa família que tem.

    • Jorge Torres 13/12/2014 21:01

      Olha, eu vou lhe fazer algumas perguntas: eles (militantes lutavam por-que?), a comissão da verdade contabilizou os mortos militares? e os assaltos a bancos? os sequestros? Nenhum governo pode atacar seu povo sem que haja um motivo.
      Naquela época, eles (militantes) queriam como querem até hoje implantar o regime comunista no Brasil, eram guerrilheiros, os mesmos guerrilheiros que a Colômbia não combateu e hoje destrói aquele Estado, tínhamos naquela época países contribuindo para a implantação de tão perverso regime em nossa Pátria Amada.
      Olha, aqueles militares que morreram assassinados por tal movimento, também tinham suas famílias, tinham filhos ou eram filhos, soldados tão jovens que tiveram suas vidas ceifadas por uma ideologia furada. A comissão da verdade indeniza ricamente familiares de bandidos e assassinos, mas não reconhecem o mesmo por agentes do Estado legal (soldados) que morreram só porque envergavam uma farda, ainda que pelo Serviço Militar Obrigatório.

      Indenizar essas pessoas que pegaram em armas indevidamente, contrariando as Leis de uma Nação, é o mesmo que daqui a 30 ou 40 anos indenizar as família de todos aqueles que estão em bangu 1 2 ou 3 por assassinatos, torturas, estupros ou outros crimes cometidos por eles.
      Aqueles militantes daquela época estão hoje no poder, e olha no que deu…, tanta corrupção, tantos roubos, e o povo sendo massacrado sem escolas para as nossas crianças, sem hospitais para nossos idosos, sem transporte para nossos trabalhadores, nossa Petrobras que sempre foi motivo de orgulho e que foi criada inicialmente por militares, hoje é motivo de vergonha no teatro internacional.

      Morro pela minha Nação, para isso foi formado e no momento só consigo morrer de vergonha!!!!

      • luiz guerreiro 13/12/2014 23:06

        Indenizar essas pessoas que pegaram em armas indevidamente, contrariando as Leis de uma Nação,,, que nação, cara? As leis promulgadas perla ditadura militar não valiam nada, foram promulgadas por gente que nunca teve um voto, de que leis que vc está falando? Das que foram decididas pela Junta Militar, por caras que tomaram de assalto o poder a mão armada como se fosse um nando de traficantes? Vc não acha que um cidadão tem o direito de pegar em armas contra um bandido? Esse pessoal pegou em armas contra bandidos que tinham assaltado o poder. Vc considerar legitimo que alguém chegue ao poder por um golpe é defender a lei do mais forte. E se um dia o comunismo for mais forte: Vc vai defender um governo militar comunista que chegue ao poder como chegou o de 1964 ao poder?

        • P/LUIZ GUERREIRO 14/12/2014 18:22

          Clique no link e veja o vídeo (assista até o final para ver o desenlace da história).
          Depois, se você achar que convém, indique a outras pessoas – está no Youtube, sob o título:
          “Genoíno, o herói de barro”.

          https://www.youtube.com/watch?v=3E-cW4gefn4

    • Elio 13/12/2014 20:44

      Sera que vc não é pt, tenho minhas duvidas. VC não sabe quantos foram justiçados covardemente. traiçoeiramente.
      Por que não ve os dois lados da verdade?

      • luiz guerreiro 13/12/2014 22:56

        Dê os números; Quantos foram justiçados, fala aí,,,,,fala aí, cara vc f alam, falam, mas não apresentam os números….Vamos comparar,,,,,

    • Paulo Barbosa 13/12/2014 20:10

      Caro Valter:
      Muitas pessoas desinformadas pensam exatamente como você, de forma muito inocente…
      Você acredita mesmo que guerrilheiros apoiados por Cuba e pela ex-URSS iriam implantar um democracia no Brasil ? É isso mesmo que você pensa ?
      Olha meu amigo, se os militares não tivessem tomado o poder e impedido que a ditadura do proletariado se instalasse no nosso querido Brasil, teríamos tido o famoso paradén e estaríamos hoje exatamente como Cuba, por quem os petistas têm tanto apreço…
      Não fique triste ! Como você, que conhece muito pouco de história e de Guerra Fria, existem muitos brasileiros que são enganados por essa turma que, após terem sido anistiados, voltaram e estão causando tanto mal ao nosso Brasil.

      • luiz guerreiro 13/12/2014 22:59

        Paulo, não são os petistas que tem apreço por Cuba, não. 188 países da ONU apoiaram Cuba contra o bloqueio, não faz nem um mês. os únicos caras que acham que Cuba representa uma ameaça são esses hitlernautas malucos como vcs. E da China, que também é comunista e tem as segundas forças armadas do mundo, vcs não falam? Estão com medo de ficar sem o tablet e o celular?

      • Marco 13/12/2014 20:37

        Paulo, da forma que você está falando dá a impressão que os governos militares foram eleitos democraticamente e o pessoal de esquerda que deu o golpe, tomou o poder e a partir daí , com o apoio da URSS, perseguiu, torturou,e matou qualquer um que não concordasse com eles. Eu aprendi o contrário nas aulas de História.

  61. 111 Roni 13/12/2014 19:39

    Apenas uma simples pergunta,em qual período da nossa História mais brasileiros foram assassinados na ditadura ou nessa democracia infestada de violência e corrupção?

    • luiz guerreiro 13/12/2014 23:08

      Sempre houve assassinatos. Não venha colocar a culpa no governo. Segurança Pública é atribuição dos governos estaduais, não do governo federal. Qual é o seu estado? Para começar….

  62. 110 lucas 13/12/2014 19:39

    Que verdade é essa que só mostra um lado da moeda???O lado escuro dos militantes de esquerda ninguém mostra…os assassinatos as torturas os sequestros os atentados…
    Agora que estão no poder só querem mostrar o seu lado e pagar de “bonzinhos” para o povo…
    Fiquem alerta para a ditadura de esquerda que estão implantando aqui no nosso pais…

  63. 109 Fora PT ja 13/12/2014 19:26

    Ditadora e ela
    Essa doida muda lei pra não cair na irresponsabilidade administrativa
    Não faz um pronunciamento desde q foi eleita
    A petrobras ta umescandalo atrás de outro e a louca nem aparece pra falar nada em público
    Ela não governa
    Ela não gosta de política
    Ela e um tentáculo do mister lula organização 171
    Esses cupins tem q sentir a lei
    E a lei vai chegar podem acreditar
    Q esse desvio bilionario seja devolvido e q se crie uma lei q obrigue a injetar na saúde educação segurança planejamento
    Cambada de doentes esquizofrênicos q só corroem o Brasil

    • fabio jose pereira 13/12/2014 20:57

      A mais pura verdade q vc escreveu, e o povo anestesiado pelo bolsa familia, e retardado, não consegue enxergar. Poucas são as pessoas inteligentes, acho q uns 50 milhões mais ou menos. Pq não falam q matavam jovens com 18, 19 anos como eu q servi na espoca, tentando roubar armas dos quarteis? Maldito Lula, Dilma seus eleitores. No ‘GOVERNO MILITAR ‘ se respirava democracia, liberdade, hj não, fale mal deles , a verdade e querem tua cabeça, veja os 4 do banco santander, o que lhes aconteceu.

      • luis guerreiro 15/12/2014 9:27

        Que 4 dio Banco Santander, seu maluco, na época da ditadura nao havia banco Santander no Brasil, Vcs inventam tanta mentira que nem sequer checam as m………… que ficam bostejando na internet.

  64. 108 ontreus 13/12/2014 19:18

    Os Militares deveriam ser punidos severamente, Pois deixaram vivos os q ai estão no Governo ROUBANDO O ERARIO SEM CONTROLE ALGUM!

    • luiz guerreiro 13/12/2014 23:14

      Está defendendo assassinato, seu bandido? Vc é muito macho, porque não tenta fazer “justiça” com as próprias mãos? Quem conversa muito dá bom dia a cavalo. Golpismo é crime, e dá cadeia, se vc não sabe. O cara que acusou o Lulinha de ser dono da Escola Agricola de Piracicaba como se fosse a mansão dele está guardado até hoje, vc sabia ?

  65. 107 agostinho william lacerda dntas 13/12/2014 19:11

    Eu acho que na situação atual, nenhum politico da situação, tem moral para incriminar ninguem, por muito menos por uma elba da fiat, derrubaram o collor, e agora com que moral querem punir os militares?…

  66. 106 almir machado 13/12/2014 19:10

    acho que já devemos propor ao papa , canonizar sra. dilma sta. dilma só fez coisas boas e obras de caridade em tda. sua vida. muitos milagres ela consegue até chorar ela chora ! sta. dilma padroeira dos diretores da petrobras.

  67. 105 odony 13/12/2014 19:06

    Já sabemos onde isso vai acabar…vão listar todos os amiguinhos que supostamente foram “TORTURADOS” e criar de forma fácil com seus cúmplices políticos uma lei que os indenize com valor exorbitante e isso sairá rápido pois eles se consideram heróis nacionais.ANOTEM E VERÃO AINDA NO MANDATO DOS PETISTAS.

  68. 104 marcelo 13/12/2014 19:02

    Muito caras de pau essa cambada de corruptos do pt falar em verdade. Nenhum politico nesse País, sobretudo esses @#$&$¨#%, tem moral para criticar nossas Forças Armadas. Trouxa quem acredita nessa “verdade”

  69. 103 Edivelton Tadeu Mendes 13/12/2014 18:54

    Um menor de idade de nome José Pereira, que auxiliou os militares na mata e após detido pelos terroristas, teve suas orelhas cortadas, depois os dedos da mão e por fim, esfaqueado na frente da família, alás sua mãe desmaiou após o corte das orelhas!Duvido que a pres.Dilma Roussef, não saiba do fato!E no relatório nenhuma vírgula sobre este ato vil!

    • luiz guerreiro 13/12/2014 23:01

      Prova. Isso é conversa fiada. Apresenta a família, uma testemunha. Essa história nunca foi provada por ninguém. É a mesma coisa que que o Lulinha é dono fda sede da Escola de Agricultura de Piracicaba, ou que o Lula é dono da FRIBOI, provas, p……… cadê as provas?

  70. 102 Claudio 13/12/2014 18:53

    Tomara que essa animosidade fique cada vez pior! Seria a unica maneira de tirar essa quadrilha do poder! Nunca pensamos que uma intervenção militar fosse tão necessaria.

  71. 101 Carlos N Mendes 13/12/2014 18:53

    Interessante… Quanto mais raivoso o reacionário, mais medo ele tem de colocar seu nome verdadeiro no conentário. Tigres de teclado tem vergonha próprias ideias.

  72. 100 João Marques 13/12/2014 18:49

    Esta reportagem é OPERAÇÃO FUMAÇA.
    vou mudar quem sabe vcs publicam:
    Cadê a OPERAÇÃO LAVA-RÁPIDO.
    Cadeia para os petroPTralhas e seu comandante molusco.

  73. 99 Carlos N Mendes 13/12/2014 18:48

    Mal estar dos militares? Por acaso posso afirmar que eles estão com inveja dos que foram mortos e torturados por seus antecessores? Cá entre nós, se mal-estar existe entre nossos militares sobre esse assunto, é porque o pessoal da ativa não condena os erros do passado. Existe realmente alguém que acredite que Dilma Roussef deva agir de forma bovina em relação ao tratamento que recebeu de um Estado de Exceção? VOCÊ agiria de forma bovina? Pois é, nem alguém que pretende ser líder de 200 milhões de cidadãos.

  74. 98 Junior 13/12/2014 18:45

    Quando terá uma Comissão da Verdade para apurar as atrocidades cometidas pelos guerrilheiros, sequestradores, saqueadores e ladrões de bancos?????? A Dilma no fundo no fundo sabe que se isso for pra frente vai virar merda pra cima dela, que foi uma terrorista, etc., etc….

    • Carlos N Mendes 13/12/2014 20:03

      Explicando… Temos hoje a CNV JUSTAMENTE porque os guerrilheiros, sequestradores, saqueadores e ladrões foram punidos, re-punidos, torturados, julgados, destruídos, mutilados, seviciados e assassinados por um Estado que realizou isso tudo nas sombras, envergonhado porque sabia que agia por vingança, com excesso de força e sem nenhum amparo de qualquer lei brasileira – mesmo as que eles mesmo criaram – violando todos os direitos humanos que cada indivíduo na face da Terra tem, incluindo eu e você. A Comissão Nacional da Verdade não é AÇÃO, é REAÇÃO.

  75. 97 João Marques 13/12/2014 18:40

    Operação fumaça essa reportagem… OPERAÇÃO LAVA-JATO JÁ. petroPTralhas na cadeia.

  76. 96 joão mario 13/12/2014 18:30

    A presidente Dilma, acompanhada da governadora Roseana Sarney inaugurando obras em São Luís Maranhão no ano de 2012, declarou que aquela não era a primeira vez que visitava a capital, pois já estivera em viagem de turismo na década de 1970.
    Então nessa época ela era uma turista e não uma fugitiva dos milicos.

  77. 95 sergio 13/12/2014 18:26

    É fácil jogar a culpa pra cima do outro. o que quer os petistas beijos e afagos?. eu saia pra trabalhar e nunca e nem ninguém me incomodou, por que não era bagunceiro. Veja a si-
    tuacão do pais hoje sendo dilapidado por um governo que não tem aparo popular numa
    eleicão duvidosa cheia de ataques imorais e subjetivos, que agora aflora vertiginosamente
    com escândalos e mais escândalos.Devia sim as nossas Forcas armadas tomarem posicão
    retirando esses ursupadores do Patrimônio Nacional e expulsa-los sem nunca mais terem
    o direito de retornarem. Fiquem em cuba que ali é o lugar deles.tenho 76 anos e conheco
    muito bem a história dos que aí estão.

    • luiz guerreiro 14/12/2014 8:55

      Cuba hoje é um dos lugares mais aprazíveis do mundo, meu senhor. Quem me dera estar agora em Varadero, esticando o pé na areia, tomando um mojito gelado, ouvindo uma sala cubana, como fizeram 3 milhões de turistas ocidentais no ano passado, hospedado em um hotel de cadeias espanholas ou italianas, moderníssimos. O senhor está extremamente enganado sobre Cuba. 188 países do mundo comerciam e tem relações diplomáticas com Cuba, com exceçãop dos EUA recomendo que o senhor compre um pacote e passe uma semana por lá.

  78. 94 paulo jose 13/12/2014 18:18

    nossa é só comentario favoravel a Dilma kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  79. 93 wagner 13/12/2014 18:14

    lagrimas de crocodilo .

  80. 92 uly 13/12/2014 18:12

    Esse choro dela é markentig, para tirar do foco o que ela e os campanheiros estão roubando o País, corruptos, ladrões, assassinam as pessoas não dando assistência nas portas dos hospital, chega de uma democracia mentirosa, onde enriquecem às custas do sofrimento do povo Brasileiro, convoco a Marinha, o Exército, a Aeronáutica, para que voltem, prendam todos esse ladrões, cárcere para eles, tomem os bens que roubaram, que a verdadeira lei seja cumprida, VOLTEM MILITARES, VOLTEM MILITARES, VOLTEM MILITARES, VOLTEM MILITARES, VOLTEM MILITARES, VOLTEM MILITARES, VOLTEM MILITARES, VOLTEM MILITARES, VOLTEM MILITARES, VOLTEM MILITARES, VOLTEM MILITARES, VOLTEM MILITARES, VOLTEM MILITARES, VOLTEM MILITARES, VOLTEM MILITARES…

    • luiz guerreiro 13/12/2014 23:10

      Pedir golpe é crime, previsto em lei. Espero que vc esteja usando VPN porque já copiei seu comentário e estou enviando para o Ministério Público para investigação.

    • Daniel 13/12/2014 20:03

      Quem gosta de militares no poder, gosta de opressão, fome, tortura, prisão e morte.
      Quem tem direito a mandar no país é o povo, se a democracia é ruim, pior será a ditadura,
      porque na ditadura não se fala a verdade, tudo é feito na calada da noite, não se respeita a liberdade e a vida dos que pensam de outra maneira, não há debate político, não há a livre manifestação do pensamento, voltamos a barbárie, as formas primitivas de organização social,não há direito,voltamos a era do macaco. Pense nisso.

    • moises rodrigues da silva 13/12/2014 19:39

      eu vejo esta CNV é uma farsa eles só falam, que sofreram torturas mas não falam fizeram terrorismo no brasil como invadir quarteis para roubar armas, sequestrar embaixador, e roubar a casa de ADEMAR DE BARROS mataram militares, isso eles não falam, deve tudo investigados.

      • luis guerreiro 15/12/2014 9:36

        Os embaixadores estrangeiros – entre eles de potências inimigas como os EUA, que tentaram intervir diretamente aqui em 1964, apoiando um golpe ilegal e arbitrario – foram sequestrados para serem trocados pior patriotas brasileiros que estavam sendo barbaramenre torturados nos poroes da ditadura naquele momento. Era a unica arma de que dispunham os insurgentes para evitar o assassinato de seus companheiros. Nunca um embaixador estrangeiro foi machucado por nenhum guerrijheiro e a maioria dos embaixadores compreendiam que quem os sequestrou estava com a razão, lutava por uma causa justa, como escreveu o embaixador da Alemanha em suas memórias. Vcs deviam LER um pouco mais antes de ficar falando m………

  81. 91 wagner 13/12/2014 18:12

    Isso é só para desviar a atenção da roubalheira da Petrobrás.

  82. 90 Nunes 13/12/2014 18:11

    Mundo perverso, a nossa Presidente lamentavelmente e como é sabido, esconde um passado negro e sombrio, pois, em sua juventude participou de atos que o País abominava, como abominamos hoje, só que hoje é feito de forma velada ou em forma de desvios de conduta por parte de políticos e empreiteiras.
    Defunto morto e enterrado não cabe mais velório.
    O problema de ressuscitar morto são os zumbis que criamos, pois eles tem sede de sangue.
    Acredito que estamos nos guiando em uma direção errada, estamos pisando em terreno minado ou talvez estejamos ouriçando uma caixa de abelhas.

    • Paulo Tadeu Pereira 13/12/2014 22:00

      Os governos militares foram incompetentes sim!!!!Não conseguiram eliminar toda a escória de terroristas e hoje estão aí , genuino, Dirceu, Dilma e outros trastes que não preciso nem citar. Se essa laia tivessem sido eliminada,não estariam hoje fazendo sofrer o povo brasileiro!!!!

  83. 89 miguel ubaldo 13/12/2014 18:08

    Do que vale a opinião de CELSO AMORIM ???? Ele é um nada ,um pau mandado empossado no Cargo Por Dilma Rousseff….E porque gaguejar quando questionado por Miriam Leitão?? se ele não tem compromisso nenhum com os militares…..Quem apanhou sabe a merda que fez.se Dilma tivesse uma roupa pra lavar não estaria de sacanagem vadiando pelas ruas.

    • luiz guerreiro 13/12/2014 23:16

      É Miguel…..estou achando que vc está precisando entrar no pau….pra parar de falar m…….. O pau que bate em João também bate em Antão. Respeito quando falar de uma autoridade federal. Se o cara quiser te processa, malandro. Vc é ministro de que, seu m………. ?

  84. 88 Nunes 13/12/2014 18:00

    Mundo perverso, a nossa Presidente lamentavelmente e como é sabido, esconde um passado negro e sombrio, pois, em sua juventude participou de atos que o País abominava, como abominamos hoje, só que hoje é feito de forma velada ou em forma de desvios de conduta por parte de políticos e empreiteiras.
    Defunto morto e enterrado não cabe mais velório.
    Esta comissão que se diz da verdade, quando acredito ser da oportunidade e retaliação brinca com fogo. O problema de ressuscitar morto são os zumbis que são criamos, pois eles tem sede de sangue.
    Acredito que estamos nos guiando em uma direção errada, estamos pisando em terreno minado ou talvez estejamos ouriçando uma caixa de abelhas.

  85. 87 Antonio Salvino 13/12/2014 17:59

    Gostaria de saber por quê o IG está boicotando meus comentários? Esse cara que chama os outros de bosta, deve avaliar os outros como ele é, UM BOSTA!

  86. 86 Waldemar 13/12/2014 17:57

    Tadinha! To com uma peninha dela! Estou emocionado até agora, juro que chorei rios de lágrimas. A única culpa que credito aos militares do passado, é ter deixado essa FILHA DE UMA PUTA e seus “cumpanheiros” Dirceu, Genoino e outros FILHOS DA PUTA de igual valor vivos. Naquela época sempre falei mal do governo, critiquei as coisas erradas a vontade, porém nunca participei de assalto a banco, atos de terrorismo, sequestros e quebra quebra, acho que por isso estou vivo e nunca fui preso ou perseguido pelos agentes do estado, ai eu pergunto, quem é o bandido nessa história?!

    • luiz guerreiro 14/12/2014 8:44

      Escuta aqui, seu palhaço, vc está desacatando a autoridade máxima da República Federativa do Brasil, guindada ao poder pela maioria dos votos da população. E isso, porque estamos vivendo em uma democracia e acha que pode fazer isso impunemente, Mas ofender o Presidente da república é CRIME e estou encaminhando o seu comentário para o Ministério Público para investigação, Se vc é macho para dizer isso dela, teria de ser macho para colocar o seu nome verdadeiro e completo no seu comentário. Mas não se preocupe, para identificá-lo existe o seu IP.

      • Fábio Andrade de Oliveira 14/12/2014 17:54

        Luiz guerreiro, você é um comediante, fica aí falando um monte de merda e ofendendo os outros.
        Eu acho que você que deve tomar cuidado com o que fala.
        Fica que nem uma mocinha ameaçando os outros dizendo que vai denunciar no MP.
        Pega o meu IP aí e o meu nome, e me denuncia lá também seu comédia.

        • luis guerreiro 15/12/2014 13:07

          Defende golpe estado e chama a Presidente de FDP que eu denuncio, e seja homem de colocar seu nome verdadero e seu IP na mensagem, que eu denuncio, Quer comprar o boi e pagar de boi de piranha, manda ver,,,, …….

        • luis guerreiro 15/12/2014 9:55

          Até agora, seu idiota, vc não vi vc pedir golpe nem chamar de FDP a Presidente da República. Faça isso e eu denuncio vc. Quer saber como eu denuncio, leia isso aqui

          :É preciso denunciar todo e qualquer comentário defendendo golpe, torturas,assassinatos, guerra civil, etc. O endereço do link do Ministério Público Federal para denúncias é:
          http://cidadao.mpf.mp.br/formularios/formulario-eletronico
          Os dados do denunciante não serão divulgados.
          No texto, dêem o link da página do comentário, reproduzam o teor do comentário, copiando-o e colando-o, e citem a Lei 7.170, .
          Também se pode ligar para a OAB Federal, no número (61) 2193-9600
          para que a OAB peça à Polícia Federal a investigação dos golpistas.
          Ou encaminhe a denúncia, e o apelo para o Ministério Público Federal e a OAB de seu Estado.

          E comedia é a PQTP

    • Luiz 13/12/2014 18:33

      No mínimo, você é retardado!

    • robson 13/12/2014 18:16

      como pode valdemar voce escrever exatamente o que penso? manda esses fdp indenizarem os mortos do regime que eles queriam implantar aqui, na china 35 milhões, na russia 18 milhões, cambodja 3 milhões, cuba 1 milhão, etc e aqui somente 400 gatos pingados, devia fazer igual fizeram os outros países a quem se opunha.

  87. 85 ROGERIO 13/12/2014 17:51

    Esse cara que fez o artigo é um bosta ele deve ser a favor de assassinos.

    • Antonio Salvino 13/12/2014 18:02

      Não julgue os outros por vc! Se vc é um BOSTA , seja um BOSTA do pt e cale sua boca!

    • Antonio Salvino 13/12/2014 17:54

      BOSTAS SÃO VCS QUE SÃO ALIENADOS DO PT! CANALHA!

  88. 84 cesar 13/12/2014 17:49

    TEm gente tirando o foco do que esta sendo tratado, aqui não se esta falando de PETROBRAS, e sim de uma ditadura que matou muita gente e torturou mais ainda, se alguns reagiram foi em função do que estavam sofrendo e perseguidos, temos o direito de saber a verdade, os fatos que foram omitidos do povo. Se vão ter sequencia ou não ai é outro passo.

    • Paulo R. S.Marcello 13/12/2014 21:32

      É verdade. Vc só se enganou no ponto de quem agiu e quem reagiu. A ação (errada) partiu dos terroristas guerrilheiros (explosões, sequestros, estupros, roubos, mortes, tentativa de implantação de um novo regime sem seguir os devidos canais, etc…). Os militares apenas reagiram usando do mesmo expediente que os baderneiros (inclusive com os mesmos excessos), ou seja, violência. O que se discute (e é aí que vc deve se ligar) é pq apenas as atrocidades dos militares foi investigada e revelada em detalhes enquanto as atrocidades cometidas pelos guerrilheiros não foram sequer comentadas? Pq um peso e duas medidas para um mesmo assunto, já que a reação está diretamente relacionada com a ação? Que se explique em detalhes o que foi feito por essas pessoas que hoje querem mudar a história para que nossos filhos sintam orgulho dos atos praticados por gente que tinha em mente instaurar, a força diga-se de passagem, um regime talvez (é só pesquisar um pouco) muitas vezes pior que o militar. Não sou a favor do que foi feito (por nenhum dos dois lados), apenas condeno a forma parcial e nebulosa de desvendar “a verdade”. Talvez vc prefira que a “democracia” petista (ou de qualquer outro partido) seja exercida e uma justiça cega seja cumprida só para um lado. Se vc pensa assim, induz-me a concluir que apóia, não só apenas ao que se refere o artigo (os militares são culpados e pronto), mas a todo o contexto do país atualmente (escândalos, irresponsabilidade orçamentária, esquemas financeiros, índices de desenvolvimento medíocres, educação e saúde à mingua, etc, etc, etc…). E não se esqueça que já tentaram derrubar a lei que anistiou todos os envolvidos (dos dois lados), visto que (ainda) não se pisa na Constituição Federal sem mais nem menos. Que seu desejo possa ser atendido: que se mostre a verdade, tanto a do que fizeram os militares quanto a do que fizeram os guerrilheiros, e, aí sim, vc possa ter uma opinião imparcial, e não apenas refletir e tirar conclusões escutando apenas uma parte da história.

  89. 83 Antônio 13/12/2014 17:30

    A presidente deveria aproveitar esta comissão e estendê-la para punir os fazedores de corrupção moral e financeira, os que implantam uma má administração pública, fazendo com que nós brasileiros sofram as consequências. Quantas crianças estão morrendo por falta do que alimentar? por falta de atendimento médico? por falta de medicamentos? Quantas pessoas estão jogadas nas ruas sem assistência do Estado sem alimentação? sem higiene? etc! Quantos idosos estão jogados sem assistências? TUDO EM CONSEQUÊNCIA DE TANTA CORRUPÇÃO , CORRUPÇÃO NÃO! LADRÃO DO DINHEIRO PÚBLICO. Desta forma estaria punindo e tirando este país do sistema de ditadura que vivemos, por que, a ditadura não acabou! Ela está aí! É na eleição, é nos bancos, é na administração pública de péssima qualidade, é na imposição de uma saúde de péssima qualidade, é na espera para fazer um exame por até anos, é por impor um sistema tributário onde não existe a realidade. Todo lugar a ditadura está basta não tampar os olhos que enxergará.

  90. 82 uly 13/12/2014 17:30

    Governo corrupto, lembrem-se que a madame foi presidente da Petrobras, e olhem o desmando que esta o pais, milhares estão morrendo nas portas dos hospitais, a violência cresce por falta de investimentos, eu prefiro que os militares voltem, e prendam toda essa corja que esta roubando o País, MILITARES PEÇO COMO CIDADÃO, ponham ordem na casa, predam todos que roubaram o país, que sejam punidos e restituam o dinheiro que roubaram, é a minha última esperança…VOLTEM

  91. 81 Marcelo 13/12/2014 17:23

    Então vamos falar a verdade.
    Foi triste o que aconteceu, mas, antes de os espíritos se exaltarem, é necessário responder aos seguintes questionamentos históricos:
    1. Como estava a política e a economia brasileira até o dia 31 de março de 1964?
    2. Qual era a conjuntura mundial em 1964?
    3. Qual o posicionamento da Igreja Católica antes do golpe?
    4. Qual a razão do fechamento do regime em 1968?
    Quem não consegue responder essas questões é melhor ficar quieto ou se pronunciar de forma interessada e partidária. A história, fatos, não mudam, a não ser que sejam manipuladas.

  92. 80 Jose 13/12/2014 17:23

    Comissão que julga um lado só não tem verdade nenhuma tem hipocrisia.

  93. 79 France 13/12/2014 17:21

    Alguns aqui se emocionaram com as falas da ex guerrilheira. Resta, também, acalentar as famílias vítimas dos guerrilheiros.

  94. 78 ROGERIO 13/12/2014 17:19

    Ela foi vítima desses safados e tem o direito de falar e fazer o que quer.

    • Pau de arara 13/12/2014 17:27

      ARROMBADO!!! Deviam ter matado essa FDP!!!

      • luiz guerreiro 13/12/2014 23:35

        Cuidado como vc fala da Chefe da Nação, meu caro. democracia tem limite. Não quer dizer que vc possa falar o que quiser. Queria ver vc ser macho desse jeito, falando isso do Médici na época da ditadura militar, publicamente como está fazendo. Vc é muito macho porque vivemos em uma democracia onde qualquer pílantra acha que fala o que quer, mas tem limite e vc está brincando com fogo. Se fosse naquela época já estva preso e toamndo porrada há muito tempo.

      • luiz guerreiro 13/12/2014 23:27

        Cuidado como vc fala da Chefe da Nação, meu caro. democracia tem limite. Não quer dizer que vc possa falar o que quiser. Queria ver vc ser macho desse jeito, falando isso do Médici na época da ditadura militar, publicamente como está fazendo. Vc é muito macho porque vivemos em uma democracia onde qualquer pílantra acha que fala o que quer, mas tem limite e vc está brincando com fogo.

    • France 13/12/2014 17:23

      Ladrões. sequentradores e assassinos também são safados e os militares fizeram questão de calar.

  95. 77 Galego 13/12/2014 17:17

    Eu era estudante na época do regime militar e nunca fui incomodado por qualquer agente do governo. Na época podia andar de ônibus, trem em qualquer lugar do Rio de Janeiro e nunca fui assaltado, pois naquela época existia ordem (um dos temas da bandeira nacional) e também saúde e educação de qualidade. Hoje ninguém pode sair de casa tranquilo, pois os bandidos estão à solta. Pior são os outros bandidos que tomaram de assalto a Petrobrás, que desviam dinheiro público para encher o r..bo dos cumpanheiros e os governo atuais só dizem não saber de nada. Até parece que a dupla Lulla/Dillma representam o COI (Coniventes ou Omissos ou Incompetentes). E a tortura psicológica a que hoje todos estamos sujeitos com tanta roubalheira, em que nada podemos fazer e por isso não sobra recursos para a educação, saúde e segurança! Será que a comeissão da verdade não vai investigar ? País rico é país sem analfabeto funcional.!!

    • p/Galego. 13/12/2014 18:51

      Curto e grosso, concordo com você.

  96. 76 JOSE MARINHO COELHO NETO 13/12/2014 17:17

    PERDEMOS A BATALHA, MAS NÃO PERDEREMOS A GUERRA, PT-45, NA VAGABUNDA, BANDIDA, TERRORISTA, ASSALTANTE, SEQUESTRADORA. NÃO VOU CANSAR DE REPETIR: BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO. Estes Bandidos assaltaram o País. São milhares sem escolas, sem hospitais, sem segurança, sem aposentadoria, foram milhares mortos (assassinados) por falta de atendimento médico, por falta de segurança, nas filas do SUS. Esta faltando prenderem o chefe LULADRÃO e sua comparsa a BANDILMA DOUCHEFF. Temos que exterminar esta quadrilha de corruPTos, executá-los em praça pública, incinerá-los e enterrá-los para melhor garantia.

    Já disse estes “almirantes, generais e brigadeiros” apenas falam muito, mas não sabem transformar suas palavras em atos. Assim, apesar de termos ouvido falar de precipitações estúpidas na guerra, a inteligência nunca foi associada a decisões demoradas. Portanto o bom combatente deve ser terrível no seu ataque e rápido na decisão. SUN TZU – Em A Arte da Guerra.

    • luiz guerreiro 14/12/2014 8:50

      Interessante,. palhaço. Eu já acho que golpista bom, fascista bom, torturador bom, é torturador moto. Mas existem leis neste país e elas estão aí para serem cumpridas, e vcs vão parar de falar m……… nos comentários quando começarem a ser processados por causa disso, o que não vai demorar. Os caras que expressaram opiniões racistas sobre os nordestinos na época da eleição já estão sendo processados pela PF e o MP. A chapa de vcs já está esquentando, Tem lei neste país e vcs não perdem por esperar.

    • Daniel 13/12/2014 20:36

      Na ditadura os militares estavam à vontade para prender,torturar,matar e mentir.
      quem quiser isso de novo só pode ser louco, ou ter parte com satanás.

  97. 75 JOSE MARINHO COELHO NETO 13/12/2014 17:15

    ESTA BANDILMA DOUCHEFF NÃO TEM A MENOR MORAL PARA FALAR DAS “FFAA”, SÓ FALA PORQUE SEUS ATUAIS COMANDANTES SÃO OMISSOS E CONIVENTES COM A QUADRILHA. QUE FORAM POSTOS PELO LULADRÃO E MANTIDOS POR SUA COMPARSA.

  98. 74 Sei quem sou 13/12/2014 17:10

    Essa mulher (a qual não reconheço como minha presidente) lutou com seus amiguinhos pela implantação de outra ditadura, a socialista, agora vem com essas lágrimas de crocodilo, e as vitimas deles cadê a outra metade da verdade?…

  99. 73 Jorge 13/12/2014 17:03

    Dilma não está com medo. O povo, na maioria, aprova as medidas adotadas pela CNV. O que querem esses milicos? Por acaso são intocáveis? Qualquer movimento em falso iremos para a rua. Tentem!

    • LUIZÃO 13/12/2014 18:19

      Prá começar podes crer que não é a maioria do povo que está achando que esse teatrinho da CNV é honesto e aprovado. Segundo, qualquer movimento em falso , nós também que não cultuamos essa falsidade toda para lustrar a tentativa desses terroristas castristas em transformar este país em escravidão socialista , isto , somando-se aos quase 30% que se abstiveram e anularam seus votos, TAMBÉM IREMOS ÀS RUAS. Se é que me entende.

      • luiz guerreiro 14/12/2014 8:36

        Os 30% que anularam os votos não estão com vcs, Pesquisa do data Folha mostra que só 12% são contra a democracia e gostariam da volta de uma ditadura, ou seja, praticamente um em cada dez brasileiros, se é que me entende. Os militares estão satisfeitissimos com Dilma e o PT. Ficaram décadas abandonados. Ontem Dilma inaugurou a nossa fabrica de submarinos atômicos projeto do governo Lula, o KC-390 da Embarer é projeto do governo Lula, os 2,000 tanques que estão sendo construídos em MInas Gerais, os Guarany, são projetos do governo LUla, A nova família de fuzis de assalto IA-2 , fabricados em Itajubá, MInas Gerais, são projeto do governo Lula. Os militares da ativa sabem que durante o governo FHC, eles não ganharam nem uma bala e não derribariam um governo nacionalista e soberano para apoiar a oposição.

  100. 72 Clécio Junqueira 13/12/2014 17:02

    Fui militar na época da revolução de 1964, que salvou o país das mãos de sanguinários comunistas e na unidade que servia foram presos dezenas de sargentos do ‘grupo dos 11’, aqueles que desejavam tomar os comandos militares pelo sangue. Mas todos foram bem tratados, não houve torturados. Tortura é mais uma das mentiras desta vergonha de presidente que escolheram para o país.

    • Leandro 13/12/2014 18:45

      Voce está dizendo que não houve tortura na ditadura? Você deve ser um bosta mesmo…

      • Marcos Paulo 13/12/2014 21:30

        MEU CARA, ESTA EVIDENTE QUE VC TEM “RABO PRESO” COM ESTE “DESGOVERNO” QUE AI ESTÁ…FORA PT…

  101. 71 Claudio Neb 13/12/2014 17:00

    Vamos sim rever a Lei da Anistia.

    Cadeia pros militares torturadores e, claro, aos terroristas que roubaram e mataram a pretexto de querer a democracia mas que hoje vemos, queriam mesmo é o poder, para roubar e roubar, como fazem hoje.

    Morte aos Corruptos. Corrupção é genocídio.

    (Lembrando que nos governos militares, com indiscutivel menor roubalheira, foi a única época de crescimento da economia no Brasil, porque o dinheiro do povo, dos impostos, não era surrupiado, mas sim colocado na economia. Se no governo militar os presidentes permitiram a morte dos terroristas, na democracia os presidentes permitem a roubalheira que mata o povo)

  102. 70 ygon 13/12/2014 16:45

    dilmandona vai dar um basta nessa insegurança jurídica e moral..

  103. 69 durval rubio 13/12/2014 16:39

    quem fez errado tem é mais que pagar, ma outro lado que a comissão não quer ver, roubaram bancos, raptaram embaixador, mataram militares e esses estão esquecidos ou como tudo neste pais, foi mentira coisa da imprensa, talvez porque alguns pertencem ao governo

    • E A COMISSÃO DA VERDADE DE "HOJE"? 13/12/2014 18:16

      PARA OS QUE SÃO A FAVOR DE PUNIÇÃO A EXCESSOS COMETIDOS POR MILITARES, DURANTE O REGIME DE EXCEÇÃO VIVIDO PELO BRASIL, O QUE DIRIAM SOBRE PUNIÇÃO AOS QUE COMETERAM EXCESSOS DO LADO DOS GUERRILHEIROS:
      1 – SEQUESTRO DE EMBAIXADORES DE OUTROS PAÍSES., SOBRE OS QUAIS É OBRIGATÓRIA A PROTEÇÃO TOTAL;
      2 – ASSALTOS A BANCOS, INCLUSIVE COM CONSEQUÊNCIAS GRAVES, COMO MORTES DE INOCENTES;
      2 – TORTURA DE CIDADÃOS INOCENTES QUE OS GUERRILHEIROS “JULGAVAM’ NÃO APOIÁ-LOS, COMO POR EXEMPLO O QUE RELATA O VÍDEO ABAIXO : (O ESQUARTEJAMENTO DE UM JOVEM AINDA VIVO, POR GUERRILHEIROS DO GRUPO DE SÉ GENOÍNO):

      https://www.youtube.com/watch?v=3E-cW4gefn4

      OBS: ANISTIA TEM QUE SER PARA OS DOIS LADOS E PARA QUE HAJA ANISTIA HÁ QUE SE TER O SENTIMENTO DE PERDÃO, DE AMBOS OS LADOS, POIS NENHUM DOS DOIS LADOS É FORMADO POR “SANTOS” E SIM POR “IDIOTAS” QUE SE MATARAM E AINDA SE MATAM, POR AMBIÇÕES PESSOAIS E IDEOLÓGICAS!
      É SÓ OBSERVARMOS QUE A MAIORIA DOS “COITADINHOS” GUERRILHEIROS QUE LEVARAM DESVANTAGEM NA LUTA ARMADA DURANTE A DITADURA MILITAR, HOJE ESTÃO NO PODER, E NÃO É POUCA A “MERDA” QUE TÊM FEITO, BATENDO TODOS OS RECORDES DE “CORRUPÇÃO” E DE COMETIMENTO DE “ASSASSINATOS DOLOSOS”, MUITO MAIS DO QUE NO PERÍODO DA DITADURA!
      E COM UM AGRAVANTE: MATAM INOCENTES SEM ARMAS, MAIS INDEFESOS QUE OS GUERRILHEIROS QUE PELO MENOS TINHAM ARMAS.
      OS ANTES “COITADINHOS”, HOJE NO PODER, MATAM SEM MISERICÓRDIA INOCENTES TRABALHADORES, “DESARMADOS”!
      1 – MILHARES DE MORTOS POR FALTA DE ATENDIMENTO MÉDICO PELO SUS, POR FALTA DO DINHEIRO QUE TÊM ROUBADO DOS COFRES PÚBLICOS – UMA MORTE SOB A HUMILHAÇÃO DE TER QUE IMPLORAR POR UM ATENDIMENTO MÉDICO QUE NÃO VEM, E QUANDO VEM, DE PÉSSIMA QUALIDADE – DEIXANDO SEQUELAS TERRÍVEIS NOS FAMILIARES QUE, INDEFESOS, VÊEM SEUS QUERIDOS SEREM ASSASSINADOS SEM MISERICÓRDIA ALGUMA PELOS ROUBADORES DOS COFRES PÚBLICOS;
      2 – MILHARES DE MORTOS POR FALTA DE SANEAMENTO BÁSICO, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA PÚBLICA, ALIMENTAÇÃO, MORADIA ETC.,

      COM TODO O RESPEITO E ORAÇÕES AOS FAMILIARES E AMIGOS DOS QUE TOMBARAM NA LUTA “ESTÚPIDA” ENTRE BRASILEIROS, POR QUESTÕES IDEOLÓGICAS, DOS DOIS LADOS – É HORA DE CLAMARMOS POR “VERGONHA NA CARA” DE TODOS OS BRASILEIROS DA ATUALIDADE, PARA PUNIRMOS OS ROUBADORES DOS COFRES PÚBLICOS, OS ASSASSINOS ATUAIS DE MILHARES DE BRASILEIROS, DOS “ATUAIS MENSALÕES, PETROLÕES, METROLÕES” ETC ETC ETC.

    • Antonio Salvino 13/12/2014 17:51

      Concordo com o Durval! E os militares que a dilma matou quando foi guerrilheira? Ninguém colocou no relatório? Muitas mães de soldados jovens naquela época, sofreram a perda de seus filhos! Será que ela chorou ao relembrar disso? Se é para relatar tudo, que sejam honestos(se isso é possível com essa cambada), peguem o depoimento dessa senhora que participou dessa matança! É muito fácil sentar em cima do rabo e falar dos outros! Quem é daquela época sabe muito bem dos seus atos terroristas!

      • luis guerreiro 15/12/2014 10:04

        Não fala merda, seu Salvino que vc da bom dia a cavalo. Dilma nunca matou ninguem na vida tanto é que nao foi acusada disso sequer pela ditAdura militar. QUEM ACUSA TEM, QUE PROVAR NAO FICA FALANDO M…..estou encaminhando seu comentário para o Ministério Publico Federal.

  104. 68 ygon senda 13/12/2014 16:36

    ouçam a dilmandona..já foi.

    • Antiprivata 13/12/2014 17:33

      Fico imaginando o Aécio querendo queimar o relatório da CNV e dizer, num discurso inflamado, que respeita as Forças Armadas e que jamais iria permitir que alguem do seu governo possa sequer sonhar com qualquer atitude que possa magoar nossos lideres militares. Ele não é comunista e se tivesse peito teria lutado em favor do exercito para derrubar os comunistas. Aplausos da midia! Apçusos dos direitistas!!!!!

      • luiiz guerreiro 18/12/2014 12:16

        Aécio é neto de Tancredo Neves, o homem que tirou, com a campanha das Diretas e a sua candidatura à Presidência,a Ditadura Militar do poder. A ignorância por aqui é t ão grande que dá até dó. E não coloque as coisas em contra e a favor do Exército. A Dilma nunca foi contra o exército. Foi contra golpistas que tomaram conta do exército, perseguiram milhares de soldados e oficiais democráticos que eram contra o Golpe, e derrubaram ilegalmente o Presidente da República, que havia sido livre e legitimamente eleito pela maioria da população.

  105. 67 durval rubio 13/12/2014 16:35

    quem fez tem é que pagar, mas do outro lado, roubaram bancos, mataram militares, queriam ser oi dono do pais, tipo cuba, rapto de embaixador e por ai afora, então a comissão tem que ser racional, e n~]ao dirigida como está

  106. 66 Maria helena 13/12/2014 16:31

    Admiro a Presidenta Dilma, pela coragem, pela luta por ideais de uma nacao . Quem diria, hoje do outro lado. Me. Emocionei ao ver o seu reencontro com o passado. Que bom que ela venceu a tortura .

    • Sei quem sou 13/12/2014 17:08

      Admira?… eles lutavam pela implantação de outra ditadura, a solialista, e voces hipocritamente fingem que não sabem disso.

  107. 65 Inácio 13/12/2014 16:21

    Tenho medo desse tipo de chamada´em um país de mentes tão pequenas e manipuláveis. A presidente, quer alguns queiram ou não, é a chefe das forças armadas, e ponto. Se opor ao chefe é golpe, é golpe, nunca mais…

    • Cleber 13/12/2014 17:03

      Então vc é favorável a toda corrupção, que drena os recursos brasileiros!!!!

  108. 64 adir chagas 13/12/2014 16:12

    A DILMA TÁ COM MEDO,POR QUE DO JEITO QUE ESTA O PAÍS O GOVERNO ESTA EXPOSTO A UM GOLPE DE ESTADO,OS POLÍTICOS NÃO TEM MORAL.

  109. 63 Agapito Costa 13/12/2014 16:09

    .Lembro apenas que a verdade é filha do tempo, não da autoridade. A nossa presidente Dilma mente e pagara um alto preço por isto. Todos eles sabem muito bem o que fizeram.

  110. 62 juvenal 13/12/2014 16:07

    Vendo e ouvindo as palavras da Presidente noto o quão foi seu sofrimento. Por outro lado, acho que ela deveria esquecer o que aconteceu. De volta ao passado significa ficar doente no presente e no futuro. E quanto mais ela ficar idosa, mais irá lembrar do passado. Os militares apenas cumpriram as ordens de seus superiores. Acreditavam que estavam defendendo a Pátria.

    • ayrton de moraes barbosa 13/12/2014 17:06

      Foi um período difícil para o pais e durou mais de duas décadas. Vidas foram ceifadas; o direito dos cidadãos, esquecidos. Pairava no ar uma expectativa de mau agouro, de que algo ruim estava para acontecer. O inimigo mantinha-se invisível mas sabíamos que poderia estar em qualquer lugar espionando-nos, pronto a nos atingir com suas garras letais.

      Nos dias atuais a violência mudou de foco e de mãos, e de mentes e está assentada em qualquer lugar. Nas ruas, o quatro é estarrecedor: “violência generalizada contra tudo e contra todos. Ônibus queimados, balas perdidas dizimando vidas inocentes. Bancos, casas comerciais, automóveis e ônibus queimados. Cofres saqueados. Crimes impunes, apesar de assustadores. Disputas ideológicas a troco de nada.

      Os piores exemplos do desmando total provém de cima, dos altos escalões do poder constituído. Seus tentáculos roubam bilhões e se mantêm impunes, como se fossem deuses do Olimpo, acima do bem ou do mal; espalhando descrença, revolta, desesperança…
      sem nenhuma perspectiva de melhora. A desilusão e o desencanto é a marca que ficou e estampamos em nossas faces, em nosso comportamento…

  111. 61 JEFERSON 13/12/2014 16:06

    SOBRE A DILMA E A DITADURA

  112. 60 Edna 13/12/2014 16:05

    SOBRE A DILMA E A DITADURA

  113. 59 Marcos Paulo 13/12/2014 15:59

    Isso tudo, é uma cortina de fumaça para tirar o foco de toda esta corrupção que esta aparecendo sobre a Petrobras.

    • Roberto 19/12/2014 17:09

      Taca-le pau kkkkkkkkkkk

    • Leandro 13/12/2014 18:49

      Comentário de gente sem cérebro esse o seu. A comissão foi instaurada muito antes dessas denúncias. …com data de entrega de relatório final definida muito antes também. Aprenda a ler.

      • Marcos Paulo 13/12/2014 21:24

        Infelizmente, acredito que o Leandro que é acefalo, pois precisa estudar mais a história do Brasil,o PT esta tirando o foco de toda esta roubalheira para começar uma caça às bruxas,sendo que muitas pessoas que estão hoje no poder(PT) cometeram crimes bárbaros naquela época e atualmente tambemé só pesquisar, hipócritas e ladrões.

  114. 58 milton azevedo 13/12/2014 15:57

    DURANTE O PERÍODO DO REGIME MILITAR , OCORRERAM EXCESSOS DOS DOIS LADOS E EM UMA BRIGA , É DIFÍCIL DIZER QUEM DEU O 1º SOCO , MAS OS MILITARES TIVERAM QUE SAIR DE DENTRO DE SEUS QUARTÉIS POR ALGUM MOTIVO , NÃO FORAM ÀS RUAS PRENDER INOCENTES .; A COMISSÃO DA VERDADE É UNILATERAL , PARTIDÁRIA E O GOVERNO DO PT TENTA REESCREVER A HISTÓRIA DO BRASIL . ESQUECE QUE DILMA , JOSÉ GENOÍNO , JOSÉ DIRCEU E MUITOS OUTROS TAMBÉM COMETERAM CRIMES …INCLUSIVE DE ASSASSINATOS , SEM CHANCE DE DEFESA À SUAS VÍTIMAS . ELES SERÃO JULGADOS ? AS FAMÍLIAS DAS VÍTIMAS DOS MORTOS PELOS REVOLTOSOS SERÃO ‘ INDENIZADAS?
    SE HOUVE A ANISTIA AMPLA , GERAL E IRRESTRITA , OS DOIS LADOS FORAM ANISTIADOS . ACHO QUE ESSE GOVERNO DO PT QUER APENAS DESVIAR O FOCO DE ATENÇÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA ENQUANTO CONTINUA À DELAPIDAR NOSSO PATRIMÔNIO EM CAUSA PRÓPRIA , COM DESVIOS DA PETROBRÁS , OBRAS PÚBLICAS E TANTAS COISAS MAIS . ACHO QUE OS BRASILEIROS DEVEM DAS UM BASTA NISSO TUDO E PEDIR O AFASTAMENTO DESSE PRESIDENTE ELEITA PELO VOTO DE BOLSAS MISÉRIAS DADA AO POVO .

    • Daniel 13/12/2014 20:14

      Na ditadura os militares estavam à vontade para prender,torturar,matar e mentir.
      quem quiser isso de novo só pode ser louco, ou ter parte com satanás.

    • Marcelo 13/12/2014 17:08

      Tenho a mesma opinião. E mais. Comissão Nacional da Verdade para um grupo com interesse sem fundamento. Comissão partidária de um lado dos acontecimentos, o da guerrilha. É triste ver uma plateia que aplaude sem ter conhecimento da história.

    • Jose Wilson Marques de Araujo 13/12/2014 17:00

      Milton Azevedo
      Seu comentário esta, certo , eles tentaram na época dar golpe, mais força armadas evitou, cuidado eles estão tendo com o bolsa familia

    • Alex 13/12/2014 16:55

      Concordo totalmente com você, Milton.
      O foco principal que é a corrupção do gorveno do PT está sendo deixado de lado.
      Estão criando uma cortina de fumaça, usando a quebra da lei da Anistia.

  115. 57 LUIZ 13/12/2014 15:49

    E OS AGENTES DA LEI QUE ESSA TERRORISTA E SEU BANDO DE ASSASSINOS SANGUINÁRIOS MATARAM,COMO É QUE FICA,AGORA PODEMOS VER QUE OS MILITARES NA ÉPOCA, FIZERAM O SERVIÇO PELA METADE,SE TIVEREM A CHANCE NOVAMENTE,QUE FAÇAM A COISA CERTA DESSA VEZ.

    • Waldemar 13/12/2014 17:58

      É isso ai, disse muito bem.

  116. 56 Rui Minoru Watanabe 13/12/2014 15:42

    Sou nascido em 1951, tinha portanto 13 anos quando a Revolução foi decretada.Havia naquela época muita corrupção e roubalheira.Como está ocorrendo agora.Só que o governo atual do PT tem concedido os reajustes que os militares pedem, porisso estão quietinhos nos quarteis.

  117. 55 Ivan 13/12/2014 15:42

    Os anúncios na sua página não permitem a leitura do suado texto.

  118. 54 VERA 13/12/2014 15:40

    Meu pai foi militante, torturado,hoje já falecido.Porém naquela época eu, meus irmãos e minha mãe, sofremos demais.Hoje tenho 52 anos, já sou avó,mas este sofrimento e constrangimento que passei na infância me machuca e muito até hoje. Fiquei traumatizada, tenho problemas ate hoje.

    • France 13/12/2014 17:26

      Agora vc imagine como ficaram traumatizadas as famílias dos que foram assassinados e sequstrados pelos “MILITANTES”. Se seu pai fosse um trabalhador e cuidasse da familia, não teria ocorrido isso, porque quem trabalha pro sustento da familia não tem tempo pra ficar de sacanagem tirando uma onda de militante. Dceixa isso pro Lula que sempre foi um sustentado.

      • luis guerreiro 15/12/2014 10:08

        Quem foi sequestrado e assassinado pelos militantes, NOMES POR FAVOR, NOMES SEU MERDA, VCS SO FALAM MERDA CADE AS PROVAS DO QUE VC ESTA FALANDO. qUEM SEQUESTRAVA E ASSASSINAVA NA CALADA DA NOITE ERAM OS AGENTES DA REPRESSÃO.

    • Sei quem sou 13/12/2014 17:06

      E os filhos dos que o seu pai ou seus amigos torturam será que também têm algum problema até hoje?…

  119. 53 Willy 13/12/2014 15:37

    Senhores, por que não se faz uma Comissão da Verdade para apurar os culpados que matam milhares que estão nos Hospitais toda vez que se desviam dinheiro destinados à Saúde?

  120. 52 Marcos Paulo 13/12/2014 15:36

    Eu só gostaria de saber, se nesta história, a Dilma não tem culpa no cartório.

  121. 51 Willy 13/12/2014 15:34

    Por que não fazem uma Comissão da Verdade para apurar quem está matando o povo quando se desvia o dinheiro que é destinado à Saúde, por exemplo???

    • luiz guerreiro 14/12/2014 9:07

      Concordo e para apurar o mensalão do PSDB e o Trensalão ? E a roubalheira do Banestado, feita pelo mesmo doleiro Alberto Youssef para o PSDB, e os escândalos da época da privatização?

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.