Publicidade

terça-feira, 16 de dezembro de 2014 Política, Sociedade | 09:17

Estatuto do Desarmamento que bancada da bala tenta revogar ajudou a salvar 121 mil vidas

Compartilhe: Twitter

Da cidade de Gainesville, na Flórida, EUA – país-símbolo da liberdade nas regras do porte de armas de fogo – o sociólogo Gláucio Soares envia um conjunto considerável de dados e argumentos para desmontar a tese da bancada da bala no Congresso que tenta revogar o Estatuto do Desarmamento, aprovado e sancionado em dezembro de 2003. Segundo a bancada, ao tirar as armas legais de circulação e impor sérias restrições à sua aquisição, posse e porte, o estatuto buscava reduzir drasticamente o número de homicídios no País. Foi um erro banhado de sangue, argumentam: o número de mortes não para de crescer.

Um dos mais respeitados especialistas em segurança pública no Brasil, Gláucio Soares diz que não é bem assim. Apoiado nas estatísticas oficiais, mas fazendo extrapolações e comparações, o professor argumenta que o Estatuto do Desarmamento foi eficaz porque estancou o crescimento de homicídios que seguia num ritmo e passou a outro. Ele e Daniel Cerqueira, diretor do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada), fizeram as contas e chegaram a um dado surpreendente: 121 mil vidas foram preservadas pela lei criada 11 anos atrás. Elas teriam sido perdidas, caso a trajetória de mortes por armas de fogo aumentasse na mesma velocidade que vinha antes do estatuto.

Aos números. Entre 1980 e 2003, ano da sanção do estatuto, o número de homicídio por armas de fogo no Brasil aumentou de 6.104 para 36.576 – um aumento médio de 8,36% a cada ano. Em 2013, o número de homicídios chegou a 38.578, um aumento anual de 0,53% ao ano. Em outras palavras: o crescimento médio anual de pessoas assassinadas por arma de foto antes do estatuto era mais de 15 vezes maior do que o observado após a vigência do estatuto. “O Estatuto do Desarmamento foi fundamental para quebrar esta trágica trajetória”, diz Daniel Cerqueira, em defesa que se espalhou nos últimos dias pelas redes sociais.

O gráfico abaixo, enviado à coluna por Valéria de Velasco, subsecretária de Proteção às Vítimas de Violência da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal, ajuda a reforçar as curvas apontadas por Cerqueira e Soares. A linha vermelha expõe a possível trajetória de crescimento das mortes com armas de fogo que vinham se mantendo antes de 2003. A linha azul revela as mortes que efetivamente ocorreram no período. A radiografia expõe o efeito da ajuda do Estatuto do Desarmamento que hoje se deseja desarmar. Obviamente convém ressaltar que o estatuto não foi a única âncora a segurar a tendência de crescimento das mortes. Mas é inegável a sua ajuda, é o que argumentam os professores e a subsecretária.

Tabela

Cerqueira e Soares são dois dos especialistas que vêm buscando pôr evidências empíricas, dados estatísticos e comparações internacionais para tentar barrar a aprovação do Projeto de Lei 2722/12, de autoria do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC), que devolve à legalidade o porte de armas e facilita a aquisição de revólveres e afins. Nesta quarta-feira (17), a comissão especial da Câmara criada para analisar o projeto que revoga o Estatuto do Desarmamento deve votar relatório do deputado Claudio Cajado (DEM-BA) sobre o tema. Briga feia: se passar pela comissão e depois pelo Senado, cada cidadão terá direito a até nove armas de fogo e 1.800 cartuchos de munição por ano.

No Brasil, três teses de doutorado defendidas nos últimos anos – incluindo a do próprio Daniel Cerqueira, defendida na PUC-Rio – apresentaram fortes evidências de que mais armas na experiência internacional correspondem a mais crimes, especialmente roubos, furtos, estupros e homicídios. Cerqueira publicou um estudo com o economista João Pinho de Mello, do Insper, intitulado Evaluating a National Anti-Firearm Law and Estimating the Causal Effect of Guns on Crime, no qual os dois avaliam o impacto da legislação anti-armas de fogo e estimam o “efeito causal” das armas sobre o crime.

Usando e abusando de modelos matemáticos e econometria, ambos reforçam neste estudo a tese do impacto positivo do Estatuto do Desarmamento sobre a redução das taxas de homicídio. Neste estudo em particular, somente no Estado de São Paulo, foram salvas entre 2.000 e 2.750 vidas de 2004 a 2007, em cidades com mais de 50 mil habitantes. Para ler o estudo na íntegra, infelizmente escrito e publicado em inglês, leia aqui.

 

Comissão usa estudo de advogado pró-armas

Uma das fontes de queixa em relação à comissão especial são os laços que unem parte de seus integrantes a fabricantes de armas e munições. Levantamento da ONG de combate à violência Instituto Sou da Paz, com base em dados registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e divulgado pelo Congresso em Foco, mostrou que dez dos 24 titulares da comissão especial receberam doações do setor para suas campanhas eleitorais neste ano. Ou seja, cerca de 40% dos integrantes. Outros seis suplentes também foram financiados por fabricantes de armas e munições.

Gláucio Soares também aponta equívocos no relatório produzido pela comissão. Diz que os parlamentares agiram “sem qualquer preocupação com a representatividade” e enxergou no documento que deve ser votado nesta quarta-feira “um exemplo de fraude grosseira de fontes de apoio”.

Uma dessas fontes de apoio a que o sociólogo se refere é a prestigiada Universidade de Harvard. O “estudo de Harvard” citado pelo relatório da comissão é usado para apoiar os argumentos dos contrários ao estatuto. Ocorre que o tal estudo não foi feito por seus pesquisadores, tampouco endossado pela universidade. Seus autores são Gary Mauser e Don B. Kates.

Mauser é um professor da Faculdade de Administração de Empresas da Universidade Simon Fraser, no Canadá. Tem dois livros publicados: Marketing político e Manipulando a opinião pública. Don Kates é um professor aposentado de direito constitucional e criminal, que trabalha no Instituto Independente de Oakland, Califórnia, uma instituição que se orgulha entre outras  de combater o “socialismo” do Partido Democrata norte-americano (!), mas com uma base acadêmica. Como advogado, Don Kates tem representado os proprietários de armas, atacando a constitucionalidade de leis de restrição ao porte de armas de fogo.

O relatório cita a pesquisa de Harvard a partir do Instituto Ludwig von Mises que, a despeito do nome, vem do Brasil – na verdade, foi publicada em novembro deste ano como “Vinte fatos que comprova que a posse de armas deixa a população mais segura” (típico exemplo de uma citação errada que vai levando à outra). O estudo foi citado em uma publicação na página da The American Civil Rights Union (ACRU), outra organização da ultra-direita norte-americana, fundada por ex-integrante da equipe do ex-presidente Ronald Reagan, em 1988. A entidade dedica-se a acompanhar outras organizações, incluindo aquelas que negam o Holocausto, que condenam a comunidade LGBT, combatem negros, etc.

Soares tirou duas conclusões importantes. Primeiro: “o relatório da Comissão Especial falsamente atribui um estudo à Universidade de Harvard, copiando a besteira escrita pela ACRU”. Segundo: “O estudo foi preparado e divulgado por organizações americanas de direita, gerando a preocupação com a possível interferência de organizações estrangeiras na formulação de políticas públicas brasileiras”. Para ele, o documento da comissão “age como um braço a serviço” de organizações de extrema direita.

Quem tiver a curiosidade de ler o relatório da comissão especial, vale a leitura. A íntegra pode ser lida aqui.

Para o deputado Rogério Peninha Mendonça,  o texto não propõe distribuir armas indistintamente ou banalizar o acesso a elas. Em entrevista recente ao repórter David Shalom, no iG, Peninha defendeu sua ideia. Ressaltou que, se vetarmos armas de fogo, logo faremos o mesmo com carros. “Na minha cidade, no interior catarinense, outro dia uma mulher foi dar ré e atropelou o próprio filho. Ou seja, não é só a arma de fogo que mata. Ela mais protege e, se estiver guardada, com munição separada, só traz aspectos positivos à vida do portador. Mas acidentes acontecem”.

 

Autor: Tags: , , , , , , ,

454 comentários | Comentar

  1. 504 Fabricio Alves 24/12/2014 16:24

    Armas já tem muito controle, temos que controlar esses idiotas.
    Comprar armas é um direito seu, que deve ser feito por você não pelo estado.

  2. 503 BETO 24/12/2014 14:15

    PREFIRO A “BANCADA DA BALA” (APELIDO INVENTADO PELOS BOYHOLAS DO IG) DO QUE A “BANCADA DA MALA DO DINHEIRO DESVIADO”.

    SÃO REPORTAGENS GROTESCAS, ESTAPAFÚRDIAS, PRECONCEITUOSAS E DESINFORMADORAS COMO ESTA QUE IDIOTIZAM O POVO E A NAÇÃO E FAVORECEM A BANDIDAGEM DO GOVERNO E A INSTITUCIONALIZADA PELOS MARGINAIS ORGANIZADOS.

    NÃO ACREDITEM NOS VIH ADOS DO IG!.

  3. 502 Marcelo A. Pires 24/12/2014 12:30

    Com certeza que o estatuto salvou muitas vidas, muito mais que 121 mil … o comando vermeho, pcc, terceiro comando, ect… estão tendo muita segurança para trabalhar em paz!

  4. 501 Rainer Kamrowski 22/12/2014 11:42

    Pelo artigo e suas conclusões, então, o brasileiro cidadão de bem não reúne “condições” para portar uma arma de fogo, e que a “Lei”, ao proibir tal acesso, teria poupado vidas … diante do precedente fica fácil concluir também pela necessidade urgente de uma “Lei” que proíba o cidadão de ter acesso a veículos, a facas, pedaços de pau, …, as notícias do IG estão cada vez mais enviesadas e “vermelhinhas” … estranho …

  5. 500 Sergio Netto 20/12/2014 22:40

    Gostaria de saber como bloquear conteúdos do site IG como o desse colunista.Eu divulgaria para todos. Ou o melhor seria… não acessar essa porcaria do IG?

  6. 499 SÉRGIO MIGUEL SAFE DE MATOS 18/12/2014 23:04

    Não conheço o Sr. Rodrigo de Almeida ou qualquer dos “especialistas” por ele citados, mas devo concluir que são pessoas essencialmente desonestas ou no mínimo equivocadas, para distorcer de tal forma a questão.

    Embora um pouco extensa para este espaço, tomo a liberdade de transcrever uma crônica de minha autoria escrita no dia mundial da não-violência.

    DIA MUNDIAL DA NÃO VIOLÊNCIA

    Minha família veio para Brasília bem no começo da cidade, quando eu e meus irmãos ainda éramos crianças. Fomos praticamente criados aqui e somos brasilienses autênticos.

    Por muitos anos esta cidade foi um oásis de paz e tranquilidade. Hoje, no entanto, das favelas, por aqui chamadas de invasões, ao Plano Piloto e bairros nobres a violência e a insegurança dominam seus habitantes, que vivem enclausurados atrás de grades, câmeras e uma parafernália de dispositivos eletrônicos que lhes dão uma ilusória sensação de segurança em meio a uma crescente situação de assaltos, sequestros e assassinatos que têm aumentado exponencialmente.

    O Distrito Federal, um pequeno quadrilátero de menos de 6 mil quilômetros quadrados e com uma população de mais ou menos 2,5 milhões de pessoas tem proporcionalmente o maior contingente de polícia do país e um dos maiores do mundo. São 5 mil policiais civis, 15 mil policiais militares, alem de exército, marinha e aeronáutica, corpo de bombeiros militares, polícia federal, polícia rodoviária federal, ABIN, polícia legislativa e outros diversos órgãos com poder de polícia, multidões de seguranças privados etc., que juntos certamente passam de 70 mil pessoas ligadas a atividades de segurança.

    Isto, somado a uma geografia privilegiada, deveria possibilitar que Brasília continuasse sendo um lugar seguro de se viver, mas tornou-se uma cidade tão violenta quanto outras historicamente conturbadas.

    Se por aqui, com tudo isto, a violência e a criminalidade estão praticamente fora de controle, o que dizer então do restante do Brasil?

    Nesta conjuntura torna-se urgente devolver aos cidadãos de bem o inalienável direito de auto defesa que lhes tem sido sistematicamente subtraído desde o golpe militar de 1964 e que culminou com o impróprio, equivocado e mal intencionado Estatuto do Desarmamento, que aliás sofreu um repúdio indiscutível em 23 de outubro de 2005, quando o governo promoveu o Referendo Sobre a Proibição do Comércio de Armas e Munição no Brasil, rejeitado de forma espontânea por uma maioria raramente vista de dois terços dos eleitores.

    Contudo, a vontade dessa expressiva maioria nunca pôde predominar, sendo cabalmente desrespeitada por tantas regras, taxas e expedientes autoritários que tornaram praticamente impossível ao cidadão honesto adquirir e portar uma arma de defesa.

    Se o estado não tem vontade ou competência para desarmar a escoria e a bandidagem, que exibem ostensivamente fuzis e metralhadoras, também não tem legitimidade para pregar a “não reação” e dificultar ou proibir que os cidadãos tenham legalmente meras armas de defesa.

    Falta vontade política para resolver os problemas de segurança no Brasil. Não existe nenhum planejamento que resulte na diminuição dos índices de violência. É obvio que o caminho incontornável para tanto tem que se iniciar com educação, moradia, emprego, saneamento, saúde e diversas outras medidas que infelizmente, no entanto, só terão efeito no mínimo no espaço de uma geração, enquanto no momento urgem providências de efeito rápido, ainda que paliativas.

    Defender-se além de um direito nos dias de hoje torna-se uma necessidade, pois aumenta cada vez mais os casos em que o cidadão mesmo não reagindo ao bandido durante um assalto perde sua vida. O embaraço ao Direito de Defesa é um abuso de autoridade e evidente desrespeito à própria lei.

    Como sempre, o controle de armas de fogo virou mais uma fonte de faturamento do governo, cobra-se muito caro pelo registro e pela renovação anual do registro. Criminosos não precisam pagar nada. Isto tem que acabar e quem lutar por esta causa estará prestando um serviço de relevante utilidade para todos e principalmente para a grande parcela da população que pensa de forma esclarecida sobre esta questão.

    Brasília, 30 de janeiro de 2014.

    Sérgio Miguel Safe de Matos

    • FRANCISCO AGUIAR 21/12/2014 11:30

      concordo com você Sergio,falta de informaçao dessas pessoas que nao consegue enxergar que esse estatuto do desarmamento ja estar ai ha mais de 10 anos,querem comparar a segurança publica de hoje com a de 10 anos atras,onde vamos chegar?vejo cada dia eles fazendo leis de merdas que so beneficiam a eles,quando a segurança publica que estar ai para defender o cidadao e nao as defende tem que dar a ela o direito a defesa.e juntos somos fortes e vamos vencer essa batalha em 2015

  7. 498 Lubiashi Bublanski 17/12/2014 18:21

    Sr. Rodrigo de Almeida, segundo você o Estatuto do Desarmamento salvou 121 mil vidas desde sua implantação, em 2003. Tire da cara seus lindos óculos cor-de-rosa e saiba que isso é irrisório face a 60 mil homicídios/ano. Ou seja de 2003 a 2014, houve 660 mil homicídios, portanto, não fez a menor diferença o desarmamento. O que aumenta o número de homicídios não é o cidadão armado para se defender, É A IMPUNIDADE.

  8. 497 lúcio m.c 17/12/2014 14:47

    Infelizmente os bandidos tem mais valor que o cidadão,o cidadão tem o dever de pagar impostos trabalhar por um salário miserável sem educação de qualidade sem saúde decente sem segurança publica , agora os bandidos que não pagam impostos que matam policiais e cidadãos que estupram mulheres esses tem os direitos humanos a seu favor é como só bandido fossem humanos os cidadãos e as forças policiais não, recebem auxilio reclusão que é maior que o salário do cidadão,o bandido tem o direito de roubar matar andar armado, o cidadão não tem direito nem se quer se defender a sua vida e da sua família o estatuto só funcionaria se se todos os Brasileiros cidadãos e marginais estivessem desarmados mais todos nós sabemos que não é bem assim então devolver nas mãos dos cidadãos pelo menos o seu direito de se defender de uma injusta agressão se o bandido vai morrer ou não eu não me importaria acho que ninguém eu prefiro ver um bandido morto do que um cidadão

  9. 496 lúcio m.c 17/12/2014 14:39

    Infelizmente os bandidos tem mais valor que o cidadão,o cidadão tem o dever de pagar impostos trabalhar por um salário miserável sem educação de qualidade sem saúde decente sem segurança publica , agora os bandidos que não pagam impostos que matam policiais e cidadãos que estupram mulheres esses tem os direitos humanos a seu favor é como só bandido fossem humanos os cidadãos e as forças policiais não, recebem auxilio reclusão que é maior que o salário do cidadão,o bandido tem o direito de roubar matar andar armado, o cidadão não tem direito nem se quer se defender a sua vida e da sua família o estatuto só funcionaria se se todos os Brasileiros cidadãos e marginais estivessem desarmados mais todos nós sabemos que não é bem assim então devolver nas mãos dos cidadãos pelo menos o seu direito de se defender de uma injusta agressão se o bandido vai morrer ou não eu não me importaria acho que ninguém eu prefiro ver um bandido morto do que um cidadão .

  10. 495 Rebelo 17/12/2014 13:09

    Lamentavelmente, estamos diante de dados absolutamente falsos sobre os supostos efeitos do Estatuto do Desarmamento no Brasil. Todos eles, repito, todos, estão estampados pelos indicadores do Mapa da Violência, adotado oficialmente no Brasil. Por eles, a realidade é a seguinte:

    1) O comércio de armas foi praticamente extinto (90% de redução), mas a taxa média de homicídios depois da lei é maior do que antes dela;

    2) A taxa de homicídios em 2003 (último ano sem os efeitos do estatuto) era MENOR do que em 2012 (ano mais recente com dados disponíveis); e

    3) O uso proporcional de armas de fogo na prática de homicídios aumentou depois do estatuto.

    A quem quiser se aprofundar: http://www.fabriciorebelo.com.br/2014/12/o-impacto-do-estatuto-do-desarmamento.html

  11. 494 Antonio Fortes 17/12/2014 8:23

    Se cada um que cometeu um dos “poucos” crimes da estatística citada, tivesse sido executado com um tiro disparado por um defensor da vítima, seriam no mínimo 121 mil criminosos a menos nas ruas, que também não estariam lotando prisões, fazendo motim. É necessário combater a ingenuidade irresponsável e deixar que o cidadão de bem (e ciente das responsabilidades de ter uma arma) tenha direito de se armar para se defender

  12. 493 Luiz Claudio Maza Abib 17/12/2014 3:50

    Pra não chamar esse jornalista de imbecil, e desenformado quero acreditar que houve um erro de interpretação na notícia divulgada. Deveriam ser salvos 121 mil pessoas com o desarmamento, mas não houve. O meu amigo vai ver se eu estou na esquina, ou muda de profissão.

  13. 492 Anselmo 17/12/2014 2:03

    Esse estatuto do “desarmamento da população” é um golpe no direito do cidadão de bem poder ao menos poder ter a sensação de estar de alguma forma seguro, já que o Estado, as instituições e a malha protetora da sociedade – a polícia, são incapazes de proteger o cidadão de bem, o trabalhador, o pai de família, que diuturnamente vem sendo exterminado nas ruas e no campo. É uma tremenda hipocrisia afirmar com base em estatísticas manipuladas que “X” pessoas foram salvas pelo estatuto do desarmamento. E aqueles que já morreram nas mãos da criminalidade? E aqueles que ainda irão morrer? E os pobres policiais que são mortos diariamente pelas armas dos criminosos que o governo não desarmou? Esse estatuto do desarmamento é uma excrescência, é uma declaração descarada para a criminalidade que o cidadão de bem é um alvo fácil, é um salvo conduto ao crime. E agora a camarilha tenta o absurdo de restringir até os policiais de usar armas letais, obrigando a polícia a utilizar armas não letais. O país vive uma inversão total de valores morais , éticos e familiares. Somente quem respeita a lei foi punido – perdeu o direito de possuir/portar arma de fogo. Quem não respeita a Lei foi premiado, pode continuar possuindo/portando armas de fogo, inclusive armas de fogo de uso restrito. É um acinte, uma hipocrisia, uma total e inexorável inversão de valores. REVOGUEM JÁ ESSA EXCRESCÊNCIA DESSE ESTATUTO FAJUTO E CRIMINOSO.

  14. 491 Osvaldo Ribas 17/12/2014 0:48

    É engraçado ver estes caras escrevendo este tipo de matéria. Devem achar que somos idiotas, cegos, imbecis. Mas como dizia Samuel Ranner “uma mentira repetida centenas de vezes se torna uma verdade” então eles tentam fazer uma lavagem cerebral no povo com estas matérias pagas pelos defensores de bandidos, comunistas, Marias do Rosário e outros lixos esquerdopatas. Mas pelos comentários em massa parece que não estão tendo sucesso em promover esta mentira deslavada. Citam os defensores do direito a proteção de “bancada da bala” e eu cito os defensores de bandidos e estrupadores como a “bancada dos canalhas”

  15. 490 admar 17/12/2014 0:03

    petralhas do caralho desarmaram a população de bem e o estado falido nao defende o cidadao e os vagabundos estao aumentando cada vez mais e o cidadao nao tem o direito nem de se defender tem que ajoelhar e morrer nas maos desses desgraçados – liberação já do porte de arma!!!!!!!!

  16. 489 Francisco Jorge Freitas Vieira 16/12/2014 23:58

    Meu caro, tome vergonha na sua cara e pare de querer tapar o Sol com a peneira. Nunca que esse estatuto evitou mais de 121.000 mortes no Brasil. Agora qualquer conta feita por alguém com um diploma decide política pública? Não dá pra comentar muito, quem escreveu esse texto é simplesmente desonesto. Não tem como interpretar de outra maneira.

  17. 488 ruben 16/12/2014 23:13

    SE FUDEU OTARIO!!! todo mundo comentando contra.. esse estatuto do desarmamento eh uma das piores merdas que O PT fez.. realmente devem ter sido salvas bem mais que 121 mil vidas de bandidos. se DEUS quiser vamos aprovar a PL 3722 ORIGINAL do deputado PENINHA e revogar essa merda de estatuto e vamo matar bastante bandido, e por fim voltaremos a ter tranquilidade pra comprar um carro bom sem ter medo de assalto, poder usar nossos pertences sem medo.. poder andar pra todos os lados livres, como preve constituicao!

    APROVE A PL 3722 ORIGINAL!!! FORA PT FORA DESARMAMENTO!!

  18. 487 Lílian 16/12/2014 22:32

    É cada absurdo que a gente vê! Quanto você recebeu do PT ou do Foro de São Paulo para escrever essa matéria?

  19. 486 Fernando Sampaio 16/12/2014 22:26

    O Estatuto do Desarmamento é uma Lei inconstitucional e opressora, que só restringe o cidadão de bem.
    Bandido nenhum compra arma nos trâmites legais. Há mais de dez anos essa lei vem protegendo esses marginais, pois eles têm a garantia que o cidadão de bem não está armado.

  20. 485 Emerson 16/12/2014 22:14

    O porte de armas deveria ser como guiar veículos: Uma vez habilitado, após curso obrigatório, testes e registros, todo cidadão teria o direito de portar armas se sentisse melhor com isso. Eu acrescentaria uma ressalva apenas: idade mínima de 21 anos, a fim de conferir maior maturidade dos interessados no Porte de Arma.

  21. 484 Manoel 16/12/2014 22:13

    Talvez esta estatistifica foi tirada do crime organizado e de criminosos , Pois o cidadão de b em não anda matando ninguém ao contrario virou refém de um sistema de segurança falido e de um governo corrupto que não dá exemplo e so quer roubar incentivando o sistema de segurança ser corrupto também.

    Com esta estatística só me resta falar ME ENGANA QUE EU GOSTO, NÃO SEI ATÉ QUENDO

    • Osvaldo Ribas 17/12/2014 0:55

      Como meu comentário não anda sendo publicado vou tentar aqui.

      É engraçado ver estes caras escrevendo este tipo de matéria. Devem achar que somos idiotas, cegos, imbecis. Mas como dizia Samuel Ranner “uma mentira repetida centenas de vezes se torna uma verdade” então eles tentam fazer uma lavagem cerebral no povo com estas matérias pagas pelos defensores de bandidos, comunistas, Marias do Rosário e outros lixos esquerdopatas. Mas pelos comentários em massa parece que não estão tendo sucesso em promover esta mentira deslavada. Citam os defensores do direito a proteção de “bancada da bala” e eu cito os defensores de bandidos e estrupadores como a “bancada dos canalhas”

  22. 483 Geraldo Alkimedi Alberto 16/12/2014 22:10

    O Brasil esta cheio de ixpessialistas como esse ai.Quem realmente tem medo do cidadao andar armado? Se um jovem com 18 anos serve as forcas armadas para defender a Patria e usa ate fuzil por que esse mesmo jovem ao sair nao pode defender sua familia? Rui Barbosa ja dizia “A Patria e uma familia amplificada”.

  23. 482 Osvaldo Ribas 16/12/2014 21:47

    Esta IG é um lixo, o site mais vendido da NET. Quem escreve estas matérias tem a conta bancária cada vez mais gorda pois os comunas pagam para que idiotas escrevam idiotices como estas tentem enganar o povo. IG INTERNET GENÉRICA

  24. 481 caninde 16/12/2014 21:45

    Na verdade diminui sim o numero de bandidos mortos mai em compensação aumentou assustadoramente o numero de cidadão de bem mortos

  25. 480 Francisco Vicentini 16/12/2014 21:40

    Então eu começo a ler e percebo que o autor dos estudos está morando nos Estados Unidos, é isto mesmo, pelo amor de Deus né, matéria que não deveria nem ser veiculada, afinal pergunte a algum especialista que more no Brasil, no Rio de Janeiro, ou em São Paulo, É impressionante como surgem especialistas.

  26. 479 Osvaldo Ribas 16/12/2014 21:38

    A matéria correta deve ser; 121.000 bandidos deixaram de morrer nas mãos de pessoas honestas que não tiveram a chance de legitima defesa. Bandido defende bandido. COM CERTEZA ESTA MATÉRIA FOI PAGA PELOS COMUNISTAS E PELA MARIA DO ROSÁRIO PROTETORES DE MARGINAIS. PARABÉNS IG ESTE É O PORTAL MAIS VENDIDO NA NET.
    IG INTERNET GENÉRICA.

  27. 478 Manoel Arlei da Silva 16/12/2014 21:22

    Salvou 121 mil vidas de bandidos seus hipócritas.

  28. 477 Moises 16/12/2014 21:11

    Mentira….
    Não é somente chegar aqui e falar o que quer e todo mundo acreditar.
    Depois dessa lei porcaria que lula inventou para nos prejudicar, as pessoas honestas não tem mais o direito de defesa, enquanto que os vagabundos estão se armando..

  29. 476 Everton Schimidt 16/12/2014 21:09

    Salvou 121 mil pessoas e matou outras 345.654.123.523

  30. 475 Ale Pedavida 16/12/2014 20:52

    Agora só falta desarmar os Bandidos não é mesmo!? Infelizmente não é possível, pois os mesmos são a unha e a carne desse governo Bolivariano Corrupto…

  31. 474 Marcelo Leite 16/12/2014 20:17

    Possívelmente ajudou a salvar a vida de muitos marginais,pois agora eles sabem que o cidadão que tinha uma arma na forma da Lei está desarmado.Varios foram mortos nas mãos de bandidos sem a a chance de se defender.O Estatuto do desarmamento é o maior crime contra a população que se vê rodeada de bandidos e com uma Polícia que é incapaz de protege-la.Vcs já viram bandidos entregarem suas arma?…Hipocresia pura….

  32. 473 Tarcisio 16/12/2014 19:51

    A bandidagem que foi salva agradece ao governo do PT.

  33. 472 Marcio.Schlemm 16/12/2014 19:45

    É fácil e simples falar isso morando nos EUA….. Isso é no mínimo uma piada de mau gosto! Esse levantamento faz quer que as mortes foram consequências de armas legais?!?!?!!? Por imperícia, negligência, ou que quer que seja. A única certeza que temos é que os bandidos sabem que a GRANDE MAIORIA DA POPULAÇÃO DE BEM NÃO ANDA ARMADA. Bandido que rouba e atira tem que estar preparado pra receber bala!!!!!!! Só falta os dignos representantes dos DH darem curso de tiro e manuseio de arma de fogo! É nobre, ficuqe nos EUA fazendos contas, que dai é bem mais seguro!

  34. 471 Lubiashi Bublanski 16/12/2014 19:36

    O sociólogo Gláucio Soares nos escreve dos EUA onde se refugia da violência que corre solta pelo Brasil e vem dar lição de moral dizendo que o desarmamento no Brasil diminuiu os assassinatos?!!! Ãh, ãh… Ele que venha conviver com os bandidos que conseguem armas de policiais e do próprio exército, além daquelas provenientes do tráfico de armas que passa na maior tranquilidade pelas fronteiras brasileiras de norte a sul do país. Daí, diga para ele que sua única arma contra esses bandidos armados que invade nossas casas e nos arranca de nossos carros e motos a bala, é o 190 que leva horas para atender uma ocorrência depois de te deixar pelo menos 20 minutos aguardando o atendimento e uma entrevista com o atendente que leva pelo menos 10 minutos te perguntando um monte de porcaria. Diga para ele, também, que o alvo principal dos bandidos, atualmente, é a polícia e que os governantes que nos desarmaram, adoram ir até os presídios fazerem acordos e concederem regalias que vão de churrascos a celulares, passando por tv a plasma, com os chefes de facções gigantescas que são comandadas de dentro de celas. Se o cidadão tem uma arma, garanto que o meliante pensará duas vezes antes de se meter a besta e entrar numa casa, ou cercar um carro, porque para dizer a verdade, o cidadão de bem NÃO TEM QUEM O DEFENDA DEPOIS QUE FOI DESARMADO.

    • José Raimundo 16/12/2014 22:27

      ESSE PALHAÇO DEVE ESTÁ SENDO SUSTENTADO LÁ NOS EEUU PELOS DÓLARES ROUBADOS PELOS PETRALHAS DA PETROBRÁS!
      DEVE ESTA GASTANDO COM SEU BOFE…

  35. 470 Tarcisio 16/12/2014 19:33

    Ajudou a salvar a vida dos criminosos, agora eles sabem que a população está desarmada e podem fazer a “festa”, enquanto isso mais de 52.000 pessoas morrem sem chance de defesa.

  36. 469 Alfredo 16/12/2014 19:29

    O desarmamento proporcionou ao Brasil atingir a 1ª colocação em nº de homicídios!
    O desarmamento ocorreu de fato para civis e pessoas honestas.
    Só que esqueceram que bandido não cumpre leis e o país está na mão de bandidos e muito bem armados!

  37. 468 Sinceridade 16/12/2014 19:28

    Boa tarde POVO do meu brasil, após longos 24 anos na PM, ficou claro que o poder Publico não tem como proteger todos os cidadãos de BEM, sou cristão e é com pesar que digo isto: Pena de morte já, “Estupradores, Latrocidas, Homicidas, colarinho branco, e etc”, mesmo porque a própria biblia diz isto, sou completamente a favor do reestabelecimento do porte de arma para todos, a ideia de desarmamento foi louvável MAIS não deu certo, paciência!!!! o que não pode acontecer é: o Policial ir atender uma ocorrência que um VAGABUNDO qualquer “sem dó e nem piedade” invadiu uma residência de um cidadão do bem e pôs uma família inteira na mira de uma arma fazendo o que bem intende com todos ali, e após prender este ELEMENTO, colocando a própria vida em risco, o cara “VAGABUNDO” É SOLTO como se nada tivesse acontecido, ocorrência corriqueira na vida policial, estamos vivendo em um País de bananas, donde as bananas somos nós, SUGIRO ao congresso nacional mudar as estrelas da Bandeira nacional por BANANAS.

  38. 467 milton 16/12/2014 19:20

    A Armas garantem a segurança do juiz, do deputado, do delegado, do senador, do banco, do palácio do planalto, do executivo magnata, mas NAO GARANTEM a minha segurança e da minha FAMÍLIA ???? Vocês pensam que somos BESTA?

  39. 466 rodrigo 16/12/2014 19:13

    Grande estatística,retirando os que morreram sem poder se defender´.porque não mostra quantos morreram assassinado?.cambada de capacho do governo pagos pra tentar convencer as pessoas de que viver refém do governo é bom.

  40. 465 Cleber 16/12/2014 19:06

    Quero ter direito de defesa. Hoje somente bandido tem direito a andar armado.
    Eu e minha família não merecemos ficar a mercê de bandidos.
    A vontade do povo ficou bem explícita no referendo.

  41. 464 Hosouza 16/12/2014 19:03

    E muita cara de pau desses caras, com esses dados fantasiosos. Apenas eles e o Governo vêem isso, pois a população em geral vê de outra foma. Sentindo-se amedrontada, acoada, presas em suas casas onde não tem quem lhe defenda, nem tem o DIREITO DE SE DEFENDER. Nem mesmo o policiais esta a salvo, imagina os meros mortais.

    Porque eles não tiraram as armas dos juízes, políticos e de seus seguranças ???

    QUERO MEU DIREITO DE DEFENDER A MIM, A MINHA CASA E MINHA FAMÍLIA…….

    CHEGA DE HIPOCRISIA….

  42. 463 FEROZ 16/12/2014 18:59

    AO RODRIGO ALMEIDA, QUE SE ACHA INTELECTUAL, VC É UM IDIOTA!!! VAI ESCREVER EM PORTA DE BANHEIRO QUE É MELHOR!!! VTC!!!

  43. 462 Luiz 16/12/2014 18:51

    Pesquisa manipulada e mentirosa. Passou da hora da população de bem poder se defender.
    Vergonhosa manipulação para manter a população indefesa e acuada atrás de grades.
    Hoje qualquer “di menor” tem arma, comprada ou alugada, e mata a qualquer hora do dia ou da noite. Chega de população indefesa!

  44. 461 Sterileno 16/12/2014 18:51

    Agora estou começando a entender!!!…rsrs…muita gente é contra a lei do desarmamento por causa do Lula!…como tem gente reacionária…kkkkk

    • Lílian 16/12/2014 22:42

      Graças a Deus há muita gente reacionária! Somos milhões e logo logo seremos a grande maioria.

      • Sergio Netto 20/12/2014 22:19

        Milhões de idiotas desejando ser enganados. A grande maioria sempre preza pela burrice!

  45. 460 Anonimo 16/12/2014 18:46

    As mortes já passam de 60 mil por ano. Estatuto do Desarmamento só serviu para desarmar o cidadão. Por que você estão com tanto medo das pessoas terem o direito de se defender?

  46. 459 Andre 16/12/2014 18:40

    Agora falta explicar os baixos indices de criminalidade de países com maiores quantidades de armas por habitante (Finlandia – 3 colocada do ranking, Suica – 4, Franca – 7, Canada – 8, Suecia – 9, Austria – 10, Alemanha – 11, Nova Zelândia – 12)

  47. 458 Cider 16/12/2014 18:39

    Mentira, mentira…. Cadê o estudo dos inocentes mortos sem chance de defesa. Estatísticas das familias destruídas, pelos bandidos covardes, que tem a certeza que a vitima não está armada, por conta do engodo do desarmamento……
    Chega de proteger vagabundo…

    SIM AO ARMAMENTO DA POPULAÇÃO… SIM A CHANCE DE DEFESA…

  48. 457 Luiz Felipe 16/12/2014 18:39

    PESQUISA DO IPEA?iPEA?

    Me desculpe, mas o caro articulista perdeu seu tempo escrevendo esse artigo sem pé nem cabeça, com dados pouco confiáveis e ainda contestando e chamando de “possível” o estudo da universidade de Harvard.

    Prefere acreditar nesses lixos como Ipea e IBGE, que vendem pesquisas a torto e a direito.

  49. 456 jean 16/12/2014 18:37

    quero ter a chance de me defender e não morrer na mão de um vagabundo! revogação já!

  50. 455 thiago augusto bottura micali 16/12/2014 18:34

    esse estatuto é vergonhoso desde quando bandido precisa de registro de arma sou a favor que cada cidadao de bem possa ter o direito de autodefesa e portar uma arma pelo menos teriamos uma chance de se defender e nao depender de vagabundo drogado para poupar sua vida

  51. 454 Charles William 16/12/2014 18:33

    Matéria tendenciosa, é uma pena saber que existe esse tipo de imprensa que vive a divulgar falácias.

  52. 453 Alessandro Mortari 16/12/2014 18:29

    Hoje em dia, quando a polícia e os bandidos estão dando de mãos dadas, o governo ainda quer tirar as armas da população? É um absurdo isso!

  53. 452 Emanoel de Jesus Souza Nascimento 16/12/2014 18:26

    Golpe de Estado começa assim: O Governo desarma a população, permite o fortalecimento do crime organizado, desmoraliza os órgãos públicos de defesa como a Policia Federal, intitula novos projetos como o de acabar com a Policia Militar e forma uma força única que responderá apenas ao governo. Introduz milícias como já esta acontecendo através do estado do Acre.
    Ou seja população sem poder de defesa, crime altamente fortificado. Policiamento ineficaz e desmoralizado. Golpe de estado a longo prazo, começou com o PT a mais de 10 anos. E quem esta no comando hoje? Sinto mais não esperem esta aprovação, a ditadura esta voltando, e os eleitores cegos são os responsáveis pelo que virá.

    • Paulo 16/12/2014 19:35

      concordo plenamente

  54. 451 Edson da Carmo 16/12/2014 18:23

    INFELIZMENTE OS BRASILEIROS VOTARAM SIM NO PLEBICITO AGORA CULPAR O GOVERNO TODOS TIVERAM O DIREITO DE MANTER AS PESSOAS DO BEM ARMADAS MAS DERAM O PORTE AOS MARGINAIS.

  55. 450 jairo rodrigues bijos 16/12/2014 18:21

    Sou a favor da revogação do Estatuto do Desarmento do presidente LULA, porque somente os bandidos possuem armas.

    • Américo Oliveira 16/12/2014 18:41

      Só os criminosos podem ter armas. Homens direitos e honestos não podem ter armas para se defender. Esta lógica só pode ser defendida por idiotas.

  56. 449 Ricardo Neme Nasralla 16/12/2014 18:17

    SABIDAMENTE essa estatística não existe. O lugar mais armado do mundo, onde as pessoas circulam armadas na rua é um dos mais pacíficos. Em contrapartida, onde as armas são proibidas os criminosos deitam e rolam em cima do povo. Porque para o criminoso, quanto mais proibição melhor. Criminoso não obedece a lei, só os homens pacíficos e os defensores da lei. ESSE ESTUDO SÓ PODE SER ALGO PAGO POR FABRICANTES INTERNACIONAIS QUE NÃO QUEREM QUE AS NOSSAS INDUSTRIAS DE ARMAS CRESÇA. Fui administrador do BB onde havia intenso comercio exterior e a competição suja, (envolvendo até mesmo o comércio legal) entre as industrias de armas existe! Quanto mais impedirem os brasileiros de possuírem armas, mais os criminosos vibrarão de alegria.

  57. 448 MARIO CRUZ 16/12/2014 18:14

    O GOVERNO, DE ANTEMÃO CLASSIFICA OS CIDADÃES DE PSICOPATAS OU ASSASSINOS EM POTENCIAL. O GOVERNO NÃO OFERECE SEGURANÇA AO POVO E AO MESMO TEMPO NÃO PERMITE QUE O CIDADÃO POSSA PORTAR UMA ARMA PARA SE DEFENDER. UMA INCOERÊNCIA !
    A BANDIDAGEM AGRADECE ESSA INICIATIVA DO GOVERNO, SABE QUE O POBRE DO CIDADÃO ESTÁ DESARMADO, ISSO FACILITA SE “TRABALHO” .
    SE O CASO É NÚMERO DE PESSOAS MORTAS, ENTÃO O GOVERNO DEVE TAMBÉM RESTRINGIR AS CARTEIRAS DE MOTORISTA, PORQUE O VEÍCULO, MATA MUITO MAIS DO QUE O REVOLVER OU PISTOLA.
    ISSO É HIPOCRISIA !

  58. 447 jairo rodrigues bijos 16/12/2014 18:11

    O Estatuto do Desarmamento do desgoverno do LULA foi um desastre. Sou advogado há mais de 34 anos, meu escritório é na cidade de Taguatinga-DF. No meu escritório tem três portas, uma de virdro, bem grosso, uma de madeira e outra de ferro. Mesmo assim, nos útimos anos, já sofri junto aos meus clientes, mais de dez (10) assaltos do meu escritório de advocacia, com revolvadas na cabeça, na testa, na boca, chutes na voca, costelas quebradas, uma cliente de poucos mais 20 anos quase foi estrupada (ficou até pelada), e eu, como proprietário da sala não tinha nenhuma garrucha para defender-me a mim e aos meus clientes. Na último assalto, vieram ao meu escritório cerca de oito (8) ladrões e até quebraram alguns dentes na minha boca e me deram umas coronhas na testa, onde até hoje existem três grandes cicatrizes. Sou mineiro, nasci na cidade de Paracatu-MG distente do Distrito Federal cerca de 220 Km, e desde o desastrado Estatuto do Desarmaneto há mais de 10 (dez) não viajo à noite para a minha cidade, pois a BR-040 está infestada de ladrões e assaltantes. Dou GRAÇAS A DEUS pelo Projeto da COMISSÃO ESPECIAL visando a revogação do Estatuto do LULA, pois somente assim poderei adquirir uma arma para a minha defesa pessoal, da minha mulher e da minha filhba de apenas 9 anos de idade. Antigamente a gente podia namorar dentro de um carro, em qualquer lugar do DISTRITO FEDERAL, no Parque da Cidade, na Praça do Buriti e mesmo na Esplanada dos Ministérios, mas hoje é morte certa, pois a cidade está infestado de ladrões e assassinos. O Estado, por incompetência, não proporciona segurança para ninguém e não permite que o cidadão honesto sequer tenha o direito de defender a sua própria vida. PELA REVOGAÇÃO DO ESTATUTO DO DESARMENTO.

    • LYRA 16/12/2014 18:54

      Se é que esse Senhor realmente é advogado, escreve errado para até burro ler, quem já viu se escrever “DEFENDER-ME A MIM”, quando falamos defender-me, claro que já estamos dizendo: DEFENDER A MIM OU A SI PRÓPRIO. Bom, o correto seria o referido senhor descartar o seu comentário e remeter outro, para provar que todos os erros nele existente foram obras do acaso.

  59. 446 Marcelo 16/12/2014 18:10

    Devemos ter sim cidadãos que dominem a técnica de tiro, pois a bandidagem têm a certeza de que vivemos a mercê de uma longa ligação ao 190 quando eles atacam.

  60. 445 paulo vansan 16/12/2014 18:06

    Este gráfico está errado já estamos com mais de 52.000 morte anuais, portanto em situação pior ao mencionado. E quem está morrendo é a população de bem pelos marginais.

  61. 444 andre 16/12/2014 18:03

    PESQUISA MENTIROSA, E O AUMENTO NOS LATROCINIOS, HOMICIDIOS,O TRABALHADOR VOLTA PRA CASA DEPOIS DE UM DIA DURO DE TRABALHO, OS MARGINAIS COM CEREBRO ATROFIADO SEM NOCAO UMA CAMBADA DE IDIOTAS, ROUBAM O DINHEIRO DO TRABALHADOR PARA PAGAR O ALUGUEL DA CASA, E PARA DAR COMIDA A FAMILIA, ALEM DE ROUBAREM O TRABALHADOR, MATAM ELE SEM DO……………..E AI CADA OS DIREITOS DESUMANOS HEIMMMMMM…………. GENTALHA SEM NOCAO, ………

  62. 443 JULIO VELLASCO 16/12/2014 18:03

    DEVEMOS, SIM, TER O DIREITO DE PORTAR E POSSUIR ARMAS PARA NOSSA DEFESA! ESSAS PESQUISAS QUE DIZEM O CONTRÁRIO SÃO MENTIROSAS E TENDENCIOSAS.
    BASTA DE SÓ PERMITIR QUE OS BANDIDOS ANDEM ARMADOS !!!
    ACORDA BRASIL!!!

  63. 442 Walter 16/12/2014 18:02

    Também ajudou a diminuir a criminalidade no Rio de Janeiro, em São Paulo, e em Curitiba, fazendo estas cidades se transformarem no paraíso procurado por todos do mundo inteiro pela segurança e bem estar que promove seus governos, além de se levar em consideração que hoje nessas cidades, podemos ver pessoas passeando tranquilamente a noite até em becos que outrora era perigoso, e vemos famílias dormindo de janelas abertas.
    O estatuto do desarmamento preservou muitas vidas realmente. Todos foram desarmados.
    Parabéns aos que são contra a “bancada da bala” e continuem a enterrar seus filhos.

  64. 441 olga 16/12/2014 18:00

    mesmo que tenha uma pesquisa sobre isso “de fato”, não importa, seria contra a lei da mesma forma. ou seja, não é porque exista alguém que não saiba usar, que eu também não vou. o cidadão de bem ficou vulnerável, e o bandido, à vontade. no mínimo, o governo não estava ganhando nada com isso e resolveu fazer esta lei. quando for vantajoso para ele, ele muda. por enquanto, o trafico e desvio de armas é mais vantajoso.

  65. 440 Marcos Silva 16/12/2014 17:58

    Sou servidor público estadual em MG,fiz vários cursos de tiro com revólve 38, postola, escopeta12″ , carabina, conheço a anatomia de todo o corpo, os pontos críticos onde um tiro é fatal quando se tem a intensão de matar, e o que vi todos esses anos é o poder público desarmando os cidadãos de bem e deixando ele a mercê da vagabundagem que nunca irá a porta de um quartel deixar sua arma para que receba uma mísera quantia.Se uma pessoa tem arma em casa, ela sabe que é para se defender de um bandido quando este põe em risco iminente de vida ele ou a sua própria familia,então esse desarmamento visa tão somente a exposição do cidadão de bem e sua família a marginalidade.Portanto essa matéria não condiz com a verdade a meu ver.

  66. 439 Fausto Simao 16/12/2014 17:58

    O bandido mata policial com arma ilegal, e o juiz libera o coitadinho em nome de uma instituição falida chamada DIRETOS HUMANOS.
    O direito é de quem obedece a lei. A partir quem viola claramente o direto do cidadão comum que cumpre com a lei, o indivíduo tem de ser amputado rápido da sociedade senão gangrena e afeta outros organismo. O cidadão comum está cansado de nosso Estado INCOMPETENTE.

  67. 438 Eduardo 16/12/2014 17:55

    Desarmou o cidadão de BEM, e armou a bandidagem, não vejo um maldito bandido sendo indiciado por porte ilegal de ARMA. BRASIL UM PAIS DE TOLOS!!!!!!

  68. 437 Omar 16/12/2014 17:55

    Reportagem tendenciosa demais. Não vale a pena o tempo desperdiçado lendo.

  69. 436 Fausto Simao 16/12/2014 17:54

    MENTIRA!!!! Nunca houve tanta arma ilegal no mercado. Nunca houve tanta insegurança nas ruas. O bandido pode andar armado, e atira pelo simples prazer. E você cidadão comum respeitador das leis não consegue uma licença para ter uma arma na sua casa, o ESTADO tornou as licenças “burocráticas”, e não as libera. HOJE SOU CONTRA O ESTATUTO DO DESARMAMENTO. Porque infelizmente o Brasil é um país de “faroeste”. No último relatório da ONU, acusa somos país que temos mais homicídios do mundo. Matamos mais que as guerra do oriente médio. Temos um polícia preguiçosa, uma justiça burra e tartaruga, um legislativo corrupto cheio de leis inúteis, um executivo incompetente. SOMOS UM ESTADO FÁLIDO, igual ao oeste americano de 100 anos atrás.

  70. 435 Semiramis 16/12/2014 17:54

    Ah, sim! Salvou a vida de muitos, muitos criminosos, que atiram mesmo depois de assaltarem, ou por puro prazer. Estatuto do desarmamento do cidadão honesto, é bom só para bandidos, inclusive os de colarinho branco.

  71. 434 Paulo Rêis 16/12/2014 17:52

    Diminuiram em 90% os homicídios por arma de fogo, mas aumentaram em muito os homicídios por faca.
    Cinquenta mil homicídios em um ano, a maioria por arma branca.
    Só o nordeste já são mais de 10 homicídios por faca, facão, foice, machado,por dia.

  72. 433 Fenando ]Henrique 16/12/2014 17:51

    PAIS QUE PODE TER ESSE TIPO SE LEI É PAIS QUE SE RESPEITA A CIDADANIA NÃO UM PAIS COMO O QUE ESTAMOS VIVENDO … O RESTO TODOMUNDO SABE E JÁ ESCREVEU. NINGUEM É A FAVOR DE SE TIRAR A VIDA DE UM SER HUMANO. É PRECISO NOS ESPIRITUALIZARMOS PARA NOS HUMANIZAR. NÃO PODEMOS ADMITIR O QUE VEM OCORRENDO NESTE PAIS.E POR AI VAI…….

  73. 432 Manzano 16/12/2014 17:50

    Pois é. Querem tanto tirar as armas de circulação que sempre se esquecem de avisar os bandidos e as polícias que matam pobres e pessoas de cor.

  74. 431 mayron 16/12/2014 17:49

    Grande ignorante é o cara que diz que o estatuto do desarmamento salvou a vida de alguém, pois as armas ilegais, continuam circulando livremente, ao contrario de um cidadão de bem, que opta por ter uma arma e segue os trametes necessários para aquisição de uma arma de fogo, sendo eles, teste psicológico, treinamento com a arma de fogo e inúmeras investigações pessoais, os bandidos não passam por nem um processo, basta ir ha uma favela ou um beco qualquer e comprar sua arma por um preço baixo e munições a vontade, infelizmente foi tirado o direito da pessoa de bem, si proteger, já que, infelizmente nosso poder publico não consegue fazer seu papel,

  75. 430 KLEBER 16/12/2014 17:46

    Aliás, o direito de defesa é SAGRADO, e um estado democrático de direito não pode discrimar quem quer apenas defender-se. Queria que os ilustres defensores desse estatuto fascista, tivessem a hombridade de responder: Por que deputados, senadores, juízes e promotores podem portar armas e o restante da população não pode? É porque nós somos cidadãos de segunda classe? Isso é democracia? Bando de hipócritas desinformados, eu tenho o DIREITO de me defender! Quem não quer, que não o faça. E ponto final!

  76. 429 Alex 16/12/2014 17:40

    Deve ter salvado 121.000 bandidos, pois cidadãos de bem bem estão morrendo aos montes, e pior sem direito de defesa….

  77. 428 Roux 16/12/2014 17:36

    121 mil bandidos vivos

  78. 427 Bocardo 16/12/2014 17:30

    Graças a este estatuto do desarmamento meu vizinho foi incriminado por posse ilegal de arma de fogo ao ter reagido a um assalto com uma arma que não tinha registro.

  79. 426 milton 16/12/2014 17:26

    Alfredo, muito lúcido ao escrever: É PRECISO ENTENDER QUE A ARMA É UM PRODUTO DE DEFESA, QUEM MUSA PARA ATACAR É O CRIMINOSO.

  80. 425 Luciano 16/12/2014 17:25

    Eu já vi matérias tendenciosas mas essa sua ULTRAPASSOU TODOS OS LIMITES DA INVENÇÃO…… quando comecei a ler que “salvou milhares de vidas…..” QUE P…….DE ONDE TÚ TIROU ESSAS AFIRMAÇÕES DA CABEÇA…. EU POSSO INVENTAR QUE SALVOU 1 TRILHÃO DE VIDAS ENTÃO…… NO TEU RACIOCÍNIO VOU ESTAR COMPLETAMENTE CERTO……. É POR GENTE IGUAL A VOCÊ QUE ESSE PAÍS VAI SER ENTERRADO VIVO SEU MERDA………. SE QUER VIRAR FRANGO PRO ABATE VAI PRA CUBA MAS NÃO PIORE O QUE JÁ ESTÁ UM LIXO…..

    • Lílian 16/12/2014 22:53

      Compartilho de sua indignação,Luciano! Detalhe:ao invés de viver em Cuba, o “jornalista” vive nos EUA. É um verdadeiro hipócrita.

  81. 424 Marco Antonio de Miranda Pinto 16/12/2014 17:24

    Mais um com seus estudos pagos, ja que mencionou “um exemplo de fraude grosseira de fontes de apoio”, porque não mencionou da fraude na votação da lei do desarmamento. Da impressão que uso os dados dos crimes da bandidagem para formar o gr´fico.

  82. 423 Alexandre 16/12/2014 17:23

    Caramba, como chegaram às 121 mil vidas salvas pelo estatuto ?
    O autor do “estudo” deve ser um baita fã do Minority Report !

  83. 422 milton 16/12/2014 17:21

    Alfredo, o que vc escreveu é a tradução da grande verdade: ” É PRECISO ENTENDER QUE A ARMA É UM MEIO DE DEFESA, QUEM A USA PARA ATACAR É O CRIMINOSO”.

  84. 421 BARATA RIBEIRO 16/12/2014 17:19

    Como já esta em outras comentários abaixo, temos que nos armar sim!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! é que esse caras que sabem de “M” nenhuma e só pensa em ganhar seu seus altos salários para ficar apoiando qualquer tipo de vagabundagem e para isso é necessário ficar de tocaia só esperando o bandido entrar e fazer ele tombar, pq se ele entra abusa de vc a sua família. Então esse pessoal que defende o desarmamento é bom arrumar outra coisa para fazer e ñ proteger bandidos
    Nós só queremos proteger nossa família e no minimo um pouco de apoio aos policiais que dão suas vidas para tentar nos ajudar.

  85. 420 Edvaldo Rangel 16/12/2014 17:19

    Prezados,

    Poderia me informar como este estatuto foi aprovado, pois todas as pessoas que conheço, que comento sobre o assunto, seus amigos e familiares; Não votou a favor do desarmamento.

    Mais isso tem que acabar logo, pois as famílias estão sendo dizimadas pela bandidagem, nos trabalhadores cidadão de bens estamos reféns e acuado na nossa própria casa, sem nenhum poder de defesa.

  86. 419 Russo 16/12/2014 17:19

    Meu amigo, acho completamente sem nexo este artigo. Seu problema tem muitas variáveis. Colocar uma linha de tendência linear mostra o quão frágil é o estudo. Quem está morrendo? Porque? Quais são os grupos atingidos? Separando o pacote vai perceber que hoje só bandido mata, e mata por prazer porque sabe que não vai acontecer nada!
    As coisas perderam o sentido no nosso país. Parece que o certo é ser errado. Um bandido mata e rouba e lá vem a sua turma dos direitos “humanos” para defender. Quando do morre um cidadão de bem não aparece ninguém para dar suporte.
    Quando um policial morre para nos defender ninguém aparece, mas se mata um bandido é o fim do mundo “tadinho”, “brutalidade”, não “precisava”, “abuso de poder”, “tem de usar arma não letal” e por aí vai!
    O bandido ninguém tira a arma, que às vezes é de uso exclusivo do exército, mas o cidadão direito não pode ter nem réplica que é tratado como bandido!
    Quando um cidadão de bem mete bala em um bandido é culpa da arma, quando um bandido mete a bala no cidadão de bem é “falta de oportunidade”.
    Temos de parar com esta demagogia e tirar a arma do bandido, não de quem é direito!

  87. 418 Richard Turchetti Boonen 16/12/2014 17:19

    Esta pesquisa está totalmente correta, os números realmente diminuiram, mas não se levou em conta que quem morre hoje geralmente é trabalhador que está sendo assaltado e não tem como se defender, ou vagabundo que mata outro, por pontos de comércio.
    O bandido compra arma ilegal como quiser e as pessoas que querem fazer o correto encontram barreiras legais que chegam a ser insanas, devemos ter o direito e formas simples de adquirir armamento, seja para defesa, seja para esporte, ou mesmo por coleção.

  88. 417 kleber 16/12/2014 17:18

    Falácias, mentiras, absurdos, que pseudo pesquisas querem nos fazer engolir. Aliás, nem vou perder meu tempo confrontando tamanha estultice: é só olhar a inflexão da linha azul (para cima, é claro) para constatar que – com ou sem estatuto – vai à lua.
    A diferença é que, enquanto a bandidagem desfila com armas de guerra, explode carros fortes e caixas eletronicos em plena luz do dia, o cidadão de bem está DESAMPARADO. Gláucio, espertalhão que nos toma por idiotas, saia da segurança de Miami (repleta de armas), e venha encarar a vida aqui no terceiro mundo, onde se sai mas não se sabe se chega vivo, para ver a realidade.

  89. 416 Darcio Ulian 16/12/2014 17:12

    A questão não é armar o povo para que se reprima a criminalidade, a questão é o puro direito constitucional de defesa, que seja devolvido ao povo esse direito que foi tirado ilegalmente. Pois houve um referendo e povo escolheu poder ter o direito de ter e portar uma arma , ou não.
    Essa clara violação ao direito constitucional deveria ser corrigida pois todo poder emana do povo.
    Com o governo do PT, isso vai ser difícil pois me parece que eles têm medo, quando lêem algo assim: “Vou atirar no primeiro bandido que tentar me roubar.” ( vão atirar em nós?)…

  90. 415 junior seabra 16/12/2014 17:12

    A Armas garantem a segurança do juiz, do deputado, do delegado, do senador, do banco, do palácio do planalto, do executivo magnata, mas NAO GARANTEM a minha segurança e da minha FAMÍLIA ???? Vocês pensam que somos BESTA?

  91. 414 Juninhoplay 16/12/2014 17:10

    O estatuto desarmou o pai de família e armou o vagabundo. Sou da ideia do Bolsonaro.

  92. 413 Alberto Batista 16/12/2014 17:00

    Infelizmente a ignorância continua prevalecendo em nosso país. Afirmar que o estatuto do desarmamento salvou vidas é um insulto à inteligência de qualquer ser racional, agora, se olharmos do ponto de vista dos criminosos, o estatuto salvou vidas sim: a dos bandidos. Nunca na história desse país vivenciamos uma situação como a atual, em que o cidadão é refém dos criminosos.
    Esse estatuto teve vários resultados, o de aumentar a violência, encorajar os criminosos e, o de demonstrar ao mundo que o Brasil não é um país de gente pacífica, mas o país de cidadãos passivos e governantes inescrupulosos.
    Essa infame lei, serve apenas para governos com tendências ditatoriais, onde se faz necessária a ausência de resistência à força do Estado. Um povo desarmado é mais facilmente controlável. Temos bons exemplos de estados totalitários que desarmaram suas populações: Alemanha Nazista, União Soviética, Venezuela, Bolívia, Itália Fascista. Ora, agora já estão propondo uma mudança nas polícias estaduais, acabar com a Polícia Militar e criar uma polícia centralizada em Brasília. Outra vez temos bons exemplos: Stasi, KGB, Gestapo e a inteligência cubana.
    Já estamos no caminho de uma ditadura marxista! Agora é só esperar nossa vez pra entrarmos no matadouro! Parabéns ao PT e ao Lula, criadores desse aborto jurídico!

  93. 412 JOSE ANDRADE 16/12/2014 16:56

    E UM ABSURDO O BANDIDO ARMADO A TE OS DENTES E POVO A MERCE DE UMA SEGURANÇA PUBLICA MEDIOCRE TEM DIREITO DE ME PROTEGER JA QUE ESTADO NAO FAZ QUERO PODER ANDA ARMADO

  94. 411 João Vieira de Aguiar 16/12/2014 16:56

    Só para ilustrar. Em setembro/2014 fui fechado por 2 assaltantes na estrada rural em que moro. Consegui fugir mas me deram três tiros. Erraram dois e um pegou no meu carro em minha direção mas a lataria suportou. No dia 05/12/2014 novamente fecharam a estrada comigo. Parei e apontei a arma para eles (OBS: Sou policial). Fizeram meia volta e fugiram como cães assustados. Em suma, por estar armado e saber o que fazer posso ter salvado a minha vida.

    • MARIO CRUZ 16/12/2014 18:06

      DE ANTEMÃO, O GOVERNO ACHA QUE TODO CIDADÃO É UM CRIMINOSO OU UM PSICOPATA EM POTENCIAL. SE O CAMINHO É ESSE, ENTÃO O AUTOMÓVEL MATA MUITO MAIS DO QUE QUALQUER ARMA DE FOGO. MUITA GENTE, DE FATO, MORRE E MATA COM ARMA DE FOGO, MAS QUEM SÃO? A MAIORIA BANDIDOS. DIFICILMENTE SE TOMA CONHECIMENTO DE UM CHEFE DE FAMÍLIA OU UM CIDADÃO DE BEM MATANDO COM ARMA DE FOGO.
      ISSO É BALELA PARA DESARMAR A SOCIEDADE, E UMA SOCIEDADE DESARMADA FICA A MERCÊ DE UM BANDO DE PSICOPATAS, COMO ESTAMOS VENDO NO PAIS HA DOZE ANOS.
      ” SE QUERES PAZ, PREPARA-TE PARA A GUERRA ” JÁ DIZIA O PROVÉRBIO ROMANO.

    • Fabio 16/12/2014 17:08

      Você tem porte de arma, e nós infelizes que não podemos ter?

  95. 410 Povo 16/12/2014 16:55

    Deixa eu guardar bem a cara desse colunista para eu lembrar que nunca mais ler nada que ele tenha escrito.

  96. 409 John 16/12/2014 16:55

    Rearmamento já, estamos a merce de bandidinhos safados que sabem que o cidadão de bem está desarmado e indefeso dentro de seu lar só esperando para ser trucidado por um facínora qualquer sem o mínimo direito de defesa, enjaulado e amedrontado torcendo para não ser assaltado no transito em casa, na volta do trabalho, hoje estamos a merce dos vagabundos que tem certeza da não reação no mínimo de defesa do cidadão de bem de sua família e de seu patrimônio… sem a dúvida da reação fica para o marginal ficou como roubar doce de criança é um tapa e um doce… se tivessem a dúvida da reação da população em geral não seriamos extorquidos e assassinados em nosso próprio lar em frente as nossas famílias…. ATÉ QUANDO SENHORES POLÍTICOS VIVEREMOS ACUADOS FEITO ANIMAIS INDEFESOS EM NOSSO PRÓPRIO LAR ENQUANTO OS SENHORES ESTÃO EM VOSSOS CARROS BLINDADOS E SEU SEGURANÇAS DE PLANTÃO?

  97. 408 Paulo 16/12/2014 16:54

    Talvez o jornalista aí viva em outra realidade… Somos assaltados, roubados, nossa família estuprada na nossa cara e não podemos fazer nada… com uma arma na mão, realmente talvez iria aumentar essa estatística, mas garanto que os que iriam morrer não seriam mais as pessoas boas e sim quem assalta nossa vida, nossos sonhos, nosso esforço de uma vida inteira. Se um dia um vagabundo assaltar sua família e maltratá-la e você não tiver a mínima chance de reagir, talvez mude seus conceitos.

  98. 407 Geraldo De Freitas Rezende Filho 16/12/2014 16:52

    ISTO É PURA DEMAGOGIA SAFADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  99. 406 J911 16/12/2014 16:48

    Hahahahah que mentira !!! Pergunta no cemitério isso

  100. 405 fernando caldeira 16/12/2014 16:48

    PORÉM OS VAGABUNDO SE FORTALECERAM, E MAIS MILITARES MORRERAM

  101. 404 Eduardo 16/12/2014 16:45

    Aos autores do texto: vcs vivem em que mundo? Além de hipócritas, ou vcs são muito inocentes ou são muito perversos. Saiam mais para as ruas e vejam a realidade. O Est.do Desarmamento só serviu para tirar um direito de liberdade, comprovado por um referendo, do cidadão de bem do Brasil.

  102. 403 BRUNO 16/12/2014 16:44

    121.000 bandidos foram salvos pelo desarmamento da população!!!!!!!!!!
    O hipócrita que escreveu isso com certeza tem segurança particular ou mora em apartamento ou condominio vigiado!!!!não estaciona na rua!!!!!
    vale a dica!!!!!sou completamente a favor da liberação de armas as pessoas de bem!!!
    ai quero ver os bandidos terem tanta coragem para enfrentar a população!!!!!!

  103. 402 ricardo gadret 16/12/2014 16:42

    O título desta postagem é tendencioso e equivocado, uma vez que omite o fato de haver estados nos quais os homicídios aumentaram apesar do estatuto do desarmamento, e credita a este e a redução pontual verificada em outros, induzindo a acreditar que é o estatuto a única medida a influir nessas pontuais reduções. Seria como querer atrelar o aumento das mortes no trânsito observadas em alguns estados ao novo código de trânsito brasileiro. Ou como afirmar que o porte de armas legalizado permite que os EUA tenha mortalidade por armas de fogo menor que o Brasil. O fato não é de análise estatística, mas sim ética: o cidadão deve ter o direito de poder se defender adequadamente em um Estado que não se mostra capaz de fazê-lo. Naturalmente, para poder portar uma arma, assim como para poder guiar um automóvel, são necessárias comprovações de aptidão física e emocional.

  104. 401 wheber 16/12/2014 16:39

    Estatísticas maquiadas, análises parciais, falácia tendenciosa, só acredita nessa besteira quem não vive no Brasil. No EUA tem 90 armas para cada 100 habitantes. Postem o número relativo de homicídios lá, considerando que há aprox 300 milhões de habitantes. Parem de mentir….

  105. 400 Marcos 16/12/2014 16:38

    Pois é, reitero as opiniões já muito bem colocadas, o Gráfico mostra a pequena diminuição de mortes por armas legais mas esquece de mostrar a assustadora realidade do aumento do número de bandidos com armas ilegais matando gente inocente. A grande verdade é que os defensores do estatuto do desarmamento são um bando de medrosos que não aguentam ver uma arma de fogo e tem opiniões preconceituosas sobre o cidadão que sabe operara uma pistola. Agora muitos pais de família estão na ilegalidade ou não têm como exercer seu direito constitucional de legítima defesa. Os crimes domésticos vão continuar existindo com ou sem estatuto, seja com faca de cozinha, envenenamento, atropelamentos, etc, mas se todos que tivessem preparo tivessem uma arma estaríamos muito mais protegidos do que a triste realidade brasileira atual.

  106. 399 Ricardo 16/12/2014 16:37

    121 Mil bandido que entraram e sairam tranquilamente nas residencias alheias, pois sabiam que não haveria resistência armada!

  107. 398 Ronaldo 16/12/2014 16:36

    Infelizmente não adianta nós só ficarmos reclamando que só os bandidos tem armas, temos que fazer alguma coisa.

  108. 397 GROGERO 16/12/2014 16:34

    Pra começar o plebiscito enganou todo mundo, uma vez que fizeram uma pergunta e a população rechaçou imediatamente a possibilidade da proibição do cidadão de bem possuir uma arma em casa, mesmo assim votaram na calada da noite essa Lei comandada pelo chefe da quadrilha Renan Calheiros (será que aquela empreiteira ainda paga a pensão da filha dele com a repórter?), a intensão principal é desarmar o cidadão e depois aplicar o golpe de estado, daí o cidadão desarmado vai ser fácil controlar a situação, detalhe, os bandidos irão atuar juntamente com essa quadrilha de brasília. Já que essa Leizinha de idiotas não desarmou os bandidos EU QUERO O MEU 38 E A MINHA 12 CANO SERRADO DE VOLTA..

  109. 396 Fabio Moretti 16/12/2014 16:33

    É muito fácil teorizar as benesses do Estatuto do Desarmamento na sociedade brasileira, principalmente estando a 7.000 km daqui, morando em Gainesville, na Flórida, EUA. Venha defender o estatuto vivendo aqui no Brasil…aí eu quero ver cara-pálida.

  110. 395 Renato Andradade 16/12/2014 16:32

    Senhores, que estatística é essa? Notícias de assassinatos crescentes no Brasil. Esses assassinatos são cometidos com estilingues?
    Desarmamento de quem? Os marginais, ladrões, assassinos cada vez mais bem armados, melhor do que as Polícias brasileiras!!
    É uma manipulação total! Jogar números imaginários numa planilha de excel e gerar um gráfico do que acha que seria o número de mortes.
    CHEGA DE ILUDIR A POPULAÇÃO. OS MARGINAIS SABEM QUE OS CIDADÃOS NÃO PODEM SE DEFENDER SEM TER UMA ARMA, ELES SABEM QUE O JUDICIÁRIO LIBERTA OS LADRÕES E ASSASSINOS POIS ELES TEM DINHEIRO PARA PAGAR ADVOGADOS (AFINAL, ASSALTAM A POPULAÇÃO E USAM O DINHEIRO PARA PAGAR PELA LIBERDADE). E AINDA SAEM RINDO DOS BRASILEIROS HONESTOS, TRABALHADORES!
    REALMENTE, SEREMOS SEMPRE TERCEIRO MUNDO !!!

  111. 394 Alan 16/12/2014 16:31

    Acho que o Senhor deve fazer uma melhor pesquisa antes de postar asneiras feita pela ONG Viva Rio que mascaram tudo. Pesquise com a mente aberta e veja quantas armas há nos EUA e quantas mortes há e veja depois no Brasil.

  112. 393 orlando 16/12/2014 16:29

    Mais um que não sai na rua, que nao vive em uma cidade, nem sequer habita esse planeta, mais um hipócrita defendendo interesses obscuros em detrimento da vontade da população. Não preciso dos outros decidirem por mim mesmo, tenho minhas faculdades plenas e não sou criança, se eu quiser ter e portar uma arma, sei muito bem a responsabilidade quem me cabe e o que pode me acontecer pelo mau uso dela!!!!!

  113. 392 ALFREDO SANTA RITA 16/12/2014 16:28

    Alô PF e MP a pesquisa acima é mentirosa, é preciso que se investigue esses tipos de matéria paga, que desacredita o jornalismo e enganam o Povo brasileiro. Trabalho com segurança pública a mais de 35 anos e nunca vi índice que aponta o que a matéria afirma. É preciso entender que arma é um produto de defesa, que usa para atacar é criminoso. O estatuto atual protege o bandido e impede o cidadão de bem de defender a sua família, além de jogar este cidadão na clandestinidade, do jeito que a Lei está hoje facilita a aquisição clandestina. Eu prefiro morrer como um herói defendendo amigo e familiares ou a até a minha própria vida, do que viver como um covarde, as vezes tendo que conviver sabendo que uma pessoa foi estuprada e eu não fiz nada. Ontem, hoje e sempre, os mesmos valores, princípios e ideais.

    • eduardo gregis 16/12/2014 18:07

      ótimo comentário… assino em baixo…

    • Alex 16/12/2014 17:52

      Falou muito bem.Açém disto o povo brasileiro,através do referendo de 2005 se manifestou favaoravel,o resto é enrolação e querer ‘interpretar” a vontade do povo que é soberana.

    • milton 16/12/2014 17:31

      Alfredo, muito lúcido ao escrever: É PRECISO ENTENDER QUE A ARMA É UM PRODUTO DE DEFESA, QUEM USA PARA ATACAR É O CRIMINOSO.
      Tentei comentar, mas parece aqui tb tem censura…

    • Alexandre 16/12/2014 16:40

      o que acho engraçado que enchem a bola dos EUA, mas entre os países desenvolvidos EUA é o país mais INSEGURO. Suécia, Alemanha, Australia, Reino Unido, Japão entre tantos todos países muito mais seguros que eua….Todos eles com regra muito rígida sobre porte de arma. Vocês podem vir falar de Suíça, ok, mas lembre que todos os homens até 30 anos na suíça são OBRIGADOS a treinar militarmente e ao terminar o treino levam as armas e uniformes para casa, sendo assim qq homem pode usar arma. Porém numa guerra todos poderão serão convocados, já que lá não existe exército e sim uma espécie de “guerrilha urbana”. Além disso outros tantos países liberam arma para caça e não por segurança;

  114. 391 Evandro 16/12/2014 16:24

    As estatísticas deveriam mostrar o aumento do número de carros blindados. Hoje ladrão não espera encontrar uma arma por trás do vidro e assalta na maior cara dura.
    Nas casas, onde ainda se pode ter uma arma, eles não batem na janela exigindo o celular…

  115. 390 Jose Maria 16/12/2014 16:21

    A verdade é que a população está desarmada e pronta para o abate. Somos trouxas e negamos isso pra nós mesmo.

  116. 389 José 16/12/2014 16:20

    Em uma rápida pesquisa pela internet, não foi difícil encontrar alguns sites internacionais que também citam o estudo da Harvard, dentre eles,
    http://www.bostonmagazine.com/news/blog/2013/08/30/harvard-gun-study-no-decrease-in-violence-with-ban/
    http://www.breitbart.com/Big-Government/2013/08/27/Harvard-Study-Shows-No-Correlation-Between-Strict-Gun-Control-And-Less-Crime-Violence
    http://www.economicpolicyjournal.com/2013/08/harvard-gun-control-does-not-lead-to.html

    Mas, todos sabemos que, parte da mídia e o governo estão fazendo de tudo para desarmar, não apenas o cidadão de bem, mas também os militares.

    Estejamos atentos pois o governo está seguindo a risca o decálogo de Stalin. Se vc ainda não sabe o que é, procura no goolgle, e encontrará o script do nosso governo.

  117. 388 ailton 16/12/2014 16:18

    LEI DO DESARMAMENTO …..Engraçado que no brasil já tivemos reportagens insinuando que copiamos nomes e em alguns casos trejeitos dos NORTE AMERICANOS…então por que nossos representantes não copião o código penal e civil.Por exemplo foi solicitado que todos devolve se sua arma de fogo por um pirulito, porem eu não vi nenhuma campanha QUADRUPLICANDO NOSSO EFETIVO DA PF NAS FRONTEIRAS SECAS, EU NÃO VI AS LEIS PENAIS SEREM APRIMORADAS COM PENAS DE 50 ANOS SEM DIREITO A NADA PARA QUEM ASSALTAR E MATAR COM ARMA DE FOGO, EU NÃO VI NENHUM POLITICO OU COMISSÃO MELHORAR AS LEIS PUNINDO OS ADOLESCENTES QUE FORAM FLAGRADOS COMETENDO CRIME COM ARMA DE FOGO….ou seja…sabe da quela historia do parque de diversão, onde temos a barraca de tiro ao pato; o governo é o dono da barraca, o ladrão é quem atira e NOS SOMOS OS PATOS ou seja nem temos o direito de defesa.

  118. 387 Alexandre Fe 16/12/2014 16:17

    como o governo não conseguiu proibir a venda, criou obrigações impedindo o cidadão de adquirir sua arma com a criação da lei do desarmamento, agindo assim de forma covarde com a vontade do povo. Os números dos pesquisadores são bem representativos mas caberia a eles também mostrar, graficamente é claro, a indignação com esta violência. Com certeza a taxa de crescimento no período seria enorme. A lei infelizmente só serve para desarmar os homens de bem, que buscam defender seu patrimônio e sua famĺia.

  119. 386 IVO MARONATO 16/12/2014 16:17

    A advinhação é uma premissa de quem? Eles deveriam jogar na mega sena pois assim poderiam predizer quando é que eles iriam ganhar………….

  120. 385 CARLOS 16/12/2014 16:16

    SÃO 121 MIL CRIMINOSOS QUE DEIXARAM DE SER ASSASSINADOS, POIS AGORA SÓ MORREM NÓS TRABALHADORES QUE FICAMOS REFENS E NÃO PODEMOS NOS DEFENDER.
    O MAIS INCRÍVEL É NUNCA VI PRENDER UM BANDIDO POR PORTE ILEGAL DE ARMAS, NEM POR ESTAR PORTANDO UM CALIBRE 22 OU UM FAL 762, MAS SE FOR PAI DE FAMILIA COM UMA GARRUCHA ENFERRUJADA QUE TEM DE HERANÇA E MATAR UM BANDIDO OU ESTRUPADOR DENTRO DE SUA PROPRIA CASA.. AI SIM ESTE TA FERRADO, POIS COMO PODE UMA PESSOA TER UMA ARMA?!!! AQUI NESTE PAIS O ERRADO TA CERTO.

    • Rosa 16/12/2014 16:35

      O bandido pode entrar na nossa casa de metralhadora e nós não podemos ter uma arma????Será que podemos dar umas pauladas nele ou seremos indiciados por crime de lesão corporal??É o fim do mundo.

  121. 384 antonio barbosa 16/12/2014 16:14

    De fato. Esta lei salvou a vida de todas estes bandidos. Quantos mesmo? 121 mil bandidos. Que beleza. Porque pelo que sei nós somos os campeões de homicídios no mundo. É impressionante gente que defende a criminalidade como se isso fosse ajudar seus interesses escusos. Me poupa. Turma da bala? É assim que se chama os que defendem o direito de defesa? Quer dizer que temos de aceitar que a bandidagem pode portar quantas armas quiserem e o cidadão de bem tem de ficar com as calça arriadas? Vocês são patéticos.

  122. 383 Aluizio nascimento 16/12/2014 16:13

    Balela,pla,pla,pla,a bandidagem esta matando com que arma,sai fora,o cidadão tem que ser respeitado nem que seja a bala.Minha arma agora, já que ninguém nos protege pelo ao menos morremos tentando.

  123. 382 Carlos Alberto 16/12/2014 16:10

    Boa tarde.
    Eu desejaria que o site encaminhasse estes e-mail ao ministro da justiça e outras autoridades
    para que eles tivesse uma ideia que do que a população acha da lei do desarmamento.
    Chega de hipocrisia.

  124. 381 Blue 16/12/2014 16:08

    O melhor comentário foi do Itamaraty em chamas… sem dúvidas, trata-se de pessoa que entende os processos de engenharia social que tentam os crápulas do governo atual impingir a sociedade transformando a todos em gado manso…

  125. 380 GERSON DE FREITAS 16/12/2014 16:05

    PURA MANIPULAÇÃO….TÃO QUERENDO ME FAZER DE IDIOTA…NÃO SOU…NÃO CONCORDO…E O MEU DIREITO DE DEFENDER MINHA FAMILIA E O MEU PATRIMONIO ??????LIBEREM O PORTE PRA QUEM TEM A CONDIÇÃO DE ANDAR ARMADO E AÍ QUERO VER ESSES BANDIDINHOS FAZEREM ” SAIDINHA DE BANCO”! …INVADIREM RESIDENCIAS E ESTUPRAREM NOSSA FAMILIA…TOMAR MEU CARRO E MINHA MOTO NA RUA SEM CAIREM ALI NA FRENTE…ME TIRAR COM TODA A TRANQUILIDADE O QUE GANHEI COM SUOR ..MUITO SUOR….QUERO VER QUANDO UM DELES INVADIR A CASA DE ALGUEM DESSES PATIFES DOS DIREITOS HUMANOS E FAZER E COMETER ABUSOS CONTRA SUAS FILHAS…

    DIREITOS HUMANOS …SOMENTE PRÁ HUMANOS DIREITOS… EU QUERO O MEU PORTE…TENHO CONDIÇÃO DE ME DEFENDER E NÃO POSSO…POR ENQUANTO…ANDO ILEGAL E O PRIMEIRO QUE TENTAR …JURO QUE VAI LEVAR DE VOLTA…SEM SENTIMENTO DE CULPA FUTURA…ESTÁ NA CONSTITUIÇÃO E NÃO É QUALQUER DOUTORZINHO QUE VAI ME PROIBIR DE ME DEFENDER…

    E TENHO DITO

  126. 379 Fernando Arruda 16/12/2014 15:58

    Lei de desarmamento de quem ? De cidadão de bem ? Bandido não compra arma legalizada . Compra ? Hoje não temos a liberdade de nos defender . Esta é a verdade !!! O bandido rouba a vontade com simulaco porque sabe que todo mundo esta desarmado . E falar que foram salvas 110 mil vidas ? Ta de sacanagem !!! Qual o numero de homicidios no Brasil hoje ?

    Brasil , país da demagogia !!!

  127. 378 cleber 16/12/2014 15:57

    Mentira, mentira, mentira, nunca se matou tanto no Brasil como agora, e principalmente depois que desarmaram o cidadão de bem.
    A mentira está tão difundida em nossa sociedade, principalmente depois que o PT chegou ao poder, que agora usam ela como ARGUMENTO.
    O Brasil vive uma guerra civil não declarada, mata-se aqui mais que em qualquer outro lugar no mundo. Nós estamos passando por uma guerra cujo lado mais forte está perdendo, porque o governo não os deixa lutar, pois, tem condições de comprar arma, mas, são impedidos por esse estatuto que veio desarmar o cidadão de bem e deixar o bandido armado.
    Me poupem, ” eu não preciso ler jornais, mentir sozinho eu sou capaz, não quero ir de encontro ao azar”.

  128. 377 Joaquim Mário Machado Guimarães 16/12/2014 15:56

    Meu parecer é que em nome dos direitos uma nos se esconde os maiores bandidos bem como aqueles que os defendem.
    Pois com o desarmamento tornarão o homem de bem em um covarde que atacado por bandidos terá que assistir as barbares bem com roubo estrupo na sua família sem poder reagir.
    Isto é uma guerra e guerra se fás com arma é toma la da cá conforme o bandido vem terá resposta a altura,prefiro morrer lutando do que permitir minha família ser torturada..
    E quanto ao Governo não cumpriu com seu papel no desarmamento pois que volte atras para o bem de todos.
    Comentário sobre minha responsabilidade

  129. 376 Leandro 16/12/2014 15:51

    Interessante…

    Então o número anual de homicídios por armas de fogo subiu de 6 mil para 36 mil entre 1980 e 2003 e depois continuou subindo mesmo com o Estatuto? Isso só pode ser brincadeira de mal gosto.

    “Ah, mas subiu menos”, argumenta o incauto. Então quer dizer que a liberdade de um cidadão idôneo e apenas amedrontado com o péssimo estado da segurança pública de portar uma arma por legítima segurança foi tolhida em prol de um “menor crescimento do número de homicídios”? É isso mesmo, produção?

    O mais engraçado, no entanto, é que os 6 mil homicídios registrados em 1980 ocorreram, veja só, em uma época em que o direito ao porte de armas era livre e o Brasil era controlado por um regime autoritário. Os temíveis generais que comandaram o país com pulso de ferro, que não perdoavam ninguém, que aterrorizavam e oprimiam os pobres, que tornaram o país um lugar horrível de se viver, esses daí contabilizavam 6 mil homicídios por ano. Por outro lado, o livre, democrático, feliz e desarmado Brasil petista contabiliza 38 mil homicídios por ano, a maioria deles ocorrendo entre os pobres e negros que a esquerda tanto diz defender.

    Não é curioso? Não é MUITO curioso?

  130. 375 Estudante 16/12/2014 15:50

    Porque esta bancada nao se esforça para arrochar as puniçoes no código penal ?

    A maioria do povo não tem perfil para usar ou portar uma arma. Sou contra o uso mas sei que o povo está precisando de ajuda. Leis severas e rígidas sem misericórdia para assassino.

  131. 374 Jose de Andrade 16/12/2014 15:47

    Isto tudo é falacia, existe apenas uma coisa, e esta é o direito que tem o cidadão de ter uma arma para sua proteção e de sua propriedade, o resto são ilações de pessoas comprometidas com algum dos lados,seja os direitos humanos seja os fabricantes de arma. Hoje os assaltos acontecem por que o bandido ,que esta armado, sabe que o assaltado não vai ter arma de especie alguma para se defender,então até com facas de cozinha se cometem assaltos,agora se o meliante imaginar que o seu alvo podera estar armado,ele vai pensar . Sem contar que este estatuto foi uma medida politica,um dos primeiros passos para a permanencia no poder pelo partido do governo,qual seja :desarmar a população,os outros passos temos

  132. 373 Valter Gonçalves 16/12/2014 15:44

    Bandidos têm direito a portar fuzis, pistolas, granadas e até armas anti-aéreas. E eu ???

    • abilho 16/12/2014 16:10

      tem direito a trabalhar feito burro e pagar metade do que ganha pro governo. Se for protestar,tem bala de borracha,spray de pimenta,cacetete e os novissimos canhoes de agua pra vc.

  133. 372 Jose de Andrade 16/12/2014 15:43

    Isto tudo é falacia, existe apenas uma coisa, e esta é o direito que tem o cidadão de ter uma arma para sua proteção e de sua propriedade, o resto são ilações de pessoas comprometidas com algum dos lados,seja os direitos humanos seja os fabricantes de arma. Hoje os assaltos acontecem por que o bandido ,que esta armado, sabe que o assaltado não vai ter arma de especie alguma para se defender,então até com facas de cozinha se cometem assaltos,agora se o meliante imaginar que o seu alvo podera estar armado,ele vai pensar . Sem contar que este estatuto foi uma medida politica,um dos primeiros passos para a permanencia no poder pelo partido do governo,qual seja :desarmar a população,os outros passos temos visto acontecer diariamente.

  134. 371 robson 16/12/2014 15:40

    Quero saber como este matemático conseguiu cálcular o número de mortes evitadas pelo não uso de armas, as quais foram proíbidas para o cidadão resnponsável. Mentira toda a alegação deste moço que não sabe nada, não lê jornais e não assiste televisão. Os homicidios no Brasil não cairam eles só aumentaram. Quem quer matar, se não tiver uma arma de fogo, usa uma faca, corda, taco de madeira, martelo, picareta, veneno e outros tantos materiais para a agressão. Deve-se manter o condenado preso se condenado a dez anos que permanece dez anos sem nenhum benfício.

  135. 370 Flávio 16/12/2014 15:36

    O que uma pessoa quer com uma arma de fogo? Isso: colocar o berro na cara dos outros no trânsito, meter bala em outro num bate-boca qualquer, atirar num ladrão na rua e acertar um inocente (o que acontece na maioria das vezes), dar umas coronhadas na esposa ou disparar a arma dentro de casa fazendo a bala vazar a parede e acertar o vizinho do lado, intimidar os outros na rua, dar uns pipocos para o alto quando o time ganhar, enfim, sentir-se valente e fazer-se (na sua cabeça) respeitado, e por aí vai… Quem deve cuidar da segurança do cidadão é a polícia, a quem o Estado (nós) pagamos para isso. É nela que o Governo deve concentrar seus esforços e trabalhar por aperfeiçoá-la em todos os sentidos. Não é aumentando as possibilidades de violência que vamos mudar as coisas.

    • Fabio 16/12/2014 16:29

      Flavio, existem exames psicológicos e prova de tiro, juntamente com uma serie de outros requisitos para ter uma arma de fogo legalmente, justamente para evitar que uma pessoa de má índole tenha uma arma de fogo de forma legal.
      Sendo que, um bandido realmente não respeita as leis e não se importa em comprar uma arma de forma ilegal, e fazer oque você relatou a cima.
      Imagino que você não tenha muito conhecimento sobre a atual legislação, leia e se inteire sobre o assunto.
      Tenho armas de fogo e nem por isso sai atirando ao esmo, existem clubes de tiros próprios para realizar disparos com toda a segurança.
      Não generalize e coloque todos em um mesmo “saco”, existem diferenças.
      Imagine a seguinte situação Flavio: “você acorda de madrugada com barulhos na sua casa, e percebe que tem bandidos entrando, você pega o telefone e liga para a policia, digamos que policia chegue rápido, cerca de 5 minutos” pense oque bandidos podem fazer com você em apenas 5 minutos, simplesmente podem matar toda a sua família e ainda conseguir fugir com os seus pertences.
      Assim prefiro ter pelo menos uma chance de reagir, defendendo a mim a a minha família, e não esperar a policia e morrer como um cordeiro.
      A policia não esta a todo instante disponível para defender você.
      O governo realmente deve melhorar as policias, a educação e a saúde, mais o mal sempre ira existir, assim, Si vis pacem, para bellum !

    • elias 16/12/2014 16:05

      vai falar isso aos vagabundos que podem entrar em sua casa e estuprar sua familia e assassina-los na sua frente, se tiverem a plena convicção que todos estão desarmados, pois policia essa não tem, mas se vc quiser póde pedir para sua mãmae dilmanta, que o proteja com seu exercito cubano!!! O POVO DEVE E TEM QUE SE ARMAR SIM, FODA-SE SE OS MALDITOS LADRÕES DE GRAVATA, PERMITIREM OU NÃO!!!!

    • RAIMUNDO 16/12/2014 16:03

      Flavio suas afirmações são de uma criatividade digna de filme de terror, quem tem porte de armas não atira a esmo, não intimida e tão pouco fica expondo, sugiro que o Sr. leia o PL e depois comente. Essa Lei do desarmamento só serve pra incriminar o cidadão que não tem como salvaguardar a sua casa e seus familiares, a pergunta é: o bandido entregou suas armas, comprou e registrou as que usa? as munições são compradas legalmente? tem curso na área? passou por psicologo? teve sua vida “capivara levantada”? Pois é Flavio, o cidadão de bem tem isso e muito mais.

  136. 369 José 16/12/2014 15:34

    Como tudo que vem desse governo um amontoado de mentiras e mais mentiras,o desarmamento não se trata de segurança pública o governo não esta nem ai para o povo,que morram,depois que vi a ministra dos manos ,maria do rosário,chorando pelo criminoso baleado tenho certeza que o desarmamento se trata de controle da população através do medo,típico de governos autoritário,hipócrita e corrupto.

  137. 368 Samuel 16/12/2014 15:31

    este gráfico é pra enganar trouxa! mostrando queda de mortes por armas! porque não mostrar o gráfico acendente de mortes por bandidos,porque este código criminal não imputa aos maiores os crimes no qual os menores “comete” junto com os maiores, maiores mata e os menores assume o crime e fica todos impune, e pau na bunda de que morreu, os brasileiros estão fudidos com leis arcaicas e políticos ladrões, juízes que julgam a lei cega de forma caolha, gostaria de ser otimista mais para ser sincero este pais não tem coma dar mais jeito!

  138. 367 Fernando Cauduro 16/12/2014 15:23

    Não faz o menor sentido existir um estatuto de desarmamento e impor restrições a compra e porte de armas, se o referendo sobre a proibição da comercialização de armas de fogo e munições de 2005 apontou que a maioria da população não quer que isso ocorra. É simplesmente uma questão de se respeitar o resultado do referendo popular!!!

  139. 366 Bene 16/12/2014 15:23

    Concordo que deve realmente ter diminuído as mortes pelo tal desarmamento da população, mas os bandidos estão armados até os dentes ceifando milhares de vidas de cidadãos de bem. de onde vem tantas armas q a justiça não sabe???

  140. 365 Itamaraty em chamas 16/12/2014 15:20

    Ufa, li a maior parte do estudo…

    Uma grande coleção de pressupostos, relações propostas por outros estudos, dados inconclusivos, tendências baseadas em dados de menos… Um monte de números, mas pouca substancia. A metade do estudo é gasta explicando porque a maioria dos estudos são discutíveis, porque a maior parte dos dados não é confiável, e porque eles optaram por tratar os dados de uma determinada forma, com um verniz matemático superficial, baseado em posições pré-definidas para os resultados.

    Por exemplo, eles não explicam porque houve uma substituição dos homicídios sem arma de fogo por homicídio com arma de fogo, nos anos que antecederam o ED. Não houve melhora nesses anos, apenas uma troca. Essa substituição deve indicar influência de outro fator, bastante marcante. Também não explica porque, antes do ED, os assassinatos sem uso de armas já estava em franco declínio. Será que as mudanças econômicas e os programas sociais não tiveram um impacto substancial nos resultados gerais? E o trabalho da polícia, o combate aos carteis, a urbanização de favelas, todos esses fatores parecem ser muito mais relevantes nos gráficos. No final, o verniz matemático do trabalho tenta emprestar credibilidade a uma análise com pouquíssima informação útil disponível. Nem margem de erro é apresentada…

    A pior parte é a análise sobre o efeito do ED no preço dos armamentos no mercado negro. Tenho certeza de que o ED deve ter reduzido a disponibilidade de AR-15(incorretamente identificados como AK-15….) e pistolas 9mm, afinal, são proibidas as suas comercializações desde sempre no Brasil… Associar também a apreensão de armas com a disponibilidade das mesmas… Considerando que a maioria das apreensões ocorria no transito, e que depois do ED, o porte foi simplesmente proibido, esperavam oque, que aumentasse?

    Se podemos levar algo em consideração, vamos considerar que o número de armas de fogo caseiras aumentou, oque comprova que a aquisição ficou muito difícil, e que os roubos de carros diminuíram mesmo antes do ED, ou seja, havia algo mais ocorrendo. Também temos de tentar entender os crimes contra propriedade, que parecem ter se reduzido com o ED, se a causa não for outra. O estudo também não diferencia os motivos dos homicídios. Ou seja, não sabemos porque as pessoas morriam antes e depois do estatuto, oque torna muito genérico o seu efeito. Não nos basta salvar vidas, temos de salvar vidas dos inocentes, em primeiro lugar, e depois dos não-inocentes. Sei que esse argumento também não tem números, mas é um pouco complicado levantar números relevantes quando os disponíveis parecem se limitar a servir de base para políticas pré-definidas….

    O estudo inteiro é um esforço hercúleo para justificar numericamente que o ED é o responsável por quaisquer que tenham sido os índices de crimes na última década, mas passa longe de demonstrar relação causa-efeito, e principalmente, não trata de efeitos de longo prazo, mas apenas de resultados imediatos. A posse de armas é um risco para a população, para governos, para tiranos, para revolucionários e para criminosos, assim como são a liberdade de expressão, o anonimato na internet, e o debate de idéias sem falsos moralismos e ideologias. Preferimos deixar com o Estado o dever de a todos proteger, de ser justo, honesto, capaz e respeitoso com os cidadãos?

  141. 364 Augusto 16/12/2014 15:20

    “Se é verdade que as armas matam pessoas, então canetas cometem erros de ortografia e os talheres é que deixam as pessoas gordas.”
    http://www.blogdocaipira.com/

  142. 363 Clever 16/12/2014 15:15

    Quer dizer então que esta porra de pesquisa e este lixo desta veja conseguem enganar a população que pensa? Subestimar a inteligência das pessoas, achando que só vc tem capacidade pensar é assinar atestado de burrice! Respondam pra mim, nada foi feito além desta merda de estatuto do desarmamento(que colocou o cidadão de bem na ilegalidade)? Quer dizer que a queda daquele crescimento no número de homicídios foi só por isso? Quem sabe se faça também um levantamento do número de vagabundos que deixaram de ser mortos por estas armas que foram recolhidas e se faça a conta de quanto estamos pagando pra sustentar estes vagabundos!

  143. 362 Maximili 16/12/2014 15:13

    Pesquisa desonesta, pois só ajudou os bandidos e assassinos.

  144. 361 Marco 16/12/2014 15:12

    Gostaria de saber como salvou tantas pessoas, se não tiraram as armas dos bandidos

    • Fabio 16/12/2014 16:44

      Ótimo comentário!

  145. 360 joao 16/12/2014 15:11

    Gostaria de saber das estatísticas relativas aos assassinatos com arma de fogo nas discussões de trânsito, nas baladas e nos bares. Nestes casos acho que podem ter reduzido. Aquele segundo de fúria com certeza fez menos vítimas.

  146. 359 Flavio 16/12/2014 15:09

    Já é tempo que bandido não entende a linguagem da conversa, exceto enérgicas ações repressoras, que infelizmente não vem do Estado porque a própria polícia não dá conta de tanto a atender. Armas não matam ninguém. Pessoas matam pessoas, seja com armas, paus, pedras, facas e até com as mãos. Melhor poder se defender ou tentar se defender do que delegar isso a terceiros. A polícia não é onipresente e os bandidos estão cada vez mais organizados e audaciosos. O Brasil tem muitas leis, e me parece claro que existe lei para aquele que tira a vida de outro, intencionalmente ou não, com ou sem arma de fogo. Não vi em nenhum lugar do projeto de lei a ser votado que haverá impunidade e aquele que fizer coisa errada não será punido, ou revogação de lei maior neste sentido. Logo, cada um compra o que quer, se quer como cidadão de bem, desde que atenda os requisitos da lei mostrando-se integro para tal. Não acho que cabe a ninguém criticar quem quer ter uma ou várias armas e muito menos colocar em cheque o que a pessoa de bem vai fazer com ela. Que cada um cuide da sua vida. Que os legisladores preocupem-se em zelar pelas leis existentes e aperfeiçoá-las e parem de querer ser videntes. A individualidade das pessoas precisa ser respeitada. E os atos contrários a lei, apurados e punidos. Nada mais.

  147. 358 MAGNO 16/12/2014 15:08

    como tudo no brasil este deve estar favorecendo uma boa quantidade la no alto escalão, quem da uma noticia desta nunca veio ao brasil, o desarmamento nao salvou uma vida se quer, pelo contrario, quem nos enfiou este desarmamento goela abaixo pensa igual a Hitler, desarma o povo que fica mais facil de dominar, cade o desarmamento dos bandidos? me de uma pesquisa que prove que o indice de assalto a mao armada diminuiu (sem compra-la por favor), o governo desarmou o povo honesto, que ficou sem ter o que fazer a nao ser entregar as armas, pra cada uma daquelas que viram ser entregue devem ter chegado mais umas 20 na mao de cada bandido, desarmem eles, me convensam que nao tenho que me proteger, isto e um absurdo o estado nao da con ta de proteger o cidadao e proibe que ele mesmo faça, e arbitrario. deviam ter vengonha de postar isto.

  148. 357 marcelo de moura 16/12/2014 15:07

    Está subestimando a inteligência do leitor com essa reportagem plantada pra formar opinião e loby. No mínimo essejornalista idiota tá levando algum $ das ONGS que querem ver o país desarmado e sem poder de reação…

  149. 356 Marcos 16/12/2014 15:07

    Falácia absurda q este senhor prega! esse ESTABURRO do desarmamento tem q ser revogado urgentemente!!!!!!

  150. 355 Ronaldo 16/12/2014 15:05

    Na pura verdade e político esta questão do desarmamento um povo sem poder de fogo não pode se revoltar e fazer resistência, no meu ver esta na hora de concentrar força contra os Políticos minando seu aliados e focando a derrocada da corrupção abrangendo a todos os setores a onde houver corrupção premiando aquele que delatar qualquer esquema de corrupção aquele quela pessoa que for condenada por corrupção seja ela pisava ou ativa o governo deve confiscar todos os seu bens oriundos ou não da corrupção e banido do pais, estes valores que foram confiscados reverterem em pagamento de pessoas que delatarem outros esquemas de corrupção e varrer esta corja deste pais tem como e só querer.

  151. 354 Flavio 16/12/2014 15:04

    Já é tempo que bandido não entende a linguagem da conversa, exceto enérgicas ações repressoras, que infelizmente não vem do Estado porque a própria polícia não dá conta de tanto a atender. Armas não matam ninguém. Pessoas matam pessoas, seja com armas, paus, pedras, facas e até com as mãos. Melhor poder se defender ou tentar se defender do que delegar isso a terceiros. A polícia não é onipresente e os bandidos estão cada vez mais organizados e audaciosos. O Brasil tem muitas leis, e me parece claro que existe lei para aquele que tira a vida de outro, intencionalmente ou não, com ou sem arma de fogo. Não vi em nenhum lugar do projeto de lei a ser votado que haverá impunidade e aquele que fizer coisa errada não será punido, ou revogação de lei maior neste sentido. Logo, cada um compra o que quer, se quer como cidadão de bem, desde que atenda os requisitos da lei mostrando-se integro para tal. Não acho que cabe a ninguém criticar quem quer ter uma ou várias armas e muito menos colocar em cheque o que a pessoa de bem vai fazer com ela. Que cada um cuide da sua vida. Que os legisladores preocupem-se em zelar pelas leis existentes e aperfeiçoá-las e parem de querer ser videntes. A individualidade das pessoas precisa ser respeitada. E os atos contrários a lei, apurados e punidos. Nada mais;

  152. 353 Marco 16/12/2014 15:01

    e ainda chamam essa parte de “PENSATA” .KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK COMO PODE SE NINGUEM PENSOU NADA PARA ESCREVER ESSE MONTE DE LIXO ? DEVIA SER

    ERRATA

    ERRATA

    ERRATA

    ERRATA

    ERRATA

    ERRATA

    ERRATA

    ERRATA

  153. 352 WALMOR SANTOS 16/12/2014 15:00

    QUEM GOSTA DE DESARMAMENTO SÃO OS DITADORES, POIS ASSIM FICA MAIS FÁCIL PARA APLICAR O GOLPE.
    QUEM NÃO QUER TER ARMAS, QUE NÃO AS TENHA, MAS QUEM QUER E TEM CAPACIDADE, DEVE TER O DIREITO DE POSSUI-LAS.
    O QUE MATA NO BRASIL NÃO SÃO AS ARMAS, É A IMPUNIDADE QUE IMPERA, AS PESSOAS MATAM E FICA TUDO POR ISSO MESMO, NÃO TEMOS PENAS JUSTAS, NÃO TEMOS PRISÃO PERPÉTUA.
    QUEM DEFENDE DESARMAMENTO, TEM SEUS SEGURANÇAS MUITO BEM ARMADOS.
    PAREM DE COMUNISTAR CANALHAS!

  154. 351 José 16/12/2014 15:00

    Leiam e tirem suas próprias conclusões:

    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-violencia-o-que-dizem-os-numeros-e-agrande-falacia-ou-o-que-o-ipea-e-a-viva-rio-querem-provar/

    O Brasil continua a ser um dos campeões mundiais da violência e um dos países em que mais se mata no mundo,e a maiorias das armas estão nas mãos dos criminosos.
    Já está mais que provado, inclusive estudos da ONU http://www.unodc.org e pesquisas de Harvard http://rearme.com.br/estudo-de-harvard-comprova-que-legalizacao-das-armas-diminui-o-numero-de-homicidios/

    Oh dúvida cruel. Em quem acreditar? Num pseudo-pesquisador ideológico pago para dizer o que o governo quer, ou na ONU e em Harvard?

  155. 350 Renato Alcantara 16/12/2014 14:59

    Vejamos…
    Criminosos não respeitam leis. De quê “leis mais rigorosas” irão servir?
    Criminosos tem medo de alguém que possa combatê-los. Desarme o povo e os criminosos se sentirão empoderados.
    Desarme os policiais e os criminosos não terão ninguém a temer.
    Num país com fronteira furada como a nossa (árvores são contrabandeadas) restringir armas legais só empodera criminosos.

  156. 349 Marco 16/12/2014 14:59

    Mais uma reportagem da série “tendenciosa e paga pelo governo com meu dinheiro”
    Mais uma midia comprada , mais mentiras , mais palhaçada …… provavel que foi paga essa materia com dinheiro desviado da petrobras …..

    • Fábio 17/12/2014 16:52

      exatamente isso !

  157. 348 Nubia 16/12/2014 14:58

    Estes dados da matéria são uma mentira, basta ver as notícias diárias de mortes, especialmente provocadas por assaltantes armados ilegalmente, em detrimento do acuado cidadão de bem que não tem o sagrado direito a se defender à altura da agressão. SOU A FAVOR DA REVOGAÇÃO DESSE ESTATUTO DO DESARMAMENTO E DA LIBERAÇÃO DO PORTE DE ARMA AO CIDADÃO DE BEM, QUE COMPROVAR IDONEIDADE PENAL E APTIDÃO TÉCNICA E PSICOLÓGICA!!!!

  158. 347 Roberto Petramali 16/12/2014 14:55

    É simples Os homicídios com armas de fogo diminuíram pois diminuiu a quantidade de armas >Agora são mortos por outro tipo de armas (brancas etc) Duvido que esses larápios fizessem um arrastão em 50 ou mais pessoas. A probabilidade é de que alguém estivesse armado. Eles não iam arriscar. Eu SOU A FAVOR DA POPULAÇÃO ARMADA.

  159. 346 José 16/12/2014 14:53

    Mais uma mídia vendida e mentirosa,manipulada por esse governo corrupto,números totalmente inventados por esse tal instituto “sou da paz” mas que na verdade é dos criminosos,mais arma na mão de homens corretos é uma sociedade mais segura em todos países isso já se provou ser uma verdade,o desarmamento não tem nada haver com segurança pública e sim com o controle da população através de um governo totalitário que esta sendo implantado no Brasil.

  160. 345 Israel Ziller 16/12/2014 14:52

    Com 56mil assassinatos por ano, quem acredita que o estatuto do desarmamento está funcionando? A ideologia de quem escreveu esse artigo está cegando a população

  161. 344 Luciano 16/12/2014 14:51

    É o CORNO querendo proibir o motel para evitar ser chifrudo.

    Levando em consideração este tipo de artigo pago pela industria do crime, deveríamos acabar com a venda de bebida alcoólica e também parar de vender motos, pois ambos matar anualmente muito mais do que as armas.

    Gostaria que fizessem um gráfico mostrando a explosão da violência desde que o estatuto foi criado, pq o homem de bem não possui armas. Mas bandidos andam naturalmente com armas para cima e para baixo como se fossem donos das grandes cidades.

    Por sinal, nos roubam até com armas de plastico vendidas a menos de 500 reais. afinal, sabem que nao vamos reagir a um assalto.

    Covardes

  162. 343 Priscila Gonçalves 16/12/2014 14:51

    Queria saber baseado em que estatística que chegaram a esse resultado?! Estatuto do desarmamento só serve pra bandido e pra corja do PT, enquanto a população de bem pagadora de impostos continua refém dentro de suas casas, sem segurança e com uma polícia que sinceramente, tenho dó!

  163. 342 OTÁRIO 16/12/2014 14:48

    Fora PT ! Aí Rodrigo de Almeida e Maria Caroline. Quero ver vocês fazerem uma reportagem depois de um ente queridos de vocês for assassinado por bandidos. Aí Pesão seu cretino, teu negócio é prestar contas com Cabral no fim do mês.

  164. 341 Germano borges 16/12/2014 14:47

    nao quer ter uma arma, nao as compre.
    eu tenho e quero ter mais ainda.
    exerça seu direito.sem interferir no meu.

  165. 340 Fabio 16/12/2014 14:46

    Olhem esta matéria da Veja:

    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/a-violencia-o-que-dizem-os-numeros-e-agrande-falacia-ou-o-que-o-ipea-e-a-viva-rio-querem-provar/

    Sendo que o Brasil continua a ser um dos campeões mundiais da violência e um dos países em que mais se mata no mundo.

  166. 339 Antonio Carlos 16/12/2014 14:45

    Quer dizer que os bandidos foram desarmados? Santa hipocrisia. Não sei como ainda tem gente que defende esta teoria.

  167. 338 Marcelo 16/12/2014 14:43

    Mas que reportagem sem-vergonha. Não vou nem me dar ao trabalho de contestar esses números fictícios “a la IBGE”. A lei criada pelos cabeças do Foro de SP foi contra o desejo da maioria gritante da população que votou ser CONTRA a proibição de venda de armas no Brasil através do referendo em 2005. Mídia vendida!

  168. 337 Paulo 16/12/2014 14:43

    Cadê o meu comentário, estão censurando, que vergunha.

  169. 336 Antonio Carlos 16/12/2014 14:43

    A própria população já expressou sua vontade ao votar contra o desarmamento e mesmo assim foi enganada pelo governo que praticamente tolheu as pessoas de bem do direito de adquirir uma arma de fogo através de uma burocracia gigantesca que obstrui o exercício de um direito do cidadão. Pessoas de bem com armas não cometem crimes, bandidos sim.

  170. 335 julio 16/12/2014 14:42

    Deveriam proibir também a venda de carros, motos e bebidas alcoolicas, pois estes 3 juntos matam quantas pessoas por ano? Só no transito já vi estatísticas que apontam mais de 50.000 mortes por ano, não é isso ?

  171. 334 Paulo 16/12/2014 14:41

    DÚVIDO, isto é noticia tipo de tablóide inglês, só porque tem grupos defendendo o direito de possuir armas vem com esta noticia forjada. É uma mentira. Esta mais do que provado, em tudo o mundo, onde se pode comprar armas o criminalidade diminui, é só pesquisar em organizações sérias e nao nesta poircaria que divulga dados sem valor cientifico ou estatistico. REPUDIO QUEM FAZ ISSO E QUEM PUBLICA TAMBÉM.

  172. 333 Paulo Machado 16/12/2014 14:41

    Vamos liberar a compra e o porte de armas aos cidadãos. Estes são os que realmente protegem a sociedade. Pela revogação do famigerado “estatuto” do desarmamento. Pelo direito à legítima defesa armada. Viva o projeto do ilustre Deputado Mendonça.

  173. 332 Silvio Roberto Cisotti 16/12/2014 14:40

    Sim vamos devolver ao cidadão de bem, o direito de defesa, e mais vamos ensinar como usar as armas e como se defender, claro gratuitamente, pela propria policia ou secretaria de segurança.

  174. 331 Flávio Paschoaletto 16/12/2014 14:39

    Só li esse pedaço do texto “Da cidade de Gainesville, na Flórida, EUA – país-símbolo da liberdade nas regras do porte de armas de fogo – o sociólogo Gláucio Soares envia”.
    O cara nos EUA vem querer falar de desarmamento no Brasil?

  175. 330 Araújo Neto - Praticante de IPSC 16/12/2014 14:38

    Infelizmente a mídia no Brasil não é livre e tem de se vender para manter… Prefiro acreditar que o editor escreve um artigo deste pela remuneração e tenho a certeza que não corresponde ao seu sentimento! QUANTAS DAS MORTES DESTE BRASIL ACOTECEM POR ARMAS REGISTRADAS? Não estamos pedindo o uso livre e sem fiscalização da arma de fogo e sim, que se libere com todo o procedimento legal, o direito ao cidadão de bem defender sua vida e a dos seus!

  176. 329 MARCOS R GUSMÃO 16/12/2014 14:38

    PQ VC NÃO ESCREVE TAMBÉM QUE O CRIANÇA ESPERANÇA FORNECE ANUALMENTE 1 MILHÃO DE REAIS PARA O VIVA RIO? PRA FAZER O QUE ? SAIBAM AMIGOS QUEW O DINHEIRO DOADO PARA O CRIANÇA ESPERANÇA É USADO PARA FINANCIAR ONGS PRO DESARMAMENTO. SE INFORMEM E SE JUNTEM AO O MVB( MOVIMENTO VIVA BRASIL)

    PELO DIREITO DE DEFESA

  177. 328 Antônio Carlos Dias. 16/12/2014 14:38

    Sou favor de que cada cidadão possua várias armas de fogo em sua residência para dar mais segurança a sua família o estado não faz isso.

  178. 327 WILSON ARAUJO 16/12/2014 14:38

    É pior do que parece tenho um amigo policial aqui no Rio de janeiro, Estava fora de serviço saindo de um banco quando presenciou um assalto a um idoso em sua frente, dois bandidos armados renderam o senhor que tinha saindo do banco, ele reagiu, pois estava armado matando Graças a Deus os dois, o pior vem agora ele foi levado para delegacia, porte de arma recolhido bem como sua arma de serviço e iria responder pela morte dos dois anjinhos, até aí normal o pior vem agora foi obrigado a tirar plantão na delegacia sem arma, pois enquanto estivesse rolando o processo seu porte e arma estavam suspensos.
    Quando o policial hoje vê uma ilegalidade e olha para o lado você começa a entender!!!

    • Alexandre 16/12/2014 16:32

      me desculpe, mas nao faz um mês e morreram 3 inocentes no centro do rio tentando reagir a assalto…1 policia a paisana na rua méxico reagiu levou bala morreu e os dois bandidos fugiram. 1 inocente na leopoldina depois de uma reação a assalto que nada a tinha a ver com ele. e Outro na lapa. A mesma coisa, reagiram a assalto e a bala do q reagiu matou o professor da uff na lapa…. nesse caso o bandido tava com faca…
      Ou seja, gostam de falar o q lhe convem pq o q tem de policia morto por reação não ta no gibi…se realmente arma garantisse segurança nao teriamos policiais executados.

      • GERSON DE FREITAS 17/12/2014 12:05

        Caro Alexandre….Vc tem ideia de como um policial é preparado para utilizar uma arma..? na ACADEPOL (academia de policia) ele treina exatamente 05 tiros com uma munição fraca e com uma arma obsoleta e caso ele queira treinar mais…tem que pagar pela munição e utilização dos equipamentos…então…até nossa policia está despreparada…porem existem clubes de tiro oficiais com capacidade tecnica para te treinar defesa pessoal armada, bem como te ensinar a agir no caso de uma tentativa de assalto ou invasão de sua residencia, se vc deve reagir ou não e quando tomar esta atitude, porem nos deixar a merce desses bandidos jamais, pois já estou cansado de ser feito de idiota por muleques com uma 45 na mão…te garanto …se eu tiver uma chance…os mando pro infgerno sem sentimento de culpa….me desculpe …mas é preciso enxergar os dois lados …abraço …Gerson

  179. 326 julio faria 16/12/2014 14:35

    A compra de arma deveria ser facultativa, compra quem quer. se o cidadão acha que deve comprar, que compre, o dinheiro é dele a vida é dele, se fizer besteira todo o rigor da lei em cima dele.
    Com a criação da LEI DO DESARMAMENTO, o cidadão comum teve que entregar a arma registrada, e a sem registro, sob pena de não o fazer e posterior ser pego com ela e ser preso no art. 10.
    E ai o cidadão de bem desarmado, vulnerável e indefeso contra a ofensiva marginal. É isso que eles querem deixar o povo a mercê de bandidos, sejam eles os marginais da lei ou eles mesmos os políticos. No fundo é o medo de uma guerra civil com o povo armado e revoltado.

  180. 325 Adauto fortes pereira filho 16/12/2014 14:35

    Foi a pior lei que fizeram como tantas outras, desarmaram o cidadão de bem que ficaram com medo; pergunta-se os criminosos entregaram armas, nenhum, cidadão brasileiros trabalhadores, chefe de familia e filhos, que foram mortos em assalto e invasão de residencias pelos bandidos desde esta lei, foram computadas, se não ultrapassar, vai chegar próximo, e que foi boa para o governo tem bandidos e corruptos.
    adauto.

  181. 324 MARCOS R GUSMÃO 16/12/2014 14:34

    MATÉRIA MEDIOCRE . VC DEVIA TER VERGONHA NA CARA. VAI LÁ JUSTIFICAR ESSA SUA TEORIA PRA MÃE PAI DE UMA FILHA ESTRUPADA DENTRO DE CASA INVADIDA POR MARGINAIS AONDE O PAI NÃO TINHA O DIREITO DE TER UMA ARMA PARA DEFENDE-LAS.

    VC É UM F….D…….P

    PEGA ESSA SUA M. E ………@#!&*$#@…

  182. 323 Alexandre 16/12/2014 14:33

    Familias sendo arrazadas por nevastos vagabundos , e dados divulgados de fontes duvidosas. O cidadão tem direito a legitima defesa , o que não pode e continuar o ABATE de seres humanos, que não tem respaldo do poder publico e não podem exercer o direito constitucional de legitima defesa, devido a esses congressistas que não respeitam a vontade popular manifestada através do plebiscito.

  183. 322 mario martins 16/12/2014 14:32

    Reportagenzinha imbecil, tendenciosa e mentirosa! Só se for bandido pra concordar com ela…

  184. 321 cm2004 16/12/2014 14:30

    Essa ideia de desarmamento so foi boa para os bandidos.
    Para eles é a certeza de que o cidadão esta desarmado.
    Me da um enjoo quando vejo alguns comentários de especialistas de segurança, do tipo:
    O cidadão, deve evitar sair com celular na mão.
    O cidadão deve evitar sair a noite.
    O cidadão deve evitar sair com relógio no braço.
    O cidadão deve evitar sair sozinho
    Entre outras tantas soluções fantásticas,,, me pergunto é para isso que pagamos impostos ???????

    Se o estado não tem competência para zelar pelos seus cidadãos tem que permitir que ele se proteja.
    Na minha opinião, o cidadão não tem so o direito de defender sua família, ele tem a obrigação de defender os seus.

  185. 320 wagner 16/12/2014 14:30

    já esta errado o projeto de lei não é 2722 e sim 3722 . hoje em dia todo mundo é especialista em segurança. vi em uma reportagem que perguntaram para o assassino porque voce atirou na pessoa, o mala respondeu se eu tivesse uma pedra eu a mataria a pedrada. li por completo o projeto de lei não vi facilidade para comprar arma, os custos são caros e sou contra o porte de arma , mas favoravel do cidadão de bem ter uma

  186. 319 MARCOS R GUSMÃO 16/12/2014 14:29

    CHEGA SER UMA PIADA ESSA MATÉRIA. MEDIOCRE É POUCO PARA DESCREVER OS FALSOS ARGUMENTOS A FAVOR DO DESARMAMENTO. PESQUISAS GRÁFICOS COM DADOS MASCARADOS OU QUE CERATMENTE NÃO PODEM DE FORMA ALGUMA SEREM RELACIONADOS AO DESARMAMENTO. MEU AMIGO COMO VC DEVE TER VISTO NOS COMENTÁRIOS PELO MENOS COM RELAÇÃO AO DIREITO DE DEFESA NÓS SOMOS BEM INFORMADOS . VÁ PREGAR ESSA SUA TEORIA ABUSURDA NA PUN TA KE BPARIIUU

  187. 318 WILSON ARAUJO 16/12/2014 14:29

    Realmente o desarmamento deu certo!
    Estamos apenas esperando os bandidos entregarem as ARMAS, feito que a população de bem já foi obrigada a entregar sua única possibilidade de defender sua casa e família ou virou bandido porque ficou fora da lei.
    Fui ao Paraguai em novembro e vc compra a arma que quiser.
    Os menores podem andar armados, assaltar, matar e etc…, porque temos outra pérola feita pelos nossos gestores e políticos que ele não podem ser presos, somente apreendidos.
    Estamos vivendo em um País em que o Estado está bagunçando a sociedade com Leis eleitoreiras e que desestruturam toda organização social criando aberrações como essas Leis.
    Estamos caminhando para outra Ditadura ou para outra coisa pior, quando a sociedade estiver completamente desestruturada pode surgir um movimento super radical como já aconteceu em outros Países ( Nazismo e Fascismo )

  188. 317 Antonio Couto 16/12/2014 14:22

    Na Europa devido a conflitos históricos as armas são passadas de avô para o neto que ensina como utiliza-la e mante-la, ou seja é objeto de família e é sabido que o homo-sapiens sempre respeita seu adversário em igualdade de força.
    Um bandido comete um delito porque sabe que tem a vantagem do poder de estar armado e que ninguém está em condição de impedi-lo.
    Se uma vizinha pedir socorro, como sair de noite de peito aberto ?
    Devemos sim é exigir um preparo rigoroso para o porte de arma, pois até a polícia carece do mesmo, mas jamais abrir mão do direito à defesa.

  189. 316 JOSÉ COUTINHO 16/12/2014 14:20

    O ESTATUTO DO DESARMAMENTO SÓ BENEFICIOU OS BADIDOS, PORQUE ELES SABEM QUE O POVO ESTÁ DESARMADO E ELES FAZEM O QUE QUEREM, ENTÃO DEIXE O POVO SE DEFENDER

  190. 315 Valdir Almeida 16/12/2014 14:19

    Tese furada! Tirar as armas legalizadas das mãos do cidadão de bem e deixa-las nas mãos dos bandidos não é a solução.
    Precisamos da revogação imediata do estatuto do desarmamento para que o cidadão de bem possa defender-se. A si próprio e a sua família. Pois o estado mostra-se cada vez mais ineficaz no seu papel de defesa do ciadão.

  191. 314 Antonio Tadeu Russo 16/12/2014 14:19

    Quem escreveu essa chamada já contabilizou o quanto de pessoas morreram no país afora nesses últimos 35 anos ? De toda jeito e maneira, morreram milhões.

  192. 313 WILSON ARAUJO 16/12/2014 14:17

    Realmente o desarmamento deu certo!
    Estamos apenas esperando os bandidos entregarem as ARMAS, feito que a população de bem já foi obrigada a entregar sua única possibilidade de defender sua casa e família ou virou bandido porque ficou fora da lei.
    Fui ao Paraguai em novembro e vc compra a arma que quiser.
    Os menores podem andar armados, assaltar, matar e etc…, porque temos outra pérola feita pelos nossos gestores e políticos que ele não podem ser presos, somente apreendidos.
    Estamos vivendo em um País em que o Estado está bagunçando a sociedade com Leis eleitoreiras e que desestruturam toda organização social criando aberrações como essas Leis.
    Estamos caminhando para outra Ditadura ou para outra coisa pior, quando a sociedade estiver completamente desestruturada pode surgir um movimento super radical como já aconteceu em outros Países ( Nazismo e Facismo )

  193. 312 Antonio Tadeu Russo 16/12/2014 14:16

    A chamada não reflete a verdade. Com advento da hipócrita democracia tudo o que for possível estar o Estado fazendo contra os Cidadãos, ele fará. Esse “Estatuto” roubou a possibilidade das pessoas se defenderem que sua segurança ficasse nas de terceiros. Sabem quem são esses terceiros ? Eu respondo a você. O próprio Estado e a marginalidade desenfreada que se instalou com um processo que nunca começou alcunhado de democracia. Se a imprensa que todo Cidadão é trouxa, está enganada. De passagem, esse “Estatuto” foi reprovado pela maioria da população. Um exemplo: A guerra da Secessão nos EUA’s, sem ela e a sociedade americana podendo andar armada, não existiria DEMOCRACIA, lá.

  194. 311 gilbertosilva 16/12/2014 14:16

    esquecerão as vitimas do sailson, que estavão todas desarmadas.

  195. 310 Jésse 16/12/2014 14:15

    Bandido não usa arma com registro comprada em lojas, usa arma ilegal oriunda do tráfico, ou que entrou pelas fronteiras, ou vezes de fontes que as não deveriam fornecer por serem responsáveis por proteger o cidadão. O sociólogo esta la nos states dai é fácil jogar areia no ventilador. Puxem mais além desses dados e estatísticas e apurem desses homicídios quantos foram executados com armas de procedência. Quem quer uma arma legal em casa é uma pessoa de consciência e responsabilidade que só procura se defender da bandidagem, AGORA ISSO NÃO PODE…. agora o ladrão vai numa cracolândia qualquer e compra um férro velho e duas pedras pira o cabeção e sai roubando, estuprando e matando por ahi na maior impunidade….ISSO PODE… supondo por exemplo… essas as pessoas que defendem essa tese do desarmamento o que fariam quando se deparassem com sua residência prestes a ser invadida por vagabundos, após sob sua presença seus pertences roubados e seus orifícios anais e genitais de todos seus familiares violados de forma inescrupulosa… a pessoa iria falar…”vocês me deem licença, podem continuar o estupro que eu vou ali na cozinha chamar a polícia… “kkkkk eles vem rapidinho…kkk

  196. 309 FABIO 16/12/2014 14:14

    ajudou a salvar o rabo de quem fez essa reportagem ou pesquisa. imbecil, hipócrita e cego.

    • Marco 16/12/2014 15:15

      Concordo com você plenamente, isso é manipulação jornalistica

    • MARCOS R GUSMÃO 16/12/2014 14:40

      APOIADO

    • samuel 16/12/2014 14:32

      Fabio você esta correto só errou em dizer que foi o rabo, creio que foi o CU deles.

  197. 308 marcos 16/12/2014 14:13

    Papo furado,o desarmamento serviu para tornar o povo cada vez mais fraco,desprotegido e fragilizado sem condições de reagir não só contra a violência como também contra um governo FDP.E esse é o principal foco inspirado nos nos governos facistas da Europa.D’onde nasceu tudo que não presta nesse mundo.

  198. 307 Vagno 16/12/2014 14:12

    Que mentida é essa??? e o aumento das mortes e o aumento dos roubos e o aumento dos crimes em geral????? Reportagem mentirosa!!!!!!!

  199. 306 Moisés 16/12/2014 14:10

    Faço dessas as milhas palavras para esta pesquisa.

    http://jovempan.uol.com.br/videos/noticias/politica/numero-de-policiais-mortos-no-brasil-e-alarmante-uma-afronta.html

  200. 305 FABIO 16/12/2014 14:08

    O estatudo do desarmamento só ajudou a salvar as vidas da bandidagem, pois, o cidadão honesto, trabalhador, continua na mira da vagabundagem. E esse bando, quadrilha de políticos vagabundos não fazem nada p/ melhorar essa situação, total inversão de valores, bandidos tem direitos humanos, auxilio reclusão, agora estão inventando uma tal de indenização p/ presidiário, que estão alegando maus tratos. Ora vai trabalhar vagabundos e esses advogados vagabundos também, aparecem na televisão defendendo essa corja de lixo. É o fim. Oh País de merda.

    • Augusto 16/12/2014 14:22

      Meus parabéns

  201. 304 FABIO 16/12/2014 14:07

    O estatudo do desarmamento só ajudou a salvar as vidas da bandidagem, pois, o cidadão honesto, trabalhador, continua na mira da vagabundagem. E esse bando, quadrilha de políticos vagabundos não fazem nada p/ melhorar essa situação, total inversão de valores, bandidos tem direitos humanos, auxilio reclusão, agora estão inventando uma tal de indenização p/ presidiário, que estão alegando sofrer maus tratos. Ora vão trabalhar seus vagabundos e esses advogados vagabundos também, aparecem na televisão defendendo essa corja de lixo. É o fim. Oh País de merda.

  202. 303 Everton 16/12/2014 14:01

    Piada né? Só pode ser piada!!! O desarmamento implantado CONTRA A VONTADE DO POVO em 2003, diminuiu a quantidade de armas na mão de gente honesta, aumentou as armas na mão de bandido, e aumentou significativamente a quantidade de homicídios. Se fosse verdade essa baboseira toda que o IG se vendeu humilhantemente para publicar, diminuindo a quantidade de armas era pra diminuir a quantidade de homicídios!

  203. 302 Eduardo 16/12/2014 13:58

    Pela Aprovação do Projeto de Lei 2722/12, de autoria do deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB-SC), que devolve à legalidade o porte de armas e facilita a aquisição de revólveres e afins. usem o face pra ajudar na aprovação!!!
    vai ser votada amanha 17/12/2014

  204. 301 Eduardo Leme 16/12/2014 13:56

    Vê como eles estão sem argumentos que já passa de 200 mensagens de não concordância da matéria aqui, e nenhuma replica deles, cade os argumentos consistentes, amparado em realidades e não em números que não se consegue comprovar nada, realidade esta nua e crua de quem anda na rua, ônibus, trens, metros ou em seus carros que não são brindados, sem seguranças particulares em suas casas….. gostaria de um detalhamento desta pesquisa, como se chegou a estes números, pois hoje chegamos ao cumulo de ouvir a policia orientar o cidadão a não sair com correntes de ouro, celular já cheguei a ouvir um policial sugerir que eu não devesse andar de moto na marginal por que os bandidos estão matando muito para roubar a moto, a dez ou quinze anos atras eu saia mais tranquilo de moto, carro, ônibus ou de a pé….. então eu pergunto era este simples dispositivos que a população tinha em adquirir uma arma, que era o principal foco da criminalidade que foi colocado na época…. por que da forma que o Instituto Sou da Paz colocou na ocasião é que se a população não tivesse mais esta autonomia de comprar arma a criminalidade cairia de forma supriendente…. ESTOU NOTANDO COMO DIMINUIU…..

  205. 300 Juliano 16/12/2014 13:56

    O desarmado é a pessoa de bem enquanto os bandidos tem armas que até a polícia desconhece. Os crimes só aumentam e o governo se deleita com os benefícios de não punir bandidos.

  206. 299 Wagner 16/12/2014 13:54

    Não colocaram meu comentário, porque? Porque essa pesquisa é mentirosa?

  207. 298 Wagner 16/12/2014 13:52

    Não colocaram meu comentário, porque? Porque essa pesquisa é mentirosa e chamo o governo de bandido?

    • Clever 16/12/2014 15:20

      O meu também não aparece, fica tranquilo que esta reportagem foi feita sob encomenda. Deverá cair, se ainda não caiu esta merda estatuto do desarmamento. As urnas mostraram que a população não quer isso, mas continuam mantendo este absurdo todo mesmo após serem massacrados com a opinião da maioria da população.

  208. 297 Ramos 16/12/2014 13:50

    O que mais me impressiona é o total desrespeito à vontade do povo. A questão sobre a venda ou não de armas já foi decidida (e aprovada) pelos cidadãos, quando da votação do referendo. O que não se pode é deixar na mão de meia dúzia o destino dos nossos interesses. Um país que se diz democrático deveria honrar a decisão de sua população, mesmo não seja a mais politicamente correta.

    • Newton 16/12/2014 14:07

      Algum cidadão foi consultado sobre o desejo de desarmamento, o discurso era de que; O indice de violência iria diminuir. Vejo que este gráfico falha com a verdade. Pois o aumento de morte de vitimas de bandido triplicou desde que esta lei forçada ao povo. Nem sequer posso me defender dentro de minha casa, corro o grande risco de eu ser preso ou minimo ser processado. PELO ESTADO que teria que me defender. Isso é medo de uma revolução civil contra esta barbárie que PT esta fazendo.

  209. 296 Fabiano 16/12/2014 13:50

    Por que não fizeram uma pesquisa, mais ampla, antes de publicar a matéria, procure os dados nas SSP de cada estados e com certeza terão os numero e os depoimentos de cada secretário sem “fake”, pois nos últimos meses tenho acompanhado a indignação por parte de oficiais e autoridades que afirmam outros dados e outras estatísticas. Convenhamos que se o estatuto do desarmamento tivesse dado certo teríamos a diminuição no numero de homicídios.
    Minha pergunta é a seguinte. Por que a sensação de insegurança de hoje é maior que a de 11 anos atrás?

  210. 295 DANIEL NERY BERNARDI 16/12/2014 13:39

    Sou advogado, só vi piorar a bandidagem após o estatuto, somo se percebe a maioria absoluta quer ter armas, pois o estatuto em nada resolveu,muito pelo contrario prejudicou os cidadãos de bem e beneficiou os bandidos, porém, o estado continua a pagar a mídia para inserir matérias pagas como está, acreditam que somos idiotas.

  211. 294 Wagner R. Braghin 16/12/2014 13:39

    Só se salvaram vidas de bandidos…hoje eles entram em nossas casas sem fazer nenhuma cerimonia porque sabem, que estamos desarmados e eles cada vez mais tem armas de grosso calibre. Sou e fui contra o desarmamento no Brasil, quero só saber se alguém que teve sua residencia invadida, seus bens roubados e sua filha estuprada, se alguém dos direitos humanos foi até lá para saber se precisavam de ajuda, nem que fosse psicológica….agora mate um bandido e você verá quantas pessoas dos direitos humanos e padres dando apoio a família do bandido e detonando a polícia…..País sem vergonha, dirigido por bandidos.

  212. 293 Victor 16/12/2014 13:36

    Dados recolhidos de fontes tendenciosas? Ok
    Metodologia tosca. Ok
    Imparcialidade e ideologia a favor do desamamento. Check também.

    Junte todos esses ingredientes e dá esse artigo. É brincadeira viu. E ainda vem com essa conversa velha de “bancada da bala”.

    Quem está a favor de derrubar essa lei ridícula é a população, a sociedade civil organizada.
    E mesmo que fosse a chamada “bancada da bala”. É melhor defender a indústria de armas ou a da droga, do crime, como já ficou comprovada a associação de líderes do narcotráfico à campanha a favor do desarmamento?

    Já está mais que provado, inclusive estudos da ONU http://www.unodc.org e pesquisas de Harvard http://rearme.com.br/estudo-de-harvard-comprova-que-legalizacao-das-armas-diminui-o-numero-de-homicidios/

    Oh dúvida cruel. Em quem acreditar? Num pseudo-pesquisador ideológico pago para dizer o que o governo quer, ou na ONU e em Harvard?

  213. 292 fabio 16/12/2014 13:35

    senhores criadores de “leis” ajuda- nos. porque não sei o que fazer para me defender do ladrão quem criou a lei tem a solução?

  214. 291 jorge 16/12/2014 13:32

    Da cidade de Gainesville, na Flórida, EUA-É fácil escrever de longe,se vivesse o dia a dia,dos inúmeros crimes que seriam evitados se os individuos estivessem,até a polícia está caindo.

  215. 290 carlos 16/12/2014 13:32

    Recomendo o texto O que o IPEA e a Viva Rio querem provar?. É só buscar na internet.

  216. 289 Emerson 16/12/2014 13:31

    Esqueceu de falar do MILHÕES que esta maldito estatuto matou porque não puderam se defender, dos BIILHÕES DE REIAS que foram roubados de pessoas desarmadas e dos MILHÕES DE BANDIDOS que surgiram porque sabem que vão ter vida fácil. Chega dessa palhaçada! ARMAMENTO PARA O CIDADÃO DE BEM JA!!!

  217. 288 JPaiva 16/12/2014 13:31

    E quantas mortes de inocentes mortos pelos a saltos por Bandos a mãos armada, não temos proteção e nem armas para nos proteger, os bandidos tem a certeza desta situação.

  218. 287 WILIAM 16/12/2014 13:30

    SABE O QUE É ENGRAÇADO QUE AQUI NÃO TEM UM DEPOIMENTO QUE VAI A FAVOR DESTA REPORTAGEM !!!!!
    PQ ESTES JORNALISTAS DE PLANTÃO ESTÃO DEFENDENDO ESSA PORCARIA QUE NÃO FUNCIONA ? SABE PQ ? ELES NÃO QUEREM CONSERTAR NADA QUE ESTÁ ERRADO ,AO CONTRARIO QUANTO MAIS POLEMICA CAUSAR MAIOR SERÁ O LUCRO COM A REPORTAGEM… POR ISSO QUE ESSE PAIS VAI CADA DIA SE FOD3R MAIS.
    ESSA MIDIA CAPITALISTA E IMPARCIAL SO FOD3 OS BRASILEIROS …
    BANDO DE KÚ …

  219. 286 luciano 16/12/2014 13:23

    Só tenho uma coisa para falar. O estado não me protege e nunca me protegeu . Tenho o direito constitucional de defender minha família e eu mesmo. Quem quiser compre uma arma, quem não quiser não compre. prendam bandidos e suas armas ilegais e não pessoas de bem e suas armas, que apenas são indefesas pelo sistema POLITICO E DE SEGURANÇA caótico e corrupto desse pais.

  220. 285 wiliam 16/12/2014 13:23

    Essa lei do desarmamento já provou que não funciona … O estado não educa seu povo , e o povo hoje tb é vitima de um sistema de segurança publica falida, que não trabalha em favor da população de baixa renda …hoje o que vemos é simplesmente um deliquente de menor que faz uso da arma para matar e é encoberto por uma lei imbecil que dá direito aos deliquentes … O cidadão está a mercê das autoridades e dos bandidos …Sou contra o desarmamento …Aposto que vai aparecer alguns inbecis me criticando … Eu tb era um desses imbecis, até quando fui vitima desses deliquente …Cada cidadão tem que ter o direito a ter uma arma de fogo e de preferencia carregada até os dentes para ver se esse sistema podre fique limpo…. SOU CONTRA ESSA TAL DE LEI DO DESARMAMENTO …

  221. 284 LUIS 16/12/2014 13:20

    TUDO BALELA, SE O POVO ESTIVESSE ARMADO, PODERIA TER MAIS CHANCES DE DEFESA, ME SINTO ENGAIOLADO DENTRO DE CASA E COM MEDO SEMPRE QUE ESCUTO ALGUM BARULHO DO LADO DE FORA, POIS NÃO TENHO PRA ONDE CORRER, E NEM COMO ME DEFENDER, GOSTARIA DE SABER SE OS GOVERNANTES ANDAM SEM ARMAS OU SEGURANÇA ARMADA!!!!!!! PALHAÇADA.

  222. 283 AIRTON 16/12/2014 13:20

    Se esses palhaços não querem ter arma, que não tenham, e fiquem à mercê dessa segurança pública falida.
    O que não dá pra engolir é tirarem o direito do brasileiro de tê-las regularmente e ao direito a Legítima Defesa, direito este que é Constitucional.
    Quero ver o que eles fariam se suas casas fossem invadidas por marginais estupradores, o que eles fariam.

  223. 282 Edgard Oliveira 16/12/2014 13:18

    Esse estatuto foi muito eficaz em desarmar o Cidadão de bem, e os bandidos?

    Peçam para eles entregarem suas armas, aderindo a campanha do desarmamento.

    As casas legislativas, judiciárias e executivas, bem como seus integrantes, têm proteção armada, porquê cercear o direito do cidadão de bem proteger?

    • Mauricio 16/12/2014 13:22

      Sim 11 mil vidas de bandidos.

  224. 281 Eduardo Leme 16/12/2014 13:15

    Engraçado a mídia devia dar uma olhada nesta reportagem e analisar os comentários, não teve nenhum comentário a favor da matéria, eu sou contra o desarmamento sou a favor sim de um controle mais criterioso para a compra e porte de arma o que não existia antes mais proibi ou dificultar como fizeram não, eu mesmo na época mandeia vários questionamentos a este Instituto Sou da Paz e não obtive nenhuma resposta uma das perguntas feita foi “COMO PODE QUERER COLOCAR A CULPA NO ARMAMENTO QUE A POPULAÇÃO NA ÉPOCA PODERIA COMPRAR QUE ERA NO MAXIMO UM CALIBRE 38 OU UMA 765, SE OS BANDIDOS ESTAVAM ANDANDO DE PONTO 40 E AR 15, ARMAS ESTAS QUE NÃO SÃO VENDIDAS?”, esta foi uma das perguntas que mais fiz e não tive nenhuma resposta deste instituto cheguei mandar e-mail direto ao presidente desta ong e nada nenhuma resposta, isso me fez ter a certeza que esta bandeira levantada principalmente por este instituto só era para servir a outros interesses que não o de resguardar vidas e sim de deixar o povo mais manipulável, pois não precisa ser nenhum especialista para ver que hoje morre muito mais gente do que antes, hoje é muito difícil você comprar uma arma é quase impossível e a principal bandeira levantada na época por este Instituto Sou da Paz é que estas armas compradas legalmente pela população ia parar nas mãos de bandidos….AGORA EU PERGUNTO E POR QUE NÃO DIMINUIU ESTAS ARMAS QUE ESTÃO NAS MÃOS DOS BANDIDOS, PELO CONTRARIO AUMENTOU E MUITO, QUALQUER BANDIDINHO TEM UMA PISTOLA NA MÃO??? será que o Instituto Sou da Paz consegue responder?? Por que ná época vocês colocavam a culpa nas armas compradas legalmente!!!! este era o principal argumento de vocês!!!. Por isso eu afirmo se antes eu tinha duvida quanto qual era o verdadeiro interesse desta Ong hoje eu tenho certeza que é a de deixar a população mais veraneável e manipulável para outras ações que sabe lá de quem será, para se um dia houver alguma revolta esta será mais facil de conter.

  225. 280 pipo 16/12/2014 13:15

    ajudou a salvar 121 mil vidas de quem? Só se for de bandidos, porque o cidadão de bem foi desarmado!

  226. 279 Alexandre 16/12/2014 13:14

    Só tenho uma colocação à fazer, o Sociólogo “Especialista em segurança”, mora no Brasil, pois, se não me engano enviou da Flórida – EUA, sua tese? Me poupe sr., pois trabalho com segurança privada há 20 anos e nenhum de meus companheiros de trabalho foi morto por cidadão com arma legalizada e sim, em sua maioria, por armas de uso restrito e infelizmente não foram poucos. Somente quem está à merce destes vagabundos que nossas leis beneficiam, sabe o que é o medo do dia a dia, pois nos sentimos como cordeiros esperando o abate nas mãos de criminosos.Não falo apenas pelos profissionais de segurança, seja pública ou privada, que perderam suas vidas por conta de idealistas equivocados que criam leis ineficientes que beneficiam apenas aqueles que estão às margens da sociedade. Parem com esta hipocrisia de maquiar a realidade com dados que não condizem com a realidade. Esta matemática que vocês, que se dizem “especialistas e estudiosos, utilizam não é exata, a conta não fecha. Hoje bandido faz o que faz, porque sabe que não encontrará resistência alguma. E para aquelas pessoas que não querem andar armados que continuem desarmados, daí a tirar o direito de quem quer se armar para, ao menos ter uma chance de defender a sí e sua família é demais. Nunca fui e nunca serei favorável à leis que ferem direitos de cidadãos de bem.

  227. 278 EDGARD OLIVEIRA 16/12/2014 13:12

    Este estatuto foi muito hábil em desarmar o cidadão de bem, já os bandido…

    Tem outra:

    As casas legislativas, bem como seus integrantes têm proteção armada, porquê cercear esse direio ao cidadão de bem?

  228. 277 Tercio 16/12/2014 13:12

    Comunistas safados, ñ respeitam a vontade do povo brasileiro, ganhamos o direito de poder ter armas p/ nos defender e ñ sermos apenas alvos fáceis p/ bandidos que mesmo c/ essa porcaria de Estatuto usam fuzis, armas de guerra e as autoridades competentes não conseguem inibir.

  229. 276 AIRTON 16/12/2014 13:11

    MENTIRA!!!
    Esse malfadado estatuto desarmou o homem de bem!

  230. 275 Neylon Adriano 16/12/2014 13:11

    É uma hipocrisia sem fim. Por acaso os senhores veem algum bandido comprar arma em loja?
    Por causa deste, que a bandidagem esta do jeito de esta, sabem que cidadãos de bem, não irão infligir a lei, e ter uma arma comprada no cambio negro.

  231. 274 LUIS ANTONIO CALAIS 16/12/2014 13:10

    FALTA UMA VERDADE: DESARMARAM AS PESSOAS ÍNTEGRAS E BOAS, DEIXANDO BANDIDOS ARMADOS, LOGO ELES ESTÃO MATANDO AS PESSOAS DESARMADAS, INTEGRAS E BOAS. TEMOS QUE NOS ARMAR PRA MATAR ALGUNS BANDIDOS ARMADOS ANTES QUE NOS MATEM A TODOS E SE DEFENDENDO, ESTARÃO MORRENDO MENOS PESSOAS ÍNTEGRAS E BOAS POR INIBIR MAIS OS BANDIDOS E POR PODER SE DEFENDER. ESTAMOS MERCÊ DE UMA POLÍCIA INAPTA, LENTA E DESMOTIVADA; EM CONDIÇÕES TOTALMENTE DESIGUAL

  232. 273 waldeci 16/12/2014 13:10

    Deveria ser o estatuto do desarmamento dos marginais que continuam com suas armas e cada vez mais potente, só retirou as armas dos cidadãos que tinham ao menos uma pistola pra se defender desses mesmos marginais, deveria sim ser obrigado ter a arma registrada e fazer um curso com prova.

  233. 272 luciano 16/12/2014 13:09

    Pesquisa e gráfico mentiroso. Como sempre o brasil prega a propaganda de Josef Goebbels ( onde um mentira colocada como verdade varias vezes acaba se tornando verdade ) Isso sempre foi feito nesse governo Podre do PT e seu marginais. Ninguém mais anda de carro, moto, avião , não usem mais facas etc. Tudo pode matar. Balela, o que querem é deixar o povo indefeso, para que em uma revolta não tenhamos forças iguais de combater os opressores e marginais.

  234. 271 maureci senra 16/12/2014 13:06

    os números e estatísticas não condizem com a realidade a maioria dos que são contra andam armados ou pagam segurança o resto da população estão sendo abatida sem poder se defender nos comparam com outros países onde a policia funciona aqui a politica de segurança publica é uma piada não tem punição para bandidos tudo funciona na base da propina a própria policia esta estourando caixa eletrônico ou passando pano para os bandidos em troca de porcentagem a unica coisa que foi preservada com esse estatuto foi a vida dos bandidos.

  235. 270 Raphael 16/12/2014 13:05

    ABSURDO ESTA MATÉRIA!!!!VERGONHA!!!!

    • AIRTON 16/12/2014 13:16

      TÔ CONTIGO…

  236. 269 Jose Ricardo Vasconcellos 16/12/2014 13:04

    É facultado á qualquer jornalista manifestar sua opinião sobre um tema,mas o que lemos é a imposição de pensamento do mesmo , como se fosse a verdade absoluta,sem a contrapartida de opiniões da chamada bancada da bala,é triste como o jornalismo hoje se traduz em pessoas despreparadas,claramente tendenciosas, e o que é pior : mantendo-se como o quarto poder(este não eleito,logo ilegal e imoral!)

  237. 268 ladislau pinto 16/12/2014 13:04

    O Governo deve entender que o cidadão não é bobo, na consulta feita sob o desarmamento o Governo perdeu, mas acabou criando um verdadeiro labirinto nessa Lei que ficou bom para ele.
    Um dos pilares da democracia é “com o povo”. Como pode ser “com o povo” se esse direito do povo lhe é cerceado. Se uma indústria produz legalmente um bem, ela tem o direito de vende-lo a quem interessa adquirir. A estatística é um ramo da ciência exata, mas ela não é, portanto essa estatística encomendada pelo Governo só tem valor para Ele. Se B não quer ter uma arma é o direito dele, respeite, mas se C quer ter uma arma é o direito dele, respeite também.

  238. 267 João Vieira de Aguiar 16/12/2014 13:03

    O nº de homicídios diminuiu após a ridícula lei pois as estatísticas foram disfarçadas (ex. corpo encontrado com diversos tiros deixou – a muito – de ser homicídio para ser encontro de cadáver nas estatísticas oficiais). Quando se quer passar uma ideia errada para leigos, o principal argumento são as “comprovações científicas (com resultados vendidos é claro!). Como pode falar do transporte público quem não anda de ônibus? Com o armamento é a mesma coisa. Os bandidos estão cada vez mais armados e a polícia, mesmo com boa vontade, só chega na maioria dos casos, ao local, para fazer o BO. Como ficará, se esta lei não for mudada, a situação de quem mora na rural do Brasil???? E o plebiscito ????

  239. 266 Andrés Font Caballé 16/12/2014 13:02

    É uma lastima que quem escreveu esta matéria, consiga um diploma de jornalismo, e ainda pior, publicar uma matéria destas, num veículo tão penetrativo. Em vez de armas para cidadãos honestos, vamos proibir diplomas para “focas” incapazes, com certeza apadrinhados por políticos petralhas, que nem sabem avaliar uma matéria, nem fazer contas de porcentagem, para ver quão enganosa e tendenciosa é a matéria. É uma materia enganosa que só beneficia os bandidos. O pcc, também compra pseudo jornalistas? Em tempo, concordo com todos os comentários já realizados, e sempre tive porte, e portei arma, direito este que nunca me causou nenhum problema, até vê-lo cassado por um partido cheio de bandidos…

  240. 265 claudio dos santos silva 16/12/2014 13:01

    É lamentável, que pessoas ainda acreditem nesses levantamentos fajutos, nessas pesquisas que foram salvos tantos e tantos da morte. Caras de paus vocês que fizeram isso para enganar os incautos. Só os incautos, pois os espertos não. Ora meus amigos, a maior causa das mortes no Brasil, são: acidentes de automóveis aí incluídos as motos e bicicletas. Cigarros, drogas, e outros. Falta de atendimento médico pelos sistemas de saúde, pois a roubalheira é tão grande, que não sobra dinheiro para investir no sistema de saúde. Deixem de ser hipócritas e contestem essas afirmações aí colocadas. Sou a favor da liberação da venda de armas para as pessoas de bem. Pergunto a vocês, se fizeram um levantamento sério de quantas asrmas registradas existem no Brasil? Pois bem, se esse governo que aí está liberar a venda de armas para as pessoas de bem, isso só será possível, para as pessoas que tenham um bom cadastro, livres de qualquer crime que as impeçam de possuir uma arma, lógico, dentra da lei. Aí sim haverá a possibilidade de se controlar o número de armas registradas legalmente, com nome e RG de seu dono. Qualquer problema que houver com armamento, o registro será consultado e aí saberemos quem é o dono da arma e o motivo do problema. Isso sim será possível. Chega de babaquices aí.Parem com essa enganação desses gráficos. Façam gráficos dos problemas que ocorrem com a morte de pessoas que morrem de fome, que não teem saneamento básico e aí sim poderemos ter um levantamento digno e confiável da causa das mortes. Estou aguardando para comprar a minha arma, como milhares de brasileiros dignos.

  241. 264 Silvio Florio 16/12/2014 13:00

    MENTIRA DESLAVADA! Reportagem mentirosa, tendenciosa, burra. Somente esses esquerdopatas que ficam mamando das tetas do governo professam isso. Hoje, conversei com uma professora reconhecidamente com tendências de esquerda e essas palavras foram dela. Parasitas e puxa sacos. querem que chegue aonde, Quando estivermos em uma guerra civil, como vai ser? E não se enganem o cidadão está se armando da mesma forma que o criminoso ILEGALMENTE. Só queremos a legalidade.

  242. 263 valter ponciano novaes 16/12/2014 13:00

    voceis tem que respeitar a maioria querem ter arma, voceis querem tirar da população as armas e os bandidos armados, isso e coisa do pt por isso tem que acabar com o pt.

  243. 262 Ricardo 16/12/2014 13:00

    Isso é a mais pura demonstração de uma matéria unilateral e desprovida de cunho jornalístico! Uma vergonha vela postado neste página, desta forma! Acreditava que o IG, fosse mais seletivo e cuidadoso com as matérias vinculadas!! LAMENTÁVEL!!

  244. 261 padrinácio 16/12/2014 12:58

    Só se foi 121 mil bandidos!!!

  245. 260 andre luiz 16/12/2014 12:58

    56 mil assassinatos em um ano e vem alguém dizer em um estudo que o estatuto do desarmamento salvou mais de cem mil vidas! só se foi as vidas dos políticos e e seus familiares da classe A, porque o resto da sociedade sangra todos os dias.

  246. 259 Everton 16/12/2014 12:57

    A população já expressou a sua vontade em 2005 no referendo, nós dissemos NÃO ao desarmamento do cidadão de bem, porém como a vontade do Governo com viés comuna perdeu, a Polícia Federal se encarregou de manter a VONTADE do GOVERNO, impondo um monte de burocracia e de custos para o cidadão que deseja ter uma arma legalmente, mas para o bandido ´´e tudo mais fácil é só ir numa dessas feiras do rolo e já sai armado, não tem burocracia nem custos extras e a arma ainda é mais barata. Só no Brazil mesmo…

  247. 258 Sandro 16/12/2014 12:56

    AS ARMAS DIMINUÍRAM, MAS ENQUANTO A CRIMINALIDADE???

  248. 257 Marcelo 16/12/2014 12:53

    Não concordo com os contrários ao desarmamento – foi desarmado sim o cidadão de bem, deixando nas mãos dos ladrões o privilégio de ter armas, a segurança pública no Brasil não funciona e os órgãos competentes, não dão segurança a ninguém, fica tudo na mão do cidadão, que com arams em punho terá o direito de se defender……

  249. 256 Sergio Minatti 16/12/2014 12:52

    Se tivessem desarmado os bandidos, teríamos evitado pelo menos 550 mil mortes nesses onze anos, mas os “gênios” só desarmaram a população honesta que tem o legítimo direito a auto defesa.

  250. 255 Fritz Kurt 16/12/2014 12:50

    Pesquisa no minimo tendenciosa, todos temos o direito de nos defender, já que o Estado se mostra cada vez mais incapaz de faze-lo. Ou será que o medo do Estado é ter um povo que possa se defender? inclusive contra Ele.

  251. 254 LEONARDO LOPES 16/12/2014 12:48

    “fizeram as contas e chegaram a um dado surpreendente: 121 mil vidas foram preservadas pela lei criada 11 anos atrás” …é verdade 121 mil bandidos se salvaram.

  252. 253 Jose Carlos 16/12/2014 12:47

    Matéria enviesada, idológicamente financiada e sem nenhuma base científica ou ao menos empírica sobre o tema, mas enfim, falar besteiras todos tem direito… Mas pra não ficar rebatendo tantos argumentos de uma matéria que claramente é enviesada, só pergunto ao repórter se os mais de 60% da população brasileira que disseram não a proibição de comércio de armas no Brasil também fazem parte da “bancada da bala”. Se duvida que a população brasileira pense diferente de você e da minoria que representa coloque uma enquete em destaque no portal sobre o que as pessoas pensam sobre voltar a ter direito a portar armas e verá o quão enganado está.

  253. 252 jorge nader 16/12/2014 12:45

    contesto esses dados veementes, um ladrão ou que seja um assassino, quando vai entrar em uma casa, sabe que de acordo com a lei, que ele está armado, sabe que está indo para o tudo ou nada, sabe que o dono da casa , sua esposa e filhos só contam com uma faca de cozinha, mas só a usarão em último caso, pois são pessoas de bem desprotegidas.
    o mesmo ladrão conta isso hoje quando vai assaltar uma pessoa de bem, que compra uma bela motocicleta sonho de criança, para sair aos fins de semana, esse mesmo motociclistas sabe que quando entra em sao paulo, pode estar sendo caçado por dois ou mais bandidos de moto.
    o dia em que os filhos e famílias dos que fazem esse tipo de leis sofrerem na carne , pois depois que os bandidos virem que depois de assaltarem e matarem pessoas comuns , irão atrás de peixes maiores.
    ai sim criarão leis para que todos possam se defender, visto que poucos tem acesso ao bom trabalho da polícia que prende e a justiça manda soltar , para fazerem uma saídinha.

  254. 251 Everton 16/12/2014 12:43

    A população não quer saber de estastísticas duvidosas, de opinião de pseudo especialistas, nem de ONGs que defendem tanto criminosos. Nós queremos que a vontade da maioria seja respeitada. No referendo de 2005, a maioria decidiu pela não proibição da venda de armas, mas como a vontade do Governo não prevaleceu, a PF foi orientada para barrar o acesso do cidadão de bem ao seu legítimo direito de autodefesa, uma VERGONHA.

  255. 250 Joseman 16/12/2014 12:43

    Contudo, pelos índices de homicídio diviulgados essa semana, o Brasil é o país com mais homicídios no mundo (80.000 por ano).
    Por essa média, nos últimos 11 anos, morreram 880.000 pessoas.
    Parabéns ao estatuto do desarmamento! Na sua vigência tivemos mais homicídios que em Israel, Rússia e vários países da África em guerra civil constante.
    Genial esse estatuto. Geniais os Petistas dese site que fazem propaganda dessa porcaria em matérias parciais.

  256. 249 Felipe 16/12/2014 12:43

    Respeitem a vontade da maioria do povo e seu direito de se defender desse massacre civil em que vivemos! Falam de democracia e participação popular e querem desrespeitar a vontade do povo! Vergonha!

  257. 248 Demitrius 16/12/2014 12:42

    As armas foram tirada das mãos dos cidadães de bem e continuam na mão dos vagabundos. Como tudo nesse país, fazem uma campanha gigantesca mostrando só o lado ruim e vão enfiando na cabeça do povo, fazendo propagandas até fazerem as pessoas mudarem de ideia, igual eles fazem com a política, mas em uma eleição são vários candidatos, já com relação ao desarmamento era o a favor e o contra e todas as campanhas faziam a cabeça do povo a deixar a arma de lado e se desarmar. Esse foi um erro gigante, pois antes quando um ladrão ia assaltar seu comércio, sua casa, seu carro ele não sabia se lá dentro você tinha uma arma para enfrenta-lo, mas hoje ele tem 98% de certeza que você não irá conseguir reagir. As armas continuam nas mãos de traficantes, enquanto você tinha um 38, 32, 765 eles já tinham AR15, lurdinha, AK47. Hoje é diferente você tem faca de pão e eles granadas, dinamites, ponto 40, ponto 50, artilharia ante aérea. EU SOU A FAVOR DO CIDADÃO DE BEM TER SUA ARMA. Direitos humanos para os humanos direitos.

  258. 247 Eliana 16/12/2014 12:41

    Claro, tirou dos cidadãos e deixou só nas mãos do bandidos!!!!!!!!!!!!

  259. 246 Emílio 16/12/2014 12:39

    Depois que o PT ascendeu-se ao poder e instituiu a mediocridade como padrão para todas as práticas, ofício e cargo, qualquer um se acha apto a dar opiniões técnicas sobre assuntos que desconhece. Esse artigo é lamentavelmente pobre de lógica e razão! Que DEUS nos livre da mediocridade que nos abate!

    • Marcello Castellani 16/12/2014 13:12

      Excelente comentário, Emílio. É isso aí e mais um pouco. O PT é sinônimo de corrupção e mau-caratismo.

  260. 245 kyrered 16/12/2014 12:38

    Essa é a maior prova de como o brasileiro é enganado todos os dias!
    As vidas salvas pelo DESARMAMENTO são as vidas dos bandidos, quer seja, adultos ou adolescentes. Todos os brasileiros foram enganados, acreditando que cairia a criminalidade e que tornariam a sociedade mais segura. Eu acredito que político é o pior Ladrão, por isso, eles fazem Leis para garantir a sua segurança, pois, essa Falsa Democracia( com o PT e PSDB no poder, estamos vivendo uma Ditadura disfarçada) o cidadão trabalhador e honesto é: Morto, Mutilado, Violentado, Roubado, Torturado e sem qualquer remorso do ladrão, que sabe que sua vítima esta indefesa e, mesmo que o ladrão seja preso, JAMAIS TERÁ A OBRIGAÇÃO DE INDENIZAR AS VÍTIMAS e ainda vai ganhar salário do Estado e União, as custas do imposto cobrado dos trabalhadores honestos. Mas, o povo é “GADO”, não reagem para obrigar os políticos a mudarem as Leis. As eleições que poderiam ter mudado o curso da história, elegem os mesmos políticos(ou será que as urnas estavam batizadas???), mesmo vendo os escândalos da corrupção, o descaso com as necessidades públicas primordiais, Educação, Saúde, Segurança, Transporte e Qualidade de Vida. Eles desarmaram o povo, para que não houvesse uma Revolução de Verdade e mudássemos o destino do Brasil. O desarmamento é uma farsa, assim como o Estatuto da Criança, do Idoso, da Mulher e outras leis que são bonitas no papel. Em minha opinião quando o bandido é preso, ele deveria trabalhar quebrando pedras, com uma bola de ferro no pé, e o dinheiro deveria ser dado as Vítimas que ele fez. Mas, isso é o Brasil que as Redes Sociais criaram, onde o certo é o Errado e o errado é o Certo!
    O Brasil paga os maiores Tributos em Impostos que servem para garantir a mordomia e segurança dos políticos. Vamos ser realistas, essa lei do desarmamento é para facilitar a Vida dos bandidos do nosso Estado. Duvido que haveria tantos roubos, ou morte de inocentes, se os bandos soubessem que o Cidadão estava armado. deveria haver uma Lei onde se o ladrão fosse roubar e a Vítima matasse ele, a família do bandido teria que indenizar a Vítima! Será que ainda teria tantos bandidos na rua????

  261. 244 ednaldobacelar@hotmail.com 16/12/2014 12:37

    estatistica furada, sou da paz nao revela a verdade!!!

  262. 243 Luiz Alves 16/12/2014 12:36

    Não é por nada não, mas essa coluna foi escrita com a mão esquerda né… Acham que enganam a quem defensores de bandidos? Isso é desculpa pra desarmar a população de bem e garantir o “descanso do patrão” ( Governo do PT ) como diria Renato Russo….

  263. 242 Junior 16/12/2014 12:36

    Para matar por motivo banal basta uma faca. E a justificativa para tirar a arma das mãos de cidadão foram os crimes banais e não roubos. A bandidagem agradece!!!!!

  264. 241 RONALDO 16/12/2014 12:35

    ESTE ESTUDO ESTÁ FURADO! VEJA BEM, DESTA MAIORIA QUE SE SALVARAM PELO ESTATUTO, SÃO BANDIDOS, E MAIORIA QUE MORRERAM SÃO INOCENTES, MORTOS POR BANDIDOS EM ASSALTOS ETC.

    • CALAIS 16/12/2014 13:08

      EXATAMENTE: DESARMARAM AS PESSOAS ÍNTEGRAS E BOAS, DEIXANDO BANDIDOS ARMADOS, LOGO ELES ESTÃO MATANDO AS PESSOAS DESARMADAS, INTEGRAS E BOAS. TEMOS QUE NOS ARMAR PRA MATAR ALGUNS BANDIDOS ARMADOS ANTES QUE NOS MATEM A TODOS E SE DEFENDENDO, ESTARÃO MORRENDO MENOS PESSOAS ÍNTEGRAS E BOAS POR INIBIR MAIS OS BANDIDOS E POR PODER SE DEFENDER. ESTAMOS MERCÊ DE UMA POLÍCIA INAPTA, LENTA E DESMOTIVADA; EM CONDIÇÕES TOTALMENTE DESIGUAL

    • Otavio 16/12/2014 12:58

      ESTA CORRETO RONALDO… SALVARAM MESMO VIDAS COM O DESARMAMENTO MAS SOMENTE AS VIDAS DOS BANDIDOS…
      BASTA OLHAR OS MORROS, OS REDUTOS DOS TRAFICANTES COM ARMAS MILITARES LOCAIS ONDE A POLICIA A VAI ACREDITANDO QUE ENTRAM…
      TEMOS PROGRAMAS DE RECUPERAÇÃO DE BANDIDOS ONDE SÃO GASTOS VALORES ABSURDOS NA JUSTIFICATIVA DE ENQUADRAR OS MESMOS PARA A SOCIEDADE, MAS É SÓ ELES SAIR DESSES LOCAIS E VOLTAR AO CRIME.
      ARMA NA MÃO SOMENTE DOS BANDIDOS…

    • Amauri 16/12/2014 12:53

      Perfeito!!!

  265. 240 Madureira 16/12/2014 12:35

    Pior do que a estatística, é o Sr. Rodrigo de Almeida, com esse perfil de ” conhecedor profundo” das mazelas cotidianas desse país desmoralizado até os ossos, tenta empurrar essa matéria como se fossemos todos analfabetos morais, que não sabe fazer distinção do certo e do errado e tenhamos que compactuar com tudo que nos empurram diariamente na tentativa de justificar falcatruas e fracassos, que as nossas autoridades “cubanas” fazem questão de se superar a cada minuto.

  266. 239 Reinaldo 16/12/2014 12:32

    E 121 mil bandido vivo,matando quem trabalha.sem chançe de defesa .

  267. 238 Rafael 16/12/2014 12:28

    Engrassado o Brasil é o país mais perigoso do mundo e não tenho direito a defesa .Maldito estatuto

  268. 237 dantas 16/12/2014 12:27

    Que mentira a única coisa que vcs fizeram foi tirá a arma que o pai de família tinha para se defender e deixaram os bandidos todos armados assaltando e matando os pai de família como pode divulgar uma mentira dessa,ninguém está contente com esse tal desarmamento,os marginais continua armado até os dente…

  269. 236 alexandre mendes 16/12/2014 12:24

    E´UMA GRANDE FALÁCIA ESSA AFIRMAÇAO MENTIROSA QUE SÓ PODE SER COISA DE BIDU DOIDIVANAS E POR UMA SIMPLES RAZAO , OS EUA , MESMO COM UM NÚMERO ABSURDO DE ARMAS ( GARANTIA CONSTITUCIONAL CONTRA GOVERNOS AUTORITARIOS COMO O NOSSO ) TEM CERCA D E 10% DE NOSSSA CRIMINALIDADE

  270. 235 Carlos 16/12/2014 12:24

    É ofensivo chamar quem tem opinião contrária ao estatuto de bancada da bala. Ninguém chama os parlamentares que são a favor do desarmamento de bancada da vagabundagem.
    Os deputados e senadores que questionam o Estatuto, e eles estão lá para isso, representam o pensamento de milhões de brasileiros que votaram contra a proibição no pleibiscito de 2006.

    • Otavio 16/12/2014 13:07

      SE ALGUM PROJETO É PARA BENEFICIAR O POVO OU ATENDER A VONTADE DO POVO… ENTÃO ALGUNS SE ACHAM NA CONDIÇÃO DE PARA MANTER A CAMBADA DE LADRÕES LIVRES E BEM ARMADOS NO CONTROLE DE TODAS AS CIDADES, (É ISSO MESMO QUEM ESTA NO CONTROLE SÃO OS BANDIDOS TRAFICANTES MUITO BEM ARMADOS) POLICIA? ORAS ONDE ESTÃO QUANDO SÃO CHAMADOS? MAS CATA UM BANDIDO E COMEÇA E DESCER O PAU NELE QUE LOGO CHEGA UMA DUZIA DE VIATURAS…
      QUE SEJA BANCADA DA BALA ENTÃO NÃO TEM PROBLEMA MAS VAMOS ANOTAR OS NOMES DAS PESSOINHAS NOJENTAS QUE NÃO ANDAM A NOITE SEM ESCOLTA E DIVULGAR A LISTA CONSTANTEMENTE…

  271. 234 paulo 16/12/2014 12:21

    Só mesmo um idiota sem noção para acreditar que desarmando o cidadão honesto, diminuiu o número de mortes. O que pode ter acontecido, é ter morrido menos bandidos, pois agora somente eles estão armados. Entre as pessoas honestas, sem dúvida o percentual de morte cresceu.

  272. 233 Ricardo Arcova 16/12/2014 12:20

    ISSO É UMA MENTIRA!!!!! os crimes aumentaram 346%!!!!!!! desde 2003.
    quem publica uma matéria desta deveria pensar na ética em primeiro lugar, não no que o governo mandam escrever, isso é censura de imprensa!!!!
    NÃO ACREDITEM NESSA ESTATÍSTICA, PELO AMOR DE DEUS!!!!

  273. 232 Paulo Vasconcelos 16/12/2014 12:19

    Vergonha para vocês, que estão mentindo descaradamente para a população e não estão respeitando os resultados do referendo. A classe politica brasileira não merece nenhuma credibilidade. A continuar como vocês querem, todos estarão fora da lei e aí nos igualaremos aos políticos. O país mais democrático do mundo é os Estados Unidos da America do Norte e não impõe esse absurdo aos seus cidadãos. A Suíça idem. Parece que vocês políticos só querem andar na contramão da História. Não roubem as verbas que se destinam a Educação, Saude e proporcionem segurança à população brasileira e a criminalidade brasileira vai reduzir. E ah! deem bons exemplos porque quando o mau exemplo vem de cima o cidadão comum se sente desobrigado de cumprir as leis.

  274. 231 Carlos 16/12/2014 12:19

    O Estatuto do Desarmamento do Cidadão de Bem restringe o direito à legítima defesa com meios proporcionais à ofensa.

  275. 230 Ricardo 16/12/2014 12:17

    ISSO É MENTIRA!!!!!

  276. 229 Eliseu Soares 16/12/2014 12:16

    Queriam tirar as armas das pessoas honestas de qualquer maneira. Pensando eles que o povo iria votar favor do desarmamento, mas o tiro saiu pela culatra, mesmo assim fizeram o tal estatuto do desarmamento. Acho que não vivemos em uma democracia não. Saiu a ditadura militar entrou a ditadura do PT. Mais eles são campeão de copiar tudo aquilo que eles condenavam quando na oposição. Eles diziam que não roubavam e não deixavam roubar. era verdade ou será mentira. Meu amigo, esta totalmente diferente da primeira.

  277. 228 Fábio 16/12/2014 12:15

    bandido hoje está assaltando de fusil ! Em quanto o cidadão de bem está morrendo, pois casa esquina do RJ e SP tem um bandido armado com arma de calibre restrito.

  278. 227 mauricio 16/12/2014 12:15

    mentira deslavada ! estatuto gov biriteiro lula

  279. 226 Eliseu Soares 16/12/2014 12:13

    Queriam tirar as armas das pessoas honestas de qualquer maneira. Pensando eles que o povo iria votar favor do desarmamento, mas o tiro saiu pela culatra, mesmo assim fizeram o tal estatuto do desarmamento. Acho que não vivemos em uma democracia não. Saiu a ditadura militar entrou a ditadura do PT. Mais eles são campeão de copiar tudo aquilo que eles condenavam quando na oposição. Eles diziam que não roubavam e não deixavam roubar. era verdade ou será mentira. Não existe nada repetida.

  280. 225 Marcelo 16/12/2014 12:11

    Apoio totalmente a liberdade e o direito ao armamento. Que se cumpra o Plebicisto 2005 quando mais de 60% de população votou a favor das armas e este governo não respeita a própria legislação sobre o tema. Porte de arma aos cidadãos de bem ! Sou a favor !

  281. 224 Arnoldy 16/12/2014 12:10

    Direito é direito.Não se trata de quantas vitimas foram poupadas! Se trata de que os governos não respondem a altura quanto a segurança pública. A economia do país mudou, temos a tal situação do pleno emprego,dos recordes de arrecadação de impostos e a criminalidade so aumenta?Quais são as respostas para isso? Retirar armas de cidadãos honestos e deixar que ladrões roubem a do segurança da Dilma?

  282. 223 fernando57@ig.com.br 16/12/2014 12:10

    Como uma noticia pode ser tão falsa!!!!

  283. 222 Eliseu Soares 16/12/2014 12:09

    Queriam tirar as armas das pessoas honestas de qualquer maneira. Pensando eles que o povo iria votar favor do desarmamento, mas o tiro saiu pela culatra, mesmo assim fizeram o tal estatuto do desarmamento. Acho que não vivemos em uma democracia não. Saiu a ditadura militar entrou a ditadura do PT. Mais eles são campeão de copiar tudo aquilo que eles condenavam quando na oposição. Eles diziam que não roubavam e não deixavam roubar. era verdade ou será mentira;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;,,,

  284. 221 Claudio Galleazzi 16/12/2014 12:09

    Sr Rodrigo de Almeida, quero crer em sua honestidade intelectual, ainda que não consiga ver isso em seus artigos. Acreditar em órgãos como o IPEA, devidamente aparelhado pelos comunistas de plantão, e crer em pseudo-estatisticas, forjadas a ferro e fogo pelos defensores do autoritarismo governamental, é, na melhor das hipóteses, ingenuidade, quando não mal caratismo!
    Eu mesmo, consigo montar gráficos estatísticos, provando que as mortes por armas de fogo, após o famigerado estatuto do desarmamento, afligiu mais cidadãos sem antecedentes criminais do que antes. Estatística é uma arte, não é uma ciência, muito embora digam o contrário.
    Posso provar qualquer coisa estatisticamente!
    Pessoas indefesas, dentro de seus próprios lares, seriam menos “apetitosas” se o bandido soubesse que poderia encontrar resistência.
    Já que o senhor gosta de estatísticas, verifique quais são os estados americanos (já que citou os EUA), com o menor índice de violência com armas de fogo!?! Verá que são os estados onde não somente as residências possuem armas, mas principalmente naqueles cujo porte é ostensivo. Ou seja, o cidadão é obrigado, quando porta sua arma, a deixa-la visível para quem queira vê-la!
    Velho oeste? Pode ser! Mas funciona muito bem como mecanismo de dissuasão!

    Já que o senhor gosta tanto de democracia e, pelo que entendo, gosta mais ainda de definir políticas para as pessoas que não as desejam…, sugiro escrever um artigo sobre o referendo popular de 2005, e os seus resultados praticos! Que tal???

  285. 220 milton 16/12/2014 12:08

    A midia e o governo contra a vontado de um povo..

  286. 219 Danilo 16/12/2014 12:07

    Pois é, manda este pessoal que fez este estudo morar em uma “área de risco” para ver se continuam com a mesma opinião….números e gráficos são pacíficos, já o marginal…

  287. 218 Joao Carlos 16/12/2014 12:07

    Dizem que a estatística é a arte de torturar os número s até que eles confessem.

    Está claro que o governo quer deixar a população de joelhos diante da criminalidade e de uma possivel revolucao bolivariana. O governo Lula achou que poderia sair vitorioso no referendo ocorrido em outubro de 2005 , como perdeu, simplesmente ignorou o desejo da populacao e empurrou esse estatuto do desarmamento que não desarma bandidos, não fortalece a polícia e simplesmente deixa o cidadão comum a mercê dos bandidos e sem o direito de proteger a própria casa.

    Os números mostram o que interessa, e o que não interessa é ignorado como se não existisse.

  288. 217 oliver 16/12/2014 12:06

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  289. 216 PTR 16/12/2014 12:06

    Eu concordo com a matéria!

    O Desarmamento salvou 121 mil VAGABUNDOS E BANDIDOS.

    O ESTADO NÃO PODE PRIVAR O CIDADÃO DE SE DEFENDER! MUITO MENOS O ESTADO BRASILEIRO.
    Matéria tendenciosa chavista, digna dos “direitos humanos” que só aparecem em causas para estupradores e marginais.

  290. 215 João de Almeida 16/12/2014 12:06

    Nenhuma lei (estatuto) poderia impedir o cidadão de proteger a si, a sua família e os seus bens, isso é antidemocrático e um total absurdo! Somente que está a serviço do mau é a favor desse estatuto.
    Abraços.
    João de Almeida.

  291. 214 santana 16/12/2014 12:05

    Esse Instituto de viados chamados de Sou da Paz na verdade sabem só é dar o rabo. Essa pesquisa é cínica e mentirosa, o que eu estou vendo são os cidadaos morrendo feito ovelhas, sem a mínima chance de defesa com esse estatuto covarde e contra a vontade do povo. Aqui mesmo em Alcobaça no último ano tivemos a morte covarde de 3 pais de família em oassalto e olha que a cidade só tem pouco mais de 10 mil habitantes. Esses vagabundos ficam inventando estatísticas para corroborarem falsamente suas mentiras, afinal estão a serviço da GLOCK que quer vender apenas as suas armas ao Brasil, aliás, atravbés de propina já vendem a Policia Federal, que as compra em detrimento das pistolas vendidas pela Taurus que são tão boas quanto as armas deles, afinal quem equipa a polícia do Canadá é justamente a Taurus.

  292. 213 felipe 16/12/2014 12:03

    É uma vergonha que alguém defenda o massacre que o povo brasileiro está enfrentando. Massacre civil e não guerra, porque pelo menos na guerra você tem o direito de se defender. Direito de legitima defesa é o mais básico dos direitos porque garante o direito a sobrevivência, e não dá para exercê-lo enquanto os bandidos então armados e o povo refém. O que querem? Que acreditemos que é o Estado que irá nos proteger? Com mais de 50.000 mortes ano só pode ser piada… Desarmar o cidadão de bem enquanto os bandidos estão armados é totalmente imoral. Todos estes políticos que defendem o desarmamento tem seguranças armados para protege-los, então independentemente do que digam acreditam nas armas como forma de proteção.

  293. 212 Walter 16/12/2014 12:03

    Que conversa é essa? O que mata são as armas ilegais que estão nas maõs do bandidos, que as “alugam” ou compram com muita facilidade. E daí partem para os assaltos, sequestros, latrocínios e toda a sorte de violência, inclusive morte de policiais.

  294. 211 Fábio 16/12/2014 12:02

    Matemática mentirosa ! Manipular números é fácil, principalmente quando se trata de salvas vidas de bandidos que hoje em dia cada esquina tem um. Ai Pensata, seu nome está errado, tinha que ser Pensonada.

  295. 210 Palhaço Bobo 16/12/2014 12:02

    Dizer que X pessoas foram salvas por conta do Estatuto do Desarmamento seria o mesmo que dizer que X pessoas foram salvas da obesidade por conta da fome!
    De que adianta salvar a vida dos bandidos em troca da vida do cidadão de bem?

  296. 209 Rambo 16/12/2014 12:01

    A matéria é tendenciosa pegar um numero e dizer que ele diminuiu somente com uma variável, e quantas pessoas de bem que tinham armas e poderiam se defender com ela de um bandido, essa estatística ele não tem e se tiver não vai apresentar. Ora quanto se tem números é fácil de manipular, como a Dilma com o orçamento mudou a lei e o número ficou amigável.
    Pesquisas como essa é um deserviço para a população.

  297. 208 Jussandro Sala 16/12/2014 12:00

    Pena um site tão sério como o ig publicar uma matéria claramente tendenciosa e com estatísticas fajutas. Os comentários falam por si. A tendência do leitor é cada vez mais desconfiar de matérias publicadas por um site como este.

  298. 207 Luiz Otavio 16/12/2014 12:00

    Materia tendenciosa !

    Nunca vi um assaltante sem arma de fogo. Mas a sociedade esta desarmada.

    Se salvou vidas, salvou de vagabundos que deixaram de pegar um tiro, pois so eles tem arma.

    Eu trabalho, pago impostos e nao tenho o direito de andar armado. Se andar sou comparado a um bandido que assalta e mata.

    Que estado de direito e esse ?

  299. 206 cdm 16/12/2014 11:58

    Os crimes vem aumentando dia apos dia e sempre quem esta perdendo esta guerra e o cidadão de bem
    se for para desarmar que desarmem todos ate os bandidos
    se não liberem para a população se defender

  300. 205 ATENTO 16/12/2014 11:56

    O CIDADÃO TEM O DIREITO DE TER UMA ARMA DE MÉDIO CALIBRE (REVOLVER, PISTOLA,ETC..) DENTRO DE SUA CASA E, SOMENTE ,DENTRO DE CASA. ELE PRECISA DEFENDER SUA FAMÍLIA DE UM ATAQUE CRIMINOSO.
    NO ENTANTO, SEVERAS RESTRIÇÕES DEVEM SER IMPOSTAS PARA QUE SE OBTENHA ESSA ARMA: ESCOLARIDADE, BONS ANTECEDENTES, TREINAMENTO EM ACADEMIAS AUTORIZADAS PELO GOVERNO ESTADUAL, IMPOSTO ALTO NA VENDA, E OUTRAS QUE POSSAM SER DE INTERESSE.
    PARA SE FALAR EM QUEDA DE CRIMES POR ARMA DE FOGO, É NECESSÁRIO QUE O GOVERNO E, PRINCIPALMENTE, O EXÉRCITO, PATRULHE, P’RA VALER ,NOSSAS FRONTEIRAS. TODO MUNDO SABE QUE AS ARMAS (O GROSSO) VEM DESTA FORMA PARA AS MÃOS DOS BANDIDOS, MAS NADA SE FAZ, OU POUCO SE FAZ, PARA INIBIR ESTE CONTRABANDO.
    NÃO VEJO GRANDE INFLUÊNCIA DA ARMA NA CASA DO CIDADÃO COM CRIMES, POR EXEMPLO, ORIUNDOS DAS FACÇÕES CRIMINOSAS ESCONDIDAS NAS FAVELAS BRASILEIRAS.

  301. 204 João Pezzutti 16/12/2014 11:56

    Todo aquele que deseja andar armado, não leva consigo boas intenções para com o semelhante, quanto mais evoluído um ser humano menos agressivo se torna e consequentemente, menos afeito a levar consigo instrumentos para ceifar vidas alheias. Pessoas, razoavelmente, evoluídas se armam de conhecimentos, bons valores, virtudes, bons modos, boas intenções e jamais uma pessoa que queira transmitir uma boa imagem para a sociedade em geral e para os amigos e a sua família em particular o fará ostentando armas, pois quem assim o faz, transmite a imagem de pessoa truculenta, grosseira, mal intencionada, mal educada, mal sucedida em todos os aspectos; e normalmente, quem deseja ostentar armas são aqueles que não suportam frustrações cotidianas, e diante destas não hesitarão em ceifar a vida de terceiros, são trogloditas travestidos de homem urbano. Não é sem motivo que a nossa sociedade aparece em primeiro lugar em quase todos os índices negativo mundialmente; e em último lugar quando se trata de índices positivos, principalmente, quando se trata de educação, neste quesito somos um dos piores; talvez seja por isso, que a nossa sociedade seja tão ávida por instrumentos de destruição, tal como armas de fogo, provavelmente, o espaço que deveria ser preenchido, com educação, ética, moral, virtudes, estejam vazios, e indubitavelmente, nesses espaços onde deveria ter algo útil à sociedade e não tem, caiba realmente, uma arma para suprir todo esse vazio de valores positivos. Essas pessoas, quando armadas, pensam que todo o seu vazio existencial,será suprido, ledo engano, apenas o tornará protagonista de alguma tragédia, não há nenhuma possibilidade de um cidadão comum tornar-se um herói por um grande feito advindo de uma arma; afora as estatísticas que são muito desfavoráveis ao cidadão, pois, cada 16 que reagem a assaltos, somente um obtém resultado favorável; somente esta estatística já evidencia que arma não protege ninguém. Além do mais, se sua vida já é ruim sem armas, pode ter certeza com uma arma na cintura tornar-se-á um inferno, e a chance de ir parar atrás das grades é considerável. Pessoas de boa índole não deve portar armas, pois, levam consigo valores nobres os quais os impedem de apontar e matar alguém, por isso, indubitavelmente, será mais uma vítima dos bandidos, estes sim, são de má índoles e não hesitarão em sacar uma arma e matar alguém, pois não levam consigo nenhum valor moral, ético, intelectual, familiar e outros. então pensem bem antes de acreditarem na ingenuidade de que uma arma o tornará num grande homem, num ser admirável, pois, jamais isso ocorrerá, mas certamente o tornará num ser desprezível, num assassino, desprovido de qualquer valor, e que jamais alguém terá coragem de andar contigo. pense bem, quando defender o porte e posse de armas, provavelmente, estará, ingenuamente, defendendo o início de seu fim como pessoa boa, educada, admirada. Se realmente gostas de armas, entre para as Forças Armadas, para a PM, Polícia Civil, talvez, com muito treinamento a sua chance de se defender aumente o mínimo possível e talvez terá uma imagem social, um pouco melhor, pois estará portando armas por um motivo nobre, realmente defendendo a sociedade, mas se você possui outra profissão, esqueça esse mundo, ele não tem nada que posse lhe fazer feliz…

    • Lubiashi Bublanski 16/12/2014 20:19

      Há alguns dias, uma mulher conseguiu um revolver clandestino e tascou bala no ex-companheiro que a ameaçava, agredia e violentava havia anos. Ela foi à polícia diversas vezes, fez queixa, boletim de ocorrência, ao todo 28 e tinha “medidas protetivas” um papel, assinado por um juiz que não a protegia de absolutamente nada. Agora com certeza ela terá paz e sossego e não me venha dizer que ela é “uma assassina desprovida de qualquer valor”. Para tipos como você ela deveria simplesmente se deixar matar só para não ficar mal na sua fita, né mesmo?!!! Pois é, se ela tivesse uma arma, desde o começo, garanto que esse vagabundo não a teria atormentado por todos aqueles anos e talvez ele, em respeito, ao fato dela poder se proteger, estivesse, até mesmo, vivo. Porque ele não levou em consideração os 28 B.O.s? Por que sabia que com ele nada aconteceria e que ela não tinha como se proteger. É isso aí meu caro. Agora faça um favor a si mesmo: tire os óculos cor-de-rosa.

    • Carlos 16/12/2014 13:42

      Fico feliz por saber que em meio a tanta estupidez há pessoas lúcidas como vc João e Emerson do comentário nº 200.
      Ufaaa

      • Debora 16/12/2014 17:20

        Idealismo barato, pessoa que diz se apanhar na cara dá o outro lado para bater, a defesa da própria vida é acima de qualquer lei, é natural de qualquer animal, racional ou irracional. Isso não passa de demagogia.

        • Lubiashi Bublanski 16/12/2014 20:32

          Fico muito irritada com essa tosca interpretação desse “mostrar a outra face” dessa METÁFORA bíblica. …”Mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra.” – Mateus 5:39. Significa que se te batem, te agridem, numa face; oferece-lhe TAMBÉM (ou seja, da mesma forma, na mesma moeda) a outra (face). Ou seja seu outro lado. Até então vc estava de boa, se te agredirem, mostre-lhe o SEU OUTRO LADO, ou seja que vc não é tão bonzinho assim e muito menos panaca. DEFENDA-SE. Dá um chega pra lá no cretino que te agrediu, não significa, de modo algum, posar de saco de pancada. Entendeu???!!! Se isso significar abater a tiros um cara que invade minha casa, estupra minha filha, espanca meu marido, podes crer, que vou fazer, sim, ofereço-lhe a minha OUTRA FACE.

  302. 203 RICARDO BASTOS 16/12/2014 11:55

    Estas 121 mil vida são dos bandidos que tiraram a vida de um de seus familiares e por você não ter porte de armas teve de ficar apenas olhando e sonhando no dia em que eles serão presos.
    Estão perdoados assim como se você tivesse mandado bala neles em legitima defesa.
    Então é melhor mandar bala do que ser a vitima, não acham?

  303. 202 Gustavo 16/12/2014 11:55

    Mentiras e mais mentiras!! A violência só cresce e a marginalidade continua a se armar, inclusive melhor que muita polícia estadual. Sabe-se que o fator surpresa e simples possibilidade do cidadão de bem estar armado pode e sempre faz com que haja desistência do meliante em executar seu intento, o roubo ou o crime! Um país que vive soltando os marginais nos indultos não pode privar seu povo da auto defesa em legítima defesa e estado de necessidade.

  304. 201 José Alberto Caliani 16/12/2014 11:54

    Aí está o Marxismo cultural em pleno apogeu! Cinismo e mentira deslavada. O autor deste texto deveria envergonhar-se ao vender tão barato sua reputação e dignidade.

  305. 200 Emerson 16/12/2014 11:53

    Quanta ignorância e cinismo! Os comentários acima refletem exatamente o nível de conhecimento sobre segurança pública e bom senso dos imbecis que compõe essa famigerada “bancada da bala”. Esses cretinos acham que o simples fato de portar uma arma vai lhes conferir super poderes, inclusive para prever quando vão ser alvo de um assalto ou uma tentativa de homicídio, pois a eles parece que o simples fato de portar uma arma de fogo lhes tornarão imunes às investidas de criminosos contra os vossos patrimônios. A arma não lhes trarão o dom da onisciência! Senhores armas é um instrumento eminentemente de agressão e como tal serve muito mais ao bandido do que ao cidadão, que caso estejam armados só servirá para fornecer mais uma arma aos bandidos ou ser confundido com um policial e ser executado. O que define o exito de uma agressão armada é o fator surpresa, basta olharem os índices de mortes em reações à assaltos. Todos os dados policiais e estudos especializados mostram que menos de 1% dos que reagiram a um assalto tiveram exito. Ou seja, para cada 100 pessoas que se sentiram encorajados a reagir a um assalto 99 morreram ou sofreram lesões graves.
    Se arma resolvesse o problema da violência, boa parte dos policiais não estariam deixando suas armas em casa com medo de durante um assalto serem identificados e consequentemente executados.
    O que resolve o problema da violência são políticas sérias de segurança pública, encarando o problema de frente implementando efetivamente as leis vigentes, dando mais autonomia aos órgão encarregados da persecussão penal (polícia, ministério público e judiciário), fortalecer os órgãos de controle internos das polícias para coibir os desvios de condutas dos maus policiais (que não são poucos), combater a micro e a macro corrupção, que é a causa maior de todos ou outros tipos de crimes, pois cada parlamentar, servidor público, empresário que rouba o dinheiro público condena milhares ao mundo do crime, haja vista que tiram a oportunidade de muitos de terem condições mínimas de desenvolvimento para se tornarem pessoas capacitadas e aptas a concorrerem às oportunidades de trabalho.
    Chega de soluções imediatistas e fáceis que só serve para camuflar os problemas. O acesso fácil às armas só interessam aos fabricantes de armas e aos políticos que são financiados por eles. No mais serve apenas para passar a falsa sensação de segurança ao cidadão, que vê na arma um símbolo de poder e que utiliza o discurso da insegurança para portar um “brinquedinho” que ele desejou desde criança.
    Sou policial há mais de 10 anos, tenho arma de uso restrito e quando estou de folga ando desarmado, pois durante todos esses anos percebi que o número de colegas que se salvou por causa de uma arma foi infinitamente inferior àqueles que morreram por causa dela.

  306. 199 João de Almeida 16/12/2014 11:53

    Nenhuma lei (estatuto) poderia impedir o cidadão de proteger a si, a sua família e os seus bens, isso é antidemocrático e um total absurdo! Somente que está a serviço do mau é a favor desse estatuto.
    Abraços.
    João.

  307. 198 hermeto 16/12/2014 11:52

    esta lei veio para uder o povão;e é isso mesmo o povão tem mais que se uder;a cada dia a cada minuto;tem que se uder ,ser roubado e rir e ter que aguentar a opinião desses suplentes de idiotas.

  308. 197 Osvaldo 16/12/2014 11:52

    Concordo com o Samuel: salvou muitas vidas de bandidos.

    Hj, o cidadão que tem (tinha) sua arma registrada, encontra uma imensa burracracia e R$ para mantâ-la registrada.

    Temos que mudar o objeto : necessitamos ter o estatudo do “armamento”.
    As regras já eram rígidas, basta cumpri-las.

  309. 196 RICARDO BASTOS 16/12/2014 11:51

    Vocês estão calculando de maneira errada, não estamos preocupados com o numero de mortes por armas de fogo mas quem esta morrendo por disparo de arma de fogo.
    Concordo com uma pequena redução no numero de mortos, porém quem deixou de morrer foram os bandidos, diminuiu o numero de bandidos mortos uma vez que os cidadãos não podem se defender e os bandidos estão mais armados do que a segurança pública, em SP está uma vergonha, o estado não fornece segurança e passa para os municípios este dever com a tal atividade delegada, onde quem arca com as custas deste serviço é o munícipe e não o estado.
    Pagamos impostos estaduais para termos saúde que sempre foi um lixo, para termos educação dona Dilma está devendo 6000 mil creches, para termo moradia, sou contra dar casa para quem não tem, sou a favor de gerar emprego para quem precisa e assim eles pagarem por suas moradias como fiz minha vida inteira ou como o CDHU onde a pessoa paga de acordo com seus rendimentos uma pequena quantia mensal, a educação é um lixo graças a Deus que me formei antes desta promoção continuada do Alkmin, hoje sou formado bacharel em administração, a PM sofre na mão do estado e do governo federal, ganham mal, a única alegria do PM é andar em viaturas novas que é a única atitude do estado em questão de melhoria, armamento obsoleto muito inferior ao dos marginais, epis de péssima qualidade, os coletes mal param calibre 38 quiça um .40 ou maior, outro dia fiquei sabendo de fonte segura que estão trocando os cintos de utilidade dos PM por outro mais moderno, Não acreditei quando falaram mas pude comprovar com meus próprios olhos e fiquei abismado, o cinto novo custa 20 vezes mais o anterior utilizado a mais de 20 anos e não dura nenhum ano, como pode ser melhor?????????
    Sua contra o desarmamento, sou a favor de que cada cidadão em condições comprovadas de se defender o possa fazer sem ter que se esconder embaixo de cama para não levar tido de vagabundo e não ter um ataque cardíaco de tanto nervoso em esperar a polícia que tem que atender 10 vezes o numero de ocorrências que o ideal.
    Acorda Brasil, este governo quer que você depende deles para morar, comer, estudar e tentar se manter vivo, por que bolsa família, minha casa minha vida, fim da PM por conta da ditadura, ajuda aos países mais pobres e vizinhos, mensalão, petrolão, lava jato e sabe mais oque vem por ai! são os planos deste governo, cidadão desempregado, desarmado, sem coragem de reagir será só mais um inútil que terá de mudar de país para ter valor.
    Eu não aguento mais, assim que aprovar o porte de armas eu serei o primeiro a preitear o porte e assim dar segurança para minha família.
    Acorda Brasil que ainda da tempo de mudar.
    Fica o desabafo de mais um dos milhões indignados que vivem e amam este país que está ruindo na mão dos corruptos.

    • Moisés 16/12/2014 13:42

      Amigo você falou tudo e muito bem, pena que a maioria da população são uns ignorantes e não conseguem perceber tudo o que está acontecendo, só pensam no próprio rabo, querem tudo de graça sem esforço algum, tá ai a prova pela reeleição do PTralhas. Agora com certeza estes 121 mil são os vagabundos que a população e a polícia deixou de enviar ao inferno, pois os policiais são taxados como bandidos pela mídia quando matam os vagabundos, então pelo andar das carroças aqui já se transformou no inferno. O desgraçado que fez esta pesquisa só computou mortes por armas de fogo, deixou de fora mortes por facadas, machadadas, estrangulamento…. que esses 121 mil vagabundos soltos aterrorizam o país. Todas pesquisas feitas sobre crimes em geral após o estatuto dão conta do aumento do número de assassinatos, esta pesquisa foi manipulada para manter a população sem direito a defesa, pois do jeito que as coisas estão caminhando, teremos que nos armar para tirar esses ladrões do poder. Abç

    • Fritz Kurt 16/12/2014 12:53

      Concordo plenamente; estarei na fila.

    • Fritz 16/12/2014 12:40

      Concordo plenamente com você, estarei na fila.

    • Edgar 16/12/2014 12:30

      parabéns pelo comentário, o “Governo” agora quer desarmar pelo fato de ele ficar apavorado com civis armados e ficarem revoltados com tanta corrupção, é só essa a intenção do governo,
      desarmar para que a população não acorde um dia e se revolte contra ele,
      porque será que na Suíça todo cidadão tem um fuzil dentro de casa,
      porque lá não tem corrupção e o governo governa para o povo,
      imagine na delação premiada alguém devolver 100 milhões, quanto será que foi desviado?
      acorda Brasil.

    • Arnaldo 16/12/2014 12:13

      Concordo em todas as nuances

  310. 195 PAULO 16/12/2014 11:51

    O estatuto do desarmamento salvou 121.000 vidas ? e permitiu, quem sabe, que 300.000 outras vidas fossem ceifadas por nao poder se defender. Assistimos todo dia, toda hora, todo minuto bandolerios exibindo armas livremente na midia, enquanto o cidadao de bem seria preso sumariamente se fizesse o mesmo. CANALHAS…HIPÓCRITAS….CRÁPULAS….PATIFES

    • Lucas 16/12/2014 12:40

      Mais uma matéria hipócrita e tendenciosa e com falsos argumentos produzida por esquerdistas da impressa brasileira e a serviço do plano bolivariano de implantação do socialismo no Brasil. Só desinformados acreditam em vocês e felizmente o números desses está diminuindo rapidamente!
      Alías o IG também está alinhado nessa estratégia. Ou colocar essa matéria de menor importância como a Machete Principal foi por acaso?! Claro que não!
      O país está implodindo economicamente e socialmente e vocês dão espaços nobres para estes que contribuem para o estado geral de coisas.

  311. 194 Ique 16/12/2014 11:51

    Tirem todos os carros de circulação e o numero de acidentes de trânsito também irá diminuir!
    Proibiram o cidadão de possuir uma arma para defesa. Mas para o crime, nunca haverá de faltar!

  312. 193 milton azevedo 16/12/2014 11:50

    Esta pesquisa vem de encontro à realidade , pois os ladrões estão muito mais audaciosos e ativos sabendo que as vítimas dificilmente estarão armadas. Esses números são fantasiosos. esses sociólogos são todos adeptos do regime chavista e bolivariano . O pt ( minúsculo mesmo ) tenta desarmar a população , isto é claro , mas por que será ? Estão sucateando as nossas Forças Armadas , introduzindo elementos estranhos no país com a alegação de serem médicos que sequer passaram pela provas de revalidação do diploma , refugiados políticos angolanos ( mas sem as respectivas famílias??? que estranho …. ) estão sendo aceitos aqui …e todos em idade de serviço militar e bem fortes fisicamente . estou juntando esses fatos isolados e prevendo uma Guerra Interna , movida por esses elementos estranhos . Nossos Ministros e chefes militares devem dizer NÃO à este insulto que a comissão-da-meia-verdade está divulgando e devemos restabelecer a ordem e evitar o delapidamento de nosso patrimônio econômico .
    milton azevedo – São Saulo -Brasil

  313. 192 Heriberto Rebouças 16/12/2014 11:49

    Será que alguém acredita nesta estatística? Quais foram os métodos usados para se chegar a dados tão precisos? Gostaria de saber pra me convencer.

  314. 191 jose pinheiro 16/12/2014 11:48

    foi loucura aprovar a lei do desarmamento;o bandido que sempre teve arma nao foi desarmado,mas ele sabe que o cidadao de bem foi……

  315. 190 Sérgio Varante Ávila 16/12/2014 11:47

    A sugestão de que os deputados que estão a favor do armamento da população deveria ser investigado e punidos se for comprovada esta atitude, mas também deve-se questionar quem está por traz desta campanha do desarmamento que só serve aos interesses do crime organizado, não raro com o envolvimento de políticos e de pessoas que ingenuamente ou manipulados acreditam que uma a população desarmada estará mais segura.
    Óbvio que qualquer ser com raciocínio levemente apurado sabe que os criminosos são a única classe beneficiada, pois tendo a convicção de que não encontrarão resistência não correrão o risco do revés. Este pensamento que encontra amparo entre os garantistas do nosso judiciário é que tem transformado este país numa terra sem lei deixando a população mais carente sob o domínio do tráfico e das milícias e as demais classes enclausuradas enquanto os verdadeiros criminosos são libertados para a indignação do povo.

  316. 189 Dr Del Bem 16/12/2014 11:45

    Nem precisei ler a matéria, me bastou ver os comentários. Que infelicidade de quem produziu essa matéria mentirosa, tendenciosa e pessima. Ninguém mais acredita nessa historia. Desarmar os homens de bem é dizer aos bandidos e ao governo vagabundo do PT (PETRALHAS) que estamos mais vulneráveis que nunca. Queremos decidir se é melhor termos ou não armas. O governo deveria desarmar os bandidos, não nós.

  317. 188 Papagaio 16/12/2014 11:44

    Se salvou foi a vida de bandidos, que diga-se de passagem, ficaram com a vida bem mais tranquila sem armas nas mãos dos honestos!

  318. 187 marcelo 16/12/2014 11:44

    Estatística é a ciência que tortura números até aparecer o resultado que queremos…fala de estatística pra esposa ou filho de taxistas que foram mortos, pra trabalhadores que são assaltados e sofrem violência nos pontos de ônibus

    • hermeto 16/12/2014 11:57

      Ai Marcelo eles vão dizer que esses casos são pontos fora da curva e devem ser descartados.
      Até quando nos vamos ver e ouvir esses absurdos sem nos revoltarmos;se este fosse um outro país ,em que o povo fosse menos covarde,já teria eclodido uma enorme revolução!!
      Nós não aguentamos mais..

  319. 186 andre 16/12/2014 11:43

    As estatísticas mostradas refletem algo subjetivo que não se tem como mensurar como reais, o concreto são os dados, deixando de citar ainda a probabilidade de defesa nos casos de homicídios e principalmente de latrocínios. Trabalho na área de segurança pública a 17 anos e tenho porte de arma, o que não significa que vedaria o direito do outro de ter também. A cada ano tem um projeto novo contemplando essa ou aquela categoria, a exemplo do Projeto 1754/11, que concede o porte para advogados….. para que? Enquanto que a população em geral, mesmo depois de expressar sua vontade através do referendo de 2005, fica submissa a vontade de uma ou outra ONG que com o amparo midiático se sobressaia a desejo da maioria. Democracia é isso ? Não adianta apontamos estatísticas comparativas para justificarmos essa ou aquela proposta… se fosse assim pararíamos de produzir automóveis…

  320. 185 Claudio 16/12/2014 11:43

    É devido a jornalistas assim que nosso país ta na “M”. Matéria comprada…só pode… !!! Minha rua é invadida por bandos de zumbis craqueiros que procuram uma residência pra assaltar… Onde chegamos… E a imprensa, que deveria nos ajudar, está contra… !!! Lamentável… !!! “Jornalistasinho” de milésima categoria… !!!

  321. 184 ELTON DE MENEZES CASTRO 16/12/2014 11:43

    com certeza grafico mentiroso e tendencioso >feito p/pessoas que quer o POVO desarmado,dependente e com medo do governo. porque nao faz de novo um PLEBISCITO,e tendo o resultado dele —- RESPEITA o mesmo ???????

  322. 183 Jair Gonçalves 16/12/2014 11:42

    Só se for 121 mil bandidos, deve ser por isso que aumentou a bandidagem!

  323. 182 Tereza 16/12/2014 11:41

    A “pacificação” de favelas é um verdadeiro fracasso, assim como esse estatuto de desarmamento também, pois ambos não vão na raiz do problema. Esse pessoal do desarmamento precisa estudar muito, fata-lhes conteúdo. A reportagem do IG é medíocre.

  324. 181 Beto N. 16/12/2014 11:41

    …já tá errado, pelo fato da maioria da população ter votado contra a lei do desarmamento e mesmo assim fizeram…país de ovelhinhas que aceitam tudo que lhes é enfiado goela abaixo…

  325. 180 Jone 16/12/2014 11:40

    As únicas vidas que foram salvas foram as dos bandidos.
    Matéria comprada!!!!!

  326. 179 Ailton Soares 16/12/2014 11:40

    Bem, quanto a reta de projeção no gráfico , considerando que os dados sejam verdadeiros concordo plenamente…mas e a curva em azul que se mantem ? a que se refere ?….provavelmente são as mortes provocadas por bandidos armados contra eles próprios, que não temos estatísticas, bandidos que mataram pessoas inocentes desarmadas , que MUITO MENOS temos estatísticas, isso porque a legislação atual ridiculamente desatualizada torna oe o estado incapaz de solucionar ..não é mesmo?!…então esse gráfico fica totalmente invalidado e tendencioso na minha opinião…

  327. 178 marcelo 16/12/2014 11:39

    Estatística é a ciência que tortura números até aparecer o resultado que queremos…fala de estatística pra esposa ou filho de taxista que foram mortos, pra trabalhadores que são assaltados e sofrem violência nos pontos de ônibus

  328. 177 Marco silvestre 16/12/2014 11:38

    Que estudo mais chutador, tudo baseado em suposições vocês acham que alguém engole está baboseira, o EUA têm menos de 10% do número de assassinatos do Brasil, este sim recordista mundial de assassinatos onde bandidos portam armas ao ar livre e exibem na televisão e redes sociais

  329. 176 Alisson Jones 16/12/2014 11:36

    Essa pesquisa não me serve de nada.Se o brasileiro soubesse que o outro tivesse uma arma na cintura, todo mundo trataria o outro de maneira educada, com medo de reações. Enquanto não tivermos um Código Penal mais severo e polícia aparelhada e ganhando bem, esqueçam o desarmamento. Por que não entram nos acampamentos dos Sem-Terra e os desarmam?

  330. 175 Agnaldo 16/12/2014 11:36

    Não dei como ainda perco tempo lendo uma matéria dessa, esse aí deve ser um playboy que tem dinheiro e paga segurança particular p andar com ele, tá na cara que só bandido se deu bem com esse estatuto do desarmamento o cidadão de bem esta acuado nas mãos de bandido sem poder se defender.

  331. 174 ITAMAR 16/12/2014 11:34

    ig e suas materias super mega tendenciosas….. fico com nojo destes idiotas…… 121 mil vidas salvas… ???? porque não fala dos 57 mil assassinatos ao ano ???…… VTNC

  332. 173 valmir angelo 16/12/2014 11:33

    so se for 121 mil bandidos pois os inocentes morrem todos os dias e a toda hora

    isso é uma piada

  333. 172 Samuel Braga 16/12/2014 11:33

    Eu acredito que muitas vidas foram salvas mesmo, só que a vida de bandidos. O s cidadãos de bem morreram e estão morrendo como bois no abatedouro, sem a menor chance de defesa. O povo foi enganado com essa maldita lei que deixou os bandidos tranquilos pra fazerem o que bem entenderem sabendo que o trabalhador está desarmado, só tomando cuidado pra detectar algum policial a paisana que estiver no local do assalto que será imediatamente executado se for reconhecido, pois é a única ameaça pra eles.

  334. 171 Jan Gomes 16/12/2014 11:32

    So se for vidas de BANDIDOS que foram salvas e quantas vidas de gente inocentes foram tiradas pais de familias, filhos trabalhadores que pagam seus impostos isso este filho da mãe não fala alias falar para que se são farinha do mesmo saco.

  335. 170 Helvécio Eduardo Lima 16/12/2014 11:32

    Pelo que notei na planilha, mesmo o cidadão não tendo acesso as armas, o numero de mortes tem aumentado. Interessante notar que o político pode receber doações de Empreiteiras que tudo bem, mas receber doações das indústrias armamentistas não pode. Qual é diferença?
    Acho que deve ser porque as pessoas só morrem por tiro, fome e abandono não mata!

  336. 169 Figueiredo 16/12/2014 11:30

    Que tal os poderes legislativo e executivo respeitarem a democracia.

    O REFERENDO DE 2005 64% DA DOS ELEITORES VOTARAM CONTRA O DESARMAMENTO.

    64% DISSERAM NÃO AO ESTATUTO DO DESARMAMENTO.

    ISSO SÓ MOSTRA O DESRESPEITO A VONTADE POPULAR.

  337. 168 eduardo de araujo 16/12/2014 11:28

    Esses sociologos de nada por causa deles que estão ai menores matando e ficando impunes porque sabem que serão livres Porque eles não roubam e matam nas favelas porque la tem lei la eles são punidos. Esse estatuto veio pra tornar o cidadão refem.

  338. 167 john 16/12/2014 11:28

    Triste muito triste !

  339. 166 zacarias 16/12/2014 11:26

    FICA AQUI O MEU REPÚDIO E INDIGNAÇÃO COM ESSA PESQUISA CLARAMENTE ENCOMENDADA E TENDENCIOSA!!!

    • RICARDO BASTOS 16/12/2014 11:52

      Deve ter sido paga com nosso dinheiro pelo governo para deixar em nosso país apenas cordeirinhos.
      Eu quero me armar e se preciso virar lobo contra a corrupção.

  340. 165 Leandro 16/12/2014 11:26

    Essa é a maior mentira que já ouvi em toda a minha vida….A lei de estatuto do desarmamento apenas favoreceu a bandidos e ao GOVERNO…isso é puro interesse financeiro. Esse estatuto fez com quem quer ter uma arma legalizada não consegue de tanta burocracia e o número de armas contrabandeadas esta aumentando a cada vez mais e o cidadão do bem não consegue se defender…

  341. 164 valmir angelo 16/12/2014 11:26

    so se for vida de bandido pois os inocentes morrem todo dia e a toda hora

    isso é uma piada

  342. 163 john 16/12/2014 11:25

    é lamentável, mas a extensão como o Brasil é, esta lei da forma como foi feita desrespeitou o cidadão de bem. e desrespeitou a maioria 64% do referendo pessoas que votam e cumpre as leis triste muito triste

  343. 162 Roberto 16/12/2014 11:25

    Se o estatuto do desarmamento ajudou a salvar vidas ,isso eu não duvido, mas tenho a certeza absoluta, como cidadão que está no meio do povão sentindo e vivendo a realidade do cotidiano, que as vidas salvas foram a dos marginais. Hoje os bandidos tem a certeza de que ao invadirem uma residência encontrarão uma família totalmente indefesa, aonde poderão roubar, barbarizar e assassinar friamente. Desarmar o cidadão honesto só funciona se o estado, antes desarmasse os marginais. E contra fatos não há argumentos.

  344. 161 JORGE 16/12/2014 11:23

    O DIA QUE A IMPRENSA “COMPRADA” E ALIENADO COMO ESTE, TIVEREM A CORAGEM DE DEFENDER O CIDADÃO HONESTO, ELES CERTAMENTE PODERÃO TER UMA ARMA LEGÍTIMA E O DIREITO CONSTITUCIONAL DE DEFESA.
    POR ENQUANTO, QUE DEUS NOS AJUDE E NOS LIVRE DE BANDO DE CORRUPTOS, COMPRADOS E BANDIDOS QUE NOS CERCAM.

  345. 160 Charles 16/12/2014 11:23

    Que vergonha.. o que o Brasil pecisa é de um estatuto que proiba jornalistas imbecis de contar mentira

  346. 159 Francisco Santos 16/12/2014 11:23

    Caras de pau, nossos governantes, ficam esta história de estatuto do desarmamento, se mata mais no transito e com facas do que com armas de fogo, no Rio de Janeiro foi preso um assassino que matou mais de 40 mulheres de acordo com autoridades policiais, então vem com esse papo de diminuição de mortes por armas de fogos, a bandidagem continua matando com aramas de uso exclusivo das Forças Aramadas, e nada acontece, o que tem medo é que a população faça justiça com as próprias mãos, acabando orçamento para a segurança pública que só serve para engordar as contas na suíça de muitos políticos. estatuto do desarmamento só serve para empresas de segurança privada e governo ganhar dinheiro.

  347. 158 Alessandro 16/12/2014 11:21

    Isso é a mais pura BALELA!!!!estatísticas fabricadas a favor deste governo corrupto que quer apenas desarmar o cidadão de bem,abrindo as portas para a bandidagem agir sem nenhuma resistência por parte da população de bem e sem dar o legítimo direito ao cidadão defender sua família,este estatuto podre não desarma quem tem que ser desarmado que é o bandido,Hipócritas enquanto falam em desarmamento andam com vários seguranças armados!!!! Indignado!!!!!Sem mais!!!!….

  348. 157 Vinicius 16/12/2014 11:21

    Quem criou essa lei deve ser no minimo imbecil ou associado ao crime, Alguém pelo menos já imaginou que um bandido iria entregar sua arma? acho que nem o pior dos idiotas acreditaria nisso, essa porcaria de lei serviu apenas para deixar claro aos bandidos que pessoas de bem estão sem nenhuma defesa, porque quem quer comprar armas sem registros encontra em qualquer lugar, quem realmente ficou desarmado é a pessoa que respeita a lei (mesmo sendo tão imbecil como está).

  349. 156 rick 16/12/2014 11:19

    Voces deveriam ter vergonha de colocar informaçoes como esta da reportagem no site.

    Informaçao essa totalmente manipulada e que nao representa a realidade.

    Vergonhoso.

  350. 155 Paulo Sá 16/12/2014 11:18

    Manipulação, esse IG é do Duda Mendonça, petista de carteirinha, que já foi até convocado a depor numa CPI. O PT é um partido criminoso que só prega ideologia sem conteúdo para manipular a sociedade.

  351. 154 Denisar 16/12/2014 11:16

    Pura balela. O fato incontestável é que diminuíram as mortes de bandidos. O cidadão inocente continua morrendo nas mãos de bandidos que estão pouco se lixando com o estatuto do desarmamento. O cidadão DEVE TER O DIREITO de tentar se defender e defender a sua família. Tirar dele esse direito e condená-lo à morte sem direito de defesa. Matérias desse tipo só prestam um desserviço à população.

  352. 153 vicente paulo da silva 16/12/2014 11:15

    só aquí já dá para entender que a maioria é contra o desarmamento e a esse instituto, e eles não vê isso, esses cara são politiqueiros mesmo

  353. 152 Josenaldo Conceição 16/12/2014 11:15

    Mais uma vez tentaram, buscar apoio do povo para defender o absurdo desta Lei. Mas as pessoas não são idiotas. KKKK

  354. 151 Fabio 16/12/2014 11:12

    Sera que os marginas, traficantes e outras pessoas que estão a margem da lei realmente compram armas legalizadas, pagando valores mais altos e com restrição de calibres, tipos de e quantidades de armas, passando por todo o processo de avaliação psicológica, teste de tiro, comprovante de residencia, de renda, não ter ou estar respondendo por processos criminais?
    Estes não estão interessados em comprar armas legalizadas, irão comprar no mercado negro, onde irão comprar por valores mais baixos e sem nenhuma restrição de calibres e de tipos armas e muito menos de quantidades e sem passar por nenhum processo lento e burocrático no qual ficara registrado!
    O interesse destas pessoas é realmente que exista o controle de armas, pois assim eles terão a certeza que os cidadãos de bem, trabalhadores e pais de família não terão nenhuma arma para se defender!
    Assim “Si vis pacem, para bellum”.

  355. 150 wagner 16/12/2014 11:12

    ridiculo tudo isso … enquanto um cidadão de bem tem um calibre 38 , os bandidos e traficantes tão de .40 e metralhadoras .kkkkkk quem acredita nesta merda que escreveram ??? bando de hipocritas !!!

  356. 149 Eliseu Soares 16/12/2014 11:10

    O que eu iria dizer todos ja disseram. O que temos que fazer é usar arma clandestina assim como os bandidos. que não conseguem tomar as armas (ou não querem)dos bandidos. Quando fazem uma batidinha na cidade , em motoqueiros tomam amas de montão; se revistarem a moto direito, porque tem um monte lugar p/esconder.

    • Francisco 16/12/2014 11:38

      Pesquisa fria, imcompleta, induce a algo de quem tem interesses.
      A estatistica mostra uma redução de pessoas mortas.. de que tipo? bandidos ou pais de familia, homens de bem, que perderam a vida de forma banal num assalto, numa bala perdida… etc..
      Caros profesores, nao acredito na vossa pesquisa, ela é incompleta para a sociedade brasileira de cidadãos do bem.. na minha opinião é enganosa e tenta minimizar o impacto do banho de sangre que esta ocorrendo no Brasil pela incompetência e interesses menores de políticos e gestores de governo.

  357. 148 cristiano 16/12/2014 11:09

    O estatuto só ajudou os bandidos a roubar com mais segurança!! só desarmou pessoas honestas , os bandidos mesmos não compram armas em lojas .
    O povo desarmado só interessa para um governo corrupto !!

  358. 147 Munhoz 16/12/2014 11:05

    Nem terminei de ler o artigo. Só penso nos bandidos que não foram desarmados. Que mundo esse escritor vive. Que tal você passar um dia na Favela do Alemão totalmente pacificada. Aliás, ninguém pode ser obrigado a não ter direito de ter uma arma. Aliás, também, nós, que somos pró-armas, vencemos no referendo você se lembra. O que precisa mudar é a mentalidade dos brasileiros e não a Lei. O que dizer de um país que não há fiscalização. Quem apanha aqui são as pessoas que fazem as coisas certas. PAÍS DE MERDA. Se eu pudesse já estaria longe dessa putaria chamada BRASIL da corrupção. Um abraço aí amigão da DILMA e do PT sujo de lama. Ahhhh vai morar em CUBA ou na VENEZUELA.

  359. 146 João 16/12/2014 11:05

    Ei iG essa matéria foi um verdadeiro TIRO NO PÉ !

  360. 145 leonardo 16/12/2014 11:01

    O estatuto do desarmamento , armou os bandidos e deixou o cidadão de bem desprotegido, essas estatísticas ai não contabilizam os crimes praticados por bandidos, aqueles que matam e nem se quer descobre quem foi !!

  361. 144 Andre 16/12/2014 11:01

    Isso é de uma hipocrisia tremenda. Quantos morreram sem ter a oportunidade de se defenderem e quantos ainda irão morrer. Será que tem algum bandido preocupado com o desarmamento? Algum traficante de armas? Esqueceram de avisar pros bandidos do desarmamento. Hipócritas.

    • Renato 16/12/2014 11:08

      Concordo com vc André, e as morte que os bandidos promovem diariamente? não entra na estatística porque?????? Palhaçada essa afirmação. Devem estar falando do ?Brasil da Dilma. Só ela tem esse país na cabeça.

  362. 143 Àlvaro Messa 16/12/2014 11:01

    Conversa para boi dormir. Desculpa para que a bandidagem continue fortemente armados.

    Porque não divulgam os que foram mortos pelos bandidos com arma de fogo?

  363. 142 vicente paulo da silva 16/12/2014 11:00

    A violencia continua mesmo após esta estupida ideia de desarmar ocidadão e deixar os bandidos armados, o cidadão tem o direito de ter uma arma em domicilio para se defender rapaz, nos Estados Unidos é assim rapaz, vaamos se basiar nos paises de primeiro mundo cara,

  364. 141 carlos h. ferreira 16/12/2014 10:59

    Esta estatística foi elaborada por um dos institutos de pesquisas (aqueles das eleições) que direcionam o resultado para onde esta o dinheiro e no interesse de quem esta pagando?

    Totalmente furada, o trânsito matou muito mais e se levarmos em conta as mortes relacionadas a assaltos e roubos é muito maior o número de mortos em relação a guerra do Iraque.

    Nossa imprensa deveria ter mais responsabilidade em publicar determinadas noticias, vcs precisam parar de subestimar a nossa inteligência e compreensão de assuntos relevantes como este.

    • Renato 16/12/2014 11:09

      …e de acordo com a margem de erro está tudo como dante no quartel de Abrantes.

  365. 140 Jose Henrique 16/12/2014 10:58

    Está estatística é mentirosa, fraudulenta. Vergonhosa. As armas que matam estão na mão de políciais e bandidos. Nunca se matou tantas pessoas. Arma de bandido não se controla. Não há estatuto que inibe o uso de armas por bandidos.

  366. 139 adair chagas 16/12/2014 10:56

    DEVE SER A VIDA DOS MARGINAIS QUE FORAM SALVO ,DESARMEM A POPULAÇÃO E DEIXA OS BANDIDOS SEGUROS,ISTO É VERDADE.

  367. 138 Claudio 16/12/2014 10:54

    kkkkk vcs tem certeza mesmo que foram 121 mil mortes evitadas?? Quem sabe 8o mil? ou 30 mil? ou 130 mil?? As estatisticas que a midia mostra quando tem interesses nelas só valem mesmo para rir…….

  368. 137 Ronaldo 16/12/2014 10:54

    A palavra chave para esta reportagem é “nojo”. O que é isso amigo? Fazes parte do grupo de ditadores Brasileiros? Um dos mais antigos direitos do “homem” é o direito à legítima defesa. O estatuto do desarmamento é uma fraude de proporções astronômicas. Cada vez mais vejo que o Brasil é igual a um circo onde só tem palhaços.

    Favor retire esta reportagem da pagina imediatamente ou coloque do lado uma reportagem falando a verdade sobre as armas.

  369. 136 ED 16/12/2014 10:51

    Gostaria de saber como eles conseguiram contar 121 mil vontades de matar que só não foram concretizadas por que quem sentiu vontade não estava armado no momento. Aquele graficozinho engana muitos, mas não a todos.

  370. 135 Amilton 16/12/2014 10:49

    Esse estatuto só serve para agradar os “Defensores dos Direitos Humanos” !!! Esse pessoal deveria ser os primeiros a ir pra cadeia assim eles aprendiam as consequências de defender vagabundo !!! Gostaria muito que me mostrassem uma única vez que essa turma dos direitos humanos foram nas casas de qualquer vítima dos criminosos para oferecer ajuda. Não, isso eles não fazem !!! Mas vai você agredir um estuprador, um criminoso, um sequestrador pra ver se esses infelizes não aparecem pra te processar !!! Nós temos que recuperar nosso direito de comprar e portar armas sim !!! e que venham os vagabundos que nós daremos um fim neles, já que a justiça não atua e nem cumpre seu papel, a população assume e resolve, definitivamente o poroblema.

  371. 134 Caram 16/12/2014 10:48

    Esse é o número de assaltantes que não levaram tiro: 121 mil assaltantes, IG lixo…

  372. 133 Roque 16/12/2014 10:48

    Quais vidas? de Bandidos? Porque esses especialistas ou quem quer que seja não dá um jeito na violência? Deixa de babozeira PT!

  373. 132 vicente paulo da silva 16/12/2014 10:47

    A Humanidade realmente tá maluca mesmo, esses caras deste instituto, trabalha contra o cidadão , a pesquisa mostra que os Homens de bem quer ter o minimo de defesa contra a vagabundagem desse país, e esses malucos achão que tão certos , eu acho que Cristo tá voltando mesmo, pois o povo tá tudo ficando maluco

  374. 131 Ricardo 16/12/2014 10:45

    A nossa lei só protege o bandido, e nós cidadão de bem? Trabalhadores honesto onde ficamos? Somos assaltando, roubam nossas casa, tudo o que querem e nós não podemos ter uma arma para defender nossa própria familia! Sou a favor de cada cidadão ter o porte de arma.

  375. 130 José Rocha 16/12/2014 10:44

    Sempre tentam mostrar estatisticas forjadas para conquistar a opinião dos maus
    informados, nunca alguem vai as periferias constatar na real qual é a verdadeira
    situação da vida dos Brasilairos, só divulgam o que interessa a alguns deles,
    com acesso facil a midia fica facil atingir um grande numero de pessoas, muitos
    acambam acreditando nestas mentiras, o referido estatuto tirou do cidadão de bem
    um revolver de m´dio calibre e colocou na mão de bandidos armas de uso militar
    para usarem como querem. e o cidadão de bem nem o direito de defesa própria
    não tem mais, realmente se faz necessário mudar.

  376. 129 julio de sousa 16/12/2014 10:44

    Essa estatística não corresponde a verdade,para ver a realidade,primeiramente desarmaram os meliantes? quantas mortes eles fizeram? os tráficos de armas foram estancados,tais como fuzis,metralhadora,pistolas,armas que não existiam nas mãos dos bandidos,hoje as policias facilitam ,quando orientam não reaja entregue tudo em troca da vida.Nós estamos sem segurança Publica,sem segurança dentro das nossas casas,desarmados onde a constituição
    prescreve que é inviolável,esses defensores dos desarmamentos das pessoas honestas e trabalhadora ,não sabem as nossas dificuldades até dentro das nossas casas.tenham discernimentos.

    • julio silva 16/12/2014 10:56

      Grande mentira!!! Ajudou a salvar 121 mil vidas de bandidos, enquanto o cidadão honesto se pudesse se defender, teria salvo a sua vida.

      • julio 16/12/2014 11:05

        perfeito!!

  377. 128 Márcio Grossi 16/12/2014 10:43

    Tiraram as armas das mãos dos cidadãos de bem e as colocaram nas mãos dos bandidos.
    Pesquisa idiota.

  378. 127 moreira 16/12/2014 10:42

    Tem algum retardado aqui, para engolir essa baboseira???

  379. 126 Marcos 16/12/2014 10:41

    Me desculpe, mas a matéria carece de credibilidade, pois as estatísticas do país são imprecisas, e não favorece uma análise clara. A verdade é que o crime organizado está fortemente armado, as polícias não dão conta, e quem paga é a sociedade desarmada. Não acredito no estatuto do desarmamento, pois somente serve aos cidadãos de bem neste país hipócrita!!! Ao autor da matéria que se informe melhor antes de publicar tal disparate!!!

  380. 125 José Francisco 16/12/2014 10:40

    Não podemos deixar suprimirem o direito constitucional de nos defendermos, quero ter o direito de possuir arma de fogo e de poder usá-la em defesa de minha vida. O que está acontecendo é que só os bandidos estão podendo se armar, estão mais ousados e mais agressivos, sabendo que a população está sendo orientada à não reagir e à não se defender; Tendo ocorrido em minha cidade um crime gravíssimo, uma mulher foi esfaqueada 20 vezes dentro de um ônibus lotado e ninguém fez nada. Estou indignado com atitude dos meios de comunicação que coloca a culpa na arma e não em quem a usa; Educação é tudo,

  381. 124 Rogerio Petrich 16/12/2014 10:40

    Se formos analisar os crimes cometidos por deliquentes e bandidos que agora além de roubar atiram para matar, veremos que a Lei do Desarmamento só funcionou efetivamente para desarmar o cidadão de bem, uma vez que não há qualquer controle de nossas fronteiras e o contrabando de armas acontece livremente e a cada dia armamento pesado entra pelas nossas fronteiras. Se houvesse o desarmamento do bandido, faria jus a finalidade dessa lei. Mas na realidade o governo mais uma vez faz o que bem entende a mercê da vontade da população que não apoia o Desarmamento dos Civis. Queremos e temos o direito a autodefesa, uma vez que não recebemos a segurança devida. A pena de morte no Brasil foi instituida a partir da Lei do Desarmamento e está nas mãos dos bandidos.

  382. 123 Torres 16/12/2014 10:39

    Estatística, foi elaborada aonde? O estatuto só recolheu arma de pessoas do bem, os bandidos aumentaram o arsenal e em todos os estados brasileiros aumentaram os casos de homicídio. O estatuto só fez subir o preço das armas fazendo com que os traficantes de armas ganhe mais dinheiro.

  383. 122 Charles 16/12/2014 10:39

    O maior erro que o Estatuto do Desarmamento cometeu foi não prever a derivação das armas já existentes no País para a clandestinidade. A titulo de exemplo, as minhas ainda estão em minha posse, conservadas, me submeti as regras, outras tão somente desistiram e entregaram suas armas para a clandestinidade. Lógico foram parar nas mãos de bandidos, que pagam muito mais que o governo. O preço de uma arma clandestina é caríssimo. Hoje existem milhões de armas no mercado popr baixo do pano. A estatística mencionada pelo ilustre cidadão não reflete a realidade, porque hoje o assassinato foi banalizado. Todo bandido sabe que o cidadão está desarmado, porque tem medo de ser preso, caso a policia encontre arma com o mesmo. Portanto ficou muito mais fácil para os vagabundos. Vai demorar muito para que o povo brasileiro tenha cultura, consciência e especialmente crença que as leis brasileiras possam, sozinhas, protege-lo. Se as leis, escritas pelos entre aspas, homens que se dizem de bem, não são respeitadas pelos políticos corruptos que temos hoje, quem dera ao povo acreditar na segurança que elas produzem. Sou a favor da alteração do Estatuto, não para banalizar e ou liberar as armas, mas para que se efetive um controle pleno, e com direito ao cidadão assim querendo poder itlisa-la e responder por isso. Sou um exemplo tipico, a primeira arma que coloquei na cinta, tinha quinze anos, por força de ameças de morte recebidas, sempre tive porte. Até hoje, 45 (Quarenta e cinco ) anos depois, nunca matei ou feri alguém, porém com certeza a arma me livrou de muitas situação de perigo, que nunca foram relatadas a Policia, via boletim. A arma para mim é defesa, essencialmente defesa da minha vida e ou dos meus. A pior coisa que pode acontecer com o homem é sentir-se abandonado, desamparado pelo governo, não podendo contar sequer com seu direito de se defender. A Policia não está no local dos fatos no exato momento em que a vida do cidadão está em perigo, sempre chega depois dos fatos, essa é a realidade. Assim sou favorável a flexibilização do Estatuto do Desarmamento.

  384. 121 ALCINDO 16/12/2014 10:39

    SOU INTEIRAMENTE A FAVOR DA BANCADA DA BALA . O ESTATUTO PODE TER ECONOMIZADO 121 MIL V ÍTIMAS DE ACORDO COM O LEVANTAMENTO ENFOCADO MAS EU PERGUNTO : E A QUANTIDADE DE ASSALTOS , SEQUESTROS RELÂMPAGOS E OUTRAS MODALIDADES DE CRIMES CONTRA A SOCIEDADE DESARMADA E Á MERCÊ DOS BANDIDOS PARA QUEM NUNCA FALTOU UMA ARMA , ENCORAJANDO-OS A ASSALTAR ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS ATÉ COM ARMA DE BRINQUEDO PORQUE TÊM CERTEZA QUE O PROPRIETÁRIO OU FUCIONÁRIOS ESTÃO LITERALMENTE DESARMADOS ? N E G A T I V O – HOMENS E MULHERES TÊM O DIREITO DE TER A SUA ARMA , CARRO BLINDADO , CERCA ELETRIFICADA , CACHORRO E TUDO MAIS QUE PUDER PARA SE DEFENDER E DEFENDER A SUA FAMÍLIA , SÓ NÃO PENSA ASSIM QUEM NUNCA SOFREU UM ASSALTO COMO EU QUE LEVARAM MEU CARRO COM MEU NETO DENTRO DE 2 MESES DE IDADE E DEIXARAM O BEBÊ NO CHÃO A UNS 500 METROS DO ASSALTO QUE SÓ FOI DEVOLVIDO A NÓS PORQUE SOMOS CONHECIDOS NO BAIRRO E TEMOS BOM RELACIONAMENTO COM AS PESSOAS QUE RECONHECERAM O MEU NETO .
    É UM DESAFORO ESSE ESTATUTO . QUEM USAR ARMA ERRADA QUE RESPONDA PELOS SEUS DELITOS MAS NÃO QUEIRAM SENHORES LEGISLADORES ME TOLIR DA POSSIBILIDADE DE TER UM MEIO DE RESPONDER A UMA AGRESSÃO DE UM SUJEITO DESCLASSIFICADO QUALQUER . EU TENHO ARMA , NÃO ENTREGO , SE ME TOMAREM COMPRO OUTRA – QUE É A COISA MAIS FÁCIL QUE TEM , NÃO ADIANTA ESTATUTO ! ORA BOLAS , QUE MANIA DE QUEREREM MORALIZAR EXPONDO AS PESSOAS AO RIDÍCULO DE UM ASSALTO ? ESTOU A A BANCADA DA BALA E NÃO ABRO .

  385. 120 Anonymous 16/12/2014 10:38

    Eu possou arma legalizada, esperei quase um ano para ter o direito de comprar essa arma (Glock G25), e se amanha ou depois o governo passar por cima do referendo de 2005 e me tirar o direito de ter armas, vou virar um criminoso aos olhos da lei, mas irei adquirir arma ilegal e ai sim vou comprar arma no calibre que bem intender, pois nunca irei ficar desprotegido. Já passei por uma greve de polícia e sei o tanto que estamos desamparados. Eu prefiro ser julgado por 12 que carregado por 6.
    Nada funciona nesse país inclusive a segurança.

  386. 119 israelbarbosa de campos 16/12/2014 10:37

    o cidadão tem que ter oportunidade de se defender ,como esta o bandido ja chega sabendo que a pessoa esta desarmada ,e mesmo asim ele mata para fazer terror do mêdo,.nos estados unidos bandido pensa 10 vezes antes de assaltar uma casa ou uma pessoa ,,la as crianças ja vão para as fazendas e clubes aprender a usar uma arma ,,não e a toa que e o lugar mais seguro para se viver

  387. 118 Daniel Alencar 16/12/2014 10:35

    Filhos das putas malditos, salvou 121 mil vidas de bandidos inescrupulosos que matam pessoas de bem, só em um país de décimo terceiro mundo como o Brasil acontece uma barbaridade dessas com quem é do bem, já está mais do que provado que o estado não consegue fazer a segurança de ninguém, basta de bandido vivo e solto, pessoas de bem armadas já!

  388. 117 Claudio 16/12/2014 10:35

    Devem ter salvo a vida de muitos bandidos, já que eles deitam e rolam com suas armas contrabandeadas, muitas vindas do próprio poder público, a plena luz do dia enquanto o povo de acua sem ter como se proteger… O povo fez sua escolha no plebiscito e foi ignorado. Eu tenho o direito de me defender. Muitos politicos da bancada contra armas andam com seguranças e carros blindados, vem pra rua como meros mortais sentir como estão as coisas por aqui, bando de hipócritas…

  389. 116 magno 16/12/2014 10:35

    O estatuto não ajudou a diminuir as mortes, para se fazer uma reportagem adequada e séria é necessário fazer levantamento de quantas mortes ocorreram por armas de fogo registrada.

  390. 115 orlando kerber 16/12/2014 10:32

    A pergunta correta é: quantas vidas se perderam porque o cidadão não pode se defender?
    Desarmado deve ser o bandido. MAS AÍ PRECISA CORAGEM.
    O cidadão honesta registra suas armas, o bandido não. E NEM PRECISA. ELE PODE TUDO.
    Orlando Kerber.

  391. 114 Mauricio 16/12/2014 10:32

    Realmente, salvarão 121 mil vidas de BANDIDOS.
    Se eles estivessem mortos, evitaria a morte de outros 363 mil PAIS DE FAMILIAS.
    QUERO , QUEREMOS TER O DIREITO DE NOS DEFENDER…………..

  392. 113 Rafael 16/12/2014 10:32

    Engraçado né, esses que são contra o armamento do cidadão de bem, andam com seguranças ARMADOS e CARRO BLINDADO, os políticos andam com seguranças ARMADOS e CARRO BLINDADO, os presidentes dessas ongs que se dizem da “paz” andam com seguranças ARMADOS e CARRO BLINDADO! Esse maldito “estatuto do armamento do bandido”, ceifou milhares de vidas, já esta na hora disso acabar.
    PELO DIREITO A LEGITIMA DEFESA ARMADA!!!!!

  393. 112 Leonardo 16/12/2014 10:31

    Se for para discutir o tema de forma lúcida, seria melhor expor as opiniões de especialistas que possuem idéias contrárias sobre o assunto e não mostrar somente um lado da moeda. Penso que todos saibam que existem muitas pessoas a favor dessas alterações na tal lei. Lei que quando teve um dos seus pontos chaves submetidos a opinião pública, foi desprezada pela maioria de brasileiros em todos os Estados, em referendo realizado em 2005. O fato é que a violência no país inteiro só vem aumento e a vida do cidadão nunca valeu tão pouco. Para o bandido tudo, para o cidadão a sorte, ou o azar.

  394. 111 Blue 16/12/2014 10:31

    LEI TIRÂNICA PARA TIRÂNICOS GOVERNAREM SEM SEREM CONTESTADOS… quem quer matar não precisa de uma arma de fogo… mas quem quer se defender, precisa… é um convite ao latrocínio… o delinquente tem a certeza que sua presa está desarmada… se salvou vidas foi a de latrocidas, estupradores e demais marginais… LEI FEITA POR BANDIDOS PARA SALVAGUARDAR BANDIDOS… PAÍS DE TERCEIRO MUNDO COM UMA POLÍTICA PODRE FAZ ISSO COM SUA POPULAÇÃO… NA SUÍÇA NÃO É ASSIM… LÁ TODOS POSSUEM ARMAS… E É O LUGAR MAIS SEGURO DO MUNDO PARA SE VIVER…

  395. 110 Ronaldo Barata 16/12/2014 10:30

    Contamos, segundo dados oficiais, com mais de 50.000 mortes por homicídios por ano e ainda vem alguém falando que a lei do desarmamento teria salvo 121.000 vidas em 11 anos.
    Peraí! Essa afirmação idiota só pode ser de brincadeira porque, afinal, em quais dados reais ela se baseou?

  396. 109 Edison 16/12/2014 10:29

    É só procurar na história de vários países: primeiro passo, enfraquecer o exercito (já foi feito); segundo passo, enfraquecer o povo. Assim evita-se qualquer capacidade de reação. Depois disso é só implantar a ditadura de esquerda que eles tanto almejam. Abram os olhos…

  397. 108 atirador de elite 16/12/2014 10:28

    sou atleta de tiro há anos e com meu treinamento acerto o branco dos olhos de um alvo a 100 metros e preciso dar a minha opinião :

    a restrição de armas dentro dos moldes em que está estabelecido é POUCO para a garantia da segurança da população… liberar o acesso a armas no Brasil vai causar um banho de sangue que só a bancada da bala tem interesse. Isso deve ser motivo de luta tanto de PT como de PSDB , PMDB , PSB , PSOL, PCdoB e qualquer outro partido que não queira uma direita enfurecida brandando armas ameaçando a segurança do cidadão de bem que não quer ter que conviver com crimes a bala no seu cotidiano … esses crimes aconteciam de forma banal, no transito, nas residencias, nos bares e boates antes do estatuto do desarmamento… agora os valentões precisam pensar 10 vezes antes de causar confusão em ambiente publico ou mesmo privado…

    desculpe, mas se voce está com raiva do mundo vá praticar MMA, musculação ou ginastica ritimica, deixe as armas para as forças de defesa ou para os bandidos que estão dispostos a morrer as empunhando…

    • Marcos 17/12/2014 18:31

      Isso não passa de um discurso vazio. Não provou em nenhum momento o que está falando. Nào provou que os crimes acontecem de forma banal e nem que pessoas armadas dentro da lei são valentões que usam a arma de forma arbitrária. Claro, porque a única estatística disponível diz exatamente o contrário. A polícia de Curitiba acompanhou por um ano os portes de armas concedidos. De todas as milhares de concessões, apenas UMA arma serviu para um homicídio. E foi um crime passíonal, de uma mulher que traiu o marido, coisa que talvez terminasse em morte mesmo sem a arma de fogo.

      Digo para você: se você não gosta de armas, pare de usá-las você. Proibir sem motivo algum os outros de terem um direito que você mesmo tem (já que é atirador) além de hipócrita é anti-democrático. Largue o esporte, já que acha que armas é coisa de gente raivosa. Vá treinar ginástica rítimica…

  398. 107 Niro 16/12/2014 10:24

    Que coisa mais idiota, para se falar, voce deve ser um alienado e um riquinho que tem seguranca particular e um carro blindado. Completamente idiota. As unicas pessoas que estao em seguraca sao os politicos, militares e advogados que podem portar armas, o resto, bom o resto nao precisa, sao os trouxas que pagam os impostos.

  399. 106 Daniel 16/12/2014 10:23

    Mas uma vez temos pessoas que para estar na mídia querem profanar o direito do cidadão civil de prover sua própria segurança. Estes que são a favor do desarmamento querem antes de mais nada contribuir para um estado em que os bandidos, ESTES SIM SEMPRE ANDAM ARMADOS, SE SINTAM SEGUROS EM COMETER ATOS ILÍCITOS CONTRA O POVO. Precisamos reagir a este pensamento nefasto que faz com que tenhamos medo ao sair de casa. Os bandidos tem que ter o pensamento que o povo esta armado e que qualquer ato dele poderá ser combatido pelas pessoas de bem!!! Ou será que eles querem o desarmamento, para que os governantes sintam-se seguros para cometer atos ilícitos, e não haver um levante POPULAR. Certo é que países como o CANADA, tem a população mais armada do mundo e o índice de crimes é infinitamente menor do que no BRASIL, que quer cercear o direito do cidadão de prover sua própria segurança. A hipocrisia destes e outras reportagens faz com que tenhamos uma distorção da realidade.

  400. 105 marcelo 16/12/2014 10:23

    Salvou? E quantos foram mortos sem poder se defender? Hoje só bandido anda armado, e olha o que não falta é bandido.

  401. 104 Emílio 16/12/2014 10:22

    Quanta falácia! Fico imaginando se o comentarista é inocente ao ponto de considerar um crescimento continuo e ininterrupto – por 16 anos – para a estatística dos homicídios com armas de fogo, ou se realmente é mal intencionado e nos julga como tolos. É evidente que nenhuma estatística se mantém estável ao longo de 16 anos, há sempre variações, basta observarmos que os homicídios por arma branca seguem o mesmo ritmo, ou seja, houve uma desaceleração no crescimento de homicídio por tais meios, embora as armas brancas não tenha sido proibida e nem o acesso a mesma foi dificultado.
    Desarmar o povo só é vantajoso para aqueles que ganham em ter um povo indefeso, frágil e subserviente. Não há democracia de fato quando há um discrepância tão absurda entre o poder de autodefesa da sociedade e poder militar do Estado.

  402. 103 Fabio 16/12/2014 10:22

    Ao invés de desarmar o cidadão de bem os legisladores deveriam implementar ações de combate ao crime, ao meu ver o estatuto do desarmamento apenas serviu para deixar o cidadão mais desamparado ainda, pois hoje o criminoso sabe que ele pode invadir uma residência ou abordar pessoas nas ruas e que esta protegido pelo estatuto pois pessoas de bem não andam mais armadas, o Estado ao invés de proibir deveria instituir programas que ensinem o cidadão a utilizar armas e com relação as crianças estas somentem brincam com armas quando não conhecem o que elas podem fazer, ensine uma criança que a arma é mortal e que não é brinquedo e ela crescerá sabendo e não terá curiosidades, por consequencia não haverá incidentes com armas.

  403. 102 Carlos Albuquerque 16/12/2014 10:21

    Falácia pura! A verdade é que este governo corrupto e comunista já vem preparando desde o inicio este golpe na democracia. O primeiro passo foi desarmar a população, deixando assim os bandidos das facções – que fazem parte deste projeto – tranquilos para invadirem a casa do cidadão de bem e chamarem a atenção para si.
    E tem mais, os bandidos antes tinham a dúvida se ao invadir uma residencia não era recebido a bala, hoje eles sabem que podem entrar a vontade, pois se o cidadão der um tiro para cima, basta o próprio bandido denunciar anonimamente que a policia vai lá apreender aquela arma e indiciar o cidadão proprietário.

  404. 101 Marcos 16/12/2014 10:21

    São a favor da legalização do uso de drogas, argumentam que os usuários não precisariam mais ir a uma boca de fumo comprar drogas, poderiam adquirir em lojas especializadas, alegam que os usuários não são criminosos, são pessoas comuns e de bem. Mas são contra o direito de um cidadão de bem portar uma arma para se defender, assim esse mesmo cidadão é obrigado a comprar uma arma de forma ilegal para poder se defender, querem tirar o direito de um cidadão de bem se defender, mas alegam que um cidadão de bem tem o direito de usar e portar drogas, favorecendo o pequeno traficante. Um pouco contraditório.

  405. 100 Gustavo 16/12/2014 10:19

    Mentira, este estatuto só desarma pessoa de bem, as armas que matam são as dos bandidos, que nunca serão registradas.

    • Magno 16/12/2014 10:32

      Concordo plenamente, os bandidos não entregam suas armas, este estatuto só desarmou as pessoas de bem que tem interesse em defender sua casa. Tenho o direito de possuir arma legal sem ter que apelar pela ilegal.

  406. 99 ferreira 16/12/2014 10:19

    Sei bem desses cálculos ele funciona assim. Antes do estatuto, de cada 1000 que morriam 100 era de trabalhadores e 900 de bandidos. Depois do estatuto o índice de mortalidade caiu em 60% como no caso de SP só que de cada 400 que morrem, 50 são de bandidos e 450 de trabalhadores. Isso ocorre porque para os governos o importante é a baixa de números não importa se é trabalhador ou bandido. Em tirar a arma das mãos do trabalhador para se defender o governo aumentou o número de bandidos, pois como não há o predador natural para se controlar uma espécie que seria o governo com a pena de morte ou prisão perpetua o caso descamba e haja a produção de bandidos.

  407. 98 edu 16/12/2014 10:17

    Este estatuto só favoreceu o crime organizado.
    Esta estatística é tendenciosa alimentada pelas por este mesmo crime organizado.
    Como a maioria dos comentários e QUANTOS MORTOS?

  408. 97 jose caitano 16/12/2014 10:16

    todo cidadao acima de 21 anos deveria sim portar uma arma de fogo, acabaria com 80% dos assalto , roubo e mortes, muito mais respeitos um pelo outros, esse é um poder que nao tem mais como tirar das maos dos bandidos, entao vamos da o poder ao povo, quero ver um bandido roubar alguem na rua,no onibus,no mercado, na residencia etc.etc. com todo mundo armardo!!!!
    e liberar a droga para vender em todo buteco com imposto, bandido nao vai mais comprar fuzil de 3 milhões para defender a droga dele la no morro,nao vai mais recrutar 20,30,homems para tomar conta da droga, nao vai mais traficar armas e nem drogas, pois tem aqui em qualquer lugar vendendo com imposto, como ja se faz com o cigarro e o alcool!! pois aqui no bar, na esquina em qualquer comercio tem, bandido vai ter que arrumar serviço de ajundante de servente!!!!

    mas quero ver os grandões(governadores,senadores, e elite governamentais) fazer isto, pois é com toda essa restrição que eles ganha dinheiro por tras e facio, e nem quer saber do povo….!!! o povo (cidadão de bem) que se dane!!!

    • João 16/12/2014 10:48

      Jose Caitano concordo com vc e mais : * TENTEI LER TODOS COMENTÁRIOS E NÃO VI NINGUÉM A FAVOR DO DESARMAMENTO.

  409. 96 joão daniel 16/12/2014 10:16

    Essa estatística é para enganar trouxa. O povo brasileiro têm o direito de optar por ter ou nâo armas para sua defesa. Os governos que se opõe o fazem para desarmar a população e não permitir que elas se manifestem com armas nas mãos. O desarmamento também serve para os comunistas darem golpe de estado e a população não ter arma para enfrentá-los.

  410. 95 rui toffanelli 16/12/2014 10:16

    Esses caras pensam que a gente é trouxa, pensam que somos petistas e não pensam, apenas fazem o que a cartilha manda.Será que são idiotas a ponto de pensar que uma pessoa desarmada tem alguma chance com vagabundo? Será que são idiotas a ponto de pensar que com essa legislação voltada para proteger vagabundo, bandidos, arma de fogo é a única opção do cidadão de bem, para se defender, isso sem apologia a matar, mas sabendo que o cidadão possui arma, o marginal não vai atacar, mas sabendo que não possui, ataca, barbariza, pois sabe que nada de mal vai acontecer, tem as leis e congressistas idiotas, que correm defende-lo por qualquer coisa, até se levar um tapa de policial (QUE É PAGO PARA NOS DEFENDER, MAS QUANDO DEFENDE VEM OS DIREITOS DOS MANOS ENCHER O SACO).

  411. 94 Emerson 16/12/2014 10:14

    Pesquisa baseada em falácias. O número de homicídios diminuiu em razão da organização do crime. A criação das facções criminosas organizadas a partir dos presídios fez cessar as guerras por territórios e “bocas” de venda de entorpecentes que, nos idos dos anos noventa culminavam com as chacinas onde normalmente eram vitimados vários criminosos de uma só vez. O resto continua do mesmo jeito que antes. Os responsáveis pela pesquisa não disseram o essencial, qual seja, o numero de latrocínios (cujas vítimas são cidadãos de bem) aumentou, assim como os homicídios cometidos por meio de armas “brancas” (normalmente os casos de agressões passionais) também aumentaram consideravelmente. Ou seja, os defensores do Estatuto do Desarmamento (do cidadão), que foram derrotados no plebiscito, continuam torcendo os fatos para impor sua opinião sobre a maioria discordante.

  412. 93 arbjun 16/12/2014 10:14

    Se todo vagabundo tiver a dúvida se vc está armado ou não tenho certeza de que que a maioria dos assaltos e homicídios vão diminuir . Aqui o bandido sabe que se vc estiver armado ou atirar no maldito mesmo dentro de casa vc vai preso por porte ilegal.

  413. 92 Alexandre 16/12/2014 10:13

    O desarmamento junto com a impunidade é um convite ao latrocínio.Essa lei serve apenas para intimidar os cidadães ante a corrupiçao do poder publico, é uma lei tirânica. Até um policial pode andar armado e um cidadão honesto equilibrado emocionalmente não pode. …………………………………………………..

  414. 91 Gilmar 16/12/2014 10:12

    A situação é bastante clara, esse Estatuto só conseguiu tirar algumas armas dos cidadãos de bem, que a utilizariam no máximo pra se defenderem. É muita inocência e chega a ser ridículo achar que a proibição atinja seu real objetivo que é diminuir as armas do país e consequentemente a criminalidade. Ora, quem comete crimes não é o cidadão de bem, é o bandido, este não vai em uma loja comprar a arma e fornecer uma lista de documentos seus para que se registrem aquela arma em seu nome.
    Esse absurdo estatuto deixou todos a merce de criminosos, que quando querem adquirem revolveres, fuzis, metralhadoras, granadas, dinamite e tudo que mais desejarem, sem fornecer seus documentos à Secretaria de Segurança.
    Outra besteira é imputar à arma o crime, ora, quem quer cometer crimes, mesmo que domésticos, se utiliza de qualquer meio disponível, seja faca, pau, pedra ou qualquer outro objeto. Se o objetivo é tornar 100% impossível que ocorram tais fatos, teríamos que ter também a Lei de proibição de comercialização de facas, madeiras e tudo que possa ferir de algum modo.
    O Estatuto do desarmamento não obrigou o bandido a devolver suas armas, o que se conseguiu foi tirar instrumentos de defesa de cidadãos que tem garantias Constitucionais para exercer seus direitos e obrigações, inclusive o da auto defesa com equilíbrio de forças com o agressor.
    A auto defesa deve ser amparada pelo Estado, e não a submissão ao crime.
    Deixar em vigor esse estatuto é forma clara de ampliar a força do crime em detrimento do cidadão de bem.
    Ninguém deve ser compelido a comprar uma arma, porém, não se pode restringir o direito de quem queira ou necessite. Desde que obedeça aos requisitos legais.
    Destarte, em prol da liberdade dos cidadão de bem, creio firmemente que deva ser revogado o Estatuto do Desarmamento, eis que inútil para o fim que se destina.

  415. 90 Jovelino 16/12/2014 10:11

    Mentira os dados, o governo empurra os dados que deseja,
    a população esta a na mãos de bandidos, eles podem entrar nas residencias e matar,
    e o plebiscito obato pelo 65 % da população foi ignorado

    mas foi isso, meses de preparação para o sim ou não, aonde cada um fez o teu bla bla bla, e o sim perdeu, e agora vem um demagogo com o sim ainda cantar gloria,
    haaa sim o governo como sempre não atendeu a população

    bando de otários

  416. 89 Barros 16/12/2014 10:11

    Minhas questões são simples sobre a matéria:
    Quem passou a ser vitima por homicídio, bandidos ou vitimas inocentes?
    Como foi o aumento de roubos, assaltos e furtos, já que os meliantes passaram a ter uma certeza, pessoas de bem não estão protegidas e/ou preparadas para se defender?

  417. 88 Heriberto 16/12/2014 10:10

    Concordo com todos os comentários proferidos.
    Uma dúvida nos remete a inquietante pergunta: Quem nasceu primeiro, o ôvo ou a galinha???
    1) Antes do estatuto do desarmamento, dos que morreram vítimas de armas de fogo, quantos eram os bandidos que foram mortos por pessoas de bem que estavam armadas para se defender?
    2) Depois desse estatuto, quantos eram pessoas de bem que, desarmadas, foram mortos por bandidos?
    A grande certeza é que hoje estamos desarmados e à mercê da crescente população de bandidos armados, enquanto que nossa polícia, por não poder ser onipresente, tenta fazer o que pode nessa luta desigual.
    Respeitando as devidas proporções, o trânsito matou em 2010 quase 195 mil pessoas. Apenas ressalto que uma carteira de habilitação custa menos de 2 mil reais e pode ser obtida por qualquer um que passe nos medíocres testes.

  418. 87 João Bosco 16/12/2014 10:10

    121.000 vidas de quem??? De policiais?, recebendo um salário de miséria para combater bandidos cada vez mais bem armados e cientes da nossa vulnerabilidade, de cidadãos comuns e de bons antecedentes?, cada vez mais pagadores de impostos e cada vez mais caçados como ratos. Ou de bandidos, vagabundos que cada vez mais têm fartas regalias. País hipócrita cada dia que passa tenho mais vontade de morar no exterior.

  419. 86 José 16/12/2014 10:08

    Mas o número de homicídios com arma branca cresceu muito mais. Argumento fraco esse do numero menor de mortes por arma de fogo.

  420. 85 Ricardo Henriques 16/12/2014 10:07

    Prefiro ser julgado por 7 que carregado por 6….
    O Brasil mostrou no referendo que o cidadão quer se defender. Não há obrigação de termos armas em casa. Mas, se quisermos e formos habilitados para tal, é um direito nosso. De guardar por nós, por nossa família e por nossa casa.
    O bandido hoje, sabe que o cidadão de bem, está privado de se defender e ter uma arma em casa. Assim, estão muito mais astuciosos e desinibidos.
    Que os bandidos e os ladrões atinjam os que são são a favor do desarmamento…Na minha casa coloquei uma placa na frente informando que o meu vizinho é a favor do desarmamento e eu não sou….

  421. 84 Ricardo 16/12/2014 10:07

    Eu só não entendo o plebiscito ocorrido, 2003, aonde a população optou pelo NÃO desarmamento, e o governo com os demagogos NÃO acatou.

    QUAL FOI O VEREDITO DO PLEBISCITO ?????
    VEREDITO ESCOLHIDO PELO POPULAÇÃO 65 %

  422. 83 Rafael 16/12/2014 10:06

    E DESDE QUANDO SOCIÓLOG É MATEMÁTICO???

  423. 82 Mauro 16/12/2014 10:04

    Faltou comentar neste artigo que o número de menores infratores explodiu depois do estatuto do desarmamento.
    Por causa dessa lei os vendedores de armas passaram a sobreviver na ilegalidade, vendendo armas a qualquer um, seja o indivíduo maior ou menor de idade.
    Desarmaram as pessoas de bem, não a marginalidade.

  424. 81 Luiz 16/12/2014 10:03

    Tenho vergonha deste site tendencioso, cujas reportagens, Leads e chamadas são sempre em favor do PT. Aliás, como vão Duda Mendonça e os donos e sócios do IG ???… O controle de armas sempre antecede um gope fascista, seja ele de esquerda ou de direita. Mas este é o resultado de uma Lei de Diretrizers e Bases da Educação, que se mistura com a Lei da Palmada e com as Ditaduras das Minorias, que divide cada vez mais as pessoas, fazendo-as abraçar tantas causas por segregação, que elas sequer percebem – como disse Aldous Huxley – que vivem emuma moderna prisão, onde o “cidadão de bem” no fuindo, no fundo, não enxerga sua própria hipocrisia, e sequer um paslmo adiante do nariz. Os heróis do povo, no Brasil, são as bundas e as chuteiras, enquanto no Japão até mesmo o Imperador se curva ante um professor. As pessoas se rendem à ingerência das ONGs (cujo capital é doado por Alans Greenspanssss da vida, apenas porque precisam continuar acreditando que o governmo de um país que arrebenta este país. A responsabilidade por erguer uma nação é de seu povo. O Brasil produz indolentes abestados, nunca precisou conquistar um território pra chamar de seu, e nem defender um pelo mesmo motivo. Um povo que não nasceu para conquistar e evoluir, não pode fazer nada diferente do que se render a matérias falaciosas e hiócitas como esta. Basta atentar para os renomados Doménico de Masi e Umberto Eco, que resolvferam achar que o Brasil está dando um exemplo ao mundo. Notícias vendidas aqui, mas que lá foram não ocupam sequer uma nota de roda pé. O Ocidente possui 3 mandatários: EUA, UK e França (nesta ordem). O resto é o resto porque escolheu permanecer na lixeira. Você pode não ter poder para escolher onde nasce, mas permanecer no erro, é burrice !!!

  425. 80 Wander 16/12/2014 10:02

    Acho que o Plebiscito de 2005 já deu a resposta , a maioria absoluta dos Brasileiros votaram contra o estatuto , o problema é que este governo ,que está aí, sabe que população armada representa perigo , porque a maioria deles , foram rebeldes armados por Fidel .
    Antes de desarmar o cidadão de bem , o governo deveria primeiramente nos dar segurança , é um direito constitucional .

  426. 79 Luis Carlos 16/12/2014 10:00

    É um raciocínio simplista usar como base de comparação apenas um dado. Se tivéssemos que usar apenas um parâmetro para para explicar a queda deste índice deveria ser utilizado o pequeno aumento da distribuição de renda para explicar a pequena diminuição da taxa de assassinatos.
    Concordo que as armas devem ter total controle para ir para a mão dos cidadãos de bem (para que continuem sendo de bem), mas é claro que a enorme maioria dos armamentos dos bandidos não faz este caminho, vindo diretamente do exterior ou do crime.
    Toda arma tem um número de série gravada, que possibilita seu rastreamento! Muitas tem este número raspado, mas muitas não! A diminuição desta violência passa por combater a entrada de armas e responsabilizar os fabricantes e o principal de sempre: educar a população.

  427. 78 roseli da silva 16/12/2014 10:00

    que mentira,que lorota de mal gosto

  428. 77 Bruno Montesano 16/12/2014 10:00

    Façam um estudo de quantos morreram por estarem desarmados! Façam um estudo do aumento absurdo de invasões a residencia! Um bandido pensa duas vezes antes de invadir uma casa sabendo que o morador pode estar armado! Sou a favor do armamento SIM! Claro, a pessoas aptas psicologicamente e treinadas a usar uma arma de fogo. Mostrar só um lado da moeda é facil.

  429. 76 Luiz Ricci 16/12/2014 10:00

    Essa gente pensa que o povo em geral é burro. será que não foram 122 ou 123 mil (???!!!). Pelo menos por aqui (SP) a criminalidade aumentou e muito, é só ver esses programas sensacionalistas tipo Datena e conferir. Esse negócio parece com a Lei Maria da Penha que diz proteger as mulheres,,,pura mentira. Parem de pensar que todo brasileiro é ignorante, parem de pensar como o PT que mente…mente…mente.

  430. 75 Bocardo 16/12/2014 9:59

    Este estudo leva em conta que tipo de pessoas foram “salvas”?
    Estes sociólogos não tem idoneidade pra apresentar modelo matemáticos e devem trabalhar para aquela ONG chamada Viva Rio (ou Viva Rico?) onde tem um monte de babacas que andam com seguranças armados.
    A mídia escancaradamente está fazendo o jogo deles.

  431. 74 roseli da silva 16/12/2014 9:58

    esses numeroa são fictícios,o que este estatuto fez foi desarmar pessoas que tinham o porte legal,pessoas sérias,agora só quem tem o direito de usar são os bandidos que a cada vez mais estão acabando com a vida de pessoas que trabalham honestamente,quem quer matar mata até com tesoura,estão lembradosa do casa de daniela perez,pois é e deste serial matador da baixada,não precisam de revólveres vaia com as faca mesmo eu sou a favor de termos armas em casa para defesa

  432. 73 Gilberto Lima 16/12/2014 9:58

    MENTIRA. Qualquer estudante de estatística deve saber que o gráfico mostrado é uma extrapolação, que os dados foram colhidos de forma tendenciosa. Esta maldita lei somente proporcionou o desarmamento do cidadão de bem, que somente quer se defender, para os criminosos é inócua, como qualquer lei. O que reduz ocorrências é prevenção, é polícia na rua e a incerteza do bandido quanto ao cidadão poder se defender.

  433. 72 OO 16/12/2014 9:57

    RÍDICULA E TENDENCIOSA ESSA MATÉRIA , basta ver os comentários e verá que a população está cansada de tamanha violência sofrida sem ter o direito de se defender. Para o governo o cidadão de bem não pode ter arma, mas bandido noiado pode entrar na sua casa estuprar sua mulher, enfiar o cano do revolver na boca do seu filho , te espancar !! ISSO PODE NÉ ?! Dai vc liga pra polícia que demora tanto que se o bandido quiser dá tempo de voltar e carregar o que deixou pra trás , sem dizer quando não matam pq vc não tinha dinheiro guardado em casa. Prefiro ter uma arma e nunca precisar usar do que precisar e não ter.

  434. 71 luiz 16/12/2014 9:56

    so salvou bandidos mais ate hoje nao entendi o plebicito foi contra o desarmamento entao porque o fiseram. a mais proteçao a bandidos do que as pessoas de bem , e sem armas ficamos a merce deles. e isso que o governo quer.

  435. 70 Jose da Silva 16/12/2014 9:54

    MENTIRA, MENTIRA, MENTIRA…….. Esse estatuto somente salvou vidas de bandidos, aumentando a mortalidade e humilhação dos cidadãos honestos. Os roubos e humilhações dos cidadãos aumentaram absurdamente. Os politicos estão cada vez se lixando para o povo. Esse é o resultado do estatuto. Quanto a morte de policiais, bem feito não são eles que fazem essa merda de estatuto funcionar contra os cidadão de bem?

  436. 69 Eduardo 16/12/2014 9:54

    O que diminui o crime é Emprego, Segurança pública, Punição, Educação e Civilidade, O governo quer fragilizar ainda mais o cidadão comum. Todos deveriam ter o direito de ter uma arma, desta maneira um bandido pensaria duas vezes antes de roubar alguém, pois haveria possibilidade de sair baleado.

    COMPAREM COM OS EUA, E VEJAM SE O NUMERO DE CRIMES É MAIOR QUE DO BRASIL POR PERMITIREM O PORTE DE ARMA.

    NÃO CONFIO MAIS NO GOVERNO BRASILEIRO.

  437. 68 Murilo Noleto 16/12/2014 9:53

    Com esse Estatuto do Desarmamento (da pessoa de bem) os bandidos não só passaram a ter maior segurança para agir (por incrível que pareça) como também agora deitam e rolam e ostentam os seus feitos. Basta só ver os recente vídeos que tem circulado na internet.
    Além disso, os índices de caras-de-pau tem crescido vertiginosamente. Na época do trabuco, o brasileiro tinha um pouco mais de brio e vergonha na cara. Hoje você vai a um posto de gasolina e lá você presencia pessoas com som de carro altíssimo até as 4 horas da manhã. Em época anteriores o fato de que alguém poderia dar um tiro pelo menos faziam com que o cidadão tivesse medo, e assim maior respeito.
    As estratégias esquerdistas estão deixando o povo cada dia mais dependente da máquina do estado, que é ineficiente. A polícia e as forças armadas, desrespeitadas.

  438. 67 Antonio 16/12/2014 9:52

    Concordo com Negrini, ajudou foi os marginais entrar nas casas e fazer o que temos visto fazerem. Infelizmente hoje os jornais não são imparciais e servem a algum interesse que não sabemos. O desarmamento foi para o criminoso não se utilizar das armas que roubavam das vítimas. Pergunto se o trabalhador não tem arma para se defender, de onde vem as armas que eles utilizam agora. Foi ainda para desarmar os fazendeiros e pequenos produtores que não podem se defender de uma invasão do MST. Nós não somos burros! Quanto a corrupção que mata mais BRASILEIROS que as armas ninguém fala nada.

  439. 66 fernando 16/12/2014 9:52

    conversa fiada, armas não atinge ninguém a não ser quando é arremessada ou acertada em alguem por outra pessoa… O QUE MATA E/OU FAZ ESTRAGOS SÃO AS MUNIÇÕES… E PORQUE NINGUEM TOCA NO ASSUNTO? PORQUE NÃO VEMOS REPORTAGENS OU CAMPANHA SOBRE MUNIÇÕES?… FALAR SOBRE DESARMAMENTO OU CAMPANHAS SIMILARES, SERVE APENAS PARA TIRAR O FOCO DA POPULAÇÃO SOBRE O QUE É REALMENTE O PROBLEMA DAS MORTES NO MUNDO… PORQUE EU IRIA QUERER ADQUIRIR UMA ARMA SE EU NÃO TIVER MINIÇÃO PARA USA~LA?… (TEM CORAGEM, MEXE NO VESPEIRO) … FICA A DICA

  440. 65 alex santos 16/12/2014 9:51

    salvou mesmo 120mil vidas de bandidos so o sou da paz e quew nao v

  441. 64 Moderador 16/12/2014 9:50

    Salvou a vida dos bandidos, a população está sendo caçada como animal e os marginais estão armados até os dentes, todos querendo ostentar, roubando e matando sem dó e sem piedade, com armamento de guerra, nem a polícia eles respeitam mais, esta matéria é uma verdadeira piada. Acorda estudiosos de plantão, não conseguem enxergar a origem do problema, é só fazer uma visitinha a uma maternidade pública que vocês veem, de 10 mulheres dando a luz uma tem família estruturada, as demais são fruto da inconsequência de gravidez indesejada em função de uma sociedade falida e a expectativa de vida destas crianças o resultado é este que convivemos, será que os doutores sociais de plantão são incapazes de enxergar esta situação?

  442. 63 Ricardo 16/12/2014 9:50

    Ele deve ser do PT.

  443. 62 unknow 16/12/2014 9:47

    e tirou quantas mesmo?

  444. 61 Reis 16/12/2014 9:46

    121 mil vidas de BANDIDOS em 11 anos, só se for. Acham que somos trouxas?
    Num país onde morrem 60.000 por ano dizendo que o estatuto SALVOU VIDAS?
    Basta olhar estatísticas reais e não sensacionalistas como essa e verão que nos lugares onde o cidadão tem o direito de portar armas a criminalidade e o numero de mortes por arma de fogo é INFINITAMENTE menor do que no Brasil.
    O discurso de vocês não cola mais. Larguem de ser mentirosos.

    • tavares 16/12/2014 10:10

      Perfeitamente !!!!

    • arbjun 16/12/2014 10:05

      É isso aí. Falou tudo.

  445. 60 JOAO CARLOS GOUVEIA 16/12/2014 9:45

    O ESTATUTO DO DESARMAMENTO AJUDOU A TRANSFERIR O ARMAMENTO PARA OS BANDIDOS E DEIXAR A POPULAÇÃO A MERCE DO CAOS, QUE HOJE EM DIA NEM O POLICIAMENTO CONSEGUE DETER OS BANDIDOS, SERÁ QUE ANTES DE COLOCAR ESSA MATÉRIA VOCÊ NÃO VIU OS POLICIAIS NO RIO DE JANEIRO QUERENDO MUDAR AS LEIS POR CAUSA DAS MATANÇAS DE POLICIAIS ? TIRARAM NOSSA UNICA FORMA DE NOS DEFENDERMOS, INVADEM SUAS CASAS, FAZEM O QUE QUEREM, SOMOS REFÉNS ONDE O CIRCO SE CHAMA BRASIL, E NÓS SOMOS OS PALHAÇOS.

  446. 59 Remo Rocco Filho 16/12/2014 9:43

    Pois é Sr,. Gláucio Soares, pode não ser bem assim para o senhor, porém se olhar mais de perto vera que salvou vidas de bandidos e não dos civis, porque basta somar as mortes de policiais, ou seja, os bandidos continuam armados e nós a mercê deles porque temos ainda como agravante os “DIREITOS DOS MANOS” que só ajuda aos bandidos, desculpe minha sinceridade mas pra mim isso nada mais é do que a preparação do golpe comunista que está entrando aos poucos em nosso país…

  447. 58 JOSÉ LUIZ 16/12/2014 9:43

    SÓ DEVE TER SALVADO AS VIDAS DOS BANDIDOS CADA VEZ MAIS ARMADOS E TEMIDOS, PESQUISE COM AS FAMÍLIAS DE POLICIAIS MORTOS E COM QUEM FOI ASSALTADO.
    NA VENEZUELA A TÁTICA FOI ESTA, DESARMAR A POPULAÇÃO DE BEM E AS POLICIAIS ESTADUAIS E MUNICIPAIS E ARMAR COM O DE MELHOR A FORÇA NACIONAL QUE HOJE JUNTO COM OS BANDIDOS MATA QUEM FALA MAL DO BANDIDO MADURO O POVO BRASILEIRO ASSIM COMO OS DEPUTADOS E SENADORES ‘ HONESTOS ‘ ESTÃO VENDO A SEMELHANÇA DO COMUNISMO BOLIVARIANO QUE O PT QUER IMPLANTAR AQUI NO BRASIL E A RECEITA É A MESMA DA VENEZUELA.
    PROVAVELMENTE QUEM ESCREVEU ESTA MATÉRIA ESCROTA E COM PESQUISA MANIPULADA, NÃO MORA NO BRASIL E ESTA SE LIXANDO ASSIM COMO O PT PARA O MESMO E AMBOS MENTEM PARA QUE O PT SE PERPETUE NO PODER.
    QUE MÁTERIA SAFADA , MENTIROSA, TENDENCIOSA E NO MÍNIMO ASSASSINA…

  448. 57 joao nattrodt 16/12/2014 9:42

    O estatuto do desarmamento potenciou os bandidos, pois os mesmos tem certeza de que só quem anda armado são êles.

  449. 56 Marcelo 16/12/2014 9:42

    “Ele e Daniel Cerqueira, diretor do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada), fizeram as contas”……fizeram as contas? É ridículo com o cidadão é tratado com idiota nesse pais….é só ver o número de mortes por 100 mil habitantes….

  450. 55 Leonardo Soares 16/12/2014 9:39

    É uma granda falacia usar dados imaginados por um sociologo para provar um argumento, principalmente supostos modelos matematicos que obviamente não é o forte de quem estudou sociologia. Consigo mostrar milhares de estudos com mais credibilidade mostrando o contrário – que se o povo de bem tivesse mais armas as mortes deveriam sido muito menores, do nivel dos EUA, suiça e Canada, países onde o povo é fortemente armado. Acho também que a nao criação de leis que penalizem ainda mais o crime contribuiu fortemente para o alto indice de homicidios que temos no Brasil. Se a turma da esquerda tivesse aprovado redução da maioridade penal, aumento das penas, tolerancia zero o crime e os homicidios teriam diminuido drasticamente, o que nao ocorreu

  451. 54 Sergio Luiz Werneck 16/12/2014 9:38

    Não tenho arma de fogo, mas sou contra o desarmamento.
    Como sempre são criadas leis em que o cidadão fica refém de marginais ou de uma polícia despreparada e corrupta. Pois não se tem o direito de defesa.
    Já aconteceu comigo várias vezes ligar de madrugada para 190 e nada.
    E outro ponto, que quem é menos favorecido financeiramente fica totalmente impossibilitado de comprar uma arma de fogo, pois ficou tão caro que só quem tem muito pode comprar e pagar o despachante e os exames.

    • João 16/12/2014 10:06

      Sergio ainda bem que não tem , senão seria preso. Cidadão de bem não pode ter armas, só bandidos. Se conseguir se autorização para comprar uma vai demorar um ano aprox. ao passo que se estiver sofrendo ameaças dá pra morrer 3 vezes.

  452. 53 Renato 16/12/2014 9:36

    Para mim é muito simples. Todas as pessoas podem tem direito a ter arma, que só pode ser usada dentro do seu domicilio em defesa própria. Portar arma em local público é crime hediondo.

  453. 52 Roberto May 16/12/2014 9:36

    Quantas mortes de pessoas de bem, honestas e trabalhadoras foram evitadas? As estatísticas mostram o tipo de pessoas que foram salvas? Cidadãos de bem estão sendo encurralados dentro de casa, enquanto bandidos continuam armados e soltos nas ruas, pois estes não estão nem ai para o tal “ESTATUTO”.

  454. 51 negrini 16/12/2014 9:31

    MENTIRA esta reportagem, a lei do desarmamento ajudou sim, a aumentar os assassinatos de cidadãos de bem, e muito. TODO bandido é covarde, se pressentir que a vítima está armada, ou foge ou o pega de emboscada, a primeira alternativa nos dias de hoje pode ser que não seja correto em virtude da tamanha liberdade de assassinar que eles tem, a segunda alternativa é modos operandi até de instituições legais, como a polícia rodoviária (quando monta radares para extorquir o dinheiro do contribuinte); por favor, não queira debater este assunto pois é muito amplo.
    Em resumo, o direito a se defender nos dias atuais tem que partir do cidadão, e não ficarmos à mercê de políticas baratas criadas por pseudointelectuais de esquerda que querem ter mais direitos e nenhuma obrigação com a sociedade.

    • ED 16/12/2014 10:57

      Gostaria de saber como eles conseguiram contar 121 mil vontades, não concretizadas pelo fato de que quem pensou em matar não estava de posse de uma arma. Cínicos, ou, bobos. A matança no Brasil cresceu por que só um lado ficou armado, ou seja, o lado bandido. O homem de bem ficou mais indefeso do que já era.

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.