Publicidade

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015 Economia | 13:28

Por que os ricos pagam menos impostos do que os pobres

Compartilhe: Twitter

Uma das âncoras de salvamento do segundo mandato da presidenta Dilma Rousseff pode ser retomar aquilo que o ex-presidente Lula sabia fazer como poucos, goste-se ou não do seu governo: conciliar interesses aparentemente inconciliáveis. Em português mais claro, dar uma cravo, outro na ferradura.

Ao optar por um nome como Joaquim Levy para comandar o Ministério da Fazenda, com a promessa de executar um duro ajuste fiscal e resgatar a confiança dos mercados, Dilma também pretende manter direitos sociais.

Se quiser ser levada a sério nessa estratégia de frentes múltiplas, a presidenta deveria ouvir o que economistas e especialistas tributários têm alertado – a histórica, perversa e complicada injustiça do sistema de impostos do País.

É um sistema feito para poucos entenderem. Difícil na forma, mas simples no resultado: na prática, os ricos pagam proporcionalmente menos que os pobres.  A saber:

1. No Brasil, os impostos diretos, como o IPI e o ICMS, representam quase metade do total da carta tributária. Como se sabe, esses impostos incidem sobre os gastos da população na aquisição de bens e serviços, independentemente do nível de renda de quem os adquire. Pobres, ricos ou classe média pagam rigorosamente a mesma alíquota para pagar o fogão e a geladeira. Mas o Leão devora a fração maior das rendas menores. Democraticamente.

2. Enquanto isso, os chamados encargos sociais representam cerca de 25% da carga total. O ônus aí se distribui entre empregados e empregadores.

3. Já o Imposto de Renda contribui com modestos 20% – ou um pouco menos – para a formação da carga tributária total. E de maneira inversamente democrática. Há estimativas que sugerem o seguinte: enquanto os que ganham até dois salários mínimos recolhem ao Tesouro quase 54% da renda, aqueles que recebem acima de 30 salários mínimos contribuem com menos de 29%.

Os números acima não são novos. Fazem parte de um estudo da professora Lena Lavinas, da USP, chamado A long way from Tax Justice: The Brazilian case. Como o próprio título informa, trata-se de uma análise sobre o caso brasileiro de justiça tributária. Ou injustiça.

Dilma Rousseff e Joaquim Levy durante a posse: eles podem mexer com os ricos?   Roberto Stuckert Filho / PR

Dilma Rousseff e Joaquim Levy durante a posse: eles podem mexer com os ricos?     Foto: Roberto Stuckert Filho / PR

Hipertributação da renda, subtributação do patrimônio

Enquanto isso os impostos sobre o patrimônio são desprezíveis, empenhados em beneficiar a riqueza imobiliária e financeira dos mais ricos. (Neste caso, não raro se justifica a ausência de taxação para não “inibir” os investimentos.).

O site Carta Maior fez um brilhante especial sobre impostos no País. “Em tese, a política fiscal seria o espaço da solidariedade no capitalismo”, escreveu o advogado Joaquim Palhares, diretor do site, na apresentação do especial. “Caberia a ela transferir recursos dos mais ricos para os fundos públicos, destinados a contemplar os mais pobres e o bem comum”.

Palhares é um homem inteligente e socialmente responsável o suficiente para entender que não se constrói um país desenvolvido sem laços e valores compartilhados em direitos e deveres comuns – e o tamanho da carga tributária e sua divisão desigual (isto mesmo, desigual) entre ricos e pobres são fundamentais para uma desconcentrar uma economia e uma sociedade.

O sistema brasileiro é o inverso disso. Não importa a renda do consumidor: ganhe um ou 100 salários mínimos por mês, o imposto que paga por litro de leite ou por uma geladeira o mesmo.

Em contrapartida, o imposto sobre o patrimônio, que incide diretamente sobre os endinheirados, não chega a 3,5% da arrecadação total no Brasil. Na Coreia do Sul, esse índice é de 11%. Nos EUA, acima de 12%.

O detalhe perverso dessa engrenagem é que aqueles que estão no topo da pirâmide social obtêm seus rendimentos sobretudo do capital. Pegue-se, por exemplo, os rendimentos vindos daí em alguns países: França, 38,5%; Canadá, 31%. Alemanha, 26,40%; EUA, 21,20%; Turquia, 17,50%.

E no Brasil? 0,00%.

Como afirma o economista francês Thomas Piketty, tornado celebridade desde a publicação do seu tratado sobre desigualdade, O capital no século 21, se o capital financeiro rende mais que o crescimento da economia – como tem sido sistematicamente o caso do Brasil – consolida-se uma casta de riqueza inoxidável que se desloca da sociedade e perpetua a desigualdade.

Endividamento público e juros altos

Sem espaço para taxar endinheirados e seu patrimônio, governos passaram a compensar com uma alternativa: o endividamento público. Emprestam e pagam juros por aquilo que deveriam arrecadar. E aí vêm os juros altos – mais conta paga também pelo consumidor.

Coisa que o economista Luiz Gonzaga Belluzzo provoca, com ironia: “É pelo menos curioso que os idealizadores do ‘impostômetro’ não tenham pensado na criação do ‘jurômetro’. Afinal, diz ele, o Brasil atirou no colo dos detentores de riqueza financeira, nos últimos 18 anos, um PIB anual, mais um quarto.

E nem Fernando Henrique, nem Lula, muito menos Dilma Rousseff ousaram mexer nesse vespeiro.

 

Autor: Tags: , , , ,

80 comentários | Comentar

  1. 130 savio 05/03/2015 1:02

    Caro Fagner, permita discordar de algumas afirmações suas, vou enumerar algumas, mas antes pergunto: o senhor já viu algum “EMPRESARIO RICO”, operar o torno mecanico?, operar uma colheitadeira?, dirigir uma carreta, transportando seus produtos, ou sendo vendedor ou caixa de uma loja, ou sendo caixa de um banco?, se o senhor encontrar um unico grande empresario que faz essa atividade, informe aqui no site, vamos ao que interessa abaixo.
    1 – Nenhum grande empresario constitui uma empresa com dinheiro do seu proprio bolso, o
    dinheiro vem de “EMPRESTIMOS A JUROS REDUZIDISSIMOS, E PRAZO A PERDER DE
    VISTA” de bancos estatais.
    2 – “NENHUM EMPRESARIO DÁ EMPREGO A NENHUM TRABALHADOR”, o trabalhador é
    que “VENDE” sua força de trabalho.
    3 – “NENHUM EMPRESARIO PAGA SALARIO AO TRABALHADOR”, quem renumera o
    trabalhador é o seu trabalho (atividade), se empresario “PAGASSE SALARIO” ao
    trabalhador, o dia que o trabalhador faltasse ao serviço, “NÃO TERIA O SALARIO
    DESCONTADO”.
    4 – “NENHUM EMPRESARIO PAGA IMPOSTO”, todos os impostos são transferidos ao preço
    do produto ou serviço. Quando da “EXTINÇÃO” da CPMF, o senhor viu algum
    empresario “REDUZIR O PREÇO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS EM 3,08%”, que eles
    diziam incidir no preços?, se eles não reduziram os preços, “ESTÃO COMETENDO UM
    CRIME QUE SE CHAMA, APROPRIAÇÃO INDEBITA”, assim sendo, a cpmf não foi
    extinta, de fato, “APENAS O DINHEIRO NÃO ESTÁ SENDO RECOLHIDO AOS COFRES
    PUBLICOS.
    5 – “AS GRANDES EMPRESAS, O GOVERNO CONCEDE ISENÇÕES FISCAIS, DE 15, 20, 25 E
    30 ANOS”, quando este prazo está findando, “OS EMPRESARIOS CHANTAGIAM O
    GOVERNO PARA RENOVAR”, se o governo não aceitar a chantagem, eles simplesmente
    fecham a fabrica e vai para outro municipio ou estado, e assim nunca pagará o imposto
    devido.
    6 – O Senhor sabe o percentual de “SONEGAÇÃO” de impostos no Brasil?, segundo os
    orgãos de cobrança, para cada R$ 1,00 (hum real) , arrrecadado, 2 reais é sonegado,
    essas é uma das razões de no Chile a carga tributaria é menor, já imaginou se o banco
    itau e a rede globo pagasse o que deve, talvez esse estudo não seria efetuado, e essa
    matéria nem seria divulgada
    E como o senhor alardeia que os empresarios são “BONZINHOS E QUASE SANTOS”, saiba que todos eles “SONEGAM IMPOSTOS”, apenas dois exemplos: banco itau e rede globo, isso foi publicado nos jornais. “MUITOS GRITAM PEGA LADRÃO”, apenas para confundir a população, no dia em que for criado um orgão semelhante ao “SPC E SERASA” para incluir os nomes das “EMPRESAS SONEGADORAS DE IMPOSTOS”, e um site, onde o nome das empresas fossem incluidos e o valor devido para que a população tivesse conhecimento, “OS BONZINHOS E QUASE SANTOS, CAIRIAM DO PEDESTAL”.

  2. 129 Sandro 04/03/2015 11:23

    Lamentavelmente, além de injusta (tributação), o retorno que os menos favorecidos têm do que pagam é lastimável. As estradas são ruins, quando melhoram um pouquinho é por via de concessão (PEDÁGIO), a educação pública é fracassada, e os crimes do colarinho branco “dificilimamente” (essa palavra é aqui inventada) pagam pelos delitos. Isso aqui ô ô… É um pouquinho de Brasil iá iá…

  3. 128 Jader Oliveira 04/03/2015 9:29

    PARA ENTENDER o porque disso e so ler olivro de Gustavo Barrozo Sinagoga paulista e ver a influencia dos Judeus Sionista na criacao de leis em nosso pais favorecendo a especulacao e agiotagem

  4. 127 maome de souza de melo 02/03/2015 23:59

    vamos contrata alguns homens bomba para matar esses ratos politicos

  5. 126 luiz carlos mendes tavares 02/03/2015 21:12

    É óbvio que os pobres tem que pagar mais que os ricos. Isto já vem desde a época dos dinossauros, pedra lascada e Adão e Eva para alguns. É impossível pelo menos por enquanto,
    tentar equilibrar uma pirâmide por um de seus vértices. Então, pobre é pobre e rico é rico. Só em
    novelas da Globo, rico fica pobre e pobre fica rico.Raciocinem, pô!

  6. 125 marinaldo felix da silva 01/03/2015 21:29

    E uma verdadeira safadeza deste governo

  7. 124 j. damião 27/02/2015 8:58

    Aumentando ou não os impostos, a roubalheira petista no final do governo Dilma continuará monstruosa. E os serviços públicos que o governo oferece aos pagadores de impostos serão tão eficientes quanto os da Venezuela. Ou da Guiné Equatorial. Dois países governados por ditadores, muito apreciados pelos petistas.

  8. 123 João Cordeiro 25/02/2015 11:21

    Na minha humilde concepção só quem deveria pagar imposto eram os ricos.

  9. 122 Joel 25/02/2015 0:24

    Ridículo! Os ricos arriscam capital próprio, os pobres não! Quer mais justiça social, acabe com a corrupção. Simples.

  10. 121 Martin 24/02/2015 22:55

    Veja se não há erro no final do 3º parágrafo do título: Hipertributação da renda, subtributação do patrimônio

  11. 120 ROBSON F. 24/02/2015 22:50

    Nós somos o povo da “língua”, fala reclama discute xinga bla bla bla bla bla….
    Mas nós, o povo brasileiro, não fazemos nada, somos acomodados, medrosos, colocamos a culpa sempre nos outros.
    Resumindo, não fazemos nada, a não ser falar…
    Povo forte é o povo europeu, em sua história, SEMPRE LUTOU…

  12. 119 Duarte 24/02/2015 22:33

    Os ricos convencem os mais pobres a votar no PSDB, eles votam e os ricos continuam a pagar menos impostos.

    • Leonardo 25/02/2015 10:05

      É isso mesmo? Então os mais de 12 anos do PT no governo federal não foram suficientes para mudar isso? Ou já mudou e não ficamos sabendo?

      • j. damião 27/02/2015 8:54

        Pois é, Leonardo. O tal do Duarte deve ser uma desses fundamentalistas-trouxas que vivem repetindo os mantras – e as mentiras – do Falcão, Lula, Dilma, João Santana…

  13. 118 carlos holanda 24/02/2015 22:16

    Manifestações pedindo impeachment de Dilma já têm mais de 300 mil confirmados em eventos criados no Facebook, retirei essa obs em http://folhapolitica.jusbrasil.com.br/noticias/167708950/manifestacoes-pedindo-impeachment-de-dilma-ja-tem-mais-de-300-mil-confirmados-em-eventos-criados-no-facebook,
    acho que todos deveriam dar uma olhada e verificar as datas, vamos gente, pra rua de cara pintada, e mostrar que acabou esse negocio de roubar na cara de pau

  14. 117 rudinei 24/02/2015 21:53

    gasolina tem que ir a 5 reais p rico tanto faz e pó miserável também pois não tem carro e para o pobre eu acho que não liga muito porque manteve o mesmo governo PT é sinal que estão satisfeito entao é so alegria e esperar o proximo feriado

  15. 116 Luis Calais 24/02/2015 20:20

    Tá na hora de parar de aumentar nossas obrigações, já é insuportável, pra iniciar a DIMINUIÇÃO de privilégios, de mordomias e, do número de cargos eletivos; RACIONALIZAR comunicações, obrigações, acabar com excesso de ingerência e a ESTABILIDADE de incompetentes, REDUZIR salários de políticos e DIMINUIR assessores, SÓ 2 MAS competentes; diminuir partidos, reduzir os sindicatos, documento único, CLT única, regularizar aposentadorias e única; pena de morte para corruptos, sonegadores e assassinos reincidentes; rearmar o povo, liberar drogas e seguir o planejamento rígido de campanha,

  16. 115 Jose Mayo 24/02/2015 19:36

    A verdade é que, não só os ricos, como qualquer remediado que seja autônomo ou detenha qualquer meio de produção, NÃO PAGA IMPOSTO NENHUM, só “repassa” impostos; Para quem tem condições de estabelecer os próprios preços (e a nossa economia é de “preços livres”), IMPOSTO É CUSTO E É REPASSADO AO PREÇO, quem paga é quem tem que comprar, não quem vende. “Taxar” rico é aumentar preços, por via do repasse dos “custos” que compõe o preço, inclusive os custos pessoais de quem detém os meios de produção… Na sociedade inteira, só não repassa imposto quem não faz preço e adivinhem quem é: O ASSALARIADO.

    • Aparecida 24/02/2015 20:52

      Voce tem toda razão Jose Maio, sem contar que, é uma cadeia, o aumento do preço do produto diminui a venda, a empresa diminui a produção, aumenta o numero de demissoes e o numero de pessoas recebendo seguro desemprego, ai o governo aumenta ainda mais os impostos…..

  17. 114 Gabriel 24/02/2015 19:35

    O brasileiro só tem uma saída, o aeroporto.
    Infelizmente nunca seremos um país de primeiro mundo.

    A corrupção nunca acabará no Brasil.

  18. 113 zé povinho 24/02/2015 18:51

    enquanto colocarmos 1 milhão de foliões nas ruas em cada cidade do Brasil, e colocarmos 2000 pessoas para protestar os direitos q nós temos, esta porra de país não muda, nem governo federal, nem estadual, nem municipal, merecem nosso respeito….são todos vermes e corruptos, sou contra matar alguém, mas estes politicos de carreira e esses palhaços, jogadores de futebol, artistas , cantores (pagodeiros falidos principalmente) merecem ser executados, tem q jogar uma bomba em brasilia como foi feito em hiroshima, queria ver quem ia querer ser politico depois desta, quem tem cú tem medo, porque neste país, quem tem fama ou dinheiro quer ser politico, não por indole de administração e governo é pra roubar mesmo, nenhum politico brasileiro presta, mas tenho dó deles, eles não sabem q o cerno da vida é promover o bem estar do proximo….

    • Marcos Alencar 02/03/2015 14:55

      Os verdadeiros ladrões são os que fazem as nossas leis, isso é, se pode chamar essa merda que temos aqui no Brasil de leis. Leis para o Lula, a Dilma e o PT, praticarem roubos, crimes e miseria nacional. Leis para menores matarem em nome dos politicos corruptos e assasinos. Leis para fazer o povo pagar as contas do absurto roubo e canalhice que o Lula a Dilma e o PT fizeram dentro da Petrobras. Colocando o povo para pagar o preço de um litro de combustivel, que nem a mãe desses miseraveis ladrões conseguriam pensar em pagar, enquanto la fora os conbustiveis são comercializados a preços de babana. A quem interesa um preço de gasolina se manter em patamares tão absurdos, me responda quem suber? E essa ridicula presidenta, ou pode se chamar de vaca pau mandada do PT e do Lula, ainda tem a cara de pau de intervir no protesto dos caminhoneiros com força bruta. Sera que ela está querendo fazer igual os militares fizerão com essa anarquista.
      Juizes, promotores, procuradores e até mesmo a tão famosa OAB o que estão fazendo para acabar com a farra desses vermes. Justiça e leis que forão rasgadas na cara de todos nós por esse trio de mercenário. Lula, Dilma, PT e todos os seus seguidores deveriam ir para um muro de execusão no meio de praça pública para servir de lição para todos os politcos que fazem da politica, apenas serventia e cabide de emprego para enrequecimento rápido atraves de muita corrupção. Partidos lotados de corruptos, ladrões e assinos, onde sempre deixa o povo e suas necessidades para depois, sempre depois.

  19. 112 KENIA 24/02/2015 18:34

    ótimo texto, o Brasil é um país medíocre. Pagamos impostos e estes são mau administrados, é um rombo só, falcatruas demais. Nossa justiça só faz valer para os fracos e pobres, ricos não são severamente punidos porque o sistema é cheio de brechas e tremendamente flexível no que diz respeito a corrupção. O que leva ao desanimo é a falta de ação do povo, a população de baixa renda é a maior e não reage por comodismo, o país precisa mudar, urgente! Não pensem que somos uns melhores que os outros não! A verdade é que todos dependem uns dos outros de alguma forma, é como que uma cadeia alimentar – o empresário não é melhor que o trabalhador e nem os governantes e autoridades melhores que os empresários e trabalhadores. Acorda Povo Brasileiro!

  20. 111 carlos 24/02/2015 18:25

    eu queria fazer coro com aqueles que compreendem que todos brasileiros deveriam ser mais ricos…e não he cobrando impostos carissimos que se vai conseguir isso…pois o estado investe mal, sem planejamento, e desce pelos escaninhos da corrupção ( no cado da esquerda atualmente, desavergonhadamente).Dinheiro não tem pátria…aperta aqui escapa para outro lugar…Se a esquerda tivesse certa, Cuba seria o país mais rico do mundo, e a coreia do norte também…

  21. 110 Warner Corrêa Munhê 24/02/2015 18:09

    Estão vendo, seus pobres idiotas? Vocês acham que a Dilma é a presidenta de vocês e o Aécio era dos ricos. Conseguem enxergar, agora?

    • Israel 24/02/2015 21:42

      OTARIO, NÃO LEU O ARTIGO, ISSO SEGUNDO O ARTIGO ACONTECE A MAIS DE 18 ANOS.

    • Chico 24/02/2015 20:25

      Não tem a foto ?

    • Ezequiel Francisco Nunes 24/02/2015 19:26

      Não foi Dilma que a massa quis agora aquenta, para mim não deveria ter imposto de renda eu não pago imposto de tudo que compra até de uma bala. Povo vai para a rua por causa de R$ 0,10 na passagem esta um bom movimento para sair as ruas sem badernas e sim com sabedoria e conservando a bandeira da democracia, lutando não com paus mas com palavras sabias e debates que todos possam entender.

    • Ezequiel Francisco Nunes 24/02/2015 19:23

      Não foi Dilma que a massa quis agora aquenta, para mim não deveria ter imposto de renda eu não pago imposto de tudo que compra até de uma bala. Povo vai para a rua por causa de R$ 0,10 na passagem esta um bom movimento para sair as ruas sem badernas e sim com sabedoria e conservando a bandeira da democracia, lutando não com paus mas com palavras sabias e debates que todos possam entebder.

    • jair 24/02/2015 19:21

      esta vendo como vc só vê o que lhe interessa ,eu li até o fim da reportagem,fiz questão de copiar e colar o trecho que vc pulou ou “NÃO VIU”, e olha que não morro de amores pela dilma.

      OLHA AQUI O TEXTO EM QUESTÃO: Coisa que o economista Luiz Gonzaga Belluzzo provoca, com ironia: “É pelo menos curioso que os idealizadores do ‘impostômetro’ não tenham pensado na criação do ‘jurômetro’. Afinal, diz ele, o Brasil atirou no colo dos detentores de riqueza financeira, nos últimos 18 anos, um PIB anual, mais um quarto.

      E nem Fernando Henrique, nem Lula, muito menos Dilma Rousseff ousaram mexer nesse vespeiro.

    • José Ribeiro 24/02/2015 19:20

      Amigo, você disse tudo!

  22. 109 Antonio 24/02/2015 18:01

    Mais um artigo para reforçar a política de opostos deste(s) governo(s)….Ricos X Pobres, Empresários X Trabalhadores, Motoristas X Pedestres e por aí vai. A divisão da sociedade em “categorias” nunca levou igualdade social à nenhum país.
    É verdade que há injustiça tributária no Brasil, porém a questão fundamental não é esta e sim o fato de a carga tributária total é elevadíssima em relação à contrapartida que o governo oferece para a sociedade.
    Gostaria sim de pagar 50% de impostos, e ficar com 50% “limpo” para comer, beber e passear e não ter que me preocupar com o pagamento de despesas de saúde, educação e segurança, que são as prioridades de qualquer país sério.
    A verdadeira ferida todo mundo sabe qual é e onde fica, mas fingem que não existe. A mídia brasileira ou é muito burra ou é vendida…

    • Jairo Dutra 24/02/2015 20:00

      Qual seria o país sério pra vc?
      Não seria os EUA, né. Pois educação e saúde são praticamente direito da classe média e dos ricos de lá (a privatização é a norma!). Já a segurança, esta sim eles gastam muito pra manter as classes subalternas (nelas os imigrantes latinos, asiáticos e africanos), silenciosas.
      Venhamos e convenhamos, o capitalismo não gosta nada da democracia, muito menos da ideia de justiça social. O resto é pura ideologia.

  23. 108 Emilio 24/02/2015 17:22

    Para que os pobres se tornem cada vez mais pobres e passem a depender, cada vez mais, das bolças-esmola que produzem votos e mantem os fp… no poder indefinidamente.
    – Eta paíszinho vira-latas !

  24. 107 brasil 24/02/2015 17:21

    Lí a maioria dos comentários…
    Será que não tem nenhum comentarista de hoje ou de outros dias que gostaria de sentar naquela cadeira e dizer que muda o Brasil, muda a corrupção, criara empregos e tiraria os políticos ou a nação corrupta tão corrompida por quem tem dinheiro e pode pagar pelo que quiser??
    Quem disse que o dinheiro não compra tudo?
    Não ter no Brasil partido e sim políticos com um único objetivo, mudar e melhorar o que foi feito até hoje.
    Como? Não sei dizer… Os comentarista sabem e estão muito bem informados e inconformados.
    Boa sorte!!

  25. 106 Fagner 24/02/2015 17:04

    Sério mesmo que você embasou sua matéria em uma matéria escrita pela carta maior, a mesma que recebeu mais de meio milhão do governo como verba de marketing e que tem tendencias a apoiar o partido do governo?

    Desculpa mas esse jogo politico de jogar ricos contra pobres e vise versa já não vem surtindo tanto efeito, o povo vem acordando e vendo que a culpa não é explicitamente do patrão que gera a renda e sustento para muitas famílias, é sim do governo que gerencia mal os tributos e desvia boa parte deles.

    Falando da matéria em si, no mundo ideal se tarifaria mais os mais ricos e eles ajudariam de bom grado e continuariam a gerar a mesma renda, já no mundo real se você paga mais e não tem nenhum beneficio você começa a se perguntar o por que, muitos hoje em dia já se perguntam isso , caso aumente a tributação quem gera renda simplesmente vai buscar outro lugar para produzir onde ele seja valorizado ou vai passar a produzir o suficiente para a sobrevivência evitando a taxação extra e se aproveitando do beneficio de ser mais pobre, essa segunda opção dificilmente é a seguida as pessoas que se sentem oneradas acabam indo para onde são valorizadas, e não adianta criticar essa elite podre que deixa os pobres na mão, eles simplesmente tem livre arbítrio e fazem oque consideram o melhor para elas, antes de pensar no outro você tem que pensar em si mesmo , para ter forças para ajudar os outros.

    Outro ponto importante não se esqueçam que você que está lendo essa matéria e não é rico mas ganha seu salário minimo suado ainda sim é a elite para oque é mais pobre, e sim você no final das contas seria mais tarifado, a solução não é dar mais dinheiro para o governo e sim o governo aprender a gerenciar melhor o dinheiro que já recebe e que não é pouco.

    Querem um exemplo de um pais que vem na contra mão dessa matéria o chile, hoje ele é um dos poucos países da América latina que vem crescendo e em breve está para se tornar o primeiro pais de desenvolvido da America latina, lá a tributação é baixa oque fez vários investidores se firmar por lá, hoje 3 de cada 5 moradores tem casa própria e lá a tributação não chega a 1/5 daqui, esse pais é o chile.

    Não cheguei a ver a lista de sites/blogs que recebem auxilio do governo mas se esse for mais um deles prevejo eu deixando de ler ele em breve , mídia vendida é f#!$%…

    • marc 04/03/2015 14:33

      Parabens Fagner. Além disto, este tipo de matéria que coloca estatísticas fora de contexto só serve para ludibriar ainda mais as pessoas… Vejam só: Os “pobres” (até 3 salários mínimos) contribuem com 54% da arrecadação do IR… mas, eles representam mais de 90% da população… Já os ricos (com mais de 30 salários mínimos), contribuem com 29% mas, estes são uma parcela muito pequena da população… (menos de 1%…).

      Portanto,está claro que os ricos recolhem sim muito imposto e, qual a contra-partida recebida? (Ah, não sou rico não… sou assalariado que pega ônibus… Só acho que temos que entender o contexto das coisas…) Obviamente estão tentando montar um ambiente para aumentar ainda mais a tributação… País ridículo…

  26. 105 Leonires Barbosa Gomes 24/02/2015 16:58

    Uma solução é alugar o Brasil, vamos fazer uma licitação e ver o país que vai querer alugar. Outra é uma revolução, aqui não tem homem pra isso, agora a mais importante é eu sr o Presidente, pois vou me arrumar, arrumar a vida de minha família e o resto que se lasque.

  27. 104 GERALDO MAGELA DA SILVA 24/02/2015 16:46

    É FUNDAMENTAL PROMOVER REFORMAS ESTRUTURAIS PARA COLOCAR NOSSO PAÍS DEFINITIVAMENTE EM UMA ROTA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. CASO CONTRÁRIO O DISTANCIAMENTO DOS MAIS RICOS DOS MAIS POBRES CONTINUARÁ SE ACENTUANDO. A REFORMA POLÍTICA É A PRIMEIRA, SENDO IMPRESCINDÍVEL PARA PERMITIR QUE AS DEMAIS REFORMAS, DENTRE ELAS A REFORMA TRIBUTÁRIA SEJAM PROMOVIDAS. O POVO BRASILEIRO PRECISA ACORDAR E EXIGIR DEMOCRATICAMENTE MUDANÇAS JÁ.

    • Johny 24/02/2015 18:20

      Concordo. Apenas vale salientar que nesse País nada é confiável. Caso adotada essa fórmula, da maneira como se faz aqui, corre-se o risco dos ricos ficarem também pobres e todos juntos e irmanados se beneficiarem do bolsa-família, bolsa-etc, etc, etc

  28. 103 GIOVANNI 24/02/2015 16:45

    MEXER COM OS RICOS, NUNCA. MEXER COM POBRE É UMA COISA. AGORA, MEXER COM RICO O “BICHO” PEGA. NUM PAÍS DE CORRUPTOS IRÃO MEXER COM QUEM MANTEM OS POLÍTICOS?? SENDO QUE NO BRASIL QUEM PODE MAIS CHORA MENOS.

  29. 102 Andre 24/02/2015 16:33

    Pobre não gera emprego, só usufrui. Tem que pagar mais imposto mesmo.

    • fabio 24/02/2015 17:03

      cuidado ,, q um dia um pobre pode salvar sua vida unitil…

    • Edson 24/02/2015 16:50

      vc é bem inteligente: pobre trabalha para manter o negócio do rico, portanto é produtor além de consumidor, por isso a economia gira.

  30. 101 José Borges Neto 24/02/2015 16:32

    O maior erro foi aumentar o Óleo Diesel. Aumenta a Gasolina e o Etanol a vontade. Quem NÃO ACHAR BÃO QUE VÁ ANDAR DE BUSÃO, assim como EU…..

  31. 100 Helmar 24/02/2015 16:31

    Depois de lê isso tudo, cheguei a seguinte conclusão: esse país não tem jeito.

  32. 99 FÁBIO 24/02/2015 16:29

    Ilustre autor do artigo,
    Para resolver essa questão, podemos fazer como Fidel, que é amado pelo PT. Façamos como na revolução cubana, vamos acabar com os ricos, assim, quando tivermos só pobres estaremos felizes e vivendo em um paraíso como Cuba. Muitos podem até dizer que Cuba parece um cortiço a céu aberto, mas lá todos são felizes, pois não tem ricos e eles não tem em quem botar a culpa e por isso são felizes. Também não há imposto de renda porque não tem rico e não há impostos sobre as mercadorias pois não existem mercadorias, já que tudo é muito escasso. O que você acha? Não resolveríamos o problema dessa forma? A Venezuela já está no caminho, os ricos já estão indo para os EUA e Europa, e vão deixar os pobres para tomar conta. Em breve será uma outra Cuba. Como é maravilhoso o comunismo!!!

    • Jr 24/02/2015 17:21

      Comentário lamentável!! Ditadura, nem pensar. Vamos organizar nosso País… começando pela retirada do PT do poder. Só agora conseguimos enxergar a técnica usada no governo FHC, que projetou o País à frente, porém, agora, PT puxou a trava!!!!!

      • Israel 24/02/2015 21:48

        E PORQUE FHC NÃO FEZ OS RICOS PAGAREM MAIS IMPOSTOS, DEIXA DE SER BABACA OTARIO.

    • Roberto 24/02/2015 16:52

      Concordo e assino embaixo.
      Quando não tiveram mais rico, dinheiro, mercadoria, renda, etc… ficará tudo resolvido !

  33. 98 Eduardo Arend 24/02/2015 16:21

    Num país como o Brasil, quanto mais se contribui maior é o roubo… se o que jó é retido pela malha fiscal fosse corretamente destinado, não haveria necessidade de aumentar tanto os tributos. A verdade é que nem o Sr. LULA nem a SRA DILMA estão ou pouco estiveram preocupados com a população em geral… Estão apenas preocupados com o próprio enriquecimento como a mídia vem relatando. Acredito que se todos os brasileiros contribuíssem com 20% da sua renda…. e esse dinheiro chegasse ao seu destino correto, nada faltaria… Não vamos esquecer que a parte da população que menos paga imposto de renda é a que mais usa o sistema. Tanto sistema de saúde SUS como sistema educacional gratuito e por ai vai… Claro que é um direito de todo cidadão… e uma pessoa que esta na alícota atual de imposto de renda mais alta acaba pagando saúde e educação particular.
    Infelizmente é a realidade do País mas vejo que a solução não é onerar a renda…. seria destinar os impostos pro objetivo e não para os bolsos dos políticos da situação.

  34. 97 Roberto 24/02/2015 16:21

    Prezado Rodrigo de Almeida,

    Neste seu comentário vejo mais uma sugestão de aumentar a arrecadação de impostos.
    Como colunista expert em economia você não acha que nossa carga tributária já é alta e o problema não é a quantidade mas sim a qualidade de como se gasta.
    Se toda vez que o governo precisar de recursos aumentar os impostos, vai chegar uma hora que não terá de onde tirar mais.
    A realidade dos brasileiros e de todo mundo não é assim, imagine se toda vez que uma família gastar mais que ganha, pede aumento de salário. Seria ótimo, mas isso não existe, temos de ter a responsabilidade de viver dentro do orçamento que temos.
    E olha que o valor arrecadado no Brasil é grande pois temos a 9ª economia maior do mundo e uma das maiores arrecadações.
    O que sugiro é responsabilidade, austeridade e vergonha na cara de nosso governo.
    Ou então nos preparemos para mudar de nome e se chama Nueva Venezuela !

  35. 96 Jo Bananere 24/02/2015 16:20

    O Maior erro foi aumentar o Óleo Diesel, aumenta a gasolina e o Etanol a vontade, quem gostar vá andar de BUSÃO COMO EU…..

  36. 95 Anatagildo Junior 24/02/2015 16:20

    O Brasil no ano de 2014 ficou em sétimo lugar no Ranking Mundial de Riqueza Econômica, nós somos um país rico. Estamos numa situação privilegiada, pois estamos com a mesma riqueza dos EUA, Japão, Europa e qualquer país rico, mas nós ainda não somos PRIMEIRO MUNDO, por quê? Porque o Brasil precisa de uma Reforma Política Radical, Urgente! Estamos nesta situação, porque a nossa Política e muito problemática. Isto acontece desde que os Portugueses que pra aqui vieram e se apossaram destas terras tupiniquins e de todos os tipos de tribos indígenas que aqui viviam e, os Portugueses disseram que descobriram o Brasil. Também trouxeram consigo, esta Cultura miserável, que aqui se implantou e ficou até hoje, portanto, este problema do Brasil não começou hoje e, é isto que não nos faz um país de primeiro mundo. Ha muito o que se fazer, mas se a população der o primeiro passo como assim o fez em junho do ano passado, promovendo manifestações e protestando efetivamento, demonstrando a insatisfação e dando um BASTA! nisso tudo, a coisa se resolve. É necessário a população continuar fazendo mais Manifestações e Protestos, exigindo e gritando se for preciso, por JUSTIÇA! Chega de erros no EXECUTIVO, JUDICIÁRIO e LEGISLATIVO. Basta! Tolerância Zero! Mas a população tem que ser UNIDA e PERMANECER UNIDAS. Unidos, somos mais fortes!!!

    • victor m r tavares 24/02/2015 18:02

      Já estava demorando!!! Mais um imbecil sub-desenvolvido querendo Botar a culpa da nossa monumental SAFADEZA no Cabral !!! È a TEORIA do “PEGA LADRÃO” …o CARA ROUBA E SAI GRITANDO pega ladrão para despistar !!! Hoje o Brasil é um dos países mais corruptos do mundo e os nossos avós e bizavós que construíram esta nação desbravando a mata e colonizando os silvícolas que viviam como os animais na floresta, alem de fundarem todas as cidades, já que aqui só havia aldeias de sapé,que era a única coisa que os índio sabiam fazer!!! E agora vem uma cambada de IMBECÍS QUERENDO colocar a culpa da incompetência dos nossos dirigentes que não tem capacidade para administrar a herança que receberam de nossos antepassados.
      Chega de safadesa e picaretagem!!!
      Victor Tavares
      24-2-15

  37. 94 Edelberto Becker 24/02/2015 16:16

    A resposta é simples. eles controlam o país através das forças políticas que apoiam, logo eles conseguem através do Legislativo, a elaboração de Leis que os protejam, enquanto o resto do povo não tem quem os defenda. Como agora querem mudar a regra da aposentadoria, para que trabalhemos mais ainda, entretanto os políticos se aposentam com dois mandatos, não produzem nada nesse país e se beneficiam do trabalho dos outros como verdadeiros sangue sugas. um país que não tem história verdadeira de luta, só podia dar nisso um país de mentira.

  38. 93 Eu 24/02/2015 16:15

    Porque todo rico sonega imposto, simples assim!

  39. 92 Rafael 24/02/2015 16:14

    Ei Dilma vai toma no Copo uma coca cola bem gelada com Whisky 12 anos e relaxa seu fim esta proximo…Agentes corruptos e Agentes corruptores…covardes e de ação dissimulada, enfraquece ainda mais os pobres e nos enquadra em jaulas definidas por $$$$, Maldita seja junto com todos os corruptores desta geração.
    E que este pais ainda possa ter dias melhores, são meus sinceros votos.

  40. 91 ferreira 24/02/2015 16:04

    E porque ainda o povo acredita nesses bandidos ladroes e safados,e nao ve que eles tao pouco se lixando para o povo danesse se a educaçao,a seguranca,a saude ,a moradia e o transporte publico e o saneamento basico sao um lixo eles nao usam nada disso,so os idiotas que os elegem e que precisao disso entao que ele se danem e viva a corrupçao e o sofrimento dos pobres,por que tem o poder e rico.

  41. 90 Ricardo 24/02/2015 15:59

    Tudo seria resolvido com o imposto único.

  42. 89 clOvis 24/02/2015 15:49

    PAIS DOS MALANDROS

    – SE VC TEM LOBBY FICA TRANQUILO, NÃO LEGISLARÃO CONTRA VC;
    – SE O TEU RAMO DE ATIVIDADE ( MICRO EMPRESÁRIO) ATINGE UMA GAMA GRANDE DA SOCIEDADE, FICA TRANQUILO TYMBEM, DEPUTADA NÃO TEM SACO ROXO PARA MEXER CONTIGO;
    – SE VC FOR PROFISSIONAL LIBERAL DE CURSO SUPERIOR FICA GEL, POIS MATARAM ATÉ PRESIDENTE DA REPUBLICA POR ISTO;
    – SE VC FOR UM GRANDE EMPRESARIO O POLITICO NÃO FAZ NADA, PORQUE SE O FIZER ESTARÁ SEM DINHEIRO PARA A PRÓXIMA ELEIÇÃO

    ENFIM SÓ SE FAZ ALGUMA COISA CONTRA MASSA INDEFESA

  43. 88 clavius 24/02/2015 15:48

    PAIS DOS TRAMBIQUEIROS:

    – SE VC TEM LOBBY FICA TRANQUILO, NÃO LEGISLARÃO CONTRA VC;
    – SE O TEU RAMO DE ATIVIDADE ( MICRO EMPRESÁRIO) ATINGE UMA GAMA GRANDE DA SOCIEDADE, FICA TRANQUILO TYMBEM, DEPUTADA NÃO TEM SACO ROXO PARA MEXER CONTIGO;
    – SE VC FOR PROFISSIONAL LIBERAL DE CURSO SUPERIOR FICA GEL, POIS MATARAM ATÉ PRESIDENTE DA REPUBLICA POR ISTO;
    – SE VC FOR UM GRANDE EMPRESARIO O POLITICO NÃO FAZ NADA, PORQUE SE O FIZER ESTARÁ SEM DINHEIRO PARA A PRÓXIMA ELEIÇÃO

    ENFIM SÓ SE FAZ ALGUMA COISA CONTRA MASSA INDEFESA

  44. 87 Pmb 24/02/2015 15:46

    Galera eita assunto que vai longe vamos resumir….
    CORRUPÇÃO, estamos ferrado e mau pago….
    quando o Brasil nasceu não foi com a cultura de um país europeu, norte americano….

  45. 86 LUIZ CARLOS COTTA 24/02/2015 15:46

    comentar o que todo mundo já sabe !! Começar pela MENTIRA ! A presidenta eleita mentiu que não iria aumentar !! Enfim aumentou tudo ! O BRASILEIRO SABE DE TUDO QUE PODE MUDAR O BRASIL “porém falta-lhe coragem ! de protestar ! Chama ele para uma reunião de condominio ou ass.moradores,ou até mesmo para algo importantíssimo o que acontece ele preferiu ir brincar carnaval você viu como ficou lotado todas dependências de samba ,praias enfim, tudo como se não tivesse acontecendo nada,todo o Brasil,com pequena exceção de S.Paulo, ele se empolga a toa com futebol mesmo pra ver uma porcaria de futebol de hoje ,vê seleção 7×1,já esqueceu.Portanto fazer o que ?essa geração foi educada por pais acostumados a dar tudo para seus filhos, esqueceram de ensina-lhes. educação !! meio ambiente ! e na hora da eleição aparecem dizendo que sabem tudo !! ta ai a conta !!! ESTÃO HIPNOTIZADOS.

  46. 85 Lincoln 24/02/2015 15:35

    Por outro lado, de que adianta uma arrecadação justa e ideal quando esta é mal administrada, mal investida e, pior de tudo, desviada para o bolso de uma classe política corrupta?

  47. 84 Sergio Nau 24/02/2015 15:35

    O Rico paga menos porque sonega boa parte do lucrou, envia dinheiro para paraisos fiscais para não pagar imposto do que lucrou de novo. A CPMF foi sem duvida o melhor imposto para taxar o rico, criado no governo FHC, mas trataram de derruba-lo no governo Lula, mas enquanto existir sonegação o rico sempre vai pagar menos imposto.

  48. 83 Carlos 24/02/2015 15:33

    Meu pai, aposentado ganha um salario minimo, ele foi ao Supermercado e comprou 300 reais em produtos, no ticket estava constando que ele estava pagando 79 reais em impostos.
    Vejamos se uma pessoa rica com muita grana ou mesmo um bilionário for comprar neste mesmo supermercado os mesmos produtos que meu pai comprou ele estaria pagando os mesmos impostos….pergunto isto é justo???.

    • mvlgha 24/02/2015 16:25

      Carlos, na verdade essa pessoa rica vai pagar os mesmo impostos que o seu pai, a injustiça da matéria se refere a não tributação adequada de patrimônio. O seu pai, como assalariado provavelmente não terá um patrimônio como o do Silvio Santos, saiba que o patrimônio do Silvio não é tributado adequadamente. E, porque não se tributa? Leia a boa resposta 62 do Clovis, responde bem isso.

    • clovis 24/02/2015 16:24

      – O INJUSTO SERIA EU PAGAR MAIS PELO MESMO PRODUTO QUE VC COMPROU,
      – DIGO O PROBLEMA NÃO É POR AI E SIM TERMOS UM GOVERNO HONESTO QUE INVISTA, O EXEMPLO ESTA NA EUROPA , NO JAPÃO , COREIA E OUTROS PAÍSES SÉRIOS,
      – NÃO ADIANTA O GOVERNO DAR UMA DE ROBIN HOOD, PARA GANHAR ELEIÇÃO FERRANDO A CLASSE MÉDIA PRINCIPALMENTE, OU VC ACHA QUE ELE VAI MEXER COM OS RICOS

    • Rodrigo 24/02/2015 16:22

      É sim.
      Se está comprando os mesmos produtos, independente de ganhar 1 salário minimo ou 1000 o imposto incidente nos produtos deve ser o mesmo.
      Ou você está propondo que os supermercados e lojas exijam comprovante de rendimento para vender os seus produtos?
      Ou, o preço deve ser feito igual é em algumas lojas, não é anunciado e vai de acordo com a cara do freguês?
      A discussão é sobre a porcentagem dos rendimentos que ficam para o governo.
      Outra coisa, no texto é dito que não há taxação sobre propriedade e ganhos com capital, o que é falso!
      E o IPTU e IPVA (no quesito propridades)?
      Ganhos com capital devem ser declarados no IR, e são devidamente taxados pelo governo.

    • FÁBIO 24/02/2015 16:11

      Carlos,
      Não se iluda com o título da matéria escolhida por esquerdistas. Meu pai e minha mãe também são aposentados e ganham o mesmo salário mínimo que o seu pai. Eu, pelo contrário, graças ao esforço que eles fizeram para que eu estudasse e tivesse uma vida melhor, nos últimos 10 anos sempre tive um ótimo salário e também, se fosse nesse supermercado, pagaria o mesmo imposto, até porque não tributa a pessoa e sim os produtos. Só que ao contrário do seu pai, eu pago todo ano um “caminhão” de imposto de renda e não tem como evitar, já que vem descontado no meu holerit. Esse imposto de renda seria para que o Lula, Dilma e outros utilizassem para melhorar a saúde, educação e segurança, mas o ilustríssimo senhor que escreveu esse artigo se esqueceu de dizer que o Brasil é um país pobre e tem poucos ricos e o pouco de classe média que tem já está ficando desempregada por conta das políticas da Dona Dilma (eu fui demitido em outubro de 2014). Eu votei no Lula todas as vezes que ele concorreu, aliás, votei no PT de ponta a ponta. Votei na Dilma no seu primeiro mandato, mas agora não votarei mais. Tive esperança que eles fossem adotar medidas para utilizar os impostos de forma inteligente, mas estou vendo claramente que eles não sabem o que fazem. Estou longe de ser rico, mas enquanto o PT e seus militantes (como o autor desse artigo) ficarem atacando quem produz e gera riquezas, a coisa não vai para frente. Eu até entendi o onde ele quis chegar, pois os impostos indiretos no Brasil são perversos, mas a forma como ele coloca, dá a impressão de que os culpados são quem gera a riqueza. Se os ricos tem culpa, façam como diversas ex-colônias de países europeus, essas ex-colônias tomaram todas as empresas de europeus e mandarem eles de volta para a Europa, pois entenderam que os ricos é que são os culpados. Hoje o resultado está aí: Uganda, Mali, Niger, e dezenas de países africanos que estão mergulhados no caos. Se continuarmos assim, vamos para o mesmo caminho. Acho que antes de pensarmos em aumentar impostos, devemos verificar para onde está indo o dinheiro arrecadado: A pergunta que o autor deveria fazer, antes de pensar na questão do “como arrecadar mais?” é “como administrar melhor o que se arrecada?”. Se ele tirar o seu “chapéu” de petista e fizer esse questionamento talvez ele chegue à conclusão que deva reescrever esse artigo.

      • Toninho 24/02/2015 18:15

        Excelente resposta a mais um sócio-comuna iludido como o Carlos, Fábio.
        Mas ao mesmo tempo me assustei em ver uma pessoa tão esclarecida e inteligente como você Fábio ter votado tanto tempo e tantas vezes no PT.
        Sei que o discurso é lindo, romântico e cativante, mas acreditar em sindicalistas e ex-terroristas está custando muito ao país.
        Hoje infelizmente não temos nenhuma saída imediata pela DIREITA, pois o PSDB também possui muita besteira ideológica, mas seria o único caminho de volta em busca da razão e do desenvolvimento !
        Enquanto isso, ainda precisa piorar muito para melhorar, e será exatamente como o dito: “Como administrar melhor o que se arrecada ?” que poderá haver alguma pequena luz no fim do buraco …
        PS: ah, nunca havia votado no PSDB até esta última eleição. E nunca no PT !

    • Marcelo 24/02/2015 15:55

      Sim, Carlos, eu não sou rico, milionário ou bilionário, sou um cidadão dwe Classe média, e acho que é justo sim!!!! Ueh, pq o cara é rico ele tem que pagar mais ? Por que ? Nem todo mundo é ladrão, corrupto etc e tal, ás vezes o cara é mais esperto, mais inteligente, mais trabalhador, teve mais portunidades pq o pai dele se f…trabalhando para eles as ter…Por n’ao é justo ???? Eu cho que é !!!

  49. 82 José 24/02/2015 15:30

    Que matéria insana. O imposto sobre a classe media tem que diminuir. Onde já se viu pagar 27,5% só de imposto de Renda para sustentar ladrões, vagabundos e alguns raros honestos que precisam…

  50. 81 Rafael 24/02/2015 15:29

    ok, fato.
    Mas isso tem implicações geopolíticas. É o capital de fora que ‘lobeando’ o congresso não tem interesse em qualquer alteração nesse sentido.
    Mas tem uma alteração que pode ser feita, mas ninguém daqui tem saco roxo ou b… pra encarar.
    REFORMA BANCÁRIA. Ae sim, queria ver se a tal distribuição de renda não ia vingar.
    Onde já se viu pagar esses juros galáticos que o mortal tem que arcar? Assim ele não empreende, ñ cria e fica a mercê de politicas bondosas… e amedrontado de perdê-las.
    VERGONHA!

  51. 80 Luiz 24/02/2015 15:29

    Para enfrentar o “jurômetro” teria que fazer uma auditoria na dívida pública.
    Mas, quem banca(quem financia) a orquestra (ou seja, o congresso) escolhe a música. Haja visto que elegeram o Eduardo Cunha.
    Luiz

  52. 79 Luciano Machado Acosta 24/02/2015 15:28

    O governo deveria ter a coragem de fazer uma reforma tributária forte , no sentido de ser justo com quem produz , seja a indústria , agricultura e pecuária , porque é a produção que gera a riqueza, o resto depende dessa matriz como é o caso do comércio que emprega bastante mas depende da produção para ter o que vender . Então, enquanto o governo não for justo com quem produz não vai ter equilíbrio com suas contas e vai continuar sacrificando toda a economia , porque a produção gera todo o dinheiro sem fazer inflação !!!

  53. 78 Marconi 24/02/2015 15:27

    O que é mais interessante é que toda essa parafernália de corrupção, roubo e falcatruas de todas as formas é financiada por nós trabalhadores, ou seja, eles metem a mão é nós trabalhamos como de domingo a domingo para mantermos esse financiamento da elite e do estado apodrecido.

  54. 77 Aparecido 24/02/2015 15:18

    A principio parece até que o individuo ser Rico é algo Pecaminoso.Não é nada disso.Se o Individuo é ou se tornou Rico por meritos , gerando riquezas para o Pais,pagando seus Impostos como qualquer outro cidadão.Creio que ninguem será contra .O que ocorre é que no Brasil Rico não pagao Imposto que deveria.Muitas vzs é fato que sonega mesmo e a RF que deveria fiscalizar não fiscaliza.Isso é fato.O Rico não trabalha pra ninguem a não ser pra ele mesmo,como Empresario, etc. A RF tem muitos meios de fazer a tal Fiscalização e não é tão trabalhoso,mas ai tem que querer.è so ver a movimentação Bancaria deles e familiares.O Coaf esta ai pra isso.Tem mais os Ricos normalmente fazem planejamento tribuitario.Se quiser é facil pegar os Ricos ladroes.Os que são honestos continuarão pagando como os pobres os Tributos mais altos do Mundo, sem nada ter de volta

  55. 76 Rodrigo 24/02/2015 15:17

    É muita imbecilidade para uma matéria só. Já começa pelo título! Os ricos pagam menos tributos que os pobres? O que seria justo? Quem ganha 10% da renda nacional pagar 10%! Isso parece justo pra você ? No BraSil os 10% mais ricos pagam 55% da arrecadação governamental enquanto os outros 90% pagam 45%. O que acontece é que o governo tem uma sede incontornável pro recursos e poder e nessa trajetória de arrecadar sempre mais ele seca as fontes de recursos e tira a oportunidade e chance de empreender de todos os Brasilerios! Isso causa pobreza, desemprego e inflação. Portanto não me venha com essa história que os ricos pagam pouco e os pobres muito. Na verdade estamos todos sendo escravizados pelo governo com esses impostos estorcivos e essa prestação de serviços de quinta categoria. Não precisamos de mais dinheiro pro governo, precisamos de menos governo!

  56. 75 luiz carlos wilcke 24/02/2015 15:12

    Mas essa questão de tributar ricos não e um problema so do Brasil. E um problema em todos os países capitalistas. Sempre quem paga a conta e a Classe media. Sempre foi assim, e acho que dificilmente vai mudar. Então pra mim esse seu palavrório todo e chover no molhado. Acredito que ate voce que escreveu não acredita na possibilidade de algum dia alguém conseguir taxar os mais ricos.

  57. 74 edmilson 24/02/2015 15:09

    A classe média-baixa, que é quem realmente sofre o ataque do amontoado de impostos, criados pelos governantes que são todos ricos, filhos, netos e sobrinhos de famílias que sempre foram espertalhonas para amontoar riqueza, inconsequentemente. Os banqueiros repassam seus impostos para que os correntistas os paguem sem sentir. E assim vai. Os ricos têm mecanismos que lhes proporcionam lesar o fisco “legalizadamente”, por isso é que não vemos ricos nas malhas da fiscalização. E mais, os ricos pagam a mesma alíquota que os pobres; o combustível que o rico utiliza em seus carrões de alto luxo, tem o mesmo preço que o combustível que o pobre utiliza em sua velha camioneta de trabalho em décadas de uso. Só aqui é assim. É um paraíso ser rico no Brasil.

  58. 73 NELSON 24/02/2015 15:05

    os pobres sao registrado em carteira de trablaho e obrigado a par e os ricos ganha quanto querem e declarar quanto querem, por ex um dos politicos, um senado deve ganhar um salario de 26.000,00, sem morodmias, com mordomia 100.000,00 ajuda de custo, aluguel cesta basica, alimentação, viagem, estadias, e mais, etc ) quanto ele paga de impostos?

  59. 72 Helio 24/02/2015 14:51

    Eu já vi, há uns 20 ou 25 anos atrás, uma carta de um economista famoso que escreveu sobre a solução final para os problemas – todos – do Brasil: vender este país para o chamado primeiro mundo, a saber: Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Itália, Japão, Áustria, Espanha, Coréia do Sul, Uruguai, Chile, México, Austrália, Nova Zelândia, Groenlândia, China, Rússia etc. não necessariamente nesta ordem. BUEMBA, BUEMBA, BUEMBA….

  60. 71 DGCRUZZ 24/02/2015 14:50

    Eu achei a matéria muito boa. O que me preocupa neste país são os modismos, a falta de direção de uma parte do povo que só sabe analisar o que passa nos meios de comunicações de massa e as vezes duvidosos.Vimos passeatas que parou o Brasil por redução de passagem que foram corrigidas e estamos engolindo a seco e outras manifestações de direitos e democráticas que devem existir .Estou precisando ouvir, ler coisas diferentes de PETROLÃO, isto já não é novidade,vamos ajudar a escrever uma história melhor e não ficar o tempo todo nessa. Sobre a matéria , Cá entre nós.. Quem nunca foi, é, será vítima destes juros abusivos cobrados pelos bancos ,pelos impostos sobre impostos nas mercadorias , na redução do retorno de imposto de renda retido na fonte. Está mais que institucionalizado os agiotas ; para estes não é crime vender dinheiro por altos preços. Ainda continuamos sendo serviçais ,no passado dávamos parte da colheita de retorno par aos proprietários de terras,trabalhávamos de graça para pagar moradia, geração e geração virando colonos por muito tempo. Troca se o patrão, continua a dominação.

  61. 70 Petrus 24/02/2015 14:46

    “Por que os ricos pagam menos impostos do que os pobres”, pergunta errada!

    A pergunta certa é “Por que os ricos pagam menos impostos do que os pobres após 12 anos de des Governo do PT”???

    Algum petista vai conseguir, ter coragem de responder.
    Não vale dizer que a culpa é do FHC!

    • Chico 24/02/2015 20:30

      Essa é fácil.

      Primeiro, faltou coragem ao governo enfrentar a casta.

      Segundo, precisaria que o povo elegesse deputados comprometidos com as reformas, e não foi isso q aconteceu.

  62. 69 LYRA 24/02/2015 14:44

    Falaram tanto mas não comentaram o principal ponto em que torna os rendimentos dos empresários brasileiros muitas vezes menor que os de seus funcionários, se não vejamos:
    1-Tem pró-labore de R$20.000,00, somente para justificar junto a RFB que possui algum ganho mensal mas, anda com o cartão corporativo de sua empresa onde coloca todos os gastos pessoas, não só os próprios como e de toda a família, como por exemplo: Combustível, saúde, supermercados, passagens aéreas, todo o tipo de recreação e educação e, essas despesas ainda servem como deduções nos lucros daquela empresa logo, ela também é beneficiada com o pagamento de menos IRPJ/CSLL, já que aquelas despesas geralmente não são expurgadas do cálculo desses impostos e contribuições;
    2-Possuem ótimos advogados para defende-los e por isso não temem fazerem maracutaias já que o risco de serem presos aqui neste resto de país sem moral é ZERO, mesmo que os processos forem bater até o STF ai é que eles, empresários, morrem de rir pois os ministros daquela outrora gloriosa casa, deixou de ser com a saída pré-matura e acho eu até que forçada do JOAQUIM BARBOSA, são seus amigos e gostam de livrar bandidos ricos da cadeia.

    • Marcos 24/02/2015 15:36

      Você não foi feliz no comentário. Pelo jeito, não entende de regime de tributação (Real, Presumido e Simples) além de não entender nada sobre dedutibilidade fiscal. Empresário neste país é um herói. Manter uma empresa honesta e em dia é um fator heróico e muitas vezes desumano. Minha empresa é honesta, atendem bem os clientes e fornecedores e muitas vezes, penso em fecha-la, pois, depois de pagar os salários, impostos, encargos, fornecedores e outras obrigações, não sobra nada para o sócio, que depositou ali seus dinheiro e assumiu todos os riscos. Então não me venha com este discurso petista e comunista que não funciona e vai abrir uma empresa e trabalhar honestamente para você ver a “vaca torcer o rabo”.

  63. 68 Marcio Rezende 24/02/2015 14:41

    Que matéria ridícula, tendenciosa e distorcida! Eu sou assalariado, funcionário público, mas acho ridículo falar que no Brasil pobre paga mais impostos que rico. Matéria paga pelo governo. Não devia nem ter lido, só passei raiva. Abri porque há quase 15 anos meu email é provido pelo IG, então tenho que abrir esta página para acessá-lo, ma sprometo que não vou nunca mais ler as matérias deste portal ridículo.

  64. 67 valter antonio 24/02/2015 14:38

    vergunha defectum in faciem para regulamentar o art.153, VII da CF!

  65. 66 luiz 24/02/2015 14:33

    Pois è com Apoio dos trairas do Pmdb quem sabe a Nossa Presidenta Dilma consiga dar um bicuda na Moita destes ricaços para eles pagarem impostos.inclusive a tal Rede Globo que È uma concessao publica nao paga nem oque deve a receita federal que disem ser um bilhao de reais e querem ficar criticando o Governo,mostrando o estado das estradas ,educaçao e hospitais e outras mazelas do povo mas nao pagam oque devem ao Governo .este pessoal da globo sao os legitimos moral de cueca,querem que outros façam oque eles nao fazem.mas vamos tocando pois com um congresso destes nao basta ter boa vontade tem de ser magico para passar alguma coisa que beneficie o povao..e ainda bem que a Presidenta Dilma ganhou a eleiçao,pois se tivesse ganhado o Playboy de ipanema ,nos estavamos ferrados.pois a politica de Fernando henrique cardoso,Jose serra.picole de chuchu e cia è expremer o povo e vender as joias da coroas para dar aos ricos e estrangeiros.abre o olho povao

  66. 65 Fabiano severino 24/02/2015 14:26

    Por que nao esta senso incluso, nestes tais pacotes economicos a reducao dos gastos com mordomias de deputados, senadores, mamadores publicos e os 200 bilhoes de impostos sonegados pelos ricos deste pais, mas que gastam la fora….socorro….so Deus pra salvar!

  67. 64 Sandra Barbosa Mariano 24/02/2015 14:23

    Pra que tanta confusão é só devolver os milhões $$$$ retirado dos cofres públicos (povo) que não precisa de reforma alguma

  68. 63 wanderley donegal 24/02/2015 14:16

    o brasil deveria ter so pobre . e cada pobre deveria trabalhar para o outro . muitos empresarios ja estão indo embora . ninguem aguenta pagar tanto imposto e não ver retorno . voce paga imposto de renda e tem que pagar plano de saude , porque se precisar morre na fila do inss. voce paga ipva e anda por estradas que matam , esburacadas , e sem nenhuma segurança. agora as melhores voce paga pedagio , ou seja para que serve o ipva. pagamos bilhões de impostos sobre telefonia e não recebemos nada em troca . hoje o empresario mexicano dono da claro é um dos mais ricos do planeta , e parte deste patrimonio é dos ganhos na telefonia brasileira . era melhor pagar 50% e ter toda infraestrutura , estradas , escolas , hospitais , segurança. no ano passado morreu mais de 58 mil brasileiros. não temos segurança , justiça e nenhum retorno do que se paga .

  69. 62 Gicélia Ferreira 24/02/2015 14:15

    Como Contadora sempre vivi isto, então por qual motivo não há modificação na tributação tanto na pessoa jurídica quanto na física. Por qual motivo minhas despesas em geral não podem ser abatidas? Por qual motivo os auditores da Receita conseguem abater todo valor gasto com educação e nós não? Enfim, estas são minhas inquietações tributárias desde que me formei em 1983 e não vejo solução em nenhum governo e não vai ser agora nestas confusões econômicas que serão resolvidas, pois há muito o que acertar.

  70. 61 Luciane Schiavon Cordeiro 24/02/2015 14:15

    Além dos pobres sustentarem o Governo com seus impostos, ainda são roubados através da corrupção. E a classe média não leva nada disso, nem bolsa família, nem SUS, apenas Imposto de Renda. Já a classe mais alta vive na mordomia completa, já que a sonegação de impostos é muita alta no Brasil.

  71. 60 Itamaraty em Chamas 24/02/2015 14:14

    A moda das esquerdas agora é usar o Piketty como justificativa para provar que ricos são culpados pela pobreza, que o capital é inimigo do estado e da economia, e que os mais pobres servem para serem explorados. De fato, se não fosse tanta incompetência do estado em criar regras que viabilizem a economia, os ricos certamente seriam muitos mais, e muito mais ricos.
    O estado se endivida porque não investe corretamente, quer gastar mais doque ganha e doque pode, superestima a eficiência dos investimentos para gerar recursos futuros, e segue a toada de buscar novas formas de cobrar mais imposto. Querem aumentar o imposto de renda, mas não falam em taxar a renda obtida por dividendos. Os mais ricos não são assalariados, e não precisam sonegar, a lei já lhes dá isenção.O alvo das esquerdas é o salário dos mais bem educados, aqueles que tem empregos melhores. Esquerdista tem medo patológico de taxar dividendos, nem falam no assunto.
    Taxam o consumo e a produção, e criam os benefícios trabalhistas forçando as empresas a pagar pela bondade, e depois se perguntam porque a indústria some, porque importamos tudo, porque a renda não cresce, e só os rentistas e donos de capitais que enriquecem… É porque esse é o modelo que montaram!

    Se o estado controlasse seus gastos, e investisse corretamente, poderíamos talvez pensar em gastar menos que 50% do orçamento, financiado com impostos, para pagar juros da dívida. Diminuir juros é uma questão de credibilidade, e não de voluntarismo. Cada vez que o ministro da economia fala que governo deve gastar, quando qualquer ministro fala em aumentar gastos, quando o partido do governo fala em abandonar o controle de custos e pensar grande, aumentam os juros… E aí os mesmos arautos da justiça vão reclamar com o padre…

    A reforma tributária deveria deslocar a cobrança de impostos das atividades de consumo, para os resultados de renda, para desemperrar a economia. E não é necessário o imposto sobre propriedade, ou como alguns querem, tomar de uns para distribuir a outros, isso só gera confusão, e dupla tributação(o IPVA é um imposto sobre propriedade, não vejo nenhum grande ganho na estrutura de transportes que mostre que esse tipo de imposto é melhor que qualquer outro…). Da mesma forma, os impostos sobre transferencia de propriedade(comércio, não doação ou herança, nesse exemplo) geram dificuldades e imobilidade na economia, são um problema, e não uma solução. O senhor Piketty concluiu corretamente o resultado do jogo do capitalismo, mas sua idéia de como mudar esse destino tem efeitos colaterais piores que a doença…

    E para completar, há um erro grave de interpretação no texto: Não é verdade que o rendimento da classe média é taxado em 29% e o dos que recebem menos de dois salários, mais de 50%. A taxarão do rendimento, o imposto de renda, vai em sentido oposto, e já é progressiva. Fracassa em angariar fundos dos mais ricos porque a taxa para lucros de investimentos é normalmente mais baixa, 15%, e no caso de dividendos(para os acionistas), 0%. Mas é bastante efetiva para punir quem recebe mais que dois salários, e que tem o desconto na fonte. O problema dois mais pobres não é a injustiça do imposto de renda para a classe média, mas sim a taxação do consumo e da produção, que é paga por quem consome(e o pobre é forçado a usar porcentagem maior de sua renda para consumir, pois ela é baixa comparada às necessidades básicas de sobrevivência). E a compensação para corrigir esses valores deveria vir da taxação
    dos lucros/resultados de dividendos e dos investimentos puramente financeiros.(não precisa massacrar o outro lado, mas pode-se alterar o ponto de equilíbrio…)

    • Chico 24/02/2015 14:59

      Vc preferiu falar muito para evitar o cerne da questão.

      Faltou vc comparar com outros países, aonde a classe rica paga bem mais imposto que no Brasil.

  72. 59 Luiz Roberto Couto da Silva 24/02/2015 14:14

    O governo e os pseudos ricos, pois suas vaidades egocêntricas nunca são coletivas. É como os veranistas que compram uma tenda árabe e fica duas horas para montá-la na praia fugindo do sol os quais foram, enquanto a classe pobre ou tem uma pequena sobrinha ou não e fica admirando as belas armações dos ricaços… . Enquanto não elegermos políticos competentes nossa “Nação” que é linda fica a merce desses parasitas que colocam muita comida no prato e depois jogam fora…. Mas não podemos nos esquecer que caixão não tem gavetas e sim, alças.

  73. 58 Ezio Belli 24/02/2015 14:12

    Vão estudar português direito, não existe a palavra “Presidenta” !
    O correto é ” A Presidente “

    • Chico 24/02/2015 20:38

      Vc quer que estude Português, ou Direito?

  74. 57 LUIZ - SOROCABA 24/02/2015 14:08

    Alcy. Acrescento à relação que você apresentou , também o Correios, Infraero, e geradoras como a Chesf também controlada pela Eletrobrás e tudo quanto é controle e seara federal sobre portos que possa existir, que deve esconder um roldão de trambiques.

  75. 56 Carlo 24/02/2015 14:08

    Os ricos brasileiros e a classe média que escreve aqui as besteiras em defesa de seu interesse privado sabe disso. A corrupção é favorecida pelos mais ricos que pagame menos imposto e privatizam saúde e educação. Quando eles viajam para RU, a França e Alemanha sabem como funciona por isso preferem viver aqui ou semudar pra Miami, outro antro de latinos corruptos.

  76. 55 Deneval 24/02/2015 14:04

    Discordo, pois vamos a um número intermediário de classe média com renda de 10 a 20 sm. está é a sacrificada em nosso país. Pois que ganha 2sm, usa o SUS, escola pública, vale transporte, bolsa escola…., em síntese o governo retribui o imposto pago a eles. Já dos que tem renda de 10 a 20sm, pagam um carga tributária de 55% direta, mais Plano de Saúde, Escola particular, Condomínio, e outros serviços que o governo não dá na qualidade que essa população contribui. Em síntese, pagam o imposto de mais de 50% da renda e ainda pagam mais uns 25% pelos serviços que o governo deveria arcar. Que tributação injusta é essa?

  77. 54 MANOEL 24/02/2015 14:02

    OLÁ VERDADE QUERIA SABER POR OS RICOS QUASE NÃO PAGAM IMPOSTO, E OUTRA COISAS POR QUE OS DESVIAM DINHEIRO CASO DOS POLÍTICOS SAFADO E LADRÕES E AINDA TEM REGALIA POR QUE ENTENDE UMA COISA DESSA E OUTRA POR QUE TEMOS QUE PAGAR TANTO IMPOSTO SE GOVERNO NÃO ADMINISTRA BEM E TEMOS QUE FICAR COM A BOMBA DELES.

  78. 53 Elizabeth 24/02/2015 13:51

    A análise é realmente boa mas poderia agregar outros pontos. Ex – quanto dinheiro do já arrecadado chega ao destino correto (vice Petrobrás). E deve-se tributar o patrimoônio a partir de que valor, afinal para muitos o patrimônio foi adquirido a partir da renda já tributada.

    não seria melhor realmente termos alíquotas como o IR sobre rendimentos (principalmente os de investimentos financeiros) maiores chegando a 50% da renda obtida? Como seria se a IR sobre o lucro da venda de ações fosse de 50% e não 15%? o mesmo para imóveis?

    sempre que se discute esse tema, parece que os ricos são culpados por terem adquirido patrimônio e que precisam se redimir desse fato. Acho que não pode ocorrer é a renda indevida e não tributada.

  79. 52 wanderley donegal 24/02/2015 13:50

    o problema não é a arrecadação . mas o que se faz com ela . se fala muito em arrecadar impostos , que os pobres pagam menos que os ricos , mas não se vai direto na causa da doença . que são ma gestão dos recursos que entram , ma administração , maquina inchada de funcionarios improdutivos , custos altissimos para fazer 1 km de rodovia ou recapea la , hospitais com subfaturamento na compra de remedios , proteses, empreiteiras como as que funcionam no lava jato que levam milhões de dolares em contratos escusos .
    ou seja pode se por trilhões nos cofres , e vai sumir no ralo da corrupção . este bla bla do jornal é para boi dormir . se fechar as brechas vai sobrar e não é pouco . o mais importante é que quase ninguem fala nisto

  80. 51 Alcy Martins 24/02/2015 13:44

    A resposta do PT com certeza será: A CULPA É DO FHC”!!!!
    Certamente após 13 anos de governo, todos os problemas do Brasil são culpa do Fernando Henrique Cardoso.
    Obviamente a falta de água é culpa de “São Pedro”…
    Isso é realmente uma postura revoltante dos governistas que fazem uma péssima gestão, escondem todos os problemas da população e quando não tem mais jeito de esconder ou mentir eles culpam outras pessoas ou entidades.
    Eu queria ver uma operação “lava a jato” na : Eletrobrás, na Caixa, Banco do Brasil… Certamente todas teria o mesmo resultado encontrado na Petrobrás.
    Brasil caminhando para o fundo do poço!!!

    • Roberto 24/02/2015 16:45

      Alcyr,

      o fundo do poço tem nome…..Venezuela !

    • Josneto 24/02/2015 16:26

      O maior erro foi aumentar o Óleo Diesel. Aumenta a Gasolina e o Etanol a vontade. Quem não gostar que vá andar de BUSÃO ASSIM COMO EU…..

    • Ed Moraes 24/02/2015 15:42

      Tá enganado! Pois, se fizermos uma análise minuciosa, veremos que sempre foi assim nestes anos de República.
      Quanto a operação ” lava a jato ” nas instituições citadas. Tivesse sido realizado nos governos de outrora, encontraríamos os mesmos resultados.
      Enfim, esta foi a República implantada através de golpe militar, satisfazendo a gana das elites ( elite endinheirada, elite política, elite do poder das armas, etc). Assim conseguiram implantar o que vemos hoje. Um sistema de Interesses próprios acima da vontade do povo e a baixo da necessidade da nossa PÀTRIA.

    • demetrio 24/02/2015 15:17

      A culpa também do FHC, quantos anos ficou no governo?

    • adilson ghizzo 24/02/2015 15:04

      Concordo plenamente com seu comentário Alcy Martins, agora só falta o rombo do BNDS ser divulgado, ai o povo vai se revoltar de uma vez por todas.
      Brasil de corruptos !!!

  1. ver todos os comentários

Os comentários do texto estão encerrados.